Autor Tópico: Baterias: Por quanto tempo são fabricadas?  (Lida 1247 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 28 de Maio de 2010, 17:17:22
Uma dúvida que surgiu, após ler alguns tópicos sobre baterias de câmeras: Por quanto tempo, em média, os fabricantes mantém a produção de baterias de modelos específicos, após o lançamento de uma câmera?
Por exemplo, uma nova câmera DSLR modelo X é lançada pela fabricante Y com um novo modelo de bateria Z.
Por quanto tempo a fabricante Y continuará fabricando a bateria Z para a câmera X?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #1 Online: 28 de Maio de 2010, 22:47:09
Ninguém sabe?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2010, 09:05:36
Nem idéia... (não conheço a linha Canon, mas) a Nikon permanece com as baterias da velha D200 atualmente em uso nas irmãs mais novas D90, D300, D300s, D700, ou da velha D40 nas irmãs D40x, D60, D3000, D5000.


Marcio Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Marcio Rocha - Fotografia
Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2010, 14:11:12
A única opnião q posso dar é: compre apenas originais... as genéricas mais dia, menos dia, te deixam na mão (a minhas originais continuam firme e forte e já se vão quatro genéricas).
Em um casamento neste sábado as duas genéricas (uso grip) esgotaram em menos de 100 fotos. Sorte q tenho quatro packs de pilhas e levei o adaptador do grip para AA  :assobi:


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2010, 17:05:46
A única opnião q posso dar é: compre apenas originais... as genéricas mais dia, menos dia, te deixam na mão (a minhas originais continuam firme e forte e já se vão quatro genéricas).
Em um casamento neste sábado as duas genéricas (uso grip) esgotaram em menos de 100 fotos. Sorte q tenho quatro packs de pilhas e levei o adaptador do grip para AA  :assobi:

OK mas não é essa a questão...
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Marcio Rocha

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 30
  • Sexo: Masculino
    • Marcio Rocha - Fotografia
Resposta #5 Online: 01 de Junho de 2010, 13:26:53
Tentando te respoder melhor:
"Conclui-se, portanto, que a responsabilidade objetiva dos fabricantes frente aos consumidores brasileiros está adstrita aos termos do Decreto 2.181/97, que determina a vida útil do produto como prazo mínimo para a fabricação das respectivas peças de reposição."

Outra consideração importante:
Apresenta-se, pois, a proteção pós-venda outorgada pelo Estado aos consumidores, obrigando os fabricantes a oferecer peças de reposição dos equipamentos não apenas durante a vida útil do produto, mas também em prazo célere compatível com as necessidades do adquirente, sob pena de responsabilização pecuniária objetiva.

Essa é a legislação Brasileira e como tudo por aqui muda a toda hora, não sei se ainda é válido.
Se vc comprou o equipamento aqui, em loja/importadora, o seu equipamento está protegido pelo Código de Defesa do Consumidor Brasileiro. Se importou direto de loja estrangeira, vc está sob as leis do país de origem.

Sendo mais subjetivo, encontrar baterias originais está diretamente ligado à legislação do País do fabricante. As genéricas vc encontra enquanto houver procura.

fonte: Universo Jurídico
http://www.uj.com.br/publicacoes/doutrinas/2180/DA_OBRIGATORIEDADE_DE_FABRICACAO_DE_PECAS_DE_REPOSICAO_NAS_LEGISLACOES_CONSUMERISTAS_BRASILEIRA_E_PORTUGUESA


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2010, 20:04:25
Esclarecedor, obrigado.  :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching