Autor Tópico: Micro 4/3 vs Sony NEX  (Lida 3595 vezes)

rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Online: 28 de Maio de 2010, 08:36:32
Oi gente,

    Estou morando no Brasil (Rio de Janeiro) depois de 22 anos fora e vejo que aqui o sistema Micro 4/3 não tem muita visibilidade. Aliás, pelas poucas procuras que fiz no google.com.br acho que só encontrei câmeras desse sistema vendendo no mercado livre. Eu já fotografo com uma Olympus E-P1 mais ou menos desde que ela saiu no mercado. É uma câmera muito bacana no que diz respeito a tamanho (bem compacta e portátil), controles, ergonomia, altas sensibilidades de ISO, permite usar um montão te lentes de marcas diferentes através de adaptadores. Obviamente não é exatamente uma DSLR no que diz respeito a velocidade de AF, ISO a partir de 1600, latitude, falta de visor, e mais alguns pontos. As duas coisa que mais me incomodam são a velocidade de AF (apesar de não ser SUPER lento, já me fez perder algumas fotos) e a latitude (algo que eu preso demaaaais). A Sony acabou de lançar no mercado um sistema chamado NEX que pretende ser concorrente direto do sistema Micro 4/3. As duas primeiras câmeras são a NEX3 e a NEX5 (basicamente iguais, sendo que a última é ligeiramente menor e filme vídeo em full hd). As duas câmeras são BEEEM pequenas (bem menores do que a Olympus E-P1 e do que a Panasonic GF1), o que é ideal para o tipo de fotografia que eu tiro ("snapshots" de rua, de pessoas, etc). Pelo que vi a latitude dessas câmeras, a performance em alto ISO, e o AF é bem superior ao do sistema micro 4/3, mas os controles manuais são simplesmente horríveis (TUDO é feito através de menu...mudar o ISO requer algo como 5 clicks até chegar na opção). A minha irmã que mora fora está vindo me visitar em Agosto e poderia me trazer uma NEX5, mas estou realmente na dúvida se aposento a Olympus E-P1 pela NEX5 ou não. Até também porque pela falta de conhecimento que vejo sobre o sistema micro 4/3 aqui, acho que seria difícil conseguir vender a E-P1. Coloco os pros e os cons dos dois sistemas e não consigo decidir. Seria basicamente mais velocidade e qualidade superior de imagem (NEX5) vs ergonomia (EP-1). Obviamente que a qualidade de imagem pesa mais, mas trabalhar com uma câmera que te obriga a se enfiar num menu extenso para fazer algo tão simples como mudar o ISO é um porre (na E-P1 em um toque mudo o ISO). O que vocês acham?

abrs

Rafa
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 08:41:58 por rawfa »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2010, 10:23:20
Quando eu vi o sistema de menu da nex 5 descartei na mesma hora. É só ler o review no Luminous Landscape.
Existem boatos do lançamento da nex 7 com outro perfil, mas quem sabe se isto vai acontecer ou quando.
« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 10:27:10 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Leandro Rodrigues

  • Trade Count: (35)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.185
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 28 de Maio de 2010, 10:45:22
Rafa, não conheço nada de micro 4/3. Porém, estou em busca de uma compacta e esse sistema me interessou também. É possível combinar uma EP-1 com alguma lente e coloca-las no bolso? Qual seria essa lente?
Obrigado,


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2010, 13:45:21
Oi Leandro, basicamente o sistema micro 4/3 usa um sensor BEM maior do que o de qualquer câmera compacta no mercado, no entanto menor do que uma DSLR. Se você der uma olhada nessa imagem http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/9/95/SensorSizes.svg/275px-SensorSizes.svg.png pode ver o tamanho de um sensor de uma compacta normal (por exemplo a LX3)que é de 1/1.7 polegadas e o sensor que fala micro four thirds (BEEEM maior). Você pode usar basicamente QUALQUER lente do mercado (velhas, novas, etc) utilizando um adaptador. Dá uma olhada no site oficial da Olympus E-P1 para ter uma idéia do tamanho dela: http://www.olympusamerica.com/cpg_section/product.asp?product=1461. Agora mesmo estou sem tempo, mas assim que tiver um pouco mais de tempo vou colocar umas fotos aqui para você poder ver a qualidade das fotos.


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2010, 13:49:10
Eu particularmente gostei bastante do hardware do NEX, ainda não olhei o review do LL. Quem sabe uma próxima geração dos M4/3 fique tão compacto quanto as NEXs aí sim vai ser legal, pois as lentes já são menores.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #5 Online: 28 de Maio de 2010, 15:59:55
Pois é, Leandro, no papel a NEX é um gigante no corpo de um anão...mas a Sony sempre gostou de obrigar o o seu público alvo a fazer compromissos na escolha dos produtos que lança. Se eles tivessem trabalhado só um pouquinho de nada mais nos controles da câmera o sistema micro 4/3 teria uma séria concorrência. Mas em outros foruns que estou muita gente já disse que os controles manuais do sistema NEX são inaceitáveis.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #6 Online: 28 de Maio de 2010, 16:06:09
Aqui estão alguns exemplos de fotos que tirei com a E-P1:


Aqui usei um adaptador para usar uma Pentax 50mm f1.4 (o sistema micro 4/3 tem uma multiplicação focal x2, então a 50mm vira 100mm f1.4)


Essas foram tirada com a lente do kit (equivalente mais ou menos a uma 28-85mm)



Outras com a Pentax 50mm



P.S - Se alguém quiser ver a foto com mais resolução é só me falar que eu coloco o link no meu blog



« Última modificação: 28 de Maio de 2010, 16:10:11 por rawfa »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 28 de Maio de 2010, 16:12:31
LL conclui que a NEX é uma câmera para iniciantes, e não pretende concorrer com as DSLR para quem já tem uma, mas pretende ser uma câmera para o amador que pretende ter QI além das compactas.

Eu particularmente gostei bastante do hardware do NEX, ainda não olhei o review do LL. ...


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #8 Online: 28 de Maio de 2010, 17:53:33
Além das compactas e além das micro 4/3. Pelo exemplos que eu vi tem inclusive algumas imagens com iso 3200 que poderiam ser utilizadas! No que diz respeito a latitude também me pareceu muito boa...mas uma vez mais voltamos aos controles manuais, que são basicamente inexistentes :(


Leandro Federsoni

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.974
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 31 de Maio de 2010, 14:34:39
Estava dando uma olhada no review do Luminous Landscape e o único detalhe que me deixou chateado foi a falta de controle no vídeo.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #10 Online: 31 de Maio de 2010, 14:54:35
Pois é. Eu na verdade como trabalhei com vídeo durante 10 anos gostaria muito de ter controle sobre todos os parâmetros, mas nem a a NEX3 nem a NEX5 permite isso. Quem sabe alguém implementa um hack no firmware.
Enquanto isso dá só uma olhadinha na qualidade do vídeo :) 


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 31 de Maio de 2010, 15:13:54
Se for considerado uso amador ou substituto da compacta OK :ok:

Mas para uso profissional, não dá para se ver tendo que navegar nos infindáveis menus e submenus para achar um ajuste que nas DSLR são encontrados com um clique e um dial.

Bom, é minha opinião... Tenho certeza de que terão vários usuários usando as m4/3 sem dialcomo a novíssima Oly Pen com flash popup (que esqueci o nome), para fazer aniversários ou outros eventos.

Aliás, já ouvi falar de quem usasse uma compacta da Sony para casamento (imagine a qualidade  :o :o  :hysterical:)
 >:D
Estava dando uma olhada no review do Luminous Landscape e o único detalhe que me deixou chateado foi a falta de controle no vídeo.


rawfa

  • Trade Count: (28)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.043
  • Sexo: Masculino
  • www.rafael-lopes.com
    • Rafael Lopes - Fotógrafo & Cineasta
Resposta #12 Online: 31 de Maio de 2010, 15:18:02
Se for considerado uso amador ou substituto da compacta OK :ok:

Mas para uso profissional, não dá para se ver tendo que navegar nos infindáveis menus e submenus para achar um ajuste que nas DSLR são encontrados com um clique e um dial.

Bom, é minha opinião... Tenho certeza de que terão vários usuários usando as m4/3 sem dialcomo a novíssima Oly Pen com flash popup (que esqueci o nome), para fazer aniversários ou outros eventos.

Aliás, já ouvi falar de quem usasse uma compacta da Sony para casamento (imagine a qualidade  :o :o  :hysterical:)
 >:D

Totalmente de acordo.