Autor Tópico: Fotografar Livro (texto)  (Lida 6722 vezes)

heberhpc@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Junho de 2010, 00:06:20
Ola...

Sou novo no forúm, e sei muito pouco sobre fotografia. Mas por causa de um interesse especial decide buscar informações com profissionais e pessoas que entendem muito de assunto... por isso recorri ao Forúm...

Minha Dúvida é a seguinte...: Como fazer fotos digitais de páginas de livros de maneira que o texto fique legível e possa ser reconhecido por software de OCR? 

Há vários scanners de livros que usam a cameras fotográficas e não método tradicional de scanner de mesa.

Precisava saber sobre técnicas, cameras, e outras informções que possam me ajudar. Para tirar fotos de paginas de livros há algumas observações... a foto tem que ser disparada por acionador externo ou no caso de cameras digitais, se for possível pelo pc quando a camera estiver conectada.

Desde já peço desculpas por estar "invadindo" um forúm como este e tomando tempo,,, mas é que resolvi buscar informações com que conhece do assunto ,(de amador aqui basta eu...)


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2010, 14:58:04
Amigo,

O equipamento "profissional" para fazer isso consiste em mais ou menos o seguinte: uma mesa com coluna para fixação da máquina e duas fontes de luz dispostas simetricamente para iluminar o assunto e não gerar sombras. Veja na imagem:



A ideia é simples e eficiente, se não quiser comprar um equipamento desses improvise em casa com luminárias e seu tripé, de preferência aqueles que têm coluna "dobrável"


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2010, 15:00:15