Autor Tópico: Computador ideal para manipulação de fotos  (Lida 17278 vezes)

Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #15 Online: 26 de Novembro de 2005, 20:14:07
Citar
Computador ideal para tratar fotos?
Mac é lógico, não há o que discutir sobre isso.
Bom, dois problemas:

1. Os Macs têm preços exorbitantes, e não têm nem de longe o desempenho de um PC que se pode comprar com o mesmo valor.

2. A Apple vai passar a usar processadores Intel, ou seja, eles próprios assumiram que sua plataforma proprietária não era mais economicamente viável.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #16 Online: 26 de Novembro de 2005, 20:47:27
Citar
Computador ideal para tratar fotos?
Mac é lógico, não há o que discutir sobre isso.
Léo, aqui na minha faculdade temos o direito de usar o laboratório de Mac a vontade, não são G3, G4, são apenas PowerMacs G5, são umas 20 a 30 máquinas. Quase todo mundo detesta eles, por quê?  Pelo simples fato de que quase ninguém tem Mac em casa, então se for fazer algo neles, e gravar em CD, perdemos o CD, ou seja, é inútil o Mac. Tá certo são PowerMacs G5, faz de tudo um pouco, mas o que adianta ter um super Mac se em casa temos PC?


Deixo aqui uma frase dita por um professor de design...

Por que ter Audi (PC) se podemos ter um BMW (Mac) ? :bye1:

Valeu !  :thmbup:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #17 Online: 26 de Novembro de 2005, 22:48:00
Mac Sux!!!!  :mf_w00t2:  
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #18 Online: 26 de Novembro de 2005, 23:01:17
Ricardo, hoje temos opçòes de Mac bem em conta, com relação ao uso da plataforma proprietária não é ela que faz do Mac ótimo para fotos e sim a ótima integração e o sistema muito bem desenvolvido para tal.

Carlo o pessoal da sua escola não entende nada de Mac, ele não só abre qualquer arquivo feito no PC como salva totalmente compatível com o PC.

Tenho 1 dual G4 (mais antigo) e 1 Athlon XP 2200+ ambos bufados de memória, minha irmã tem um P4 3200HT tbm bufado de memória, os dois PC rodando Win XP e garanto, o Mac coloca os dois no bolso para tratar fotos, o Photoshop roda absurdamente melhor no Mac e inclusive tem mais recursos, na verdade até os softwares da Microsoft trabalham melhor no Mac hehehe!.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2005, 23:03:27 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #19 Online: 26 de Novembro de 2005, 23:21:35
Olhem este link para saber quem é mais rápido...  :traviseiro:
http://www.barefeats.com/macvpc.html
 


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #20 Online: 26 de Novembro de 2005, 23:22:46
Leo, eu estudo na PUC-Rio, rodando sistema i386 tem umas máquinas que podemos dizer que são as mais próximas de Deus, rodam Doom 3 a 400 fps, dá pra jogar a Quake 3 em realidade virtual, etc...

Eu tenho pouca experiência com o Mac (já quis comprar um, mas desisti), o maior problema do Mac é o seguinte, é mais rápido, sim, mas tem o mesmo número de programas que os da plataforma i386? A resposta é não, não tem mesmo.

O Mac é mais rápido se não me engano na operação de ponto flutuante e por isso o desempenho dele é melhor, mas não quer dizer que ele seja melhor. Para gráficos ele é bom sim, pois envolvem muitas operações matemáticas, mas a que custo, dá para comprar uns 3 pcs pelo preço de um Mac G4.


Eu ainda volto a falar a frase do professor de design:

Por que ter Audi (PC) se podemos ter um BMW (Mac) ?


Se o PC faz a mesma coisa que o Mac, por que ter um? Ganhar 3s em uma operação por um custo 3x maior? Realmente vale a pena isso?
Como vc mesmo diz, existem máquinas fotográficas e máquinas, para que um amador precisa ter uma D2x se ele pode ter uma D50 que irá atendê-lo da mesma maneira.

Isso que é o ponto chave, para que o Renato vai querer um Mac para editar só fotos? Ou vai querer um computador que vai poder fazer tudo que fazia antes? A troca de plataforma num computador é a mesma que fazer a troca Canon pela Nikon, ambas fazem a mesma coisa, mas de formas diferentes, o resultado é o mesmo.

Então volto a pensar, para que eu quero um Mac que custa R$6,000 reais, se eu posso fazer a mesma coisa em um computador de R$1,500 reais.

Levo em conta também o seguinte. A assistência da Apple é boa, mas é CARA, aí penso se um dia ele pifar, o que é melhor? Comprar um componente novo a preço de banana que é facilmente encontrado para plataforma i386 ou então cair nas mãos da assistência da Apple?

A briga é basicamente a mesma, o popular PC e a Canon contra Apple e Nikon. Em ambos os lados é igualmente fácil encontrar assistência técnica ou as vezes vc fica na mão de uma assistência, como é a Nikon com a TTanaka e a Apple?

(Desculpem o testamento  :bye2: , mas é a minha opnião)

Valeu!  :thmbup:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 26 de Novembro de 2005, 23:35:24
Na verdade os ganhos com o Mac são bem mais que 3s, para operações ele praticamente diminui pela metade o meu tempo de tratamento, os notebooks então nem se fala.
Outra coisa é a confiabilidade, o Mac não dá problema, o sistema praticamente não falha, usa sempre as melhores peças que o $$$ pode comprar, se você tentar comprar um bom IBM como tudo legalizado ele custará tão caro quanto um Mac, é claro que comparar ching ling com tudo pirata o preço cai, mas pegue notebooks por exemplo, onde ching ling não dá muito certo os mac e os pc tem praticmante o mesmo preço.
Tem que lembrar que ao comprar um powermac ele vem com um OS equivalente às linhas Top do Windows, tudo legalizado, quando você compra um Mac vc está comprando serviço de suporte, softwares (que valem mais de R$ 2000,00) e etc em um único pacote.

Eu concordo que em termos de softwares para a plataforma é mais restrito, nem tanto em ferramentas, porque as ferramentas são até melhores para ele e tem algumas (principalmente para vídeo e foto) que são específicas para ele e não tem equivalentes em PC, mas para quem joga joguinho ele realmente é um problema, porque desconheço jogos legais para Mac, a maioria é 100% PC.
Mas se vc quer tratar foto é uma busca natural, é a máquina para quem meche com fotos e vídeos, eu praticamente só uso o PC para Internet. Tratamento de fotos é só no Mac, ganho muito tempo com ele e ele vale cada centavo que me custou, tanto que a grande maioria dos grandes estúdios só usa Mac. ;)  
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2005, 23:40:56
Podemos fechar por aqui a discussão PC X Mac, já deixei a minha opnião e Leo vc já deixou a sua, vamos selar a paz por aqui porque possivelmente irá ficar que nem a briga Canon e Nikon.

Fechamos em paz e deixaremos que o Renato decida o que é melhor para ele. Pois embora podemos falar e falar a opnião final será dele.


 :giveup:  :giveup:


Valeu!  :thmbup:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 27 de Novembro de 2005, 00:28:18
Hehehhehe nunca deixou de haver paz. :)
Na verdade PC x Mac não é uma brga como Canon x Nikon, mesmo porque normalmente quem tem Mac tem PC tbm e normalmente quem tem Pc tbm gostaria de ter Mac hehehhe! ;)
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 00:29:16 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #24 Online: 27 de Novembro de 2005, 06:16:47
Legal vocês terem comentado sobre os Macs!
Eu desenvolvi software pra Mac (tanto OS 8-9 quanto OS X) durante um bom tempo, portanto conheço bem a plataforma e as máquinas, e posso afirmar que um Mac de fato é superior a um PC, grosso modo, levando-se em conta a edição de fotos como o uso principal.

A grande vantagem do Mac é que a Apple tem uma das melhores engenharias que existe. Você não consegue comprar um PC melhor construído do que um Mac, com um gabinete mais resistente, com um sistema de ventilação interna mais bem bolado etc. Simplesmente NÃO EXISTE um PC assim no mercado, não importa de que marca.
Não tenho dados estatísticos pra provar, mas creio que o Mac dê menos gastos em manutenção e tenha uma vida útil superior a um PC, por mais que a assistência técnica custe caro.

Além disso, temos que lembrar que edição de fotos praticamente IMPLICA em Photoshop. E o Photoshop roda em duas plataformas: PC/Windows e Mac. O Mac OS X, sistema operacional dos Macs, é tão superior ao Windows que chega a ser engraçado. Além de ser incrivelmente mais estável, não possui nem de longe o mesmo problema que o Windows tem com vírus, spywares e afins. Portanto me parece natural escolher o Mac OS X como plataforma pra rodar o Photoshop.

Resumindo, tanto o software (sistema operacional) quanto o hardware de um Mac dão MUITO, mas MUUUUUUUUUUUITO menos dor de cabeça pro usuário. E é por isso mesmo que os Macs são os queridinhos dos fotógrafos, designers gráficos etc.

Abraços!

 -- thiago
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #25 Online: 27 de Novembro de 2005, 10:10:13
Citar
A grande vantagem do Mac é que a Apple tem uma das melhores engenharias que existe. Você não consegue comprar um PC melhor construído do que um Mac, com um gabinete mais resistente, com um sistema de ventilação interna mais bem bolado etc. Simplesmente NÃO EXISTE um PC assim no mercado, não importa de que marca.

Não me leve a mal, mas isto absolutamente não é verdade !  :nono:
No quesito hardware o MAC é sempre feito com peças
TOP enquanto os PCs aqui no Brasil são sempre com as piores...

Mas se vc quer um PC com tudo TOP, é só montar com peças TOP !!
Quer um PC bem refrigerado ? Coloca ele refrigerado a água...

PCs prontos TOP tem estes
http://www.alienware.co.uk/main.aspx
 


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #26 Online: 27 de Novembro de 2005, 10:26:51
Alienware..  :blue:  
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #27 Online: 27 de Novembro de 2005, 13:56:39
Eu ainda tenho a opinião de que com o preço de um Mac se compra um PC muito melhor.

Os Macs melhoraram muito, os G4 perdiam feio para os P4 em alguns casos, já os G5 são bem mais rápidos. Mas ainda assim são mais caros. Por aquele teste deu pra ver que o Opteron ganhou em vários testes, e é mais barato.

Mas o mais divertido foi ver o Opteron de 2.6 GHz destruindo o Xeon de 3.4.  :mf_w00t2:

Bom, uma coisa eu sei: vai ser interessante rodar o Mac OS em um Athlon ou Opteron.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #28 Online: 27 de Novembro de 2005, 14:53:34
A grande verdade é que pra vc ter um computador TOP, vc vai gastar uns U$ 5.000,00.
Esse novo Mac G5, 64 bits DualCore é um canhao e arregaça os antigos P4 e Athron Xp. Ele custa uns R$ 9.000,00

Nossos micros, por mais mhtz que tenham, perdem performance quando rodam 2 coisas pesas, ja com Dual Core nao.

Com os 64 bits, ele consegue ler e endereçar os dados com o dobro da velocidade, mas  para ter a performance desejada, os fabricantes precisam escrever seus softwares direcionados para isto, concerteza os novos PS que irao sair terao isto.

Se vc for comprar um PC novo, pra ter velocidade mesmo, compre um com Dual Core e 64 bits.
2 Gigas de Ram (2 pentes de 1 giga)
HD S-ATA ou SCSI.
Placa de video de 256 bits, 256 Megas,.
Placa mae GigaBit, Asus ou MSI com Wi-Fi, etc...

Monitor... eu prefiro trabalhar com 2 monitores de 17" tela plana LG Flaton, compartilhados, do que pagar uma fortuna em um LCD de 23". A organização é maior e o ganho em área tambem.

Vc pode trabalhar com 2 monitores LCD 23" compartilhados, mas faça isso se vc ganhar na MegaSenna antes....rs...

Agora, se fosse eu ... iria de MAC G5 concerteza...
Se for Lap-Top, ae nao tem jeito, é Mac na certa :)
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #29 Online: 27 de Novembro de 2005, 15:01:00
Citar
Leo, eu estudo na PUC-Rio, rodando sistema i386 tem umas máquinas que podemos dizer que são as mais próximas de Deus, rodam Doom 3 a 400 fps, dá pra jogar a Quake 3 em realidade virtual, etc...

Eu tenho pouca experiência com o Mac (já quis comprar um, mas desisti), o maior problema do Mac é o seguinte, é mais rápido, sim, mas tem o mesmo número de programas que os da plataforma i386? A resposta é não, não tem mesmo.

O Mac é mais rápido se não me engano na operação de ponto flutuante e por isso o desempenho dele é melhor, mas não quer dizer que ele seja melhor. Para gráficos ele é bom sim, pois envolvem muitas operações matemáticas, mas a que custo, dá para comprar uns 3 pcs pelo preço de um Mac G4.


Eu ainda volto a falar a frase do professor de design:

Por que ter Audi (PC) se podemos ter um BMW (Mac) ?


Se o PC faz a mesma coisa que o Mac, por que ter um? Ganhar 3s em uma operação por um custo 3x maior? Realmente vale a pena isso?
Como vc mesmo diz, existem máquinas fotográficas e máquinas, para que um amador precisa ter uma D2x se ele pode ter uma D50 que irá atendê-lo da mesma maneira.

Isso que é o ponto chave, para que o Renato vai querer um Mac para editar só fotos? Ou vai querer um computador que vai poder fazer tudo que fazia antes? A troca de plataforma num computador é a mesma que fazer a troca Canon pela Nikon, ambas fazem a mesma coisa, mas de formas diferentes, o resultado é o mesmo.

Então volto a pensar, para que eu quero um Mac que custa R$6,000 reais, se eu posso fazer a mesma coisa em um computador de R$1,500 reais.

Levo em conta também o seguinte. A assistência da Apple é boa, mas é CARA, aí penso se um dia ele pifar, o que é melhor? Comprar um componente novo a preço de banana que é facilmente encontrado para plataforma i386 ou então cair nas mãos da assistência da Apple?

A briga é basicamente a mesma, o popular PC e a Canon contra Apple e Nikon. Em ambos os lados é igualmente fácil encontrar assistência técnica ou as vezes vc fica na mão de uma assistência, como é a Nikon com a TTanaka e a Apple?

(Desculpem o testamento  :bye2: , mas é a minha opnião)

Valeu!  :thmbup:
Com um MAC da pra fazer tudo o que vc faz no PC, hj em dia a variedade de softwares para MAC é bem grande.
Em PC, vc tem que comprar um extremamente TOP para se equivaler a um MAC.

Concordo, se o uso do computador for amador, nao precisa de um MAC como tambem nao precisa de um PC TOP.
Um Athron Sempron ou P4 com 2.5Ghtz, 512 de ram e placa de video 128 bits com 64 megas, placa mae Asus Off Board ja dá conta.

Agora se for pra uso Profissional, com grande aplicação em edição de fotos, videos, concerteza um MAC é mais indicado.

Enquanto a DOOM 3, ele foi um jogo mal programado... precisa de uma maquina muito TOP para dar a performance no jogo, coisa que nao aconsece em Half Life II.

É bem diferente quando vc pega um jogo mal progrado com um bom programado, é o caso de HALO (extremamente pesado) e Half Life I (extremamente leve, rodo em hight em uma GeForce 2 MX).
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 15:03:27 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ