Autor Tópico: Porção de dúvidas sobre lentes Nikon  (Lida 2316 vezes)

donadio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Online: 23 de Maio de 2010, 22:36:34
Pessoal, estou com uma dúvida em relação a compatibilidade das lentes nikon.
Tenho uma nikon F e uma nikon FE com diversas lentes.

Gostaria de saber se posso usar as lentes da nikon FE na nikon F e vice-versa sem problemas. A diferença entre elas está no anel do diafragma (as que uso na FE possuem um corte diferente e as que uso na nikon F não)

Dúvida 2: posso usá-las em câmeras digitais? No caso, D3000
Dúvida 3: o que significam as siglas S.C. e N.C.?



Muitas dúvidas.. hehe!  :D
Obrigado!
« Última modificação: 23 de Maio de 2010, 22:41:58 por donadio »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2010, 00:08:09
Pessoal, estou com uma dúvida em relação a compatibilidade das lentes nikon.
Tenho uma nikon F e uma nikon FE com diversas lentes.

Gostaria de saber se posso usar as lentes da nikon FE na nikon F e vice-versa sem problemas. A diferença entre elas está no anel do diafragma (as que uso na FE possuem um corte diferente e as que uso na nikon F não)

Dúvida 2: posso usá-las em câmeras digitais? No caso, D3000
Dúvida 3: o que significam as siglas S.C. e N.C.?



Muitas dúvidas.. hehe!  :D
Obrigado!

Oi Donadio,

outro dia esclareci umas dúvidas sobre lentes Nikkor neste tópico: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=43389.msg406210#msg406210 Depois dê uma olhada pois tem bastante informação sobre elas.

Quanto a suas dúvidas:

1 - Sim, desde que, antes de colocar lentes non-AI na FE, você solte o encaixe AI (apertando um botãozinho ao lado dele), senão ele será entortado pois essas lentes não possuem o recorte no anel do diafragma. Você deverá fotometrar com o diafragma fechado manualmente (stop-down metering).
Lentes AIS na F é só encaixar as "orelhinhas" no fotômetro e um abraço, como você faz com as lentes non-AI.

2 - As AIS, sem problema. As non-AI acredito que também pois até onde eu sei a D3000 não tem o encaixe de fotômetro mecânico (caso tenha, tome o mesmo cuidado indicado acima com a FE). Mas na D3000 a conversa com a lente é eletrônica. Por isso, você não terá fotometragem em NENHUM dos dois casos. Mas dá para fotografar usando um fotômetro externo e ajustando a câmera manualmente.

3 - Nas Nikkor antigas, a primeira letra marca o número de elementos que compõem a lente: S = septem = sete; N = novem = nove. E C é coated = revestida.

Abraço,

José Azevedo


donadio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2010, 23:18:41
Oi José!

Muito obrigado pelas respostas! Foi tudo na lata.
Só mais uma pergunta, dá pra 'transformar' as lentes non AI, não?

Mas aí fica a pergunta.. vale a pena? influencia na qualidade da foto? ou sei lá, perde a 'autenticidade' da lente fazendo essa gambiarra?

Muito obrigado!!


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2010, 03:24:34
Oi Donadio,

dá sim, é simples. Basicamente é trocar o anel do diafragma. MAS... parece que a Nikon não tem mais essas peças tão disponíveis. Então, o que o pessoal faz: recorta o anel original, de acordo com a abertura de cada lente e pronto. Acho, mas não tenho certeza, que a TTanaka faz isso.
Isso não altera em nada a ótica da lente. Se vale a pena? Fotograficamente, sim. Facilita MUITO a vida pois fotometrar em stop-down é chato, perde-se tempo. Agora, descaracteriza a lente, sem dúvida. Mas eu fico com a facilidade de se fotometrar normalmente. E, como não altera a ótica, você não perde tempo.
Claro que o dia que você for vender a lente o comprador vai querer jogar o preço lá em baixo dizendo que você acabou com ela. E é justamente o contrário, você estendeu a vida dela para uso em mais corpos Nikon.

Abraço,

José Azevedo