Autor Tópico: Dúvida sobre longa exposição  (Lida 3944 vezes)

pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Novembro de 2005, 02:00:46
Geralmente as fotos que eu vejo de longa exposição, as luzes saem em forma de "estrelas", como esta foto:



Eu gosto bastante do efeito e fui tentar fazer isso com a câmera de um amigo (Sony P73). Mas a foto não saiu dessa maneira. Saiu "normal".. Olhem:


Usei ISO 100,  F 10 (117 mm - tele) e a velocidade do obturador  30 sec


Bem, gostaria de saber se esse "efeito" varia de câmera p/ câmera ou se eu errei em algo. =P
   


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #1 Online: 26 de Novembro de 2005, 02:05:32
Bom, nas compactas não sei, mas em geral esse efeito é conseguido com pequenas aberturas do diafragma.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 26 de Novembro de 2005, 02:08:07
Citar
(...)em geral esse efeito é conseguido com pequenas aberturas do diafragma.

Menores que F10?
Bem, quanto maior o número, menor é abertura né?  


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #3 Online: 26 de Novembro de 2005, 02:33:57
Sim. F10 é a menor abertura da P73, se eu não me engano.

Aliás, essas "pontas" da estrela formada devem ser a luz desviada pelos cantos do diafragma. Numa lente de SLR, um diafragma bem fechado deve ficar semelhante a um hexágono. Já na P73, se ele ficar com uma forma semelhante à de um círculo, talvez não seja possível conseguir esse efeito.

Sei lá, é um chute meu :P


Tente usar uma abertura pequena na menor distância focal (sem zoom) e veja se não melhora...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2005, 02:36:19 por Francisco »
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #4 Online: 26 de Novembro de 2005, 02:41:58
Citar
Sim. F10 é a menor abertura da P73, se eu não me engano.

Aliás, essas "pontas" da estrela formada devem ser a luz desviada pelos cantos do diafragma. Numa lente de SLR, um diafragma bem fechado deve ficar semelhante a um hexágono. Já na P73, se ele ficar com uma forma semelhante à de um círculo, talvez não seja possível conseguir esse efeito.

Sei lá, é um chute meu :P


Tente usar uma abertura pequena na menor distância focal (sem zoom) e veja se não melhora...
Eu não entendo muito disso, mas já ouvi por aí que a forma depende do fato de o número de lâminas ser par ou ímpar...


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 26 de Novembro de 2005, 02:45:25
Citar
Tente usar uma abertura pequena na menor distância focal (sem zoom) e veja se não melhora...

No modo manual desta câmera, só dá para escolher duas aberturas. Em wide só dá para colocar em 2.8 e 5.6 (que já tentei e o resultado foi o mesmo =/ )


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #6 Online: 26 de Novembro de 2005, 02:46:01
Citar
Geralmente as fotos que eu vejo de longa exposição, as luzes saem em forma de "estrelas", como esta foto:

Olá!
Tudo jóia?
Bem, é claro que este efeito varia um pouco conforme a luz (conforme ela é projetada) e conforme a abertura, etc... mas esta variação é mínima para se obter ou não este efeito assim tão grande...
Para se conseguir este efeito com maior segurança e com exatidão, existem vários tipos de filtros, os quais vc coloca na frente da lente. Se não me engano o próprio nome do filtro é filtro estrela hehehehe
Muitos fotógrafos de casamento usam este tipo de filtro em suas câmeras para se obter uma foto desse tipo.
Abraços,

Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



B.Gomes

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.547
Resposta #7 Online: 26 de Novembro de 2005, 02:46:34
Citar
Citar
(...)em geral esse efeito é conseguido com pequenas aberturas do diafragma.

Menores que F10?
Bem, quanto maior o número, menor é abertura né?
É só ter em mente que a abertura é uma relação, "f" (ou 1) dividido por alguma coisa. Por isso se expressa em f/x. Logo, quanto maior for o valor de x, menor é o número e, em conseqüência, a abertura.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 26 de Novembro de 2005, 03:19:17
Citar
Para se conseguir este efeito com maior segurança e com exatidão, existem vários tipos de filtros, os quais vc coloca na frente da lente. Se não me engano o próprio nome do filtro é filtro estrela hehehehe

Não tenho nem a câmera.. filtros então...  :laughing:

Mas valeu pela dica! =]
Tentarei novamente com uma A610 (quando comprarem para mim rs)
Espero que não demore muito!!


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #9 Online: 26 de Novembro de 2005, 04:36:44
Agora lembrei que eu li num livro de fotografia que você pode pegar cartolina preta opaca, fazer um recorte de estrela e colocar na frente da lente.

Isso faria com que os círculos desfocados ao fundo assumissem a forma do recorte da cartolina, mas isso só funcionaria em regiões fora da profundidade de campo... os resultados ficam bem interessantes. Dá para fazer com que o fundo desfocado fique cheio de corações de todos os tamanhos e coisas bem meigas do tipo :P  

Pena que eu não tenho cartolina preta para testar e mostrar os resultados.

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #10 Online: 26 de Novembro de 2005, 06:51:45
Eita! Que estranho...
Quero tentar algo assim, ehehehe
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 26 de Novembro de 2005, 12:55:46
Só usar pequenas aberturas, o número de vertices do diafragma vai determinar o número de pontas das estrelinhas.
Sugiro usar uma lente ruim para isso porque as que tem o diafragma mais arredondado não são tão sugeitas a isso. :)
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2005, 18:29:41
Citar
Agora lembrei que eu li num livro de fotografia que você pode pegar cartolina preta opaca, fazer um recorte de estrela e colocar na frente da lente.

Nossa, que engraçado isso. =P
Será que dá certo mesmo?
Se alguém fizer o teste, poste uma foto aqui, por favor!



Citar
Só usar pequenas aberturas, o número de vertices do diafragma vai determinar o número de pontas das estrelinhas.
Sugiro usar uma lente ruim para isso porque as que tem o diafragma mais arredondado não são tão sugeitas a isso. :)

É, a abertura pequena eu já usei.
Hehehe... é difícil usar lentes porque a câmera é de um amigo e não seria fácil convencê-lo a comprar lentes (até porque ele não pretende aprender fotografia)... =/


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #13 Online: 27 de Novembro de 2005, 23:56:49
Citar
Citar
Agora lembrei que eu li num livro de fotografia que você pode pegar cartolina preta opaca, fazer um recorte de estrela e colocar na frente da lente.

Nossa, que engraçado isso. =P
Será que dá certo mesmo?
Se alguém fizer o teste, poste uma foto aqui, por favor!



Citar
Só usar pequenas aberturas, o número de vertices do diafragma vai determinar o número de pontas das estrelinhas.
Sugiro usar uma lente ruim para isso porque as que tem o diafragma mais arredondado não são tão sugeitas a isso. :)

É, a abertura pequena eu já usei.
Hehehe... é difícil usar lentes porque a câmera é de um amigo e não seria fácil convencê-lo a comprar lentes (até porque ele não pretende aprender fotografia)... =/
Acho que tem que usar uma abertura pequena também para que o recorte não interfira na composição da foto. Tentei na minha Sony P72 e não deu muito certo, até porque nada desfoca o fundo dela a ponto de formar aqueles círculos desfocados. Tem que ser uma lente de verdade mesmo.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2005, 11:25:50
Citar
Só usar pequenas aberturas, o número de vertices do diafragma vai determinar o número de pontas das estrelinhas.
Sugiro usar uma lente ruim para isso porque as que tem o diafragma mais arredondado não são tão sugeitas a isso. :)
Minha canon A510 faz estrelinhas... entao a lente dela é ruim ??
 :bye2:  :bye2:  :bye2:  :bye2:  
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ