Autor Tópico: O Uso de programas e filtros é "politicamente" Correto????  (Lida 5806 vezes)

agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #15 Online: 19 de Maio de 2010, 17:00:11
Sao somente recursos,
que de uma forma ou outra sempre existiram,
menos na fotografia de Cromos,Slides,E6,
na qual nao havia retoque nem ajuste nenhum.
Quem exagera,transforma a imagem em ilustraçao,
quem e equilibrado, tem bom gosto e criterios tecnicos pode chegar a fazer uma boa foto.
Tudo e valido dependendo do conhecimento e o que queira ser feito.
Abs.
AG


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #16 Online: 19 de Maio de 2010, 17:01:15
Você está afirmando que fotografia não é arte?
A FOTOGRAFIA E ARTE!!!


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 19 de Maio de 2010, 17:17:29
Meus 2 centavos (de Real)  :assobi:

Só pra acrescentar de modo bem curto e grosso ...serei breve...

Coloque o foco no cliente :

1. Se o cliente é você então faça de modo a que TE agrade e seja honesto contigo em primeiro lugar.

2. Se te contrataram, de que modo o cliente ficará mais satisfeito ? Lembre que satisfação está relacionada com expectativa, quem sabe até superar a expectativa ?

3. Se o cliente é um regulamento de um concurso, exposição e afins o que diz ele ?

... e assim por diante.

Digo isso porque hoje em dia s possibilidades são praticamente infinitas. Já que vocÊ cita a palavra filtros, imagine se a pergunta for uso ou não um polarizador circular ?

É uma looonga discussão e geralmente sem conclusão exata. Por isto, minha consideração nestes casos é : o que se espera disso ?

Ser honesto com o resultado, sem falcatruas, e ESTUDAR é uma boa conduta.

Eu penso assim.

 ;)


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #18 Online: 19 de Maio de 2010, 17:24:31
Você está afirmando que fotografia não é arte?

ÓTIMA pergunta Ana...ótima mesma!! Me dá a preciosa oportunidade de explicar. Vamos lá:

Fotografia (a palavra, o objeto) é uma coisa, arte fotográfica é outra totalmente diferente.

Sabe por quê? Porque existem muitas fotografias que jamais poderiam ser classificadas como arte, principalmente bastante coisa feita por gente que se rotula profissional e fica literalmente 'tirando trabalho de quem sabe fazer boa fotografia'.

Agora, quando quem faz uma fotografia coloca nela a verdadeira essência do registro (tal como um pincel ou um cinzel) ela é arte sim. O que quero dizer, por definição de termos, é que uma boa fotografia (e boa foto vc sabe o que é rs) é uma forma de expressão artística. Já quando ela é manipulada, editada ou 'seja-lá-o-quê' em excesso ela passa a ser apenas arte (ou como li acima, ilustração) e, como disse, tem seu valor e deve ser respeitada e admirada. Não precisa ficar brava não rsrsr.
Forte abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #19 Online: 19 de Maio de 2010, 22:00:14
Sabe por quê? Porque existem muitas fotografias que jamais poderiam ser classificadas como arte, principalmente bastante coisa feita por gente que se rotula profissional e fica literalmente 'tirando trabalho de quem sabe fazer boa fotografia'.

Mas pelo que eu vi aqui, o assunto está sendo sobre a fotografia em geral, não isolando tais fotos.
Fotografia é sim e sempre será uma arte, não é porque algum ou alguns manés tiraram algumas fotos banais, que a fotografia deixa de ser arte.

A partir do momento que começaram usar a fotografia como expressão, criatividade, crítica... vira totalmente uma arte.

Agora falando das manipulações,
Minha opnião está, manipular nitidez, contraste, iluminação, continual sendo uma fotografia artística.
A partir do momento que começa exagerar e colocar elementos que não existiam antes, fica uma arte digital, e não uma fotografia artística.

No fim, se os dois casos forem bem feitos e pensados, nenhum deixa de ser arte.


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #20 Online: 19 de Maio de 2010, 22:49:00
Mas pelo que eu vi aqui, o assunto está sendo sobre a fotografia em geral, não isolando tais fotos.
Fotografia é sim e sempre será uma arte, não é porque algum ou alguns manés tiraram algumas fotos banais, que a fotografia deixa de ser arte.

A partir do momento que começaram usar a fotografia como expressão, criatividade, crítica... vira totalmente uma arte.

Agora falando das manipulações,
Minha opnião está, manipular nitidez, contraste, iluminação, continual sendo uma fotografia artística.
A partir do momento que começa exagerar e colocar elementos que não existiam antes, fica uma arte digital, e não uma fotografia artística.

No fim, se os dois casos forem bem feitos e pensados, nenhum deixa de ser arte.

Ok.. dando corda na discussão ...

E se forem mal feitos? Deixam de ser arte?  :ponder:


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #21 Online: 20 de Maio de 2010, 07:35:35
...A partir do momento que começaram usar a fotografia como expressão, criatividade, crítica... vira totalmente uma arte....

Exatamente o que eu disse Gustavo. Agora, sem esses elementos fica complicado.
Há fotos banais artísticas também (já fiz muitas); refiro-me a fotos onde não há os elementos que vc relatou.
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


GustavoSilveira

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 431
Resposta #22 Online: 22 de Maio de 2010, 13:12:59
Ah com certeza, acho que não é considerado arte, quando não há um sentido ou um foco para aquela fotografia.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #23 Online: 24 de Maio de 2010, 10:15:38
...A partir do momento que começaram usar a fotografia como expressão, criatividade, crítica... vira totalmente uma arte.
...No fim, se os dois casos forem bem feitos e pensados, nenhum deixa de ser arte.

Foi o que eu, efetivamente, disse!!!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 25 de Maio de 2010, 10:17:43
Fico contente deste "post" ter gerado muitas discussões...(no bom sentido é claro) a respeito do uso de programas e filtros serem ou não politicamente correto. Acho que deu pra ter uma idéia a respeito das várias opniões dos membros da comunidade, seja na parte tecnica ou pessoal.

Entendi que na pratica, o uso dessas ferramentas é viável e inclusive "aceitável" como forma de incrementar um fotografia, desde que: "moderadamente".

Gde abraço a todos (as)






VIOLEIROPESCADOR

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo sempre!
Resposta #25 Online: 26 de Maio de 2010, 10:00:19
Olá pessoal, é a primeira vez que posto em um site e gostaria de dar minha singela opinião. Certa vez li uma frase que dizia assim: "eu pinto o que não existe. Se já existe, então eu fotografo!" hahhah! Pena que não me recordo o autor. Adorei!!
Pra mim é tudo uma questão de bom senso. Pra tudo que você fizer terá clientes ou admiradores.
Eu como trabalho com eventos, tento trabalhar em uma máxima que já ouvi: menos é sempre mais. Ou seja, como já disseram, um ajuste de nitidez, contraste e cor e ainda tirar uma espinha ali ou algo que não seja permanente. Meu cliente às vezes nem repara, mas se eu reparo, então eu corrijo. Nada que descaracteriza a foto claro.
Penso que daqui a 10,20 ou 30 anos meu cliente vai ver o seu álbum de fotografia e dizer: "como minha roupa era brega" e não a fotografia.
Parabéns a todos pela seriedade das respostas e pelo alto nível de conhecimento.
Aprendendo sempre.
Kiko
Que os bons anjos iluminem o seu caminho.


Angelo Alba

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #26 Online: 27 de Maio de 2010, 00:33:17
Fotografia é uma arte sim.
E como toda arte, liberdade é fundamental.
Para mim tudo pode para se criar uma imagem.

Agora, para muitos, fotografia nunca será arte, porque quem está por trás da câmera não é artista.
Apenas aprende que se tiver uma boa câmera com um bom flash em cima, é só apertar o botão que sai foto.
Tem muito "fotógrafo" profissional que é assim.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #27 Online: 27 de Maio de 2010, 08:57:08
...Agora, para muitos, fotografia nunca será arte, porque quem está por trás da câmera não é artista.
Apenas aprende que se tiver uma boa câmera com um bom flash em cima, é só apertar o botão que sai foto.
Tem muito "fotógrafo" profissional que é assim.

Por isso que digo que nem toda fotografia é uma arte. Mandou bem!! :clap:
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 27 de Maio de 2010, 09:05:17
Está difícil chegar num concenso sobre o que é fotografia, imaginem se é possível discutir seus limites...

Por isso insisto em dizer que os termos usados estão errados.


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #29 Online: 27 de Maio de 2010, 10:46:07
Está difícil chegar num concenso sobre o que é fotografia, imaginem se é possível discutir seus limites...
Por isso insisto em dizer que os termos usados estão errados.

Pois é Leandro, o grande problema é que nós somos (me incluo nessa lista) tentados a muitas vezes apropriarmo-nos de certas definições e transformá-las em jargões, neologimos e coisas do tipo, como 'clicar', 'editar', 'manipular', 'registrar' e por aí vai.

E, naturalmente, como cada um vai defender sua interpretação, ficamos nessa eterna discussão. Só para ilustrar, até mesmo dentro da Adobe temos, há mais de 15 anos, dificuldade em equalizar esses termos.
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil