Autor Tópico: Duvida sobre battery pack  (Lida 2472 vezes)

Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Online: 26 de Maio de 2010, 21:22:28
olá

eu comprei um battery pack para minha 20D (na real serve até para a 50D) que servem 2 baterias BP511.
http://www.dealextreme.com/details.dx/sku.28917

Funciona muito bem, e tem uma pega de mão ótima, ainda mais para mim que tenho mão grande.

Só que eu não descobri como que ele faz o gerenciamento de baterias. Se eu to com uma bateria meia boca instalada e coloco a segunda cheia, o visor de bateria da camera não indica carga cheia e continua pela metade. Se estou com uma bateria cheia e coloco uma a meio pau, o visor continua indicando 100%.

alguem tem esses battery pack com 2 baterias e já descobriu como funciona isso?

valeu!
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2010, 22:38:19
Denis, eu tenho um genérico desses para a XSi. O que pude notar é que mesmo com as duas baterias carregadas ele rapidamente baixa um ponto no indicador da cam. Mais um pouco ele baixa outro ponto, ficando com um só. E daí a bateria dura prá caramba, sempre marcando um ponto só. Normalmente a medição é feita pela corrente máxima fornecida, não sei se qual o processo que a camara leva em conta quando verifica que tem um grip instalado.

Mas um detalhe, não é legal ficar misturando baterias carregadas com baterias meia boca. TEnho dois pares de baterias, e sempre uso elas em conjunto.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2010, 23:26:20
Realmente, na minha 20D acontece a mesma coisa com GRIP original...cara...bati umas 1300 fotos e nem mexeu os "pauzin" da bateria ainda...to de cara como é econômica essa 20D...
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2010, 23:45:23
olha, eu só uso bateria generica e não é lá essas coisas não. acho que dá umas 500 fotos e olhe lá.

Alexandre, qual a moral de usar 2 baterias? Ok, teoricamente se dobra o tempo de uso, mas raramente se usa a camera por um tempo tão longo assim, pelo menos no meu caso... Mas a camera fica um chumbo!!!
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2010, 23:58:24
Denis, eu também uso genérica, mas as minhas aguentam bastante.

Na realidade, me expressei mal. Uso o grip com uma bateria só também, mas quando vou fazer alguma coisa que possa gerar um grande número de fotos, coloco duas carregadas, nunca misturo uma carregada com uma já usada.

Fabrizio, imagino que a XSi gaste mais que a 20D em função do LCD bem maior, mas não sei até onde ela aguenta. Outra coisa, a lente usada também altera o número de fotos de uma carga. Dizem que a EF 28-135mm quando está com o IS ligado é uma devoradora de carga. Não sei se é verdade, mesmo com ela nunca consegui estourar a carga de duas baterias no grip numa pegada só.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2010, 00:44:48
Pelo que vi no meu grip, ele simplesmente coloca as baterias em paralelo o que para baterias Li-Po/Li-ion pode ser até perigoso. O ideal é sempre usar baterias do mesmo tipo e com carga total em ambas, nunca use genérica com original ou meia carga com carregada, isso vai gerar um problema comum nesse tipo de bateria que é o desbalanceamento que pode até provocar a explosão da bateria.

Outra coisa, não é bom usar genéricas, a bateria é talvez a parte mais barata do equipamento, então gaste um pouco mais e compre originais, melhor gastar R$150,00 em uma original e preservar sua câmera de R$2.000,00, R$4.000,00, ou mais.

[ ]s

Formel


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2010, 01:15:42
medindo com um multimetro, a tensão que sai do battery pack é um pouco menor que a tensão medida na bateria, coisa de 0,5v. talvez ele limite a tensão de algum modo para proteger a camera, sei lá.

tentei abrir ele para descobrir o circuito mas não da, teria que descolar a borracha que tem em volta e não ficareia legal depois de remontado.

Formel, qual seria a razão de estragar a camera por causa de uma bateria generica? se não tiver uma tensão muito acima do nominal teoricamente não teria grandes problemas.
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2010, 09:21:07
Pessoal, um conselho:

NÃO USEM BATERIAS DIFERENTES!!!!!

E deme preferência as originais. Pensem, já investiu-se uma grana alta na câmera, porque minguar na bateria extra ? Comprem originais e eliminem riscos.
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 09:23:31 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Formel

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.189
  • Sexo: Masculino
    • Formel Fotografia
Resposta #8 Online: 29 de Maio de 2010, 14:22:10
medindo com um multimetro, a tensão que sai do battery pack é um pouco menor que a tensão medida na bateria, coisa de 0,5v. talvez ele limite a tensão de algum modo para proteger a camera, sei lá.

tentei abrir ele para descobrir o circuito mas não da, teria que descolar a borracha que tem em volta e não ficareia legal depois de remontado.

Formel, qual seria a razão de estragar a camera por causa de uma bateria generica? se não tiver uma tensão muito acima do nominal teoricamente não teria grandes problemas.

Bateias de lítion quando se usa mais de uma célula têm que ser balanceadas de alguma forma, se uma delas começar a descarregar mais rápido e não existir nenhum mecanismo de proteção elas podem até explodir. E posso dizer que a diferença de tensão não precisa ser muito grande. O problema não é a câmera em si, mas a própria bateria. Isso é uma característica desse tipo de bateria. Por isso que quase todas as baterias de lítion têm algum tipo de circuito no próprio "corpo" da bateria para evitar carga e descarga além de um limite que o fabricante estabelece.

No caso das genéricas, como saber se esse circuito funciona de forma correta? Usando ela sozinha na câmera (embora eu não faça isso), nem vejo muito problema, o pior é colocar essas baterias em paralelo como ocorre no caso de se usar um grip. Ao se usar baterias de lítion em paralelo as células devem ser iguais em especificação, ou tem que existir algum circuito para lidar com células que apresentem alguma diferença.

E medir a tensão sem carga não significa muito, o ideal é medir a tensão da bateria em uso, neste caso um multímetro comum não serviria, seria necessário fazer um shunt ou usar um bom alicate amperimêtro para corrente contínua.

Um bom lugar para se obter informações sobre baterias: http://www.batteryuniversity.com/partone-5.htm

[ ]s

Formel