Autor Tópico: lentes para digitais e analógicas  (Lida 1418 vezes)

jcpietro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Online: 04 de Janeiro de 2006, 15:00:45
Olá! Como foram de fim de ano? Espero que as festas tenham sido muito boas e rendido mais experiências fotográficas a todos!

Bom, durante minhas pesquisas sobre a guerra digital e analógicas, se o filme ainda é melhor... surgiu uma dúvida sobre a nova geração de lentes do mercado. Sabemos que lentes para analógicas possuem o difragma, onde regulamos a entrada de luz, diretamente na lente. Para as digitais, um novo sitema foi criado, onde a lente em si não possui o anel de diafragma e este é regulado através de um dial na câmera. Sabemos também que devido ao fator crop da maioria das digitais, ao usarmos uma lente analógica em uma digital este fator potencializa a lente e "aumenta" seu alcance.
Já utilizei lentes convencionais em digitais e o resultado foi o esperado, no inverso, onde a situação era o uso de uma NIKON - F90 e uma lente para digital 12-24 G ED, foi complicado porque acho que o tamanho do sensor das digitais deve alterar alguma distância ou referência do tamanho de 35 mm (posso estar escrevendo bobagem, pois não sei o real motivo, quem souber e puder esclarecer melhor será bem vinda a explicação). Há também o fator velocidade, pois por não possuir anel de diafragma, temos que trabalhar com a velocidade para medir a luz. No fim a foto não deu certo.
Agora o fator financeiro: para quem quiser manter dois equipamentos, um digital e outro analógico, mas não dispuser de condições para comprar lentes específicas pra cada um, qual o mais sensato a fazer: obter lentes pra analógicas e utilizá-las nos dois sistemas ou não tem jeito mesmo, cada sistema deve ter sua lente?
Tem alguém nesta situação? A qualidade do trabalho é afetada?

Abraços e feliz 2006!

jc


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2006, 15:57:21
Citar
Olá! Como foram de fim de ano? Espero que as festas tenham sido muito boas e rendido mais experiências fotográficas a todos!

Bom, durante minhas pesquisas sobre a guerra digital e analógicas, se o filme ainda é melhor... surgiu uma dúvida sobre a nova geração de lentes do mercado. Sabemos que lentes para analógicas possuem o difragma, onde regulamos a entrada de luz, diretamente na lente. Para as digitais, um novo sitema foi criado, onde a lente em si não possui o anel de diafragma e este é regulado através de um dial na câmera. Sabemos também que devido ao fator crop da maioria das digitais, ao usarmos uma lente analógica em uma digital este fator potencializa a lente e "aumenta" seu alcance.
Já utilizei lentes convencionais em digitais e o resultado foi o esperado, no inverso, onde a situação era o uso de uma NIKON - F90 e uma lente para digital 12-24 G ED, foi complicado porque acho que o tamanho do sensor das digitais deve alterar alguma distância ou referência do tamanho de 35 mm (posso estar escrevendo bobagem, pois não sei o real motivo, quem souber e puder esclarecer melhor será bem vinda a explicação). Há também o fator velocidade, pois por não possuir anel de diafragma, temos que trabalhar com a velocidade para medir a luz. No fim a foto não deu certo.
Agora o fator financeiro: para quem quiser manter dois equipamentos, um digital e outro analógico, mas não dispuser de condições para comprar lentes específicas pra cada um, qual o mais sensato a fazer: obter lentes pra analógicas e utilizá-las nos dois sistemas ou não tem jeito mesmo, cada sistema deve ter sua lente?
Tem alguém nesta situação? A qualidade do trabalho é afetada?

Abraços e feliz 2006!

jc
Jc primeiro é importante percebermos uma coisa, as digitais (com o que chamamos de fator crop) nada mais são do que câmeras com formato APS, o formato APS é menor do que o 135 cenvencionalmente usado nas SLR de película, quando colocamos uma lente de 135 em uma câmera de formato APS há uma sobra do círculo de projeção da lente, que na mesma distância focal é capaz de cobrir uma área muito maior de mídia, já quando  usamos uma lente APS ela tem seu projeto desenvolvido para que a projeção seja exatamente um círculo suficiente para cobrir uma mídia APS e, portanto, quando colocamos essa lente para cobrir uma mídia de formato 135 (que é maior) falta área de cobertura, por isso que as lentes DX ou EF-S, que são as para formato APS não podem ser usadas nas câmeras de formato 135 e as de formato 135 podem ser usadas nas APS.
Quanto ao anel de diafragma, as Canon já não usam esse recurso a muito tempo, não faz a menor diferença o setup ser no anel ou em um dial na câmera, o resultado será absolutamente o mesmo, e é até mais prático lidar com o dial do que com o anel, a N90 trabalha com dial também, bastando para isso travar o anel na abertura mínima, isso para as lentes com anel, porque já existem algumas que não possuem o anel de diafragma, porém as lentes DX não funcionarão corretamente nela exatamente por conta da restrição citada acima.

Não há problemas em usar lentes para formato 135 em formato APS, na verdade os resultados de tais lentes no formato APS acabam ficando até melhores do que no formato original 135, pois descartamos as bordas.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


jcpietro

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2006, 16:24:08
Nooossa!
Só vc respondeu Leo!!

Desculpe a demora em agradecer, estive fora da net por alguns dias.

Valeu a explicação!!!




Agradecimentos de início de 2006!!