Autor Tópico: Computador ideal para manipulação de fotos  (Lida 17276 vezes)

neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Online: 25 de Novembro de 2005, 22:02:49
Olá!
Sei que esta área é para equipamentos, creio que seja para em sua grande maioria câmeras, mas vou perguntar sobe qual Pc seria ideal para o uso constante de um fotógrafo ou um intusiasmado em manipular fotos, etc...

Por exemplo, eu tenho um micro com 256 de memória, as vezes acho até "bastante", mas dependendo da ocasião (quando utilizo um filtro) o negócio trava... fui na casa de um amigo meu por xemplo (o "menino" está com 2 gigas de memória hehehe) o computador dele "abre" as janelas antes quase dele apertar o mouse heheheh

Bom, qual configuração seria ideal para se trabalhar com tranquilidade e com um monte de coisas ao mesmo tempo.
Será que um micro acima disso dá conta?
pentium similar ou maior que 2,4
1 giga de memória (já tá bom?)
hd 120 7200 rpm (ata, sata?!?)
uma boa placa de vídeo (aliás, precisa mesmo mais que 128 mega por ex?)
placa mãe (isto por acaso dá muita diferença?)

Abraços,

Renato

obs: eu fico pensando em fazer upgrade de equipamento, mas no pc já tá passando da hora hehehe
« Última modificação: 25 de Novembro de 2005, 22:04:38 por neocosmo »
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2005, 22:15:52
Vou ser bem honesto, apesar da minha máquina estar longe de uma estação profissional, eu a acho extremamente rápida e com um custo beneficio bem okey para um amador. Basicamente consiste em:

- Mon. Philips 17 Flat 107T com Colorímetro Pantone
- MB Asus
- Athlon 2600++
- 768 MB RAM
- HD SATA 40GB

Ainda uso PS CS, mas por opção e pq não vejo necessidade em migrar voando para o CS2. Então com o CS e o PSP ela voa, mas dá p melhorar um pouco, afinal, fiz essa configuração já há dois anos, mas o que digo é que não precisa muito mais que isso.

PS: Renato, esqueci de falar, estou sempre com 5 programas abertos no mínimo, utilizo dois anti-virus e firewall, e odeio esperar, então qualquer coisa superior a isso que mencionei já vai dar muito bem conta do recado a menos que vc resolva interpolar um poster de parede no Fractals, aí é melhor deixar fazendo e ir dormir.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2005, 22:19:35 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2005, 22:19:26
Citar
Vou ser bem honesto, apesar da minha máquina estar longe de uma estação profissional, eu a acho extremamente rápida e com um custo beneficio bem okey para um amador. Basicamente consiste em:

- Mon. Philips 17 Flat 107T com Colorímetro Pantone
- MB Asus
- Athlon 2600++
- 768 MB RAM
- HD SATA 40GB

Ainda uso PS CS, mas por opção e pq não vejo necessidade em migrar voando para o CS2. Então com o CS e o PSP ela voa, mas dá p melhorar um pouco, afinal, fiz essa configuração já há dois anos, mas o que digo é que não precisa muito mais que isso.

olá!
Pois é... já estava me esquecendo do monitor... o meu é bem fraquinho... 15 pol.. bem simples heheh
Ah, esse seu Pc Athlon 2600+, vc saberia me dizer a velocidade nominal que ele atinge?
Ah, mas vc tá com um conjunto bom de mem´ria ram...
Bom, valeu pelas dicas.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #3 Online: 25 de Novembro de 2005, 22:21:15
Olha, se eu não me engano fica em torno de 2050 a 2200 Mhz a velocidade (embora eu não ache mais mhz uma forma boa de se medir processamento). Ele não é o processador mais rápido, como disse bolei a configuração há dois anos, mas o conjunto e qualidade dos componentes conta muito, usar memória de boa marca, mb Asus, hd Samsung, isso faz diferença no conjunto.

Ah, faltou tbm, uso Windows XP Professional que gerencia a memória bem melhor que os windows anteriores. Talvez num Linux p quem gosta fosse mais rápido ainda, apesar deu estar satisfeito com esse windows (pela primeira vez).

Só recomendaria um cooler Thermaltake Silent pq Athlon trabalha sempre lá em cima, o meu adaptei um cooler no móvel p aliviar um pouco a barra. É até bom ir me preparando, essa máquina n deu nenhum problema mas como já tem uns dois anos, em algum momento vou ter que substituir algo. Mas foi um dos primeiros processadores que achei superior ao Pentium, mais rápido, mais estável.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2005, 22:25:11 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #4 Online: 25 de Novembro de 2005, 22:35:44
O meu aqui é tem...

Monitor - LCD Sony SDM - X93 de 19"
Placa de Vídeo - ATi Radeon X800 XL Hybrid (é uma edição especial com 512mb)

Com esses dois já dá pra deixar a tela com resolução padrão em 1280x1024 com 180Hz e trabalhando folgado, se quiser ainda pode colocar mais um monitor pela placa e adicionar mais 2 torres pelo monitor.

Processador - Intel Pentium D 3.0 Ghz (É dual core, núcleo duplo)
Memória - 1024mb em Dual Channel (dois modulos de memória otimizando o desempenho ao invés de um só)
HD - Seagate de 200GB Sata
Placa-mãe - Intel 945GNT

(Não deixa travar nenhum programa e o Photoshop CS2 roda que é uma beleza.)

Extras:
Placa de Captura: Pinnacle DV500 DVD
Som/Rede - Onboard
Gravador de DVD - LG 4163B DL

Acho que não me esqueci de nada...  :unsure:


Está muito bem montado para o que eu uso que é montagem de jogos 3d e algumas edições de vídeo com o Liquid Pro, roda tudo, pena que o preço que custou... :(

Valeu!  :thmbup:

Edit: Acho que metade da potência de um pc desses já dá para editar fotos sem problemas, agora se quiser rodar o Liquid Pro para montar os vídeos, aí só com um pc desses, mesmo assim tenho que ter cuidado para não travar pois por incrível que seja esse pc é a recomendação mínima da Pinnacle para rodar ele.
« Última modificação: 25 de Novembro de 2005, 23:11:24 por Carlo Luciano »
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2005, 22:40:27
Neocosmo, a velocidade nominal a que você se refere deve ser o clock do processador. No caso do Athlon XP 2600+, gira em torno dos 1920MHz, mas esse valor não deve ser levado em conta. A guerra por velocidades de clock absurdamente grandes caiu por terra e os consumidores estão cada vez mais espertos nisso.

Para dar um exemplo simples de como um processador com clock mais baixo pode se sair melhor que um com clock alto, vou dar um exemplo meio simplório, mas acho que ilustra a idéia de como MHz não é tudo:

Imagine um processador de 500MHz e outro de 1000MHz. Digamos que o processador de 500MHz consegue realizar uma operação de adição em, suponhamos, 4 ciclos de clock. Ou seja, dos 500 milhões de ciclos que dispõe em 1 segundo, 4 são usados para efetuar uma adição. Se o processador de 1000MHz precisar de 8 ciclos para efetuar essa adição, eles já se igualam. Esse tipo de coisa é bem comum. O sistema operacional envia comandos que tanto os proc. Intel e os AMD entendem, mas como cada um vai executar esses comandos, são outros quinhentos. Um pode fazer o serviço usando mais ciclos de clock, outro menos.

Não é só isso. Antes de o processador tomar conhecimento dos operadores dessa adição, eles devem ser acessados da memória ram, muito mais lenta. Daí a importância de barramentos de memória rápidos, para que o processador não seja subutilizado.

Antes de serem carregados na memória, grandes volumes de dados estão no disco rígido, então o disco e o barramento de disco devem ser rápidos (isso é bem perceptível quando se abre arquivos ou programas pesados).

A quantidade de memória ram também influi na velocidade final do sistema, pois se esta for pouca, o sistema operacional vai ficar armazenando dados temporários em disco, cujo acesso é muito mais lento que na memória ram.

Outro recurso recente é o acesso dual à memória. Antigamente, quando se botava 2 pentes de memória, eles só podiam ser acessados um por vez. Hoje, algumas placas-mãe permitem que dois pentes distintos sejam acessados simultaneamente, ganhando-se mais um pouco na velocidade total do sistema.


Deu pra ver que um computador é um sistema inteiro. Não adianta comprar um processador paulada e uma placa mãe vagabunda ou pouca memória, ou se basear puramente no clock na hora de comprar. Existem N sites que analisam o desempenho de computadores sob diversos cenários (jogos, edição de texto, encodando divx - esse quesito pode ser usado para ver se ele vai rodar o photoshop legal). Antes de comprar alguma coisa, é bom dar uma olhada nesses sites.

Intel quase sempre se dá melhor, mas a AMD vira e mexe ganha no custo x benefício, mas não é regra geral. Quando eu comprei meu Athlon XP 2600+, acabei descobrindo que teria gastado menos e ficado com um desempenho melhor comprando um Pentium 2.8HT, isso analisando sites de testes.

Memória hoje em dia está barata e acho que mesmo para uso geral, 1GB de ram já não é mais extravagância, com sites cheios de flash, assistir e gerar vídeos no computador, imagens RAW quilométricas, etc, etc, etc.

-----------------------
Respondendo mais especificamente:

Bom, qual configuração seria ideal para se trabalhar com tranquilidade e com um monte de coisas ao mesmo tempo.
Será que um micro acima disso dá conta?

pentium similar ou maior que 2,4 - para o que você quer, acho que está. O desempenho desse processador é bem parecido com o XP 2600+

1 giga de memória (já tá bom?) Acho que é o ideal para uso geral hoje em dia. Para aplicações de escritório e navegação na web recomendaria 512MB.

hd 120 7200 rpm (ata, sata?!?) Não sei se os SATA estão mais rápidos que os ATA, mas com o SATA é um barramento mais moderno, optaria por ele para pegar HDs mais velozes que poderão surgir futuramente, entre outros dispositivos SATA.

uma boa placa de vídeo (aliás, precisa mesmo mais que 128 mega por ex?) Não. Para editar imagens, uma de 64MB já estaria muito boa. Recomendaria placas com mais memória para quem trabalha com visualização 3d em tempo real (aplicações médicas, jogos modernos e desenvolvedores de aplicações 3d).

placa mãe (isto por acaso dá muita diferença?) Faz. Algumas permitem barramentos mais modernos, acesso dual à memória, barramentos de memória mais rápidos, RAID (usar RAID não seria o seu caso). A minha Asus A7N8X-X de tempos em tempos "ejeta" os pentes de memória e reseta o PC. Sou obrigado a desligar tudo e encaixar melhor. Atualmente estou usando prendedores para fixar direito :P

 
« Última modificação: 25 de Novembro de 2005, 22:57:23 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2005, 01:01:24
Olá!
Tudo jóia?

Francisco: valeu pelas dicas... eu já suspeitava que o processador "em si" não era o fator determinante da velocidade... por isto que até mencionei "apenas" 2,4 mhz...
Então, meu pc não é assim tão ruim assim, acho que em parte é parecido com o seu - inclusive minha placa mãe é igual a sua heheh ou muda algum x hehehe- mas ele tá com 256 de memória apenas... acho que vou pegar 1 giga de memória ram ... e futuramente (espero que seja um futuro próximo vou ver se arrumo um bom monitor)...
Na verdade, o intuito do tópico era mais para ver se eu teria que realmente fazer um upgrade total ou não... e eu estou pensando em comprar outro pc, e queria saber se tem muita diferença entre um 2,4 por ex. e um 3,0 (com 2 processarores e tal...); queria saber se estas configurações que tinha passado eram configurações básicas, avançadas, etc....
(apesar que estou começando a fazer usos mais exigentes como renderizar vídeos, etc... ((mas ainda não tenho nenhuma placa de captura... quando eu resolver comprar tb ((aqui está outra luta)) hehehe))

Citar
Outro recurso recente é o acesso dual à memória. Antigamente, quando se botava 2 pentes de memória, eles só podiam ser acessados um por vez. Hoje, algumas placas-mãe permitem que dois pentes distintos sejam acessados simultaneamente, ganhando-se mais um pouco na velocidade total do sistema

Você sabe se esta placa mãe tem este dispositivo?


Carlo Luciano: puxa... seu pc é um avião hehehe
(quem sabe um dia eu monto um assim hehehe)

Abraços a todos,

Renato
 
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2005, 09:41:31
Intel ou AMD ? (*simplificando*)
As CPU AMD 64(core venice) são melhores, mais rápidas e gastam
bem menos energia, ou seja menor conta de luz, menos
aquecimento e menos “esforço”  da fonte e NoBreak.
Porem os chipsets(motherboard) da Intel são melhores, são mais
estaveis e tem os melhores drivers.

HD Sata é BEM melhor principalmente modelo NCQ(tem que ter suporte
na controladora) http://www.seagate.com/products/interface/sata/native.html

1 giga é bom sim, sua motherboard(chipset nvidia nforce2) tem controladora
de RAM dual, ou seja vc *TEM* que usar 2 pentes de memoria iguais para melhor
performance, 2 pentes de 512mb DDR 400 (PC3200) cai muito bem.
Olha no manual para colocar os pentes nos slots corretos.
Dual-Channel DDR Memory (não é esclusividade da Intel)
http://www.kingston.com/newtech/MKF_520DDRwhitepaper.pdf

Compre o monitor de maior tamanho que vc puder, um  Samsung, Philips, LG...

Já que vc esta começando a mexer com vídeo, recomendo uma placa de
vídeo ATI “ALL in Wonder” qualquer modelo AGP.
http://www.ati.com/products/radeon9600/aiw9600/features.html

Coletanea de drivers para placas de video/motherboards
http://downloads.guru3d.com/

O que o seu PC precisa é de mais RAM e um HD rápido 7200 RPM
de preferência SATA(não precisa ser NCQ), talvez um Windows XP
limpo com drivers atualizados e com as partições desfragmentadas...

Usar firewall/antivírus não muito lentos/intrusivos.
Zone Alarm e Norton são lentos e intrusivos, para AV recomendo
NOD32, BitDefender Standard, DR.Web32 e free tem o Avast.
Para firewall recomendo o  Look’n’Stop ou  Lavasoft Personal Firewall(é o
Outpost sem gordura).
Se já estiver acostumado com o Zone Alarm então use somente a versão FREE
que é o menos intrusivo de todos...

Eu confio nesta loja http://www.cntech.com.br/
Sendo que neste outro link vc pode encontrar mais barato http://www.boadica.com.br/iniciopreco.asp

----------------------------------------------------------------

Parabéns pelo micro Luciano, só espero que vc não tenha
esquecido da fonte e esteja usando uma fonte de marca a altura
do resto do equipamento...
Uma fonte como estas Seventeam.
http://www.cntech.com.br/lista_produto.php?categoria=Fonte


 


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2005, 10:55:18
Citar
Monitor - LCD Sony SDM - X93 de 19"
Placa de Vídeo - ATi Radeon X800 XL Hybrid (é uma edição especial com 512mb)

Com esses dois já dá pra deixar a tela com resolução padrão em 1280x1024 com 180Hz e trabalhando folgado, se quiser ainda pode colocar mais um monitor pela placa e adicionar mais 2 torres pelo monitor.

Processador - Intel Pentium D 3.0 Ghz (É dual core, núcleo duplo)
Memória - 1024mb em Dual Channel (dois modulos de memória otimizando o desempenho ao invés de um só)
HD - Seagate de 200GB Sata
Placa-mãe - Intel 945GNT

(Não deixa travar nenhum programa e o Photoshop CS2 roda que é uma beleza.)

Extras:
Placa de Captura: Pinnacle DV500 DVD
Som/Rede - Onboard
Gravador de DVD - LG 4163B DL

Afe, vc tem exatamente o meu sonho de consumo... :mf_w00t2:
Agora uma dúvida, eu tinha minhas dúvidas qto ao monitor LCD p fptos e vídeo, e num outro tópico o Georges falou q realmente não era muito indicado.
O q vcs acham? :denken:
E Carlo nem quero saber qto vc gastou p eu poder dormir com esperanças à noite...
 
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2005, 11:15:02
Citar
Dúvida, eu tinha minhas dúvidas qto ao monitor LCD p fptos e vídeo, e num outro tópico o Georges falou q realmente não era muito indicado.
O q vcs acham? :denken:
Um BOM monitor LCD não é muito indicado para o nosso bolso…  :blue:
Olha isto http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...indpost&p=28947
 


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2005, 11:46:38
Citar
Um BOM monitor LCD não é muito indicado para o nosso bolso…  :blue:
Pois é, o negócio é sentar e chorar :bye2:  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2005, 14:17:20
O monitor foi R$3.300,00, ele tem 2 entradas comuns e 1 entrada DVI onde é que fica ligado normalmente, e em todas em entrada de audio, já que ele tem caixa de som também.  Da placa de vídeo ao monitor a conexão é DVI. A fonte é uma Volcano de 500 ou 600w não estou lembrado, mas não essas de segunda não.

Edit: O PC deu aproximadamente R$ 10,000 :blue:  :blue:  :blue:
Mas já consegui recuperar com uns trabalhinhos uma parte dele (ainda bem :heat: :heat: :heat: )

Valeu!  :thmbup:  
« Última modificação: 26 de Novembro de 2005, 14:26:10 por Carlo Luciano »
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2005, 14:25:03
Se eu fosse montar um computador hoje pensando realmente em desempenho seria algo assim:

Athlon FX60 ou um Opteron dual core (que em certos casos batem os Intel Xeon por quase 100%).
Placa mãe Epox, Abit, DFI, ou qualquer marca decente, estou meio por fora de modelos.
2 GB de memória (memória está muito barata, uns anos atrás paguei 700 reais em 512 MB top, hoje em dia uma razoável de 512 tá 180).
2 HDs Western Digital de 36 GB e 10000 RPM em RAID 0 pro SO e programas.
1 HD Western Digital de 7200 RPM e pelo menos 120 GB pra arquivos.
Um mouse Logitech MX1000, que é o melhor mouse do mercado, e que na verdade estou pensando em comprar pra substituir meu MX500.
E por aí vai...
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Marcos Kaddoum

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 750
    • http://www.flickr.com/photos/mkaddoum
Resposta #13 Online: 26 de Novembro de 2005, 19:29:08
Citar
A minha Asus A7N8X-X de tempos em tempos "ejeta" os pentes de memória e reseta o PC. Sou obrigado a desligar tudo e encaixar melhor. Atualmente estou usando prendedores para fixar direito :P
Francisco, tenho essa placa também, e problema semelhante. Na primeira vez que deu problema, como estava na garantia da torre (montei na hora, mas o cara deixou aberta, com lacre nas peças) mandei pra lá, e segundo o "técnico" precisou de uma limpeza nos pentes de memória. Dois dias depois, a mesma coisa. Depois me conta como "pregou" os pentes.

Renato,

Eu sugiro uma BOA placa mãe, como a A7N8X Deluxe (é a chefe da A7N8X-X) um Semprom de 2.8+, 1gb de memória 64 de vídeo (não vai querer jogos, vai?) e a quantidade de HD que você precisar. Essa máquina é pra durar muito tempo (pp se você colocar uma placa de vídeo melhor).

Abraços
Marcos Kaddoum
Rio de Janeiro - RJ

-----------
FlickR
-----------


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 26 de Novembro de 2005, 20:00:49
Computador ideal para tratar fotos?
Mac é lógico, não há o que discutir sobre isso.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.