Autor Tópico: Placas de vídeo - o quanto realmente é preciso pra tratamento de imagem?  (Lida 13235 vezes)

Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Estou montando um PC novo e comcei a pesquisar sobre placas de vídeo.
Fui pelo Google e principalmente no Fórum PCs e Clube do Hardware.

Provisoriamente estou com uma Geforce 8400GS emprestada e talvez compre dum amigo (100 reais).

Nestes fóruns de informática só ouço falar que ela é fraca. Mas o parâmetro de lá é explicitamente alto, para rodar games pesados, em monitores 'gigantes', etc.

Eu nunca jogo. Eu não assisto filmes no PC e meu monitor é um CRT 17'.
Nunca jogarei e nem usarei este PC pra filmes. O monitor sim acabarei trocando, mas não por um grande demais. No máximo um LCD 20'.

PC só pra converter RAW e Photoshop, além de navegar pela web.
Entendo bulhufas de placas de vídeo, mas não me parece que é um uso que requeira uma muito potente.

O que me dizem?


PS: o PC tá ficando assim:
Processador i7 860
Placa mãe P55WB
4Gb RAM
OS Win7 x64
Fonte Corsair VX 450W
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Nada a ver. Essas placas são otimizadas para 3D. No nosso caso isso tem impacto ínfimo. As únicas coisas que fazem alguma diferença prática e mensurável são:

1) O quão eficiente a placa é em OpenGL. Algumas texturas e shades são em OpenGL, independente da aplicação ser em 2D ou 3D.

2) Velocidade do bus. Em se tratando de uma PCI-XPress ou AGP externa (memória não compartilhada) ela já vai ser bem rápida para operações em 2D.

3) A quantidade de memória não vai ser o determinante para 2D.

Resumindo... A 8400GS dá e sobra. Tenho uma em um PC remanecente e funciona bem, dá para calibrar as cores e salvar o profile se desejar. Ah, regule ela para qualidade e não velocidade (isso é pra game).


RFP

  • Colunista
  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • *****
  • Mensagens: 860
  • Sexo: Masculino
Perguntar em fórum de informática sobre placa de vídeo é que nem perguntar sobre câmera em fórum de fotografia. Nos dois casos, vão te recomendar muito mais do que você precisa. Como foi dito, para aplicações em 2D, a sua placa é suficiente. Eu mesmo montei um PC e coloquei uma 9500 que fica totalmente subutilizada, dinheiro jogado fora.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Serve, só não sei se fica lento quando liga o OpenGL.
Este ano começa a pipocar plug-in acelerado via GPU.
Pena que a P55WB não rola overclock, mas tem o Turbo.
Monitor até 20?  Vai pagar mais caro para um 2007fp do que pegar um 2209wa?


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
olha eu acho q atualmente uma em conta eh a 9800GT pq ocupa so um espaco nos slot, nao precisa d fonte muito forte, tem 1Gb e ja vem com hdmi..
mas vale a pena se vc tm alguma jogo... se for realmente so pra fotografia, a tua ja eh suficiente..

http://www.digimer.com.br/handler.php?module=site&action=view&cod=7620#1

abs
pedro
« Última modificação: 26 de Maio de 2010, 11:57:08 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Serve, só não sei se fica lento quando liga o OpenGL.
Este ano começa a pipocar plug-in acelerado via GPU.
Pena que a P55WB não rola overclock, mas tem o Turbo.
Monitor até 20?  Vai pagar mais caro para um 2007fp do que pegar um 2209wa?

Pictus, isso é só uma idéia prévia  :ok:
Eu não pretendo comprar nenhum LCD enquanto eu puder arranjar CRTs (e drivers que deixem ele 100%). O meu ta funcionando tri bem e ainda encontro uns a venda.

Pode dar azar e daqui um mes pode o meu estragar e eu não encontrar mais nenhum no mercado. Mas a princípio, imagino que nos próximos 2 ou 3 anos eu continue com CRT. Até lá, muita coisa pode mudar (opções de mercado e meus equipamentos).

Um abraço
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Pessoal, obrigado pelos esclarecimentos!
Agora ja fico bem mais tranquilo. Poderei gastar um pouco menos (estou tendo muitos gastos acumulados agora).




Ah, OpenGL: não faço idéia do que seja. Vou dar uma pesquisada :)
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Placa de vídeo a maioria esmagadora dá conta para editar.
Vc precisa mesmo é de RAM.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #8 Online: 01 de Junho de 2010, 21:31:23
Placa de vídeo a maioria esmagadora dá conta para editar.
Vc precisa mesmo é de RAM.

Ia falar isso mesmo,

Invista em pelo menos 6Gb da mais rápida que puder DDR2(1066 ou 1333) ou até DDR3 se tiver bala na agulha.

Outra coisa que faz diferença é um HD rápido, nada de economizar em HD, não tamanho, velocidade. Não sei direito onde achar os melhores aqui no Brasil, mas procure bem, se vc achar Seagate Barrcuda 7200.12 deve ser de bom tamanho. Se colocar duas em RAID0 ai a brincadeira começa a ficar interessante.

Um SSD sobra, mas se estiver disposto a gastar, põe um de 128GB e mais um HD externo que vai ser show.

Voltando as placas de video, a sua tá bom, mas sempre opte por Nvidia. As novas vem com processamento CUDA que acelera em muito os programas que já usam essa instrução (muito poucos p/ falar a verdade).

De resto, belo PC.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 01 de Junho de 2010, 23:31:40
Ia falar isso mesmo,

Invista em pelo menos 6Gb da mais rápida que puder DDR2(1066 ou 1333) ou até DDR3 se tiver bala na agulha.

Outra coisa que faz diferença é um HD rápido, nada de economizar em HD, não tamanho, velocidade. Não sei direito onde achar os melhores aqui no Brasil, mas procure bem, se vc achar Seagate Barrcuda 7200.12 deve ser de bom tamanho. Se colocar duas em RAID0 ai a brincadeira começa a ficar interessante.

Um SSD sobra, mas se estiver disposto a gastar, põe um de 128GB e mais um HD externo que vai ser show.

Voltando as placas de video, a sua tá bom, mas sempre opte por Nvidia. As novas vem com processamento CUDA que acelera em muito os programas que já usam essa instrução (muito poucos p/ falar a verdade).

De resto, belo PC.

a placa mae dele P55WB so aceita DDR3.. 1066 ou 1333...

hoje SSD nao ta em conta...
oq vale a pena eh um lancamento hibrido, que possui o armazenamento d HD e velocidade de SSD
seagate momentus XT ( 2,5' com 500Gb 7200 em hd e 4Gb d SSD pra velocidade..)
http://www.tigerdirect.com/applications/SearchTools/item-details.asp?EdpNo=6280178&CatId=8
e o preco muito mais em conta..

abs pedro
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 23:32:16 por PeDrO_gAbRiEl »
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #10 Online: 02 de Junho de 2010, 00:55:25
De DDR 2 para DDR3 a diferença no desempenho vai ser ínfima no tipo de aplicação dele. Quantidade de memória sim. HD rápido sim.


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #11 Online: 02 de Junho de 2010, 04:22:19
Obrigado, pessoal.

Mas aspectos relacionados a 'tempo' não são um problema por enquanto. Não preciso que a conversão de 400 raw seja feita em meia dúzia de minutos, por exemplo. Só me é importante que ps previesw do programa de conversão/edição apareçam rapido, em tempo real, sem ter que esperar segundos a cada mudança. E isto está longe de ser o que me acontece. Estou muito bem servido por enquanto :)
Talvez daqui um ou dois anos sinta necessidade de mais 2 ou 4 Gb de RAM.

Ainda assim, é muito válido receber as informações que vocês sugeriram. Obrigado.

Quanto a HD, 7200 é bom só pro HD 'em uso'. Pelo que sei, quanto mais rapido e quanto mais espaço (a partir de 500Gb), mais chances de dar pau em alguns anos. E de marca, parece que os mais consistentes são os Western Digital.

Aliás, isso me fez lembrar de assunto pra um novo tópico...

Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #12 Online: 02 de Junho de 2010, 14:43:26
Quanto a HD, 7200 é bom só pro HD 'em uso'. Pelo que sei, quanto mais rapido e quanto mais espaço (a partir de 500Gb), mais chances de dar pau em alguns anos. E de marca, parece que os mais consistentes são os Western Digital.

Isso de velocidade aumentar as chances de PAU é folclore. A diferença é que se vc tem mais de 500Gb se der Pau vc perde mais coisas, por isso é sempre importante ter Backup de tudo. Eu já tive pau em HD e 4.500 e na empresa uso servidores com hds de 15k que nunca deram pau.

Quanto a marca, tanto WD, como Samsung, Seagate, Maxtor, não tem muita diferença não na chance de dar pau.

Esse Hibrido ai que falaram tb vi que é uma boa pedida, mas não sei o quanto ajudaria em trabalho com fotos, pois ele aprende quais os arquivos mais usados p/ por na parte SSD. Como os arquivos de fotos são sempre diferentes ele nunca colocaria nessa parte.

Ah, e HD e memória ganham sim segundos preciosos na edição, principalmente quando o Photoshop começa a usar o cache de histórico em disco. 
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #13 Online: 02 de Junho de 2010, 18:02:17
Na realidade quanto mais rápido, menos chance de dar pau porque são construídos com mais
cuidado e material de primeira, basta checar o MTBF no site do fabricante para comprovar.

400 RAW o Bibble 5 converte em menos de 2 minutos num I7-860... :assobi:
Considere o i7-860 +- como o resultado do I7-920 em
http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleid=2491&page=9

Vale fazer um RAID 0 se a motherboard tiver suporte, só não pode esquecer de manter o backup em dia.
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 18:11:04 por Pictus »


Xiru

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.401
    • Flickr
Resposta #14 Online: 02 de Junho de 2010, 23:28:19
Na realidade quanto mais rápido, menos chance de dar pau porque são construídos com mais
cuidado e material de primeira, basta checar o MTBF no site do fabricante para comprovar.

400 RAW o Bibble 5 converte em menos de 2 minutos num I7-860... :assobi:
Considere o i7-860 +- como o resultado do I7-920 em
http://www.pcstats.com/articleview.cfm?articleid=2491&page=9

Vale fazer um RAID 0 se a motherboard tiver suporte, só não pode esquecer de manter o backup em dia.

Putz, muito rápido!
Não sabia que o B5 usava varios cores. Pena que eu larguei o Bibble de mão, só tenho usado o 4 enquanto não tou 100% adaptado a outros (Silkypix e C1).

Tem mais conversores coom essa 'habilidade'?
Xirú Sander Scherer - Ivoti / RS