Autor Tópico: USO de Anel adaptador lentes rosca para EOS  (Lida 5065 vezes)

Zebral

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Online: 25 de Maio de 2010, 13:36:17
Tenho uma EOS 50D. E várias lentes de rosca da antiga Pentax. Comprei um anel adaptador para não perder as lentes.
A informação que tinha era sobre o foco, que passaria a ser manual. Até aí tudo bem. Ao testar o anel, a máquina fica com F1.4 fixa. Não consigo mudar. Alguém pode me ajudar?
Márcio Zebral.
zebral@folha.com.br


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2010, 14:11:58
Zebral, sou usuário já algum tempo destas maravilhas Pentax e Takumar, então posso dar algumas dicas.

Primeiro, existem dois tipos de adaptadores e dois tipos de lentes M42.

Como vc deve saber, as lentes M42 tem na sua parte traseira um pequeno pino que faz que, quando pressionado, a lente
obedeça o comando do anel do diafragma. Faça um teste, com a lente fora da cam, coloque o anel em f/8. Pressionando-se o pino,
o diafragma fecha, soltando, o diafragma abre novamente.

Uma grande parte das lentes funciona assim, como as famosas Helios 58mm f/2.0 por exemplo.

No entanto, existem algumas lentes que tem um outro anel "preset" ou "auto". Neste caso, vc deixando o anel em uma posição,
a lente se comportará como o descrito acima. Se mudar o anel de posição, o diafragma irá obedecer a abertura setada no anel de abertura
sem que seja necessário pressionar o pino. As Pentax de rosca M42 e Takumares normalmente são assim.

Abaixo uma foto da minha Takumar 135mm f/2.5 onde dá prá ver bem embaixo, o comando do "Auto", e os anéis de controle do diafragma e de foco.



Quanto aos adaptadores, além de existir versões com e sem chip de confirmação de foco, e também os com informação de comprimento focal programável (cuja única finalidade é gerar um EXIF com dados corretos da lente) existem os que não possuem e os que possuem uma flange interna que, ao rosquear na lente, pressiona o pino que faz o diafragma fechar.

Então, se vc usar uma lente que não tem opção Auto e um adaptador que não possui a flange interna, não conseguirá fechar o diafragma e a lente trabalhará sempre na sua abertura máxima. Se for este o caso, existem algumas alternativas de como "prender" o pino.

Quanto ao número que aparece na cam, ele só registra o que o chip do adaptador está programado para informar. A abertura será sempre comandada manualmente, através do anel do diafragma. Inclusive se o adaptador não tiver chip, a camera registrará f/0.0

As lentes Pentax são ótimas e com certeza vc vai gostar delas. Em muitos fóruns dizem que a Takumar 50mm f/1.4 é uma das melhores 50mm fabricadas até hoje, sendo inclusive mais nítida que as Canon 50mm e Nikon 50mm. Não sei se é verdade, mas testei ela contra a minha EF 50mm f/1.8 e pelos menos em relação a essa, a Takumar é mais nítida.

Algumas feitas com lentes de rosca, em tamanho pequeno para não poluir demais. Se quiser ver mais, é só procurar fotos com a tag M42 no meu Flickr. Lá também eu coloco a lente que fez a foto.

S-M-C Takumar 135mm f/2.5 com abertura de f/4.0


Tamron 35mm f/2.8 em f/4.0


Macro feita com tubos de extensão e Helios 58mm f/2.0


SMC Takumar 50mm f/1.4 em abertura máxima, DOF curtíssimo mas muito nítida


SMC Takumar 135mm f/2.5 também em abertura máxima e também com DOF muito curto


Qualquer coisa que eu puder ajudar será um prazer.

Abçs


« Última modificação: 25 de Maio de 2010, 14:13:47 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Zebral

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2010, 14:14:52
Puxa, que aula!!!!

penso que este assunto deve ser mais divulgado pelo site porque, assim como eu muitos podem ter lentes "encostadas", sendo que podem se transformar em verdadeiras "armas" da fotografia.
Estou reaprendendo muito, com a mudança para a digital.
um comentário: COMO ERAMOS ATREVIDOS QUANDO ERA TUDO ANALÓGICO. E SEM PHOTOSHOP...

Muitissimo obrigado. Já imprimi e vou aplicar. Depois lhe informo os resultados.
talvez eu deva comprar um anel que tenha o recurso citado por você.o que comprei foi pelo Mercado Livre e veio da China.Estava pensando mum marca NOVOFLEX, mas seu custo nos Estados Unidos é US$160,00.
Qual anel voce usa? Já que se propôs, vou abusar.

Mais uma vez, muito obrigado. Moro em Belo Horizonte, comento pão de queijo...
Também, se puder ser útil em algo, pode contar comigo.
Um abraço.
Márcio Zebral.


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2010, 15:26:19
Márcio, todos os anéis que comprei foram do ebay, direto da china. Acho que não tem muita frescura, eles só tem que ter a espessura correta, senão a lente pode acabar não focando no infinito. O chip na realidade só "engana" a camera, recebendo o sinal que moveria o motor se a lente fosse autofoco e enviando a indicação de abertura, quem informa o ponto de foco é a própria camera então acho que não tem maiores mistérios. Meus adaptadores custaram em média U$ 15,00.

Aliás, mais uma dica. Algumas lentes Pentax, além do pino que controla o diafragma, que é redondo e pequenininho, tem outro maior e mais largo, que se movimenta quando vc mexe no anel de abertura. Este pino servia nas Pentax de filme para controle do fotômetro. Se sua lente Pentax for assim, provavelmente deve ter o controle de 'Auto'. Então vc obrigatoriamente deve comprar o adaptador sem a flange interna. Se comprar com a flange interna, este pino de controle do fotômetro vai impedir vc de rosquear a lente até o final e consequentemente vc perderá o foco no infinito, além de dificultar a alteração da abertura.

Infelizmente não tenho aqui nenhuma foto da parte traseira das minhas lentes, mas é fácil de identificar.

Qualquer coisa, estamos aí !!!!!

Abçs

Alexandre

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Angelo Alba

  • Trade Count: (9)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 104
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2010, 00:10:31
Realmente uma aula.  :ok:
Vou deixar aqui separado para a hora que eu precisar.
Estou querendo comprar um no ebay, mas tenho receio de não acertar o modelo.

Abraço


Zebral

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 17
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2010, 14:09:30
Angelo, para identificar o anel que lhe será util, entre no site da novoflex, que é o fabricante (alemanha)mais famoso. Lá voce encontra os aneis e sua aplicação. Eu tenho uma tabela que tirei do site deles.
Abraço. Zebral.


respider

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2010, 21:26:28
AlexandreS, onde consigo essa Takumar 135mm 2.5? Só acho a 3.5 M42

O que é K MOUNT? Essa sim eu achei 2.5

Essas lentes M42 super claras tem sua maior nitidez perto de qual abertura?
Canon T2i
Tamron 17-50 f/2.8 / Sigma 10-20mm f4-5.6 EX DC / Canon 50mm f/2.5 Compact Macro / Helios 58mm f/2.0 / Canon 55-250 IS
Flickr