Autor Tópico: Canon M3 em 2023!!!! + TTArtisan 35mm 1.4  (Lida 1112 vezes)

vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Online: 15 de Novembro de 2023, 15:26:30
Eu queria uma câmera menor que minha M6 mark II e uma mais barata.
Sabe o conceito de celular do ladrão? Então rsrsrsr
Câmera para ficar largada no carro, na mochila, na mesa, no meio fio, acho que já deu pra ter uma ideia.

Estava de olho na M200 nova no Ali ou em uma M100 usada no BR.
Motivos de sempre, usar minhas lentes Canon.
O remessa conforme me quebrou, e o preço das câmeras usadas aqui é sempre surreal.

Eis que encontrei uma M3 por 1.500,00.

A principio rejeitei a ideia porque não tem dual pixel.
Porém acabei de comprar 02 lentes manuais, TTArtisans 35mm 1.4 e a macro 40mm 2.8, assim o AF deixou de ser uma preocupação.







Câmera na mão, vamos a um mini review.

Auto Focus

O AF não se compara nem com a M50, é uma categoria abaixo, não foi atoa que a M3 sofreu muita critica no lançamento comparada com as Sony A6xxx.
Eu diria que é mais lento que uma T5 em algumas situações porem é bem mais preciso.

Aqui temos o Hybrid CMOS AF III, o hibrido é da mistura do foco de fase no sensor com foco por contraste.
O problema é justamente o foco por contraste, quando o sensor de fase crava o foco é tudo lindo, mas quando precisa refinar o foco usando o contraste é que a coisa fica ruim.

O problema até agora só me incomodou em teles, df maior que 55mm, quando o foco por contraste sai do assunto e cai no cenario de fundo, ali ele volta em camera lenta tentando encontrar o assunto novamente.

Ergonomia e usabilidade

Apesar de ser pequena, ela parece ser melhor que a M50 na questão dos dials e botões.
Porém essa câmera é incrivelmente nerfada no software!
Não consigo mudar o botão do iso, eu gosto de colocar nesse botão de cima m-fn.
Na pratica não consigo customizar quase nada.

Pra ter ideia, o menu que configura o nome dos arquivos e etc, só me dar opção de salvar as fotos por dia ou por mês.
Completamente diferente de todas canon que já tive.

Não existe opção de habilitar/desabilitar a simulação de exposição, isso é feito automaticamente quando ela detecta o flash. :doh:

Isso tem implicações no uso de lentes manuais sem comunicação com a câmera.
No modo manual a simulação fica habilitada, o que pode dificultar o foco.

Nos modos AV e TV ela fica desabilitada, facilita o foco mas perdemos a visualização da exposição.
E o comportamento muda se tiver com ou sem o histograma na tela.

Já ia me esquecendo, ela não tem chave de liga desliga, é um botão, toda hora eu fico passando o dedo procurando a chave  :hysterical:

Desempenho

Ela é mais lenta que a M50, quem já teve uma sabe que temos que desligar tudo para a M50 ficar rápida.
A M3 não adianta muito mas é obrigatório desligar o review das fotos, demora uma eternidade pra voltar a fotografar.
São 05 FPS no cartões aqui e demora uma eternidade para limpar o buffer.

Considerações finais

Estou gostando da câmera, por 1.500 reais e com a TTArtisan 35mm 1.4 praticamente colada nela, não tenho do que reclamar.
Agora ando sempre com uma câmera e estou usando menos o celular para fotos no dia a dia.
Devo começar até a fazer mais fotografia de rua.

Sonys A6xxx

Acredito serem as melhores apsc com essa forma compacta.
Só não comprei uma porque aqui no Brasil elas são muito caras!
O pessoal de vídeo usa muito elas profissionalmente, ai já viu né.

Fotos com a TTArtisan 35mm 1.4


















"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.190
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #1 Online: 15 de Novembro de 2023, 16:31:01




Muito legal seu relato e mini-review  :ok:
Já alguns anos sou usuário de uma M50, justamente porque queira diminuir o tamanho, uso também lentes chinesas e na verdade gosto muito do resultado que elas dão.
Essa foto ficou show  :clap: :clap:


José Getúlio Oliveira

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 644
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 16 de Novembro de 2023, 11:42:33
Na foto "Proibido tomar banho", rsrs, Risco de Afogamento, não dava... eu acho.


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2023, 12:17:45
Na foto "Proibido tomar banho", rsrs, Risco de Afogamento, não dava... eu acho.

Nunca vi esse lago tão seco como nesse ano.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs


Leonardo Tonin

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Novembro de 2023, 12:37:01
Interessante review e belas fotos Vangeslismm.
Cores, luz, momentos.
Bem legal.  :ok:

Gosto muito  dessa ideia de camera que possa ficar junto.

Valeu!


YP

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.266
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 16 de Novembro de 2023, 13:32:04
Isso aí Vange.
O mais importante é esses momentos registrados para sempre.


Como está o foco manual fotografando sua filhota?
Não deve parar 1 segundo rsrsrs


vangelismm

  • Trade Count: (7)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 11.731
  • Sexo: Masculino
    • MedinaFotografia
Resposta #6 Online: 16 de Novembro de 2023, 13:36:48
Isso aí Vange.
O mais importante é esses momentos registrados para sempre.


Como está o foco manual fotografando sua filhota?
Não deve parar 1 segundo rsrsrs

Está melhor do eu imaginava, mais de 50% de acerto kkkkkkk

Eu achava que o focus peaking fosse mais útil, mas ele só pega contornos bem marcados.

Ai estou focando pelo cabelo dela, quando o focus peaking "crava no cabelo" próximo às orelhas, eu jogo o foco na cega um pouco pra frente e tenho acertado os olhos assim.

Outra coisa que estou fazendo é ficar me inclinando pra frente e pra trás, ao invés de refinar o foco pelo anel, acaba sendo mais rápido.
"A perspectiva de uma imagem é controlada pela distância entre a lente e o assunto; mudando a distancia focal da lente muda o tamanho da imagem , mas não altera a perspectiva . Muitos fotógrafos ignoram este fato, ou não têm conhecimento de sua importância." -  Ansel Adams, Examples – The Making of 40 Photographs