Autor Tópico: Film vs digital Sony A900  (Lida 7318 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 23 de Maio de 2010, 14:26:28
Eu li seu post inteiro, não só duas frases. Continuo achando sua lógica ruim. Não diga que eu só li uma parte, porque não fiz isso.

E de qualquer maneira; quanta custa uma Pen EP1 hj, comparativamente com uma Pen S na época que foi lançada?

Por falar em não ler nada, posso dizer que você não leu meu post. Duas câmeras do mesmo nível, uma digital e outra de filme, dificilmente vão ser do mesmo preço. É muito mais caro fabricar uma digital.

Se você comparar filme com digital por base de preço o filme vai vencer sempre. Compare com agilidade por exemplo. qual fotografia chega mais rápido ao editor a 10.000km de distância em outro continente? Qual é mais prático? qual mais fácil de usar? Qual a longo prazo custa menos?

Ou melhor, nem compare um com o outro, porque são mídias diferentes. Seria a mesma coisa que dizer que assistir filmes é melhor do que ouvir música... uma coisa não tem nada a ver com a outra. Hoje em dia quem usa filme ou digital tem objetivos claros em mente, e muitos usam ambos, um em cada situação.


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #31 Online: 23 de Maio de 2010, 14:56:47
Mas na sua resposta vc só levou em consideração as duas frases, tanto é que as recortou, pois se "quotasse" o post inteiro, o que vc escreveu embaixo nem faria sentido.

Sobre o pessoal usar as duas coisas, essa é exatamente a natureza da discussão. Todo mundo aqui usa ou pelo menos tem acesso às duas coisas, por isso a preocupacão em entender as diferenças. Isso é evidente, óbvio. Não entendi vc destacar isso.

Quanto a diferença de custo digital x filme, vc está fazendo confusão: Eu falei várias vezes, "valores na época do lançamento". Vc está comparando valores de hj. Aliás nem sei porque vc está fazendo isso, por que aí é realmente um massacre em favor do filme.

Eu citei exatamente "custo", "acessibilidade", enfim, que tipo de fotógrafo EFETIVAMENTE USA AQUELE TIPO DE CÂMERA como fatores pra construir a comparação. Quanto custa uma A900? E uma câmera 35mm de baioneta Minolta? Pra que que serve cada uma, salvo excentricidades?

Não é possível que vc não tenha entendido, vc está fingindo que não está entendendo, e agora trazendo outros fatores pra prolongar a discussão.

Não sei se vc leu o review da M8 aí em cima, mas se um terço for verdade, simplesmente não existe opção de rangefinder digital no mercado. Isso a qualquer preço. Mesma coisa se o cara precisa de um amplo controle de correção de perspectiva e plano focal. Não existem opções digitais.

E se a gente for buscar situações onde exista uma equivalência REAL de UTILIDADE entre os equipamentos, o filme ganha de lavada em todos os aspectos de qualidade.

Realmente eu tenho que concordar que a única vantagem do digital é essa do prazo no caso do envio em grandes distiancias. Mas convenhamos, ainda que exista essa vantagem, existem dificuldades oriundas dela, que é não poder escolher o tipo de câmera que se vai usar, se vc tem pressa. O cara do review da M8 comenta isso, vai ter que ficar só de DSLR mesmo porque não existem opções digitais na arquitetura que ele gosta, e ele está(va) no Iraque.

Mas de qualquer maneira quantos de nós aqui vamos pro Iraque, não é verdade? O valor do review do cara é mostrar que as Leicas digitais ainda são adaptações toscas das de filme, com um sensor enfiado lá dentro e cheia de botões em lugares que esbarram. Isso importa pra qualquer fotógrafo, no Iraque ou em Madureira.

É a tal história do "mundo real". Não é "se isso", "se aquilo", "dependendo", "nhénhénhé", "mimimi"...

O que interessa como parâmetro de comparação - na minha opinião - são percepções mais relacionadas ao exercício REAL da fotografia, e não apenas sobre as especificações das máquinas e situações hipotéticas.

http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #32 Online: 23 de Maio de 2010, 16:01:16
Só um adendo sobre o preço das câmeras, meio "fora do tópico", mas só meio, afinal a vida é uma só:

Custo de produção NÃO É UM FATOR DE DEFINICÃO DE PREÇO DE UM PRODUTO NO MERCADO. O custo de produção determina apenas a VIABILIDADE da produção. O Preço é determinado pelas interações entre oferta e demanda, pura e simplesmente. A partir do momento que o Custo de Produção de um produto é menor que o seu valor de mercado, esse produto se torna "viável". Dentre os produtos viáveis, os fabricantes escolhem os são capazes de oferecer maior Margem de Lucro, que é a diferença entre o custo de produção e o preço final. Mas veja que a partir do momento que um produto é viável de se produzir, o seu custo de produção não tem nenhuma relação com a construção do preço de mercado. O que determina o preço de mercado é oferta e demanda.

Veja que tem cara que fabrica tampinha de lente falsificada por 0,0000001 centavo pra vender no ebay por 7 dólares. Esse cara está ganhando muito mais dinheiro, proporcionalmente, do que a Nikon ou a Canon. Acontece que pra saber o lucro total de uma empresa vc precisa levar em consideração tb quanto vc ganha por unidade vendida. Aqui nesse caso, mais vale vender "pouco" ganhando 2000 dólares por unidade (no caso dos fabricantes de câmera), ainda que esses 2000 sejam apenas 4x o valor do custo de produção, do que o chinesinho que ganha "um milhão porcento" em cima de cada venda, mas vende um troço barato.

Os preços das coisas dependem da quantidade disponível e do número de interessados, só. O que os fabricantes vão fabricar é o que der mais lucro no final da operação. E quem decide isso é um cara que faz conta e c*g* pra fotografia. Pra cada produto, existe um certo número de pessoas disposta a pagar um valor "x". Se vc dobra o valor pra "2x", um número menor de pessoas vai querer. Mesma coisa com os custos de produção: quanto maior a quantidade, menor o custo por unidade produzida. Se vc fizer um grafico "xy" entre quantidade e preço, marcando o número de pessoas que estão dispostas a comprar para cada preço, e quanto o custo de produção varia de acordo com a quantidade produzida, vc vai ver, graficamente, que as linhas formadas por esses dois comportamentos estão em direções opostas (salvo raríssimas excessões) e se cruzam, determinando preço de mercado, margem de lucro, quantidade e consequentemente, o lucro total da operação. Os fabricantes comparam os gráficos entre um produto e outro, e é assim que eles escolhem quais tecnologias "desenvolver". Não é na base da "virtude" da tecnologia.

Então se existe uma predileção dos fabricantes em vender câmeras digitais, vc pode ter certeza que é porque elas são mais baratas de produzir, proporcionalmente, do que as câmeras de filme. Os fabricantes se preocupam com LUCRO. Se eles se preocupassem com fotografia e tecnologia, vcs bem sabem que digital seria tudo Foveon. ;)

Leve em consideração tb as escalas de produção (quanto maior, mais barato) pois como eu falei os mercados foram expandidos, e tb que ao longo da vida de um fotógrafo analógico normal ele vai comprar umas três câmeras que quando ele morrer a mulher dele vai vender baratinho no centro e outro cara vai comprar e usar, e o fotógrafo digital vai comprar umas dez, e todas acabarão no lixo. Aí vc vai entender porque "existe" fotografia digital.  :assobi:

As câmeras digitais são mais caras simplesmente porque elas exigem menos do fotógrafo, aumentando a quantidade de pessoas capazes de fotografar, portanto a Demanda. Basta que a demanda suba mais que a oferta (que é controlada pelos fabricantes) que consequentemente o mercado se torna capaz de absorver maiores margens de lucro.

Pra vc ver que "democratização" nem sempre deixa as coisas mais baratas. Se aumentar a demanda sem um aumento proporcional da oferta o preço sobe.

Economia é lindo, quase tanto quanto fotografia. Em um determinado ponto da minha vida eu tive que escolher entre as duas, e escolhi a fotografia, sem arrependimentos. Mas acho que todo mundo deveria entender pelo menos um pouquinho de economia. O mundo seria bem melhor e ninguém votaria no Lula.

Por exemplo esses projetos de "democratização da internet", "inclusão digital", tudo isso é pra vender pro governo equipamento obsoleto, masi caro do que o preço de mercado, colocando na conta da demanda um pessoal que antes não estava, os "miseráveis do lula". Tudo isso, é claro, com quem realmente trabalha pagando a conta. É assim que esses caras de governo ganham dinheiro, mensalão é distração, ou vcs acham que são imbecis como geralmente são os políticos que mandam no mundo. Um cara que nunca teve contato com tecnologia era o Lulinha, depois que o pai dele se elegeu ele passou a ter uma porrada de contratos com a Telemar. O presidente da república se vende por uns contratos pro filho. É muita derota pessoal dessa gente da esquerda, às vezes eu tenho até pena.

Todo político, quando não representa os interesses financeiros da própria família, é apenas um inocente útil na mão de quem realmente tem dinheiro. Toda disputa política é uma disputa exatamente pelo controle desses mecanismos que podem alterar as relações de mercado. Como ônus do privilégio, o gestor recebe a responsabilidade da administração pública, e fica sujeito às pressões. Mas não tem inocente. Eu voto nos "azuis" pois eles foram à escola e estão envolvidos em atividades realmente produtivas, dentro das quais gente como eu tem condições de se inserir. A patuléia da esquerda é um bando de ex-palyboy vagabundo que usa a ingenuidade dos sem dente pra meter a mão mesmo, sem critério.

Não conhecer os mecanismos econômicos de interação da sociedade sempre faz as pessoas sofrerem, seja passando fome ou pagando mais caro numa câmera pior. Aliás eu tenho um trabalho fotográfico que ainda não é comercial (apesar de ser a coisa com a qual eu gasto todo o meu dinheiro hj em dia :D ), e enquanto incompleto eu mostro pra pouquíssimas pessoas, mas que eu acho que é o que vai me tirar da "fotografia" e me colocar na ARTE propriamente dita, galeria e tal, que é um trabalho que versa exatamente sobre essas dificuldades que as pessoas passam no dia a dia, o quanto elas são enganadas e eternamente enganáveis, por não saberem economia. Pra mim os conceitos de economia são tão fundamentais pra vida de um sujeito quanto os conceitos de higiene pessoal, e deveriam ser ensinados pras crianças com a mesma ênfase, pra elas não crescerem sem entender nada do que acontece em volta, e conseguirem virar algo diferente de gado quando crescerem.
« Última modificação: 23 de Maio de 2010, 16:34:36 por thiagolara123 »
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


thiagolara123

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 331
Resposta #33 Online: 23 de Maio de 2010, 17:18:42
Droga, como eu queria editar esse"crescerem" duas vezes aí no final! Ficou feião! :D
http://www.thiagolara.com <<<Não me odeie, não me inveje, TRABALHE!

O Brasil somos eu e vc, não é só os outros não. Então samba aí: "Se gritar pega ladrão / não fica um meu irmão / se gritar pega ladrão / não fica um..." http://www.youtube.com/watch?v=2WQtQwRHD6k


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #34 Online: 24 de Maio de 2010, 15:56:21
É, comparar uma Canonet com uma G11 não é justo. A Canonet é mil vezes melhor em termos de resolução, mesmo em um filme iso 400 ou 800.

Só para a informação, a A900 é inferior a uma bom conjunto 35mm (filme + lente). Comparar com uma MF então é maluquice total. Te garanto que a minha Yashica Electro 35 GTN com a Yashinon 50/1.7 usada com um Provia 100 mata a A900 a pau.

Provia 100 matar a pau é exagero, melhor talvez... Eu não creio, mas...
Entre uma Leica M9 vs M7 com filme Spur Nano Edge o digital apanhou feio, aí sim é matar a pau...
http://www.imx.nl/photo/Film/page169/page169.html

Pentax67+Velvia vs Sony Alpha 900  (médio formato vs FF 35mm)
http://echophoto.dnsalias.net/ekr/index.php/photoarticles/16-pentax67velvia-vs-sony-alpha-900

Um comparativo(resolução) muito velho, mas interessante...
Se fosse hoje seria com um P65+ e algoritmos melhores de conversão RAW.
http://www.luminous-landscape.com/essays/back-testing.shtml


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #35 Online: 24 de Maio de 2010, 17:00:18
Thiagolara123,

“O loco meu!” E olha que sou carioca...
Que salada tu fez! Até o filho do Lula entrou na parada...
Sua concepção subjetiva entra em conflito direto com questões técnicas.

Eu tenho o “The Best of Dean Collins on Lighting”, descobri através do Strobist(David Hobby) :D
http://strobist.blogspot.com/2006/08/review-best-of-dean-collins-on.html
Não consigo imaginar o que um fotógrafo dos anos 80,”um tempo que não volta mais”, tem haver
com a questão filme vs digital, se estivesse  vivo aposto que estaria usando digital, Phase One P65+
e Leica S2, independente se a qualidade do filme é melhor ou não, tempo é dinheiro e não
consigo imaginar um **atarefado** fotógrafo de sucesso usando filme...
O trabalho de hoje nego quer para ontem... :(
Até o Sebastião Salgado passou para o digital http://blog.rostev.com/2009/08/sebastiao-salgado-no-digital.html
Um fotografo de nicho como fine art pode ser. :ok:


Sem ter um nome reconhecido na praça, não anunciaria que faço fotos de filme, para o
cliente o que interessa é o resultado final e não a mídia, anunciar que usa filme pode acabar
sendo uma propaganda negativa, nego imagina que só por ser digital é melhor sem absolutamente
nenhum critério...

Parece que apesar da frustrante experiência que teve com a M8, Michael Kamber agora tem uma uma M9  :assobi:
http://www.l-camera-forum.com/leica-forum/leica-m9-forum/122807-m9-image-nyt.html
Link direto http://www.nytimes.com/slideshow/2010/04/17/world/0417-ASH_4.html

Obrigado pela consideração e reconhecimento, não tenho este conhecimento todo, só
posto alguns links de interesse e um pouco de “bla bla bla”(detesto escrever), parabéns a
você por saber aproveita-los como ponto de partida.

Não pretendo alongar mais a questão film vs digital e aqui um ultimo link
Acho que você vai gostar do site http://www.twinlenslife.com/
http://www.twinlenslife.com/2009/05/digital-vs-film-real-deal-nikon-d300-vs.html
Mas é médio formato(Fuji GS645s) contra cropada(Nikon D300), uma A900 + RPP ao invés de D300+ACR e o resultado seria **muito** melhor.

BTW, gostei da Fuji GS645s

Fim da “transmissão...” No more...  :no:
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 17:03:48 por Pictus »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #36 Online: 24 de Maio de 2010, 19:07:45
Ainda bem que alguém compartilha minha incompreensão diante dos posts do Thiago, achei que fosse o único  :D

Assim como o Salgado, outro fotógrafo que é/era um expoente do filme e que também migrou pro digital foi o Terry Richardson. Ele pode não ser conhecido do grande público brasileiro, mas é um fotógrafo renomado de moda no resto do mundo. Tem uma galerinha alternativa que copia o estilo dele discaradamente, e até usava filme só porque ele usava. Apesar de ter mudado de mídia ele mantém o espírito minimalista, e substituiu a Yashica T4 (que deve ter se supervalorizado no mercado de usados por conta dele) por uma Ricoh GR Digital III.