Autor Tópico: Baterias originais X Baterias paralelas  (Lida 32735 vezes)

Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Maio de 2010, 14:01:16
O assunto surgiu em um outro topico, mas para não desvirtuar criei esse por que surgiu uma duvida: Por que não é recomendado o uso de baterias genericas?

A explicação do fabricante, que pode danificar a camera, eu não acredito muito pois eles querem é vender bateria.

Procurei algum caso de problema comprovadamente causado pela bateria mas não encontrei.

Os principais ítens que uma bateria deve ter são:

-Tensão: não havendo uma variação de mais de 1v, não é problema por que a camera tem proteção contra isso.
-Corrente: se for uma bateria de 10 amperes ligada na camera também não vai influenciar, já que ela só vai consumir o que precisar
-Resistencia interna: se for muito alta, só vai perder a carga mais rapidamente. No máximo vai esquentar mais durante a carga, e como não é carregada na camera, e sim no carregador, não há risco de perder a camera por aquecimento.
-Dimensional: essa é a parte mais fácil de se clonar, dificilmente a bateria não vai contar com todos os detalhes de uma original.
-Circuito interno: as baterias contém um circuito interno para informar a camera que tipo elas são. Também não é algo muito dificil de copiar.

A parte mais complicada de se clonar é a quimica da célula em sí, mas mesmo assim existe tecnologia para isso. Mesmo que não seja exatemente a mesma (podem ser utilizadas celulas utilizadas em outras aplicações) o que importa é o resultado final. Sem contar que a Canon Inc. não fabrica as celulas, são fabricadas por empresas tercerizadas que vendem para a Canon e também vendem as baterias no mercado com outra marca.

Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


Luiz Guarnieri

  • Trade Count: (20)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.243
  • Sexo: Masculino
  • Estou em São Paulo
Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2010, 19:44:24
 Bom eu posso falar por mim, eu não uso, pois além da vida útil da paralela ser mais curta, não é confiável.
 
 Quem trabalha com fotografia, não tem como arriscar.


AdrianoFurlanetto

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 492
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2010, 21:27:19
Pago um pouco mais caro agora, do que pagar um preço muito mais alto dps, por economizar na bateria >.<



fletcher

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 622
  • Sexo: Masculino
    • Gabriel Amaral
Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2010, 21:44:27
Eu so da seguinte opinião. Se você gasta R$2000 em uma camera, vai economizar uns trocados por causa de uma bateria que vai ser inferior... acho que não vale a pena.


jesieltrevisan

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.655
  • Sexo: Masculino
  • Harmonize-se
Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2010, 22:37:00
Tudo depende da fabricante.
Existem produtos similares e existem os clones.
Assim como existem pilhas de marcas não muito comum de 2800 mha muito boa, mas ao mesmo tempo existem as SONNY de 5000 mha que certamente podem vazar dentro da camera e duram 1/2 da carga da original.

Eu tenho uma bateria "genérica", para a 300D e a qualidade e durabilidade da carga é equivalente a original.

Abraços.
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 22:38:28 por jesieltrevisan »
Canon EOS 5D + BG-E4 + Canon EOS Kiss (300D) 
Canon EF 50mm f/1.8 mk I + Canon EF 100mm f/2 + Canon EF 28-70mm  f/3.5~4.5 II + Sigma 18-50mm f/2.8 DC EX  + 430EX II
--
Dúvida sobre as regras do fórum? --> REGRAS GERAIS
Dúvidas gerais? -->FAQ


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2010, 01:14:34
Bom, enquanto eu usava a bateria dentro do compartimento da camera, só usava a original.
Depois que coloquei o grip, resolvi arriscar. Se vazasse, iria vazar dentro do grip e escorrer para baixo, não para dentro da cam. Além disso, comprar 1 bateria de R$150,00 é uma coisa, fazer um jogo de duas cargas de grip (quatro baterias) se vão R$ 600,00.

Hoje posso dizer que as minhas genéricas duram tanto quanto a original, isso depois de pouco mais de 1 ano de uso. Mas é aquela coisa, não é algo que se aconselhe alguém a fazer. Posso ter dado sorte e alguém dar azar.


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2010, 07:54:14
Minha opinião.

É ECONOMIA PORCA, MUITO PORCA USAR BATERIAS GENÉRICAS QUE NÃO AS ORIGINAIS EM SE TRATANDO DE FOTOGRAFIA.

COMO FOI COLOCADO AQUI, GASTA-SE UMA NOTA NA MÁQUINA, LENTE, FLASH, ETC. E VAI ECONOMIZAR NA PORCARIA DA BATERIA.

DEPOIS NÃO CHOREM...KKKK.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2010, 07:59:11
Ok, que a carga dure menos até pode variar dependendo da qualidade, mas a minha generica dura tanto quanto a original, até um pouco mais.

Mas esse papo de vazar... sei não, essas baterias são fechadas a ultrasom, mesmo que a célula vaze por dentro duvido muito que vá sair dalí o ácido. Outra: bateria de LiPolimero não vaza por que é "solida". Alguem ja viu vazar uma bateria dessas?

Não estou querendo defender nem crucificar as baterias genericas, mas técnicamente ainda não vi nenhuma razão para gastar o dobro na mesma coisa.

Acho que ainda existe muito mito por tras baseado no conhecimento que se tinha de baterias com tecnologias mais antigas.
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2010, 09:06:43
Ok, que a carga dure menos até pode variar dependendo da qualidade, mas a minha generica dura tanto quanto a original, até um pouco mais.

Mas esse papo de vazar... sei não, essas baterias são fechadas a ultrasom, mesmo que a célula vaze por dentro duvido muito que vá sair dalí o ácido. Outra: bateria de LiPolimero não vaza por que é "solida". Alguem ja viu vazar uma bateria dessas?

Não estou querendo defender nem crucificar as baterias genericas, mas técnicamente ainda não vi nenhuma razão para gastar o dobro na mesma coisa.

Acho que ainda existe muito mito por tras baseado no conhecimento que se tinha de baterias com tecnologias mais antigas.

rs..é aquilo amigo, se conselho fosse bom agente vendia, mas se você parar para pensar faz sentido economizar em R$ 100 , 150,00 depois de ter gastado R$ 2000,00 ou mais em camera e lente?

O lançe é o seguinte, se der m...#a com uma genéria e estragar a camera vai reclamar com quem?

Acho que não.
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 28 de Maio de 2010, 09:13:46
hehe, ok ok, mas a questão é que nunca vi ninguem se ferrar por causa disso.

Vou mandar essa pergunta pro mithbusters! hehe
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


fabriziomartins

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 219
  • Sexo: Masculino
  • Me vejo no que vejo...
    • Fabrizio Martins Fotografia
Resposta #10 Online: 28 de Maio de 2010, 09:23:37
Huehueh boa boa boa...manda mesmo...pior que conheço gente que usa genericas a muito tempo e nunca teve nada. A tecnologia esta avançando muito e as baterias "genericas" melhoraram muito. Se fosse assim realemnte tão ruins não tinha um mercado tão grande e uma saida tão grande tambem!
Canon 5D Mark1 | "SEM OBJETIVA" | Canon 430EX | (2) YN-460 | Radio Flash | Pé de cabra | Roupa do super-homem | Frango de borracha


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #11 Online: 28 de Maio de 2010, 09:45:37
Sigma e Tamron também são "genéricas" e muita gente usa.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #12 Online: 28 de Maio de 2010, 10:38:09
Apenas complementando.

Comprei uma bateria genérica de marca. Paralela mas de boa marca, que está no mercado há muito tempo, e com produtos confiáveis.

Tudo OK, nunca tive problemas, mas algumas características me chamaram atenção:

A carga, apesar de supostamente ser maior (1700mAh contra 1050mAh, se não me engano), a genérica (1700mAh) dura menos (80% dos cliques da original).

A bateria genérica esquenta mais no carregador. Fiquei com receio que o carregador desse problemas.

Resultado: para pagar R$80 ou R$20 (nos EUA US$40 x US$10), preferi pagar SÓ R$60 A MAIS para ter menos riscos com minha D90.
A D5000 foi vendida com a bateria original+genérica, e não pretendo comprar genérica tão cedo.


gtsouza

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 889
Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2010, 16:11:36
Sigma e Tamron também são "genéricas" e muita gente usa.

Meio forte essa comparação não acha?

Comparar um fabricante de um produto bem mais complexo a fabricantes de bateria acho que é forçar uma barra. Em fim...acho que se eu desse hoje US$ 2500,00 em uma 5D MK II seria uma baita hipocresia minha economizar alguns US$ 30,00 ou US$ 50,00 na bateria extra "genérica".

O que está em jogo aqui pessoal é a GARANTIA DA MÁQUINA!!! Eu duvido que a Nikon e Canon vão criar problemas se uma bateria original vazar dentro da camera na ora da garantia....em fim, eu prefiro não arriscar.
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 16:15:25 por gtsouza »
Canon 5DMKII x 2 , Canon 24-70 F/2.8 L USM, Canon 50 mm f/1.4, Canon 24-105 F/4 L, Speedlite 600EX, 580EX II e 430EX II
http://gilsontorres.wordpress.com/
http://facebook.com/gilsontorresfotos


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #14 Online: 28 de Maio de 2010, 22:10:15
Sigma e Tamron também são "genéricas" e muita gente usa.

Boa colocação Fabio.
Acho que se eu vendo um produto e tambem disponho de acessorios desse produto é claro que vou dizer aos consuidores que devem usar só acessorios originais desse mesmo produto para o bom desempenho do mesmo, ou seja é uma questão estrategia de markting, assim, logicamente terei saida para os acessorios, e voces ja perceberam que nunca um acessorio original é mais barato ou do mesmo valor que o generico, sabem porque?
Porque ao inves de julgarmos o produto pelo seu desempenho, inicialmente o julgamos pela marca.
Agora, é como já foi dito nunca se viu dizer que um generico vazou dentro de uma camera.
E se isso já aconteceu com algum dos senhores, por favor ponha seu relato aqui pra nós, para que possamos nos previnir e não usar tal modelo.
Pra finalizar, somos nos que colocamos os preços nos produtos, as vezes pelo uma questão de desconfiança e pre-julgamento.

Abraço
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/