Autor Tópico: Ajuda com fotografia still + Iniciante  (Lida 3963 vezes)

Havok

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Online: 17 de Abril de 2010, 12:08:59
Bom dia pessoal,
Venho mais uma vez pedir humildemente a ajuda de vocês  :D

Seguinte.. sempre curti e tive fotografia como hobby e agora que tenho minha primeira câmera decente estou arriscando fazer pequenos jobs.
O da vez é preciso fotografar alguns produtos para uma fábrica, serão peças pequenas e maior parte de metal - Exemplo: www.ibrel.com.br/php/media/catalogo/g-resistencia_eletrica_tipo_mica.jpg.

E como nunca fiz esse tipo de serviço profissionalmente peço a ajuda e dicas de vocês, por onde começo?
Quais equipamentos são necessários ou dispensáveis, média de custos e onde posso encontrá-los.
Imagino que eu vá precisar de um tripé, algum tipo de fundo e iluminação.

Sei que existem tópicos falando sobre isso + aproveitando queria a opinião de vocês, esse tipo de serviço é mais propício a ser cobrado por hora ou quantidade de fotos? Existe uma média de preço para eu não fugir muito do padrão?

Fico muito agradecido  :ok:

« Última modificação: 17 de Abril de 2010, 12:12:13 por Havok »
- Canon EOS Rebel XSi
- EF-S 18-55mm 3.5 IS
- EF 50mm 1.8 II
- Speedlite 580 EX II

www.brunnotozzo.com | http://www.flickr.com/photos/senhor_havok


Havok

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 19 de Abril de 2010, 14:55:59
Ninguém mesmo?   :(
- Canon EOS Rebel XSi
- EF-S 18-55mm 3.5 IS
- EF 50mm 1.8 II
- Speedlite 580 EX II

www.brunnotozzo.com | http://www.flickr.com/photos/senhor_havok


pontabranca

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
  • Sexo: Feminino
Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2010, 23:16:19
Oi
A luz que vc vai precisar é a mesma que precisaria pra fotografar qquer outro tipo de coisa. Flash ou contínua. Trabalhar com luz contínua talvez seja mais fácil no começo. Contínua tem tungstênio e luz fria, como dizem por aí. Vc vai precisar de rebatedor.. eu prefiro branco. No caso de cromados que refletem muito e nítido, não é bom usar isopor pq pode acontecer de aparecer a textura dele no metal. Então eu usaria um pedaço de fórmica fosca branca, e tbm cartolina preta pra dar um volume nas bordas. Isso vc tem que testar antes pra não perder tempo durante as fotos. Tem gente que gosta daquelas tendas prontas pra still. Eu não gosto e não recomendo.. pq na minha opinião é a mesma coisa que ir pescar e comprar o peixe no supermercado.
Enfim.. qto ao preço vc tem que ver qto vale sua diária.. e isso varia muito de profissional pra profissional, de quem está te contratando e pra que vão ser usadas as fotos. eu se fosse vc ligaria pra algum fotografo como se fosse o contratante e pediria um orçamento. Não vale ligar pra mim, pq já vou saber que foi vc. rsrsrs
sucesso.
obs. A melhor maneira de aprender a fotografar em estudio é fazendo assistência.
Banzai


marcoslourenco

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 12
  • Sexo: Masculino
    • Marcos LourencoStudio
Resposta #3 Online: 19 de Abril de 2010, 23:36:02
Cuidado com os reflexos, o cliente não vai querer ver nada refletido nas peças e se isso acontecer faça a foto de novo porque o photoshop nem sempre ajuda.
MarcosLourenco


camargo.87

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 210
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2010, 14:54:52
E quanto a mesa para Stil, se você não tem verba para comprar uma ou alugar, qual a melhor alternativa? Para realizar o JOB.??


Guigo_Mr

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.566
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2010, 13:30:52
Bem,

Se você não tem uma mesa, mas se já sabe qual o controle de luz que precisará ter para fazer um still fica mais fácil.



Neste exemplo, fiz sem mesa, usando 2 flashes de estúdio lateralmente, que apontam para um tecido branco que vem do fundo e continua sob a garrafa; e um flash frontal para preenchimento e contorno da garrafa de modo a eliminar as sombras.

Os flashes que apontam para o fundo devem estar com 2 a 3 pontos de diferença da parte mais clara da imagem no caso, fiz a medição em 2 pontos acima do vidro transparente na garrafa.
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 13:58:42 por Guigo_Mr »


Alfieri

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 24
  • Sexo: Masculino
    • flickr
Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2010, 11:58:34
Blz galera?! eu acredito que a melhor solução pra uma mesa de stil é uma folha de fórmica branca brilhante, além de ser bem flexível elas tem um tamanho legal pra fotografar diversos tamanhos de produtos, para iluminação neste tipo de produto, ja nusei rebatedores pretos, ajudam a diminuir os reflexos.
" .... só sei, que nada sei ...."