Autor Tópico: Como comprar uma câmera Rebel bem em conta?  (Lida 1775 vezes)

Skron

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 21 de Maio de 2010, 12:51:48
Olá, povo do Mundo Fotográfico.
Precisarei comprar uma câmera SLR digital para fotografia odontológica, também uma Lente Macro 105mm e possivelmente um Flash Ring.
Não me incomodo se forem peças usadas, contanto que funcionem. No mercadolivre, tem Rebel a partir de R$ 650,00. Há alguma sugestão da comunidade para poder economizar?
Me recomendaram câmeras Nikon, mas ficam muito acima do que posso pagar no momento, assim como lente Sigma... Sei que são boas, mas estão muito além do meu orçamento atual...
Gostaria de alguma sugestão ou conselho! Ou indicações de lojas etc.
Obrigado povo!
Abraço
Bruno.


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2010, 13:14:41
Se 650 pela câmera está acima do seu orçamento, desista de DSLR's e compre um compacta.

Equipamento SLR exige investimento $$$, tanto de câmera, lentes, flashes e outros acessórios.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


Skron

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2010, 14:58:14
Ok, entendi.
Obrigado pela resposta, mas a compacta não supre as minhas necessidades, como expliquei na pergunta
A câmera está dentro dos meus padrões, agora queria saber a respeito dos acessórios, qual marca é mais em conta, em qual loja posso encontrar a lente e o flash.
Entre outras palavras, existem alternativas mais em conta para a marca Sigma em lentes Macro 105mm para Canon? E o flash ring, Quais sãoa s alternativas mais em conta?
Abraço
Bruno.


PS: A propósito,moro em Curitiba.


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2010, 17:34:17
A Sigma 105 é a alternativa para a lente original da Canon, mais barato que a Sigma não tem não.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2010, 18:40:20
É bom ver as especificações das lentes macro que você escolher.

Uma Canon 100mm IS macro, alem de custar caro, tem foco mínimo em 30cm. Isso é suficiente para você?

Creio que você precisará de mais.

Que tal uma sigma 50mm? Além de ser US$300 (1/3 ou 1/4 do preço), foca a apenas 19cm. Ora, 19cm precisará de ring flash? Ou aquele holoforte resolve? (desculpe mas não sei o nome da luz que o dentista possui)

Há, entretanto, uma Canon Macro MP-E 65mm que essa sim fotografa perto (0,78"). Daí o ring pode ser importante MESMO.
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 18:44:19 por dkfuji »


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2010, 21:02:33
Eu não tenho uma Canon 100mm macro aqui comigo agora, mas já fotografei com ela e juraria que ela foca MUITO mais perto do que 30cm
« Última modificação: 21 de Maio de 2010, 21:09:55 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2010, 22:53:06
A distância de 30cm a que o dkfuji se refere é até o plano focal, ou seja, ao sensor na parte traseira da camera, e não a distância do objeto até a ponta da lente. Da ponta da lente ao objeto deve dar uns 15cm..

Mas mesmo assim isso não importa, o que importa é que tanto a Sigma quanto a Canon tem ampliação de 1:1. Neste caso, a 100mm leva vantagem por não precisar estar tão próximo do objeto, o que é desejável quando se faz macro de insetos, por exemplo.

E a MP-E foca a 24cm, distância do objeto ao plano focal.



 

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


RicardoShoji

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2010, 23:29:09
Algumas pessoas tem usado lentes antigas de rosca (M42) e tubos de extensão sem contatos eletricos (mais baratas) para fazer macros. As fotos saem boas, mas tem uma serie de dificuldades relacionadas a usar tudo no manual (foco, regulagem da camera e abertura da lente).
Não sou dentista e nunca tirei foto odontologica, mas imagino algumas dificuldades nesse tipo de foto:
A distancia não poderia ser muito pequena para o halito do paciente não embaçar a lente. Mesmo se fosse utilizado um produto anti-embaçante, ainda haveria o problema da iluminação. A utilização de um ring flash a uma curta distancia poderia provocar sombras indesejadas causadas pelos dentes da frente e pelos lábios. Acho que uma boa opção de iluminação seria um feito com LEDs e até consigo imaginar um iluminador caseiro desses montado em cima de um filtro UV e rosqueado direto na ponta da lente.
Pensando bem, uma boa compacta com função macro e iluminador de LEDs poderia levar vantagem em relação a uma DSLR nesse tipo de foto: Primeiro porque é mais leve , segundo porque o diametro da lente é bem menor e a profundidade de campo nessas maquinas costuma ser maior, terceiro porque uma DSLR nessa faixa de preço fatalmente não vai ter live view e tirar uma foto a curta distância olhando pelo viewfinder vai deixar o dentista cara a cara com o paciente, o que pode ser constrangedor para alguns.




dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #8 Online: 21 de Maio de 2010, 23:37:40
OK, compreendi os 30cm. Para odonto deve levar vantagem pela luz natural. Caso da 50mm deve ter que usar ring.


A distância de 30cm a que o dkfuji se refere é até o plano focal, ou seja, ao sensor na parte traseira da camera, e não a distância do objeto até a ponta da lente. Da ponta da lente ao objeto deve dar uns 15cm..

Mas mesmo assim isso não importa, o que importa é que tanto a Sigma quanto a Canon tem ampliação de 1:1. Neste caso, a 100mm leva vantagem por não precisar estar tão próximo do objeto, o que é desejável quando se faz macro de insetos, por exemplo.

E a MP-E foca a 24cm, distância do objeto ao plano focal.



 


Skron

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2010, 12:50:00
Ok,, amigos, mas me digam, onde posso enocntrar esses materiais em conta no Brasil?
Vou precisar com certeza do Ring flash, e a lente MAcro também... logo, para uma Rebel, qual vocês recomendam? e onde comprar??
Obrigado.


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #10 Online: 26 de Maio de 2010, 18:05:15
Ok,, amigos, mas me digam, onde posso enocntrar esses materiais em conta no Brasil?
Vou precisar com certeza do Ring flash, e a lente MAcro também... logo, para uma Rebel, qual vocês recomendam? e onde comprar??
Obrigado.

Se voce tiver cartão internacional rola de pegar o Ring Flash (U$ 35,00) em hong Kong e um flash baratinho tipo o yn-465 (U$ 40,00) também, no seu caso não faz diferença pois o Ring Flash se adapta com uma cista na "boca" do flash...custam menos de U$ 50,00 cada um e sem frete e voce não pagará imposto se voce fizer duas compras separadas...agora a rebel seria olhar mesmo em alguma loja de Sampa que algum colega aqui de Sampa pode te indicar ou arriscar no ML...
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha