Autor Tópico: Fotografia na UNIP.  (Lida 17787 vezes)

Fer_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Fevereiro de 2010, 13:58:51
Ola pessoal,blz?Estava pensando em cursar fotografia na UNIP,pois na minha cidade não tenho nenhuma opção,e a UNIP em Araraquara é o mais proximo pra mim,vc conhecem o curso,sabem se é bom ou ruim,me ajudem aew...vlw galera.
Canon XS (1000D)
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Flah Canon 430 EX II Speedlite


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 16:16:46
Fer,

Me formei em fotografia ano passado na UNIP. Considerei o curso razoável, as matérias conceituais/teóricas são bastante condensadas e as práticas acelaradas. Você vai ter bastante exercícios em estúdio, externas e trabalhos teóricos.
Diante do investimento "baixo" (comparando com outros cursos de graduação em foto) vale a pena sim, mas esteja preparado para estudar "por fora" a área que te interessar, o curso da UNIP não vai te formar um fotógrafo especializado em nenhuma área.

Sabe como é, "o aluno faz a faculdade", se você estiver empenhado com certeza aprenderá bastante.

Enfim, recomendo o curso sim!

Abraço.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 16:23:43
Deixa eu comentar algumas disciplinas para ver se motiva! hehehehe

Produção Fotográfica: Você vai aprender uns maçetes de como produzir fotografias estúdio e externas, orçamentos e logística.
Fotografia Jornalística: O professor vai te enfiar numas "furadas" bem legais, vai exigir eficiência e um "olhar diferenciado".
Fotografia Digital: Você vai entender dos formatos digitais, compressão de imagens, comparar os tipos de sensores.
Fotografia Científica: Lá vai você fotografar botânica, partes do corpo, dentes, animais, legal demais!
Laboratório PB: Você vai aprender a fotografar com câmera mecânica, revelar e ampliar suas fotos PB, é muuuuito bom!
Fotografia Publicitária: O professore vai te dar um briefing e você vai se virar! Muito legal também!


Abraço!


Fer_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 58
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 18:18:15
Legal dondon,parabens!
Mas no curso,vc usava seu proprio equipamento ou o equipamento era fornecido pela UNIP?
Vlw

P.S.me amarro em fotografar animais,flores...hehe
Canon XS (1000D)
Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS
Canon EF 50mm f/1.8 II
Canon EF 24-105mm f/4L IS USM
Flah Canon 430 EX II Speedlite


Ivan Lee

  • Trade Count: (11)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 861
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 19:37:30
Antes de fazer faculdade de cinema, eu tentei Fotografia na UNIP de São José dos Campos, mas infelizmente (ou felizmente) não formou turma, na época eu achei um absurdo

Sony Alpha A77 e Alpha A550 - Tamron 17-50 f/2.8 - Minolta 35 f/2 - Sony 50 f/1.4 - Minolta 28-70 f/2.8G - Sony 70-300 f/4.5-5.6 G SSM - Carl Zeiss 135 f/1.8


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #5 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 16:44:41
Legal dondon,parabens!
Mas no curso,vc usava seu proprio equipamento ou o equipamento era fornecido pela UNIP?
Vlw

P.S.me amarro em fotografar animais,flores...hehe

Fer, usava meu próprio equipamento sempre que precisava fazer qualquer coisa externa. O UNIP tem Nikons Digitais e Analógicas mas não podem sair de dentro da faculdade (absurdo). Para laboratório PB a gente comprava a maioria dos filmes e do papel fotográfico, mas os quiímicos eram fornecidos.
O ideal é ter um equipamento digital para fazer o curso sim, não dá pra depender só do equipo da faculdade.

Lee, mesmo em São Paulo a UNIP tem uma certa dificuldade de abrir turmas, geralmente conseguem abrir só 2 turmas em certas unidades sendo que abrem inscrição em várias unidades.

Abraço.


amandasilva

  • Trade Count: (15)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 102
Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 21:50:50
Muito interessante mesmo


cecgodoy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2010, 12:40:46
Oi.

Muito obrigado por compartilhar suas opiniões aqui!

Eu gostaria de saber um pouco mais sobre essa disciplina de fotografia científica, pois meu tema de maior interesse é  justamente a fotografia de elementos da natureza, que uso em minhas aulas de ciências.

Qual é o conteúdo dessa disciplina?

Qual é a bibliografia recomendada?

Que tipo de exercícios são realizados?

Agradeço pela atenção.

Atenciosamente.

Carlos Eduardo Godoy.






Deixa eu comentar algumas disciplinas para ver se motiva! hehehehe

Produção Fotográfica: Você vai aprender uns maçetes de como produzir fotografias estúdio e externas, orçamentos e logística.
Fotografia Jornalística: O professor vai te enfiar numas "furadas" bem legais, vai exigir eficiência e um "olhar diferenciado".
Fotografia Digital: Você vai entender dos formatos digitais, compressão de imagens, comparar os tipos de sensores.
Fotografia Científica: Lá vai você fotografar botânica, partes do corpo, dentes, animais, legal demais!
Laboratório PB: Você vai aprender a fotografar com câmera mecânica, revelar e ampliar suas fotos PB, é muuuuito bom!
Fotografia Publicitária: O professore vai te dar um briefing e você vai se virar! Muito legal também!


Abraço!


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2010, 22:38:33
Carlos,

A disciplina tratou de vários ramos da fotografia científica. Animais, insetos (macro), fotografia odontológica e um pouquinho de botânica. A bibliografia, pelo menos no meu caso, foram apostilas de autoria do professor que, infelizmente, não tenho autorização para repassar.

Os exercícios eram feitos "em campo" (botânica e animais) e em estúdio (odontológica, insetos e afins). Com supervisão do professor e posterior avaliação das imagens.

Vou procurar alguma referência bacana pra te indicar, quando achar posto aqui.

Abraço.


cecgodoy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2010, 17:30:02
Oi.

Muito obrigado pela atenção!

Não se preocupe com as apostilas! Você tem toda a razão em respeitar o autor!

Quero me aprofundar no assunto e por essa razão estou em busca de informações mais detalhadas sobre o que se aprende nessa disciplina.

Você poderia me passar ao menos os "cuidados básicos e princípios desse tipo de fotografia"?

Algumas vezes penso em fazer essa graduação, mas não sei se daria conta de 2 anos de aulas diárias a noite... Sou professor de ciências e dou aulas todos os dias!

Agradeço pela atenção.

Atenciosamente.

Carlos Eduardo.





Carlos,

A disciplina tratou de vários ramos da fotografia científica. Animais, insetos (macro), fotografia odontológica e um pouquinho de botânica. A bibliografia, pelo menos no meu caso, foram apostilas de autoria do professor que, infelizmente, não tenho autorização para repassar.

Os exercícios eram feitos "em campo" (botânica e animais) e em estúdio (odontológica, insetos e afins). Com supervisão do professor e posterior avaliação das imagens.

Vou procurar alguma referência bacana pra te indicar, quando achar posto aqui.

Abraço.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2010, 18:05:43
Carlos, acabei encontrando um espaço onde esse meu professor publica muita coisa sobre o tema:

http://www.scribd.com/bellarmini

Não me parece completo, mas acho que vale para você dar um "ponta-pé" nos estudos.

PS: Como ele publicou na internet e achei pelo Google, imagino que esteja tranquilo quanto à distribuição.

Abraços.


cecgodoy

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 20
Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2010, 18:26:56
Oi.

Muito obrigado!

Vou ler cuidadosamente! Tenho lido muitos livros sobre fotografia em geral e quero ter bases teóricas para aquilo que tento fazer com a câmera.

Acredito até que faço algumas fotos bem legais, mas quero ir além! Quero aprender mais para poder compartilhar com meus alunos!

Agradeço pela ajuda.

Abs.

Carlos Eduardo.





Carlos, acabei encontrando um espaço onde esse meu professor publica muita coisa sobre o tema:

http://www.scribd.com/bellarmini

Não me parece completo, mas acho que vale para você dar um "ponta-pé" nos estudos.

PS: Como ele publicou na internet e achei pelo Google, imagino que esteja tranquilo quanto à distribuição.

Abraços.
« Última modificação: 24 de Maio de 2010, 18:29:07 por cecgodoy »


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2010, 21:11:05
Poste os resultados obtidos pra gente tentar te ajudar. ;)

Abraço.