Autor Tópico: Fotografias noturnas  (Lida 1711 vezes)

Cesantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 45
Online: 20 de Maio de 2010, 00:07:54
Comecei a fotografar a pouco tempo e tenho uma Nikon D3000. Tive difiuldades para fotografar uma torre iluminada a noite, as luzes ficaram todas misturadas e desfocadas, não deu certo nem no modo automático. Gostaria de umas dicas, por favor!


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2010, 00:09:57
A foto ficou tremida devido à longa exposição ("velocidade" lenta).
Coloque a câmera em um tripé e seja feliz  :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2010, 00:14:09
Explicando melhor, o que acontece é que a câmera, no modo automático, fotometrou a cena e decidiu por um tempo de exposição longo o suficiente para capturar a luz.
Este tempo de exposição foi tão longo que você não consegue manter a câmera estável, imóvel, segurando-a com as mãos. Qualquer micro tremida que você der, resultará em perda de nitidez da foto.
Para que isso não ocorra, use sempre um tripé ao fazer fotos com longa exposição.
O mecanismo de estabilização de imagem (VR na nikon, IS na canon) também ajuda nesta situação, caso não tenha um tripé à mão.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


wdantas

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • WDantas Fotogaleria
Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2010, 01:04:06
Complementando a resposta do Fabio: se possível use um disparador em fotos de exposição muito longa para não tocar na câmera


wilsato

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2010, 07:52:32
Complementando a resposta do Fabio: se possível use um disparador em fotos de exposição muito longa para não tocar na câmera

Sem dúvida, nessa foto, tripé e complementando a resposta do WDantas, se não tiver o disparador use o temporizador da camera.
SBC - SP   FLICKR


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2010, 08:16:55
Perfeitas as explicações acima!!

Mais duas sugestões para o uso do tripé.
São duas técnicas chatinhas de aplicar que geram grandes resultado, quando possíveis.

1 - Desabilite o VR. Ela não tem sentido com a câmera travada. Fiz alguns testes com e sem o estabilizador de imagem da lente. Sem o VR a nitidez aumenta bastante. A explicação da Nikon (Tanaka): O motorzinho do VR causa um pequeno blur na captura da imagem. Ele foi feito para ser utilizado com a câmera na mão.

2 - Já utilizei (mas não comparei sem o recurso). Após fazer fotometria e focar, feche o viewfinder da câmera (para evitar pequenas invasões de luz) e também trave o espelho. Deixo aqui o crédito de quem me ensinou: Sebastião Salgado.

Lembre-se que são técnicas extremas, para quem quer absoluta qualidade do registro. Nem sempre temos tempo e condições pra isso.
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 26 de Maio de 2010, 22:16:03
trave o espelho. Deixo aqui o crédito de quem me ensinou: Sebastião Salgado.

rapaz... tava lendo o manual da minha por completo esse tempo atrás... ainda não testei isso adeuqadamente, mas achei tão chato de fazer que acho que só compensaria em exposições realmente longas..... uma vez fui numa gruta e lá tinha que usar exposições de 20 a 25 segundos... em uma foto cheguei a usar 30s porque tava muito escuro... como não sabia dessa possibilidade do espelho deu uma leve tremida na foto... mais perda de nitidez do que uma "tremida" realmente, mesmo usando o temporizador pra clicar... possivelmente foi o balanço do espelho de movimentando... talvez com esse recurso a foto ficasse melhor....
« Última modificação: 26 de Maio de 2010, 22:17:21 por luchqueiroz »


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #7 Online: 26 de Maio de 2010, 22:19:26
rapaz... tava lendo o manual da minha por completo esse tempo atrás... ainda não testei isso adeuqadamente, mas achei tão chato de fazer que acho que só compensaria em exposições realmente longas..... uma vez fui numa gruta e lá tinha que usar exposições de 20 a 25 segundos... em uma foto cheguei a usar 30s porque tava muito escuro... como não sabia dessa possibilidade do espelho deu uma leve tremida na foto... mas perda de nitidez do que uma "tremida", mesmo usando o temporizador pra clicar... talvez com esse recurso a foto ficasse melhor....

Fotógrafos de paisagens perfeccionistas que prezam pela alta qualidade de imagem, sempre usam tripé e trava de espelho.
Isso porque, mesmo com tempos de exposição não tão longos, o movimento do espelho pode tar uma mínima tremida na câmera.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #8 Online: 26 de Maio de 2010, 22:42:55
Para fotos de longa exposição, algumas coisas são básicas.

1) IS ou qualquer sistema de estabilização desligado, salvo que vc tenha lentes que detectam que a camera está no tripé e o desliguem automaticamente, como a EF-S 15-85 da Canon.
2) Um bom tripé
3) Bloqueio de espelho
4) Disparador remoto, de preferência sem fio.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460