Autor Tópico: Fotos Still - Tempo e Preço  (Lida 23158 vezes)

Daniel Varella

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Varella
Online: 26 de Maio de 2010, 16:52:53
Olá, estou iniciando nessa área de fotos still. Surgiu a oportunidade de fotografar produtos de jardinagem serão no total 350 itens de no máximo 1m³. Gostaria de saber +/- quanto tempo vocês levam em cada produto levando em conta que será usado sistema de flash! O trabalho será executado com 2 fotógrafos por ser um trabalho grande um trabalharia com fotos e o outro com posicionamento dos objetos iluminação e edição das mesmas. As maiores dúvidas seria quanto ao tempo gasto para realizar tal tarefa (350 produtos), a empresa da um prazo de 30 dias para realização do mesmo. E sobre o preço claro que cada fotógrafo tem sua tabela mas quanto seria num total para ter uma base lembrando que a empresa pretende alugar um estúdio. Sei que são muitas duvidas mas se alguem puder ajudar!

Vlw!
Canon 6D + 20mm 2.8 + 16-35mm 2.8L + 24-70mm 2.8L+ 50mm 1.2L + 85mm 1.2L + 100mm 2.8L

Flickr - http://www.flickr.com/photos/danielvarella
Site - www.danielvarella.com.br


Guto Marc

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.445
    • https://reviewdeviagem.com.br
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2010, 10:13:17
Fazendo uma conta muito por cima, já que "quanto cobrar" é algo que não tem como mensurar ainda mais nesse tipo de job:
350 fotos + edição
Se você cobrar R$10 por foto, que eu acho pouco, dá R$ 3500. ahhhh.... quanto dinheiro......
Não é não.
Você tem o custo do estúdio, o custo do segundo fotógrafo, o custo do tratamento, o custo do equipamento, o custo da sua mão de obra. Mas acima de tudo você tem o VALOR DA SUA VISÃO FOTOGRÁFICA.
Eu já fiz still de 50 produtos e demorei dois dias inteiros para somente clicar, mas dois dias de tratamento. Então dá para ter uma idéia de tempo, se bem que alguns produtos são mais fáceis e outros demandam vários ajustes de luz.
Não existe uma tabela de quanto cobrar, mas tenha em mente que você vai ter bastante trabalho.
Um fotógrafo que só escreve e não mostra suas fotos está na profissão errada


Daniel Varella

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Varella
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2010, 11:10:13
exatamente quanto cobrar nao tem como dizer! ja li muito sobre isso e concordo que nao se vende a foto e sim o olhar e arte do fotógrafo. Mas minha maior dúvida seria o tempo, pra saber quanto tempo no estúdio e tal.

Na realidade estou pensando em comprar os flashs e usar uma sala que eu tenho... ja tenho fundo infinito e uma mesa Still de PVC da pra utilizar! porque os gastos com locação do estúdio vao ser altos... e em casa eu tenho ctz que vou produzir muito mais!

Valeu!
Canon 6D + 20mm 2.8 + 16-35mm 2.8L + 24-70mm 2.8L+ 50mm 1.2L + 85mm 1.2L + 100mm 2.8L

Flickr - http://www.flickr.com/photos/danielvarella
Site - www.danielvarella.com.br


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2010, 12:46:02
Daniel, vc precisa computar todos os gastos minuciosamente, considerar o uso que as fotos terão , e tb calcular o seu preço, ou seja, quanto você vale para sair de casa e fotografar. Assim são 3 partes :

os gastos - isso tá fácil - some aluguel de estúdio, gastos com material, fundo, assistente, gasolina, estacionamento, refeições, etc. Cobre tb o arquivamento das fotos, backup, envio em mídia conveniente para o cliente, correio, etc.

o uso das fotos - bem mais subjetivo, mas de igual importância - vc não pode cobrar o mesmo por uma foto que vai aparecer por 1 edição no jornal local, de 10 X 15 cm, ou a mesma foto sendo parte de uma embalagem que vai estar por muitos anos nas estantes dos super mercados em todo o país. Não posso ajudar muito com isso pois moro nos Estados Unidos e aqui esta é uma prática comum e ate existem algumas referências de preços, embora seja ilegal determinar o quanto ( lei anti-truste)

e por fim o quanto você custa - calcule o quanto vc custa prá viver - seu aluguel, comida, escola, impostos, carro, cursos, roupas, tudo mesmo, até diversão. Veja ao longo de um mês quanto isso é. Com este valor nas mãos, calcule quantos dias fotografando por mês você acha que poderia conseguir em uma etapa estável da sua vida profissional - 10 dias? 12? Agora divida aquele valor que vc achou antes por esta quantidade de dias = o resultado é o quanto vc custa por dia, para que possa se sustentar como fotógrafo e não " puxar"  o mercado prá baixo. Se vc der um preço muito baixo pode até conseguir mais trabalhos, mas em pouco tempo estará fora do mercado pq não vai conseguir se sustentar.

Sobre o seu caso, 350 fotos, é coisa prá caramba, dependendo da dificuldade de iluminação. Se vc vai ter só um set com a mesma luz prá todos, tá mais fácil. Mas se tiver que iluminr cada um de maneira diferente, aí seu tempo fotografando se multiplica. Fotos do produto sobre fundo branco sem acessórios, composição de cena, nem nada mais, tb facilita. Experimente montar um set e ver o quanto leva pra fazer uma foto, prá ter uma idéia. Terminei há pouco tempo 50 fotos pra um restaurante, levei 5 dias com 2 sets paralelos, assitente, estilistas, 4 chefs, diretor de arte, etc. Claro que comida é mais elaborado, muitas vezes precisa armar tudo com um prato que vai servir só de teste, prá depois vir o prato final e ser fotografado em apenas poucos segundos, o que dura a comida muitas vezes ( sorvetes, bebidas congeladas, queijo derretido, entre outros). Ainda bem que produtos não derretem, né/? =))

Bem, no final de tudo, não se esqueça de cobrar a pós produção. Aí sim cobro por hora, acho que fica bem mais fácil, e os clientes tb entendem melhor. No meu pacote incluo uma pós básica, conversão, correção de côr leve e sem retoques localizados. Se o cliente aprovar as fotos e pedir retoques depois, cobre `a mais tb.

E muito, muito importante : ponha tudo no papel !!! Faça o cliente aprovar e ASSINAR seu orçamento, determine datas ( de entrega das fotos e de pagamento), e procure mantê-lo sempre imformado do progresso do projeto.
Há situações onde vc vai querer adaptar seu ssitema de calcular preço de outra maneira, mas procure ser consistente. Todo mundo pede desconto, e vc pode negociar principalmente no uso das fotos, mas com cuidado .
Espero que tenha ajudado !
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 12:47:32 por Ana Adams »


Daniel Varella

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Varella
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2010, 12:52:44
Muito Obrigado Ana pela ajuda muito bom o texto.
A maior parte dos materiais é de plástico e vou fazer uma escala dos materiais de tamanhos e material parecidos para evitar ficar trocando ao extremo posição de iluminação. Baseado que em um único dia vou pega materiais do mesmo tamanho com praticamente o mesmo material sao poucos ajustes. E provavelmente vou trabalhar em casa o que facilita muito!

Mas muito obrigado pela ajuda de todos, já da pra começar a pensar em uma base do tempo. Valeu
Abraços!
Canon 6D + 20mm 2.8 + 16-35mm 2.8L + 24-70mm 2.8L+ 50mm 1.2L + 85mm 1.2L + 100mm 2.8L

Flickr - http://www.flickr.com/photos/danielvarella
Site - www.danielvarella.com.br


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2010, 13:00:05
Muito Obrigado Ana pela ajuda muito bom o texto.
A maior parte dos materiais é de plástico e vou fazer uma escala dos materiais de tamanhos e material parecidos para evitar ficar trocando ao extremo posição de iluminação. Baseado que em um único dia vou pega materiais do mesmo tamanho com praticamente o mesmo material sao poucos ajustes. E provavelmente vou trabalhar em casa o que facilita muito!

Mas muito obrigado pela ajuda de todos, já da pra começar a pensar em uma base do tempo. Valeu
Abraços!

Legal, Daniel, tá mais simples.
Mais uma coisa... já que são tantos produtos, e provavelmente muitos serão parecidos, pense em uma maneira de não perder o controle sobre que produto é o de que foto. Provavelmente criar um sistema de dar nome aos files, que inclua talvez, o número de série do fabricante ou algo que o torne único. :ok:


Daniel Varella

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Varella
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2010, 13:18:20
é se a proposta for aprovada ja estou pedindo junto ao cliente uma lista com todos os objetos, vou colocar uma pequena etiqueta neles com um código simples que seja o mesmo do arquivo! ai consigo rápidamente saber qual objeto ja foi fotografado, qual ainda está na fila de espera e qual ainda precisa ser refeito caso ocorra!
E quanto a edição tenho uma colega que trabalha na area, tem uma edição muito boa e vou contar com ela claro ela vai ganhar a parte dela nisso.

Facilita muito essa ajuda extra pq posso me concentrar somente nas fotos!
Canon 6D + 20mm 2.8 + 16-35mm 2.8L + 24-70mm 2.8L+ 50mm 1.2L + 85mm 1.2L + 100mm 2.8L

Flickr - http://www.flickr.com/photos/danielvarella
Site - www.danielvarella.com.br


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2010, 16:06:25
Edição tb faço, as photoshopadas... :D


Daniel Varella

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 22
  • Sexo: Masculino
    • Daniel Varella
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2010, 18:40:58
seria legal quem tem mais experiencia ai passar uns Sets com flash para Still...
Em estudio a galera coloca um flash no tripé pequeno estourando o fundo, como faria na mesa Still ja que seu tamanho é reduzido? Porque as fotos seria pra recorte então quanto mais branco e uniforme o fundo melhor!

Canon 6D + 20mm 2.8 + 16-35mm 2.8L + 24-70mm 2.8L+ 50mm 1.2L + 85mm 1.2L + 100mm 2.8L

Flickr - http://www.flickr.com/photos/danielvarella
Site - www.danielvarella.com.br


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #9 Online: 02 de Junho de 2010, 22:09:10
a ana disse tudo...

cobre de acordo com o tempo que vc irá gastar e o trabalho que vc irá ter.. como todo orçamento, é importantíssimo calcular todos os gastos, por menores que sejam.

350 produtos é coisa pra caramba, eu chutaria uns 5 dias pra fotografar tudo com tranquilidade. vc vai apanhar um pouco no começo.. e em média vai tirar umas 20 fotos de cada produto, o que gera pelo menos 7mil clicks.

uma coisa importante, é saber qual será a finalidade dessas fotos. não adianta nada vc cobrar 3.500,00 por umas fotos de um produto sazonal que vai precisar de novas fotos daqui a 1 semana, esquece, não vai ser aprovado. e tbm será extremamente barato cobrar 3500,00 por fotos que a empresa vai usar a vontade durante os próximos 20 anos.. entende? procure entender a finalidade.. quanto mais durarem as fotos para o cliente, melhores e mais caras tem que ser as imagens.

o ideal é averiguar junto ao cliente, o que ele deseja, o que ele quer passar com as fotos daqueles produtos, quais as finalidades e aonde serão usados. não adianta nada vc perder um tempão fazendo uma composição com fundos, sendo que a imagem vai ser recortada depois pra colocar num panfleto tipo aqueles de supermercado..................

tendo uma boa conversa com o cliente, vc já uma ideia muito boa do que vai fazer.

abraços
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 22:16:35 por Lelo »


fer lfstudio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia,Patins,Meus Filhos, paixão pessoal...
Resposta #10 Online: 05 de Junho de 2010, 14:04:01
Parabéns Ana pela aula de como vender e cobrar pelo seviço, tenho certeza que vai ser de grande valia para muitos do forum, muito obrigado.
O Mundo é uma fotografia, basta eternizá-lo com um Clik!!!!!!


Ana Adams

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2010, 18:00:46
Não tem de quê, pessoal... só estou passando adiante o que tb aprendi  :ok:


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #12 Online: 06 de Junho de 2010, 10:55:25
Caramba, eu acho que na teoria e legal mas pelo menos na pratica o que observo e uma selvageria de precos e qualidade... Ja perdi alguns trabalhos por precos que beiravam o custo e nao pego nao.

Teve um caso interessante esta semana onde haviam 30 produtos para fotografar e cobrei apenas 500 reais pois e um amigo e o setup de luz era facil e igual para todos eles... mas avisei que nao ia tratar as fotos. No final ele desistiu pois achou muito caro... Quando solicitou o orcamento a outros fotografos o mais barato foi os mesmos 500 reais e o servico ficou uma josta.. na media o pessoal tava cobrando 2000 pelo servico.

Ou seja na irracionalidade do ser humando em busca do melhor preco ele vai ter que fazer de novo o servico so que desta vez estou cobrando 1500 hehehe... (pelo menos as fotos vao tratadas), mas fica de licao pois no final de contas saiu por mais de 2000 o servico e com prazo 3x maior que o esperado...

Vale lembrar tambem que no caso de trabalhos no qual vc nao possui experiencia fica meio dificil competir preco com quem ja possui experiencia, haja visto a qualidade, workflow, etcetcetce envolvidos. Nao basta apenas ter um bom equipamento tem que saber usa-lo. Com cuidado para nao baixar demais o preco negocie com seu cliente e explique para ele que fara um preco mais baixo em funcao de um portfolio que vc usara como promocao pessoal e que nos proximos trabalhos nao terao este "desconto".