Autor Tópico: [DUVIDA] Qual ASA(ISO) do Flash colocar?  (Lida 3061 vezes)

yurialpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 25 de Maio de 2010, 11:34:44
Olá pessoal, sou novo por aqui, e no mundo fotográfico também.

Recentemente resolvir colocar um filme em uma Olympus Pen EE2 que estava completamente conservada.É uma boa camera, e você ajusta a ASA dela pela lente, de acordo com o filme que vocÊ comprou, é claro.

Ela tem um fato curioso, não tira fotos se o ambiente estiver escuro, a não ser que você marque na lente o flash.
Acontece que se eu colocar o flash, vou mexer na ASA que estou usando, e tenho medo disso comprometer o filme.

Estou usando um Filme ISO 200, qual flash usar?

Na camera tem 3,5 ; 4 ; 5,6 ; 8 ; 11 ; 16 e 22.

Sem que a pergunta pode ser básica, mas me ajudem ae!  :)


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2010, 13:00:27
Yuri,

Nesse caso, na PEN, você teria que estar munido da tabela de aberturas do flash, que cruza ISO, número Guia do Flahs, distância do assunto e abertura do diafragma. http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%BAmero_guia

A minha PEN, que é EE, tem velocidade fixa de 1/60, pelo que andei lendo. Nesse caso, para usar o controle de abertura de diafragma (feito para uso com flash) eu teria que me basear nesse 1/60, no ISO e fotometrar "de olho" (ou com um fotômetro externo) e selecionar a abertura adequada. Mas esse controle de abertura de diafragma foi feito pelo fabricante para uso com flash, baseado nessas tabelas de número guia e talz. "Burlar" isso e usá-la manualmente, só se você souber fotometrar "de olho" ou usar o fotômetro externo.

PS: Pelo que li o modelo EE2 permite variar a velocidade em 1/30 e 1/250, mas não sei como se dá isso na máquina, se manualmente ou automaticamente, conforme o uso do "modo flash".

Espero não ter sido muito confuso. rs

Abraço.


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2010, 14:11:37
Olá yurialpa,

Pelo texto da sua pergunta... me pareceu um pouco confuso.
Você não estaria embolando ASA e Abertura do Diafragma?

Você tem a regulagem da ASA... que vai ser o filme que você está usando.
E tem o contrele da Abertura do Diafragma, que são os números que você citou... 3,5 ; 4 ; 5,6 ; 8 ; 11 ; 16 e 22.
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


yurialpa

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2010, 14:37:51
É, era essa minha duvida! o problema é que qundo eu escolho a abertura do diafragma eu deseleciono a ASA, por isso perguntei qual é a melhor abertura pra usar.

Estou usando um filme ISO 200


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #4 Online: 25 de Maio de 2010, 15:27:21
http://www.butkus.org/chinon/olympus/olympus_pen_ees-2/olympus_ees-2.htm

Oi Yuri, no link acima voce encontra o manual de instruções da sua máquina.

A regulagem de ASA da máquina deve ser exatamente a ASA do filme.

A velocidade de sincronismo do flash é 1/40 assim voce deve regular a abertura do obturador de acordo com as instruçoes do flash. Esta velocidade é fixa quando voce usa qualquer uma das aberturas possíveis que aparecem depois do modo AUTO no anel mais próximo do corpo ma máquina.

No meu caso uso um flash Kako 918(rsrsr é um kako mesmo).
Seguindo a tabela dele para filme ASA 200:

Abertura 2,8 (regular na camera) para distancia de 10 metros.
         4,0 - 8m
         5,6 - 6m
         8,0 - 4m
         11  - 3m
         16  - 2m
         22  - 1,5m

Tem funcionado legal.  Veja a tabela de regulagem de abertura do obturador da máquina que deve estar no seu flash ou experimente esta que estou usando.  Boa Sorte !
« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 15:37:31 por NSantos »


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 25 de Maio de 2010, 16:31:03
http://www.butkus.org/chinon/olympus/olympus_pen_ees-2/olympus_ees-2.htm

Oi Yuri, no link acima voce encontra o manual de instruções da sua máquina.

A regulagem de ASA da máquina deve ser exatamente a ASA do filme.

A velocidade de sincronismo do flash é 1/40 assim voce deve regular a abertura do obturador de acordo com as instruçoes do flash. Esta velocidade é fixa quando voce usa qualquer uma das aberturas possíveis que aparecem depois do modo AUTO no anel mais próximo do corpo ma máquina.

No meu caso uso um flash Kako 918(rsrsr é um kako mesmo).
Seguindo a tabela dele para filme ASA 200:

Abertura 2,8 (regular na camera) para distancia de 10 metros.
         4,0 - 8m
         5,6 - 6m
         8,0 - 4m
         11  - 3m
         16  - 2m
         22  - 1,5m

Tem funcionado legal.  Veja a tabela de regulagem de abertura do obturador da máquina que deve estar no seu flash ou experimente esta que estou usando.  Boa Sorte !
E quando vc seleciona a abertura, a regulagem de "asa" não deve mudar, não entendi bem porque vc diz que deseleciona.  :ponder:


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2010, 18:52:44
Yurialpa,

Creio que você esteja enganado. O anel da objetiva que ajusta a ASA do filme a ser utilizado é independente do anel de abertura do diafragma (que também coloca a câmera em modo automático).

Ao girar o anel, tirando a câmera do moto AUTO, ou seja, para uso do flash ou para não usar do fotômetro interno da PEN, e selecionando qualquer abertura do diafragma, isso nada tem a ver com o ajuste de ASA, oferecido pelo segundo anel, este na expremidade da objetiva.

Olhe de novo e veja se estamos corretos em não entender sua dúvida.
« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 18:53:12 por Elmo »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2010, 20:49:35
Yurialpa,

Creio que você esteja enganado. O anel da objetiva que ajusta a ASA do filme a ser utilizado é independente do anel de abertura do diafragma (que também coloca a câmera em modo automático).

Ao girar o anel, tirando a câmera do moto AUTO, ou seja, para uso do flash ou para não usar do fotômetro interno da PEN, e selecionando qualquer abertura do diafragma, isso nada tem a ver com o ajuste de ASA, oferecido pelo segundo anel, este na expremidade da objetiva.

Olhe de novo e veja se estamos corretos em não entender sua dúvida.

Elmo, ao menos no modelo EE, o anel de controle da ASA (para o modo automático) é o mesmo do controle de abertura para o modo Flash (manual), por isso fica a dúvida.

Imagino que o intencionado pelo fabricante seja, que em modo manual usando o flash, você consulte a tabela de aberturas x ISO x distância, sabendo a ASA do filme utilizado.

Por isso a pergunta do amigo ficou confusa, porque a Pen é confusa.


Em branco a escala de ASA e em amarelo a escala de aberturas para "Flash".
Isso na PEN EE.

Abraço.
« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 20:55:47 por dondon »