Autor Tópico: Fotografar Livro (texto)  (Lida 6722 vezes)

heberhpc@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Online: 08 de Junho de 2010, 00:06:20
Ola...

Sou novo no forúm, e sei muito pouco sobre fotografia. Mas por causa de um interesse especial decide buscar informações com profissionais e pessoas que entendem muito de assunto... por isso recorri ao Forúm...

Minha Dúvida é a seguinte...: Como fazer fotos digitais de páginas de livros de maneira que o texto fique legível e possa ser reconhecido por software de OCR? 

Há vários scanners de livros que usam a cameras fotográficas e não método tradicional de scanner de mesa.

Precisava saber sobre técnicas, cameras, e outras informções que possam me ajudar. Para tirar fotos de paginas de livros há algumas observações... a foto tem que ser disparada por acionador externo ou no caso de cameras digitais, se for possível pelo pc quando a camera estiver conectada.

Desde já peço desculpas por estar "invadindo" um forúm como este e tomando tempo,,, mas é que resolvi buscar informações com que conhece do assunto ,(de amador aqui basta eu...)


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #1 Online: 08 de Junho de 2010, 14:58:04
Amigo,

O equipamento "profissional" para fazer isso consiste em mais ou menos o seguinte: uma mesa com coluna para fixação da máquina e duas fontes de luz dispostas simetricamente para iluminar o assunto e não gerar sombras. Veja na imagem:



A ideia é simples e eficiente, se não quiser comprar um equipamento desses improvise em casa com luminárias e seu tripé, de preferência aqueles que têm coluna "dobrável"


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2010, 15:00:15
Quanto ao acionamento da câmera, os fabricantes (acho que todos) têm no software básico que vem com a câmera um pacote de utilitários que permitem esse controle via PC, mas não acho prático. Use um controle remoto sem fio ou um cabo disparador, facilmente compráveis para todas as marcas.

PS: Nunca é demais lembrar que os direitos autorais existem, cuidado ao reproduzir conteúdos de livros e afins, se não tiver autorização de autor/editora.


heberhpc@hotmail.com

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 2
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2010, 23:44:58
Quanto ao acionamento da câmera, os fabricantes (acho que todos) têm no software básico que vem com a câmera um pacote de utilitários que permitem esse controle via PC, mas não acho prático. Use um controle remoto sem fio ou um cabo disparador, facilmente compráveis para todas as marcas.

PS: Nunca é demais lembrar que os direitos autorais existem, cuidado ao reproduzir conteúdos de livros e afins, se não tiver autorização de autor/editora.


Alguem poderia me sugerir alguns modelos de câmera para isso...?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #4 Online: 09 de Junho de 2010, 10:17:52
Heber, achei que você já tinha a câmera.

Qualquer modelo de DSLR "de entrada" vai te atender nessa tarefa, Canon XSi ou T1i, Nikon D90, D3000 ou D5000. Dependendo da qualidade que você precisa, até câmeras compactas farão sem drama, mas não têm o acionamento remoto.

Agora, se a idéia é apenas reproduzir páginas de livros, use um escaner comum, de mesa, HP ou EPSON, seu investimento será MUITO menor.


kirilos

  • Trade Count: (3)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 9
Resposta #5 Online: 11 de Junho de 2010, 18:48:50
coloque o papel sobre ua mesa,e essa mesa encostada na parede, direcioe o flsh pra parede e faça a foto.. fica perfeita