Autor Tópico: Panasonic gf1 ou olympus ep2  (Lida 5111 vezes)

Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Online: 18 de Maio de 2010, 10:00:06
Gostaria de pedir uma ajuda/conselho dos amigos do forum.

Sou usuário de sistema SLR (Nikon) e venho há algum tempo querendo ter um camera pequena, que seja mais fácil de carregar e assim permita usa-la com mais frequencia. Ano passado comprei uma Canon G10, mas não me satisfez completamente.

Vou viajar agora em junho e estava pensando em comprar uma Panasonic lx3 ou ainda uma micro 4/3 (Panasonic gf/Olympus Ep2).

Acho que a lx3 talvez não tenha muita diferença em relação a G10, e a gf1 me agrada pelo preço e pela lente 20mm f1.7, enquanto a EP2 possui estabilizador de imagem no corpo. Resultado: estou com uma tremenda duvida.

Alguem passou por uma decisão parecida? Alguma experiencia que possa ajudar? Como é a assistencia técnica de Panasonic e Olympus no Brasil?

Grato.

Luiz


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2010, 11:07:17
Luiz,

No que a G10 foi ruim pra vc? Eu sou usuário de reflex e compacta e pra mim existem apenas dois pontos que a compacta não atende como uma reflex que é o ISO alto com boa nitidez e o DOF curto.

Eu acho que se os seus pontos forem iguais aos meus, eu digo que a LX3 também não irá lhe atender.

Pensa também nas novas Sony NEX (NEX-3 & NEX-5) que estão com preço excelente para início em junho/2010.



AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2010, 11:43:31
Luiz,

No que a G10 foi ruim pra vc? Eu sou usuário de reflex e compacta e pra mim existem apenas dois pontos que a compacta não atende como uma reflex que é o ISO alto com boa nitidez e o DOF curto.

Eu acho que se os seus pontos forem iguais aos meus, eu digo que a LX3 também não irá lhe atender.

Pensa também nas novas Sony NEX (NEX-3 & NEX-5) que estão com preço excelente para início em junho/2010.



Leandro, da oma olhadinha nisso...

http://photomysteries.com/website/Photomysteries/DP2.html


A G10 tem sérios problemas, MUITO ruído nas sombras, uma compressão super agressiva no JPEG e a lente não é nítida, pelo menos para o meu gosto. A G11 é melhor que a G10, mas não é nada de excepcional, o que ainda mata é a lente. Pelo menos a Canon tentou consertar os pontos mais críticos da G10.

Quanto ao DOF não tem jeito.

Meu primo tem uma EP2. É legalzinha mas não é uma câmera muito confortável de se usar. Falta um grip, por menor que seja. E também falta um flash embutido. Faz falta para fill-in. A imagem é boa. O LCD é mais ou menos, o da LX3 dá de dez.

Comparar a LX3 com a G10 é como comparar bananas com abacaxis. As duas câmeras não tem nada a ver uma com a outra, e as propostas são absurdamente diferentes.

A LX3 é para quem quer uma grande angular decente e controles manuais em uma câmera literalmente de bolso. Mas a LX3 precisa ser usada em RAW para obter o máximo da performance.

A G10 é uma "faz tudo" com a melhor ergonomia, enorme autonomia de bateria, mas deixa a desejar na performance.

Comparar a LX3 com a GF-1 ou EP2 também não faz lá muito sentido. Como comparar uma câmera com lente fixa com uma de lentes intercambiáveis ? É complicado. É que nem comparar essas micro 4/3 com uma SLR a sério. Não dá...


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2010, 12:09:30
Perfeito afshalders  :ok:

Precisaria saber o que realmente desagrada o Luiz na G10. Se for qualidade do JPG e da lente pode até ser que a LX3 lhe atenda.

Eu gostei bastante da proposta da Sony com a família NEX, um sensor APS, um bom modo de vídeo, qualidade de imagem formidável, extremamente compacta e com preço muito competitivo.

Valeu


Luiz

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 353
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2010, 12:15:23
Leandro,

Na G10 não gostei exatamente do ruido(mesmo em iso baixo) e do dof. Além disso o jpg é sofrível, software de raw fraco, visor não utilizável e para um compacta é grande e pesada (na época eu queria uma lx3, mas não achei no Rio, e a G10 estava por um otimo preço).

Vou dar uma olhada nestes lançamentos da Sony, pois não tinha prestado atenção neles até então.

afshalders,

Sei que não dá para comparar uma micro 4/3 com uma compacta. A questão é: dá pra ser feliz com a lx3? Caso negativo talvez seja obritatório dar uma passo a mais.

Obrigado aos dois pelas respostas e comentários.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2010, 13:24:28
O problema de ruído/nitidez em ISO baixo pode ser que nenhuma compacta de sensor pequeno lhe atenda e quanto ao DOF pior ainda então pensa em m4/3 ou NEX.

Existe também a compacta da Sigma.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2010, 15:27:48
afshalders,

Sei que não dá para comparar uma micro 4/3 com uma compacta. A questão é: dá pra ser feliz com a lx3? Caso negativo talvez seja obritatório dar uma passo a mais.


Novamente, depende. É a minha pocket camera que carrego SEMPRE em viagens. Muito boa para paisagens, interiores e tem uma macro bem legal. Cabe realmente no bolso e isso no meu caso vale muito. Eu não pretendo comprar uma 4/3. Para lentes intercambiáveis já tenho duas DSLRs e não vejo porque investir em mais um sistema de lentes diferente.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2010, 15:29:41
Existe também a compacta da Sigma.

Leandro,

As DP1/DP2 são somente para quem sabe conviver com objetiva FIXA e SEM ZOOM. São imbatíveis quanto a qualidade de imagem, mas com certeza não vão agradar aos generalistas. São câmeras de nicho.


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2010, 17:53:32
Acho que a lx3 talvez não tenha muita diferença em relação a G10, e a gf1 me agrada pelo preço e pela lente 20mm f1.7, enquanto a EP2 possui estabilizador de imagem no corpo. Resultado: estou com uma tremenda duvida.

Bom, se você quer qualidade de imagem, nem pense duas vezes: vá de micro 4/3 ao invés da LX3/G11. A LX3 até pode ser mais portátil, mas a Olympus e a GF1 são pequenas o suficiente pra se carregar discretamente na mão, ou na mochila ou no bolso do casaco ou de uma bermuda larga.

Citar
Alguem passou por uma decisão parecida? Alguma experiencia que possa ajudar?

Passei por essa dúvida também. Não cogitei a G10 na época, mas pensei na LX3. Também pensei na Ricoh GR Digital II, Pana GF1 e Oly EP1 -- que seriam lançadas em breve -- e também pensei na Sigma DP1. Ignorei a LX3 porque ela não teria muito desfoque de fundo com o sensor pequeno, ignorei a Ricoh pelo mesmo motivo e por ser muito cara e difícil de achar, e ignorei as micro 4/3 porque não queria ficar comprando várias lentes. Acabei ficando com a Sigma, mas como o afshalders disse elas são câmeras para quem sabe o que quer fazer e que não quer muita frescura. Dá trabalho de usar, mas dá prazer.

Moral da história: acho a GF1 a mais completa e versátil, e acho a EP1/2 mais bonita e com o bônus da estabilização. A Ricoh e a Sigma são câmeras de nicho pra uma raça rara de fotógrafo, e a LX3 e G11 são muito mais voltadas para quem quer versatilidade e vida mole ao troco de uma qualidade de imagem um pouco mais inferior.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #9 Online: 23 de Junho de 2010, 16:45:18
Tenho uma E-P1 e fiz alguns testes com a GF1. Acho que são uma aposta muuuito legal.
Pro E-P1: compacta, estabilização interna na câmera (você pode colocar QUALQUER LENTE do planeta que ela vai ficar estabilizada), excelente ergonomia e controles manuais, latitude bem maior do que qualquer compacta do mercado (menos as Sigma DP), iso utilizável até 1600, velocidade maior do que qualquer compacta, filma em HD
Con: não tem visor (só lcd), não é tão rápida como uma DSLR, não tem tanta latitude como uma DSLR, não tem uma performance com isos altos tão boa como uma DSLR

Em relação a GF1 os pros e cons são basicamente iguais aos da E-P1. Para mim a única diferença foi que a GF1 é mais rápida que a E-P1, tem um visor eletrônico bastante bom e NÃO tem estabilização direto na câmera. Ah, e agora fizeram um hack que permite que ela fime em HD com muita qualidade.

Em relação ao sistema micro 4/3, apesar de ainda não ser um sistema perfeito (na minha opinião), acho que ainda vai evoluir muito (é só pensar no que as DSLR evoluiram nos últimos 7 anos). Tenho investido nesse sistema porque tenho a certeza que não vai demorar para ele oferecer tudo o que uma DSLR oferece.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #10 Online: 23 de Junho de 2010, 16:57:10
O que me incomoda mais nas compactas, além do ISO alto ruim, é a dificuldade e lentidão para alterar as configurações. Tenho uma G11 e, mesmo com a grande quantidade de botões e dials dedicados, acho demorado a alteração de configurações. Por exemplo, para alterar do modo M para Tv, há um delay de 0.5 segundo mais ou menos. O mesmo vale para alterar resolução, ISO, etc. Em uma DSLR, as alterações são instantâneas.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #11 Online: 23 de Junho de 2010, 17:04:54
Fabio, pega pega uma GF1 ou uma EP1. Você não vai ter exatamente os rendimentos de uma DSLR mas vai rendimentos muuito próximos.