Pictus, o meu fluxo de trabalho aqui é um pouquinho diferente do seu. Começa na hora que eu atendo o telefone ou abro o email com o pedido de orçamento, e acaba com a foto impressa na revista.
E inclui a sessão de fotos. Na verdade essa é a parte principal e um dia eu vou ter estrutura pra poder fazer só isso e apenas gerenciar o resto, mas por enquanto eu faço tudo.
E assim, pensa no MUNDO REAL.
"Tamanho de sensor" é mera questão de especificação de equipamento. Mas qual seria a equivalência, em termos de custo, acessibilidade, possibilidades criativas e gestão - que são fatores "mundo real" e não meras especificações - se a gente for comparar a "época do filme" com agora?
Claro que não dá pra fechar definitivamente essa equivalência, existem diferencas nas arquiteturas e nas propostas de design e ergonomia que foram se desnvolvendo ao longo dos anos. Mas de qualquer maneira, nivelando pela aplicação dada, eu colocaria assim:
Compactas digitais vagabundas = Half-frames
Compactas digitais "prosumer" e DSLR "de entrada" = Filme 35mm
Tops digitais Full Frame 35mm = Filme Médio-formato
Médio-formato digital = Filme 4x5 e 8x10 (Isso mesmo, 8x10! Afinal, se não tem restrição de custo, sanfona por sanfona monta a 8x10)
Se vc quiser conferir o que eu tô falando tem um cara que era tipo um David Hobby dos anos 80, que é o Dean Collins, não sei se vc já ouviu falar dele. Eu acho que ele foi o cara que começou esse negócio de workshop de fotografia em vídeo. Só que ao contrário dos workshopeiros de hj em dia, os clientes dele eram tipo Ray-Ban, Nike, Yamaha, uma companhia aérea lá que eu esqueci o nome... Ele realmente tinha clientes. Porque vc sabe, quando o c* da gente está realmente na reta é tudo diferente. Ele gravava os workshops durante os jobs reais.
Olha ele aí, de bigode. Desculpa pelo vídeo de 20 minutos (dois de 10) pro cara explicar só uma foto, mas é que ele explica bem explicadinho. Se não quiser não precisa ver tudo, é sobre iluminação, mas só pra vc ver a 8x10.
http://www.youtube.com/watch?v=fc2rqKP2u6Yhttp://www.youtube.com/watch?v=BgfGTxbvKtkEsse é dos meus!
Se vc for procurar video dele fotografando mulher vai ver que ele baba e tudo, fica excitadão.
Maior figura esse Dean Collins...
Mas enfim, vendo outros vídeos dele vc vai ver que em estúdio ele praticamente só faz grande formato, e só usa rolo quando é moda e ele precisa interagir, ficar fotografando a menina um tempo e falando besteira pra ela se soltar, mas mesmo assim; ele usa um sistema piso-teto com um barra horizontal giratória que de um lado tem a Hassel no motor-drive e do outro uma 4x5 com uma lente equivalente. Quando ele sente que a menina esquentou e aquele vai ser "o click" ele roda essa barra horizontal, a hassel vai pro outro lado, daí ele bate duas com a 4x5, depois roda de novo a barra e a 4x5 roda pro outro lado e novamente ele está com a hassel na mão. Do lado dele, uma pilha de backs da hassel. Do lado da 4x5, um assistente com uma pilha de chassis pra ir trocando. Veja: pra esse cara 6x6 no estúdio é só "esquenta". Ele só finaliza o trabalho em 6x6 se for na rua. Pelos clientes, ele é o nível de cara que usa médio-formato digital hj em dia, que são os tops (mesmo) de publicidade e moda. Concorda?
Eu citei aí G11 x Canonet como um absurdo mesmo. Se é pra ser radical, sejamos pras pontas da situação - ou na base ou no topo - pois fazer uma comparação radical nas situações "medíocres" de determinada mídia deixa muito espaço pra gente discutir qual "medíocre" tá mais em cima ou mais embaixo. E por causa disso os resultados acabam sendo inconclusivos.
Sobre "puxado", a tradução não é literal mesmo. Ninguém "empurra" filme.
Pelo menos o pessoal que eu conheço costuma dizer "puxado" mesmo, seja pra cima ou pra baixo, apesar da literatura em inglês usar "push" e "pull". Aliás eu nunca expandi um negativo, só precisei "puxar pra cima" mesmo
por causa de velocidade. Contraste no negativo não é problema pra quem vai digitalizar, não é necessário ficar apertando latitude e já sair do escaneamento com a curva apertada, é só apertar depois.
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Eu não tenho uma Canonet, mas tenho uma Pen half-frame e uma G11. Tb tenho acesso a um Imacon 949, que eu pago pra usar, mas se for o caso eu meto essa foto num bolo qualquer que eu mandar pra lá uma hora dessas. Vou descolar um Provia 35mm em algum lugar pra colocar na Pen e aí a gente faz um teste. Veja que é um teste que segundo a minha tabela de equivalências já dá um grau hierárquico de vantagem pra G11. Aí como eu não entendo bulhufas desses algorítimos todos eu mando pra vc e pro afshalders o raw da G11 e o scan do cromo pra vcs analisarem e mexerem aí. Esse é um teste real, que leva em consideração variáveis muito mais importantes do que tamanho de sensor pra definir a equivalência - peso, tamanho, ergonomia, custo... fatores que definem o tipo de uso real do equipamento - e que podemos fazer.
Se eu alguém tiver back digital aqui em SP eu tenho aqui Pentax 645 e Rolleiflex, e tô cada vez mais fazendo cromo, então é um teste que dá pra gente arranjar tb. Pode ser aqui no estúdio ou no estúdio da pessoa. Esse eu tenho quase certeza que o filme leva, mas posso estar errado. De qualquer maneira seria mais um teste com um degrau de vantagem pro digital, no mundo real, mas no mundo do "tamanho dos sensores" a vantagem tá até pro filme, pois médio formato digital não é "full-frame" (pode ser que exista, eu desconheço).
Eu preferia que fosse em uma sessão de verdade por ser mais útil pra mim, pelo fato de ficar mais fácil analisar critérios subjetivos da imagem, que às vezes não aparecem nas tabelas mas fazem toda a diferença. Mas se vc quiser eu tb posso arrumar umas flores ou então a gente faz um chart aí e fotografa... sei lá.
Grande abraço! O tamanho da resposta é o tamanho do meu respeito por vc e pelo seu conhecimento. De verdade. Já aprendi muito com vc, e continuo aprendendo.
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Um Phase One P65+ então vai querer comparar com a Polaroid 20x24 da Dona Elsa http://www.youtube.com/watch?v=Qt-NraquF5E&feature=related...
Po minha vó até chamava Elza, mas sem desmerece-la, eu queria ser neto dessa Dona Elsa aí!
E ela ainda foca na lupa! Imagina o tanto que ela ía achar de hot pixel se comprasse uma digital, coitada!