Autor Tópico: FIQUEI IMPRESSIONADO  (Lida 2047 vezes)

charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Online: 24 de Novembro de 2005, 18:29:25
Olá Pessoal

Aconteceu uma coisa muito interessante. Bati umas fotos da minha sobrinha no fim de semana, todas em 6mp, e baixei em meu computador. Minha irma me pediu as fotos, e como nao tinha como gravar um cd pra ela e estavam todas com 2,5 a 3 Mb, mandei um mail pra ela, com a opcao de reduzir as fotos ( do outlook do windows XP). Ficaram todas com um tamanho de 30 a 40Kb ( é isso Kb). No texto disse que se ela queria as fotos para imprimir me mandasse os numeros que eu mandaria imprimir as originais, por causa do tamanho reduzido.

Como todo bom brasileiro, ela nao leu o que eu escrevi, só viu as fotos e mandou para um quiosque de impressao. Qual nao foi minha surpresa, quando, ontem a noite, ao pedir para ver as fotos, gozando de minha irmã por ter mandado imprimir aquelas fotos, vi que as fotos impressas ficaram boas...........

Foram impressas em tamanho 10x15 e, pasmem, ficaram boas, com muitos poucos pontos onde se pode notar uma qualidade ruim. Claro que um fotógrafo profissional pode notar a diferença, mas, para o usuário mortal normal, volto a dizer, ficaram boas, e nem acredito que esses percebam esses pontos. Pena que nao tem como mostrar estas fotos impressas aqui. ( ou será que tem, pois eu gostaria....)

Dai a minha duvida. Se estas fotos já ficaram boas,  porque grandes resolucoes?  ou entao... Como podem ter ficado boas.........


Estas sao algumas das fotos que mandei pra minha irmã, no tamanho que enviei por mail.




 




Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2005, 21:01:43
As grandes resoluções são para as grandes ampliações. Se tentar fazer algo mesmo pouco maior que 10x15 com essas fotos já não vai conseguir.

Tratar uma imagem em resolução tão baixa também é muito complicado quando se quer um resultado melhor.

Mas é por isso que os fotografos experientes dizem: dificilmente alguem irá precisar de mais do que 6Mpx, já que ele permite ampliações otimas em formatos relativamente grandes.
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2005, 23:14:56
1MP faz ótimos 10X15.
MAs tome cuidado, papel brilhante esconde muito defeito, sem contar que se dá para ver defeito a olho nú é que já está ruim hehehe! :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2005, 23:40:15
Fugindo um pouco ao tópico: demais as fotos, Charles. Criança bonita, espontânea, ficaram bem legais.

Sobre a resolução, tomara que seja por aí, estava louco p adquirir uma cam de bolso há tempos, rolou de ganhar um celular 2mp antes de adquirir a cam. Claro que celular é celular, mas é Sony, que ao menos fábrica câmeras, e é bem melhor que tudo que já tinha visto, talvez as 10x15 sejam aproveitáveis.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2005, 23:40:48 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2005, 00:04:37
Olá!
Tudo jóia?
Pois é... eu tinha feito uma vez um trabalho e gravei em forma de "index" em formato do tipo de um "site" com as fotos num CD para a pessoa escolher as fotos para revelar comigo depois em diferentes formatos.
Aí, para minha surpresa, a pessoa revelou um monte de fotos 10x15cm (elas estavam na resolução máxima de 600x400pixels em 96dpi). Inclusive eu sem querer peguei ela "no flagra" no laboratório revelando hehehe pois ela foi justamente no horário que eu estava lá.

As fotos ficaram aceitáveis, ou boas para quem "não entende" ou "quer ver meio de longe", etc... eu na hora falei que não era ideal, mas que não me importava da pessoa fazer aquilo - já que tínhamos um contrato especificando a quantidade e o tamanho(s) de fotos que a pessoa iria ficar comigo (alías, por sorte, já estavam pagos... hehhe - mas eu dei a opção da pessoa escolher fotos extras comigo... e estas extras ela fez tudo assim no laboratório...)

Conclusão: temos que tomar cuidado ao oferecer um CD com as fotos (mesmo e até se for ver, principalmente se as fotos estiverem em baixa), pois aí essas pessoas revelam e ainda em qualquer lugar e fala que vc não sabe tirar foto, que sua câmera é uma merda, etc...

Abraçõs a todos,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



telio

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 143
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2005, 00:54:49
Neocosmos, valeu pelo alerta!!! Uma grande lição pra mim! :)
Telio Oliveira - Palmas/TO

Nikon D50, Tamron 28-75 F/2.8, Nikkor 18-55mm ED G (do kit), Nikkor 70-300mm G, SD 1GB, SD 256MB, Tripé Mirage TT3399 + Kodak dx7590


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2005, 01:23:22
É, eu imprimo as vezes fotos tiradas em VGA no tamanho 10x15cm.
E realemente ficam aceitáveis (mas antes modifico as cores, contraste, etc)
Também modifico outra coisa:
No Photoshop, como a maioria aqui deve saber, dá para vizualizar a foto no tamanho original e no tamanho de impressão.
As fotos da minha câmera são em 96dpi e o tamanho de impressão é menor do que o tamanjo original.
Quando eu mudo para 72dpi (e coloco para continuar em 640x480), o tamanho de impressão fica o mesmo do tamanho da foto.
Essa mudança, no Photoshop, não é visivelmente notável.
Na impressão é?
É recomendável fazer isso?


Citar
(...)rolou de ganhar um celular 2mp antes de adquirir a cam. Claro que celular é celular, mas é Sony, que ao menos fábrica câmeras, e é bem melhor que tudo que já tinha visto, talvez as 10x15 sejam aproveitáveis.

Seria o W800?
Eu vi uma vez o comparativo de fotos do Sony Ericsson W800 com o Nokia N90 (com lentes Carl Zeiss) e as fotos do W800 saíram bem melhores!
Pena que eu não me lembro o site...


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #7 Online: 25 de Novembro de 2005, 01:26:20
K750i, mas penso eu que é a mesma camera e sensor, ou parecidos.
Nikon/Panasonic Gear


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #8 Online: 25 de Novembro de 2005, 07:56:16
Eu já mandei imprimir fotos minhas de 2 mp a 15x10 e não gostei muito do resultado. Talvez o laboratório que seja ruim...
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #9 Online: 25 de Novembro de 2005, 09:12:13
Citar
É, eu imprimo as vezes fotos tiradas em VGA no tamanho 10x15cm.
E realemente ficam aceitáveis (mas antes modifico as cores, contraste, etc)
Também modifico outra coisa:
No Photoshop, como a maioria aqui deve saber, dá para vizualizar a foto no tamanho original e no tamanho de impressão.
As fotos da minha câmera são em 96dpi e o tamanho de impressão é menor do que o tamanjo original.
Quando eu mudo para 72dpi (e coloco para continuar em 640x480), o tamanho de impressão fica o mesmo do tamanho da foto.
Essa mudança, no Photoshop, não é visivelmente notável.
Na impressão é?
É recomendável fazer isso?

 
Pedro,

Citar
As fotos da minha câmera são em 96dpi e o tamanho de impressão é menor do que o tamanjo original.

Imagino que vc esteja equivocado... Na resolução para impressão (que eu entendo por 300 dpi) sua imagem ficaria muito menor que 10x15...

Na realidade voce nao está alterando nada demais, apenas a visualização, ou entao vc está fazendo um resize para menos (diminuindo a foto)...

A coisa é, com essa resolução (640x480) vc vai fazer no máximo uma foto 6x4 com resolução 300 dpi.

Abraço,
Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Kergi

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 895
  • Sexo: Masculino
  • www.pbase.com/kergi
    • Kergi Neto
Resposta #10 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:21:38
Acho que uma opção nesse caso seria mandar o cd com marca d'água em toda a foto, dá pro cliente ter uma noção do que vai querer.

E nesse caso a pessoa não vai imprimir, obviamente  :wallbash:

É uma idéia  :denken:

Eu pelo menos revelei em 10x15 algumas fotos tirada em 1024x768 e no papel brilhante ficou perfeito, sem problemas, algumas até com crop  :mf_w00t2: O labortário é kodak e você mesmo edita num PC da loja, ele acusa quando o crop vai perder muita qualidade, aí foi moleza.

Abraço

Kergi
Kerginaldo Mattos - Fortaleza/CE
Canon XTi + A620 + Caixa WP-DC90
Fortaleza - CE

Blog Fotos e Desenhos
Galeria de Fotos


charles247

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 755
Resposta #11 Online: 25 de Novembro de 2005, 11:45:41
Fernando.

No exif desas fotos, a resolucao esta 300 dpi, mas elas estao, as verticais, 319x480, mais ou menos 0,2Mp  e fizeram estas 10x15.

Claro que vi pontos falhos nas fotos, mas, como disse, por usuário normal, são quase imperceptiveis. Tambim fiz em papel opaco(nao gosto muito do brilhante.)

Lógico também que não abro mão da qualidade, pois sempre busquei io máximo e sou muito chato quanto a isso, mas é interessante essa avaliacao.

Será que o laboratório fez algum tipo de interpolação? creio que não.



Gustavo. Valeu pelo elogio da menina. Como eu sempre digo, ela está cada vez mais linda e parecida com o tio.... Na verdade ela é bem disposta. Tá sempre feliz e se for falar para ela que se vai tirar fotos ela começa a fazer poses e "desfilar". É demais....
( o tio bobo esse....)
« Última modificação: 25 de Novembro de 2005, 11:51:22 por charles247 »
Charles Ceccagno
charles@ceccagno.com.br
------------------------------------------------------------------