Autor Tópico: Computador ideal para manipulação de fotos  (Lida 17229 vezes)

Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #30 Online: 27 de Novembro de 2005, 15:35:03
Ricardo esse negócio de Mac ser mais caro é ilusão pura.
Se você for comprar um PC bom como um Mac com cópia legal do Windows ainda é capaz de ele ficar mais caro.
Esse é um dos boatos mais infundados que tem sobre o Mac, na verdade o boato que Mac é caro e que mac não é compatível com PC são as maiores mentiras que existem.
COm relação à compatibilidade de arquivos ela é total, ambos funcionam inclusive na mesma rede compartilhando dados sem a menor dificuldade, para ter noção eu uso até impressora compartilhadas entre eles e não é necessário nada de especial para isso.
A segunda é que o preço de um micro realmente bem feito é bem alto, na maioria dos casos mais altos que de um mac, notem que não estou falando de ching ling, porque por melhor que uma pessoa comum seja de integração seria muita prepotencia imaginar que vai integrar um micro melhor que a equipe de engenheiros de uma grande empresa, quando abrimos um PC montado e um Mac a diferença até na construção é gritante. Quando fui comprar o Mac eu cheguei a cotar estações gráficas da Dell e da IBM para comparar os PC saiam R$ 1000,00 mais caros que o Mac.
Se vamos comparar estação gráfica dual G5 com PC então vamos comparar com Estação Dual Xeon PC feitas por fabricantes e integradores respeitáveis.
É lógico que um Powermac vai custa mais caro que um P4 Ching ling, mesmo porque a superioridade é gritante, meu Mac é antigo e eu simplesmente não suporto a lentidão do meu athlon em relação a ele.
Se vamos comparar vamos comparar de igual para igual, a linha de entrada para competir com esses P4 é a linha imac, que nas opções menos estéticas (que inclusive usam monitor LCD) custam preços bem acessíveis ao público comum.
Notebook também, a Apple tem linhas para atender ambos os mercados.
Agora não dá para comparar um P4 single com um Powermac G5, o nível das estações é muito diferente, falando em termos de câmera seria como dizer que vai comprar a 350D porque a D2X é muito mais cara e é praticamente a mesma coisa, todos sabemos que isso não é verdade, teríamos que colocar a briga mais no nível 350D x D50 e D2X x Mark II :).
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 15:39:44 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #31 Online: 27 de Novembro de 2005, 15:51:28
Só para ter uma noção, Montei um Dell P4 2.8 com configuração e garantia equivalente ao Mac Mini e sem monitor com Windows Home e ele ficou por R$ 2644,00 contra R$ 2840,00 do Mac Mini.
Lógico que estou falando de coisa legal, é injusto comparar um bem feito e pagando imposto com porcariada sem pagar imposto.
Não considero os processadores uma vantagem do Mac, eu considero o OS e a engenharia do negócio que é muito bem feita :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Jan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #32 Online: 27 de Novembro de 2005, 15:57:03
Temos que lembrar que o Mac vem com o Mac OSX (esse é o diferencial da Apple). Eles cedem menos ao apelo de mercado de sempre sair a a cada ano com um novo sistema operacional. Esse sistema é todo escrito em Unix (muito mais estável, rápido e confiável) e feito especificamente para  seu hardware.
Quem trabalha com Mac não entra nesse tipo de polêmica pq sabe que não tem comparação não é atoa que as melhores agências de propaganda, produtoras de vídeo e audio só trabalham com Mac.
Você só vê a diferença "trabalhando" com ele.
Eu tenho um minimac G4 1.45 co m 1Gb de RAM e não troco pelo melhor PC.
O mercado de PC sofre o tempo todo com a pressão de lançar um processador mais rápido a cada semestre em detrimento da estabilidade.
O crescente aumento da temperatura operacional dos seus processadores sugere mais uma "overclocagem" que uma melhora da tecnologia.
Acho muito parecido com a corrida dos pixels. Mais velocidade (pico de velocidade) e menos velocidade real e menos estabilidade.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 15:58:18 por Jan »
Diretor de Arte
Equipamento:
Canon EOS 20D + Lente do kit + Canon 100mm 2.8 Macro + Canon 17-40L + Canon 50mm 1.8


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #33 Online: 27 de Novembro de 2005, 16:10:25
G5 DualCore 64 bits da até medo... :mf_w00t2:

Concordo com o leo, uma coisa é pegar as melhores peças sem impostos e montar um PC paraguaio, outra coisa é vc ir na Fnac e comprar um PC equivalente, como é o caso de comprar um MAC na Fnac...

Infelismente vc nao encontra peças de MAC em qualquer esquina...
Mas na loja, de igual pra igual, os MAC são a melhor opçao, pois sao mais rapidos e estaveis.

Esse G5 dual é maquina pra durar anos.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #34 Online: 27 de Novembro de 2005, 16:20:53
Leo, sobre a qualidade dos componentes, isso é culpa das montadoras. Eu nunca compraria esses lixos de grife que vendem por aí, Dell, HP e afins.

O meu PC eu montei inteiro, escolhi peça por peça. Tudo da melhor qualidade. Fonte Antec, placa-mãe Epox, memória OCZ, placa de vídeo Sapphire.

Esse é outro problema de um Mac. Você não pode escolher as peças, escolhe o conjunto e pronto.

Jan, isso de aumento de temperatura é pura lenda. Há alguns anos, usava um PIII 700 a 60º. Hoje um Athlon S929 funciona a 800 MHz perfeitamente sem cooler nenhum, nem mesmo dissipador. Só com o dissipador, a 1.2 GHz.

O problema é justamente a frequência. Eu considero a frequência como a resolução em fotografia.

A AMD e a Intel têm fisolofias diferentes. A Intel quer cada vez mais MHz, não importanto o ganho real de desempenho. A AMD, por outro lado, desde o lançamento do Athlon, se preocupa com o desempenho. Tanto que os AMD de 2.x GHz batem os Intel de 4 ou mais.

Eu quero ver um Mac OS X rodando num Opteron e num G5, aí sim vamos saber qual é mais rápido. Ambos são 64 bits e dual core (embora ano que vem saiam os Opteron quad core).
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #35 Online: 27 de Novembro de 2005, 16:58:13
Citar
Leo, sobre a qualidade dos componentes, isso é culpa das montadoras. Eu nunca compraria esses lixos de grife que vendem por aí, Dell, HP e afins.

O meu PC eu montei inteiro, escolhi peça por peça. Tudo da melhor qualidade. Fonte Antec, placa-mãe Epox, memória OCZ, placa de vídeo Sapphire.

Esse é outro problema de um Mac. Você não pode escolher as peças, escolhe o conjunto e pronto.

Jan, isso de aumento de temperatura é pura lenda. Há alguns anos, usava um PIII 700 a 60º. Hoje um Athlon S929 funciona a 800 MHz perfeitamente sem cooler nenhum, nem mesmo dissipador. Só com o dissipador, a 1.2 GHz.

O problema é justamente a frequência. Eu considero a frequência como a resolução em fotografia.

A AMD e a Intel têm fisolofias diferentes. A Intel quer cada vez mais MHz, não importanto o ganho real de desempenho. A AMD, por outro lado, desde o lançamento do Athlon, se preocupa com o desempenho. Tanto que os AMD de 2.x GHz batem os Intel de 4 ou mais.

Eu quero ver um Mac OS X rodando num Opteron e num G5, aí sim vamos saber qual é mais rápido. Ambos são 64 bits e dual core (embora ano que vem saiam os Opteron quad core).

Em PC eu sou muito mais AMD do que Intel.
Os Athron batem os P4 da vida.

Eu tenho um Sempron 2.2 ja trampei num P4 HT 3 GHtz, e em programas normais, windows, internet, etc... eu achei o meu PC mais rapido sim.
Teoricamente o HT seria mais rapido, mas nao era o que ocorria, nem mesmo com 1 giga de ram e placa mae da asus.

O que eu sentia era que o meu AMD é mais rapido

Porem, em aplicaçoes pesadas, o HT P4 deve se sair muito melhor.
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


Jan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #36 Online: 27 de Novembro de 2005, 17:01:09
Ricardo,
É bem verdade que no passado todas as peças para mac eram específicas para ele mas hoje em dia Memória Ram, HD, Placa de Vídeo, drives de CD e DVDs, todos são compatíveis com os macs.
Mas se tudo pudesse ser trocado, com placa mãe e processador a Apple iria perder o seu grande diferencial que é um Sistema operacional feito especificamente (otimizado) para rodar em um determinado Hardware.
Quanto ao teste seria muito interessante.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2005, 17:03:54 por Jan »
Diretor de Arte
Equipamento:
Canon EOS 20D + Lente do kit + Canon 100mm 2.8 Macro + Canon 17-40L + Canon 50mm 1.8


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #37 Online: 27 de Novembro de 2005, 17:04:39
Isso vai render muito papo ainda...

Eu tenho aqui um dual core, meu pc tá listado na primeira página do tópico. Quando eu to renderizando efeitos no Liquid Pro (que só roda em plataforma windows) e jogando NFSU 2 não noto nenhuma perda de desempenho. Porque limito o Liquid a primeira CPU e o NFSU 2 a segunda CPU. Então essa é a vantagem do dual core e do HT(é basicamente a mesma coisa só que é um processador real e dois virtuais).

Agora põe um AMD pra fazer a mesma coisa, não quero nem ver...

Valeu!  :thmbup:  
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Thiago Sigrist

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 352
Resposta #38 Online: 27 de Novembro de 2005, 17:16:39
Citar
Não me leve a mal, mas isto absolutamente não é verdade !  :nono:
No quesito hardware o MAC é sempre feito com peças
TOP enquanto os PCs aqui no Brasil são sempre com as piores...

Mas se vc quer um PC com tudo TOP, é só montar com peças TOP !!
Quer um PC bem refrigerado ? Coloca ele refrigerado a água...

PCs prontos TOP tem estes
http://www.alienware.co.uk/main.aspx
Heheheheh...

O pior é que é verdade sim. Eu não me referia às peças em si, até porque as peças de um Mac e de um PC TOP provavelmente têm o mesmo nível de qualidade, mas sim à montagem dessas peças, que é realmente demais.

Mesmo comparando com um desses PCs da Alienware... Se você abrir um PowerMac, e um Alienware, vai ver que não só você consegue abrir o Mac muito mais facilmente, como também o interior do Mac é TÃO mais organizado... Nada de cabos passeando, pendurados, afinal os cabos todos passam por canaletas próprias e tudo mais. Trocar/acrescentar memórias, HDs, placas etc é bem fácil no Mac, mais do que em qualquer PC que eu já vi.

Nesse ponto, eu nunca vi algo tão bem projetado quanto o que a Apple faz. E eu acredito que, se houver um PC tão bem feito quanto um Mac, certamente custará muito próximo. :D

Ah, e o lance da refrigeração realmente é interessante. Me fez lembrar que os únicos PCs mais silenciosos do que Macs que eu já vi eram aqueles refrigerados a água. Os Macs realmente fazem pouco barulho.

[]s,

 -- thiago

PS: Notem que, da mesma forma, dá pra achar milhares de pontos positivos em PCs, sendo que o preço é o principal.
Thiago Massariolli Sigrist
Indaiatuba - SP
-----------------------------
Câmera Grande (DSLR) + Lente
Câmera Compacta


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #39 Online: 27 de Novembro de 2005, 17:25:28
Depois de muito sofrer com PCs montados (mesmo usando só coisas TOP) eu acabei me conformando com o fato de que não há nada melhor do que uma boa equipe de engenheiros para integrar um micro, nem sempre as coisas TOP que escolhemos casam bem, na verdade em 90% dos casos não casam, eu prefiro muito mais um micro de marca boa do que um chingling com peças TOP e isso inclui o Mac, como já disseram só quem já usou todas essas coisas sabe a diferença, eu já usei Mac e PC desde o mais fraquinho ao mais forte, só sinto falta do PC para jogar joguinhos e navegar, para coisas realmente profissionais o mac é imbatível e acredito que com processadores Intel irá continuar sendo, porque como eu disse antes eu não acredito que o diferencial sejam os processadores (que por sinal já foram motorola, IBM, um monte deles) e sim o fantástico sistema operacional dedicado ao hardware e os diferenciais de projeto, quem tem Mac sabe que não existe motivo para você trocar nenhum componente dele, tudo funciona perfeitamente bem e em sincronia, não há gargalos.
O PC tem a vantagem que qualquer um sabe usar e achar as coisas nele, em minha casa eu não uso Mac, nem tem porque, uso PC mesmo porque dá para todo mundo usar tranquilamente.
Agora para trabalhar não tem comparação, Mac na cabeça. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Ricardo Smania

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.063
Resposta #40 Online: 27 de Novembro de 2005, 17:37:17
Citar
Agora põe um AMD pra fazer a mesma coisa, não quero nem ver...
É, não queira ver mesmo, senão se arrepende de ter comprado um Intel.  :risada2:

Leo, se a pessoa souber montar um PC, ele vai funcionar bem sim. Gargalo sempre existe, e o principal é o HD. Enquanto não inventarem uma tecnologia nova, vai continuar sendo assim.
Ricardo Smania - Salto - SP
Desenvolvedor de software
Equipamento:
Panasonic FZ50
Canon A60


Carlo Luciano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.034
  • Sexo: Masculino
  • Rio de Janeiro
    • De Luca Fotografia
Resposta #41 Online: 27 de Novembro de 2005, 17:54:25
Citar
Citar
Agora põe um AMD pra fazer a mesma coisa, não quero nem ver...
É, não queira ver mesmo, senão se arrepende de ter comprado um Intel.  :risada2:
 
Só uma coisinha...

O Liquid Pro é um aplicativo feito para rodar em um sistema multiprocessado, tenho uma amiga que roda uma versão diferente dele, é a Vortex que é para jornalismo, detalhe ela é gerende de informática da Globo, e faz isso em tempo real durante o Jornal Nacional e afins. A AMD pode ser muito boa para tarefas normais, mas a Intel ainda é superior em outros aspectos. Para comecar a falar que o Intel é ruim, podemos  fazer uma coisa, vc leva o seu AMD e eu levo meu Intel para um teste de um programa realmente feito para multitarefa que é o Liquid no caso.

Aqui segue o link com o requerimento mínimo para rodar ele...
Engraçado... não to vendo o nome da AMD em lugar nenhum...
Só tem Intel, nem CPU equivalente aparece...

http://www.pinnaclesys.com/PublicSite/us/P...sumer+Products/
Advanced+Video/Liquid+Edition/Avid+Liquid+PRO+7+Documents/
Technical+Specifications/Technical+Specifications_LIQUIDEDITION7PRO.htm

(quebrei o link em 3 linas pelo tamanho é só juntar que abre)

 
30D + 3000N + 24mm 1.4L + 50mm 1.4 + 135mm 2.0L + 15mm 2.8 FE + 12-24mm 4.5-5.6 + 150mm 2.8 Macro + 550ex
http://www.flickr.com/photos/andarilho/
http://www.delucaphotography.com/br/


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #42 Online: 27 de Novembro de 2005, 18:24:06
Thiago Sigrist, não é como um MAC, mas é bem interessante, observe que até
as placas de vídeo são refrigeradas a água.
http://www.alienware.com/product_detail_pa...SKU-DEFAULT#sub
Eu diria que é bom o suficiente, até porque não se troca de HD e etc todo dia...

Leo Terra, vc sofreu com PC’s montados pq não foram montados/instalados pelo Pictus ;)
É realmente difícil e caro montar um PC Super *TOP* aqui no Brasil :(

 


Jan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
Resposta #43 Online: 27 de Novembro de 2005, 18:37:49
Concordo com o Leo,
Pra montar um PC TOP não é só juntar as melhores peças que vai funcionar bem.
Junte os melhores jogadores do Brasil e veja se vai dar jogo.
É uma questão muito mais técnica dq juntar a melhor placa Mae c/ o melhor  processador c/ a melhor P. de Vídeo,...
Ao meu ver,como leigo em matéria de hardware, é coisa pra quem estudou e saca da arquitetura de computadores.
 
Diretor de Arte
Equipamento:
Canon EOS 20D + Lente do kit + Canon 100mm 2.8 Macro + Canon 17-40L + Canon 50mm 1.8


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #44 Online: 27 de Novembro de 2005, 19:23:20
Intel x AMD
Cada caso é um caso, olhem os artigos lá para terem uma melhor idéia de
quem  é melhor em que...
http://www.tomshardware.com/cpu/index.html