Autor Tópico: dúvida eterna sobre lentes...  (Lida 2294 vezes)

halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Online: 19 de Maio de 2010, 20:49:48
Será que os experientes podem me ajudar? Tenho lido os tópicos do forum, do Dicas de Fotografia, do Digiforum, pesquisado em quase todos os veículos, photozone e etc...E a dúvida persiste! Tenho uma Canon T1i, com a lente do Kit 18/55mm e uma 50mm/1.8. Estou indo viajar para a India. Gostaría de adquirir uma lente que pudesse ficar mais tempo na câmera sem ter que trocá-la a todo instante. Gosto de fotos urbanas, detalhes de pessoas, situações urbanas envolvendo gente. Gosto de Arquitetura, paisagens e etc...Mas gosto muito de fotos onde preciso ser discreto, sem ser notado. Bem, dito isto, pesquisei, pesquisei, li várias opiniões e a conclusão que chego é que não existe uma lente que preencha esses quesitos citados acima que seja barata, competente e honesta e que não seja "L". Ou tem que ser robusta com excelente construção, ou tem que ser clara mas é pesadíssima, ou ela é leve mas é de plástico e é escura e não serve, ou não dá pinta de profissional, ou se tiver um range muito longo tipo 18/200mm que serviria perfeito para um walkaround, não dá bons resultados de nitidez, distorção e etc...Outro dia alguém do forum que é experiente orientou uma pessoa a explorar a 18/200mm e ser feliz e fui ver no Photozone, que todos respeitam, e as notas dela são 2, 2, e 2 ou seja, considerada péssima! Pôxa meus amigos, acho que este tópico poderá esclarecer definitivamente sobre essa questão para vários participantes iniciantes como eu. Reparo que todos tem essas dúvidas e todos devem estar sem saber direito qual lente é a boa para seus fins. Percebo que  quando alguém diz que tal lente é boa, vem alguém e detona. Pro meu bolso e pelas minhas pesquisas cheguei a conclusão que talvez uma 55/250mm seria uma boa aos meus propósitos (fotos na maioria de dia) pode ser de plástico mesmo pois não pretendo cobrir a guerra no Iraque...(desculpe). Questionei num site Dicas de Fotografia e me sugeriram a 75/300mm, porque é mais barata e a qualidade é igual a 55/250. Pôxa, eu só vejo todo mundo falando mal demais sobre essa lente...Tem gente que a acha um lixo e que fica no fundo do armário! E já tem a 70/300 que é a melhorada...!!! Afinal a 55/250 é honesta ou não é? É igual a 75/300mm em qualidade ótica, ou não??? Fico meio que sem entender realmente qual é a boa. Sou amador e fico feliz quando o registro fica com uma nitidez simplesmente... boa. Não precisa ser "L". Essa é para quem está ganhando dindin com isso...Não é o meu caso. Além da grana que é curta...
Bem, em fim pra terminar alguém me daria uma dica de uma walkaround que atendesse as minhas necessidades e a de muitos que visitam o forum??? Puxa, ficaria muito grato pelas ajudas. Desculpem-me se fui longo demais no meu texto. É que espero não questionar mais sobre isso. Muito Obrigado mesmo!


rogerlima22

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
  • Sexo: Masculino
  • Tobias e Maia (meus filhotes!)
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2010, 21:37:11
Meu caro halabey
li seu texto e sei bem o que está passando, pois sou também um entusiasta de fotografia (estou comçando a ganhar dindin agora e bem devagar...). Olha só; para não ficar ansioso com isso, resolvi ter três lentes que possam satisfazer minhas necessidades mais importantes (as coisas que gosto mais de tirar fotos - que foram a 100mm f2,8 macro, a 24 - 70mm L e a 17x40mm L. Já sei que deve falar: " mas duas destas são L", mas quando você tira uma foto você acaba querendo que ela tenha uma boa qualidade, um bom resultado. Quando tinha minhas 18 - 55 e a 75 - 300mm, por mais que me esforçasse não atingia as minhas exigências quando as comparava com aquelas imagens que admirava. Pelo que vi você falar de sua viajem, você precisa de uma lente bem versátil, para que não possa ficar trocando muito. Para resolver meu problema, tento definir qual tipo de fotografia vou tirar predominantemente naquele dia, então escolho minha lente. Acho que isso pode ajudar e ser meu principal conselho para ti. E vou lhe dizer que, se você ainda não se apaixonou pelas séries vermelhas vai se apaixonar, pois elas valem cada centavo de seu dindin suado. :ok:


rafael.souza

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 148
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2010, 22:21:38
Duas lentes que eu acho que seria uma boa pra você:

Canon 15-85mm
Sigma 24-70mm.

Mas, como você já tem uma 18-55mm e pelo jeito você não vai exigir MUITA qualidade, pega uma 55-250mm que você tem um bom range coberto.
Vai ter 18-55 e 55-250. E também a 50mm.

Agora, se você exigir qualidade, como o roger falou, aí parte pra lentes L.


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2010, 22:06:48
Fotos em que vc nao seja notado: 70-200 f/2.8. Como a grana está curta, compre uma Sigma. Vc terá uma ótima Tele com excelente abertura por um preço pequeno.
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2010, 12:18:54
Ok 35, mas e o peso? 1.270...Pra quem não é profissional sustentar esse peso numa viagem grande, de mochila fica chato...Estou indo pra India e estou a procura da lente boa e honesta tb. A qualidade deve ser inegável mas nesse caso acho que vale a pena os prós e os contras, o equilibrio...Analisando técnicamente fotos sempre podem ser mais nítidas. Depende muito do grau de visão de quem está observando a foto mas poeticamente fotos quando criativas são sempre belas...Cê não acha?.


Buque

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2010, 13:10:36
Halabey,
Vivi uma situação muito parecida com a sua. Como eu tinha uma objetiva que cobria de GA a meia tele (uma tanrom 17-50 2.8) para completar o espectro de distância, optei depois de ler muitas opiniões, pela Canon 55-250. Já se passou um ano desde a compra e posso dizer que estou absolutamente satisfeito com os resultados que obtive com ela.
Caso queira ver uma amostra desses resultados, acesse o link abaixo
http://br.olhares.com/galeriasprivadas/browse.php?user_id=140942&id=160777
Pelo exif você verá que a maioria das fotos foi tirada com ela.

PS. Quando voltar da Índia não deixe de nos mostrar as fotos da viagem. :ok:


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2010, 14:25:24
Recomendo a Sigma APO 50-150mm f/2.8 EX DC HSM (eu tenho uma).
Vantagens:
- Foco interno (não altera o tamanho, não gira o elemento frontal)
- Zoom interno (não altera o tamanho ao fazer zoom)
- HSM (motor de foco ultrassônico, rápido, preciso e silencioso)
- DC (específica para câmeras com fator de crop. MUITO mais leve que uma Sigma/Canon 70-200mm f/2.8. MUITO menor também.)
- APO (vidros tratados para correção de aberração cromática)
- Muito nítida!

Desvantagem:
- Pode apresentar problema de back/front focus. Precisa testar antes de comprar.

Abraços
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 14:26:39 por fabio_yamauti »
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


eladiogomes

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.176
  • Sexo: Masculino
  • Sempre aprendendo... Com vcs.
    • Gomes Fine Art
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2010, 19:40:54
Se eu estivesse nessa situação levaria uma lente com o range mais abrangente possível, sua câmera é crop e aceita bem as lentes de grande capacidade de zoom!

Eu tive uma 2 18-200, um Sigma sem VR e uma Nikon com VR, com VR é bem melhor e essa é a lente "pau-pra0toda-obra" de wide a zoom tudo na mesma lente!

Se hoje eu fosse comprar uma dessas lentes, minha escolha seria a Sigma 18-250.

Alguns links sobre essa lente:
http://www.cameralabs.com/forum/viewtopic.php?t=11892
http://www.flickr.com/groups/sigma_lenses/discuss/72157621869521474/
Ainda aprendo a olhar nesse buraquinho...


halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #8 Online: 25 de Maio de 2010, 02:32:26
Roger, L nem pensar. Tô completamente sem grana...rsrs

Buque, acho que vou nessa...POr enquanto é a que mais se encaixa nas minhas condições...Vou mostrar as fotos depois. Valeu!

Fabio, dei uma olhada no photozone e não encontrei a lente que vc sugeriu. Estranho, né?

Eladio, também não encontrei essa 18-250, que você citou, no photozone...Tinha 18-200 mas li a conclusão deles sobre a lente e as notas foram baixissimas, 2,2 e 2. Os caras detonaram a lente...

Bem, de qualquer forma agradeço a todos a atenção e a ajuda.
Vou continuar pesquisando mas já tendo como minha preferida por enquanto a 50-250. No photozone a avaliação dessa lente é boa..
Se continuarem a sugerir outras lentes ficarei agradecido. Valeu!
Se souberem quem tem uma usada pra vender tb. é válido, ok. Abs.







fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #9 Online: 25 de Maio de 2010, 08:48:49
Fabio, dei uma olhada no photozone e não encontrei a lente que vc sugeriu. Estranho, né?

Tem o review da versão para mount Nikon. É a mesma lente, só muda o mount.
http://www.photozone.de/nikon--nikkor-aps-c-lens-tests/322-sigma-af-50-150mm-f28-ex-hsm-dc-nikon-mount-review--test-report
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2010, 09:11:36
Se der pega a Canon 15-85, mas versão nova com IS e USM.

se quiser um review:

http://www.slrgear.com/reviews/showproduct.php/product/1293/cat/11

Tá saindo na BH por $ 620,00 + $ 55 (imposto NY) + $163 de frete + mais uns de IOF.

Outra opção seria a Canon EF 70-200mm f/4L USM que tá saindo a $ 594 na BH

http://www.slrgear.com/reviews/showproduct.php/product/55/cat/11

Com a primeira vc tem a vantagem de não ficar trocando de lente.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


halabey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 70
Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2010, 11:13:50
Olá Fabio, vi a lente...só que o preço dela U$750 + imposto fica realmente muito cara..Mas parece ser uma lente boa. Li o review no photozone e é muito boa. Quem sabe mais pra frente...

GtSouza, sua sugestão é ótima mas a lente é um pouco pesada pra quem vai passar o dia andando de mochila pra lá e pra cá. Vai acabar sendo chato ficar carregando tudo, entende...