Autor Tópico: Compacta full-frame: por que não?  (Lida 1836 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 13 de Junho de 2010, 14:39:51
Na época do filme 35mm, haviam inúmeras câmeras compactas de lentes não intercambiáveis das marcas Pentax, Canon, Olympus, etc. Meu pai tinha algumas que ganhou de parentes que trouxeram do Japão. A qualidade das lentes não era aquelas coisas mas alguns modelos mais caros, vinham com lente zoom, datador, controle remoto sem fio etc.
E faziam fotos com qualidade razoável. Por que na era digital isso não existe? Alguma restrição física ou ótica? Ou simplesmente não há interesse dos fabricantes?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2010, 15:06:21
Acho que é um conjunto de motivos:

1. ficaria uma câmera muito cara, e acho que o consumidor (com poucas exceções) só quer pagar muito por uma câmera de aspecto profissional (ou seja, uma DSLR enorme);

2. é difícil iluminar as bordas de um sensor tão grande e tão próximo da lente, em especial com lentes angulares. A Leica teve esse problema com a M8 e só resolveu na M9, e mesmo assim deve ser caro fabricar o sensor (as microlentes das bordas são levemente inclinadas para o centro);

3. não tenho certeza, mas acho que como um sensor grande precisa de grande poder de processamento ele acaba consumindo muita bateria, e a bateria precisa ser grande, o que é um problema para as dimensões da câmera. A Olympus EP1/2, Sigma DP1/2 e Leica X1 possuem pouca autonomia de bateria, acredito que por conta de usarem uma bateria pequena demais pro sensor e processador grandes;

4. uma das principais questões: os fabricantes são muito medrosos. Demorou 300 anos pra alguém lançar uma compacta com sensor grande e lentes intercambiáveis, mas depois que o micro 4/3 fez sucesso todo mundo copiou o conceito. É preciso gastar uns milhões de dólares pra desenvolver um produto, então os fabricantes tem medo de investir em algo novo que pode dar errado. Por isso que nós vivemos num mundo de mesmices... mesmo sensor, mesmos projetos de cãmera, mesmas filosofias... com raras exceções (na maioria das vezes das menores empresas).


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2010, 17:07:43
Pois é Fabio, também me pergunto. Felizes os comentários do Bucephalus.

A Sigma tinha um projeto (abortado no início do ano) parecido com isso. A tecnologia já permite baterias de longa duração para alto consumo de energia, recursos para iluminar todo o sensor etc. A Câmera seria cara sim e a explicação era que um pequeno número de usuários iriam comprar.

Porém, rumores indicam que houve uma pressão muito grande dos 'medrosos' Nikon e Canon quanto a isso. Não se sabe como nem porque, mas hoje a Sigma tem uma grande fatia de mercado nas lentes com mount para esses fabricantes...vai entender!

Abraço
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2010, 19:09:11
É Fabio, isso seria muito bom, mas como o Bucephalos falou, acredito que o valor seria proibitivo p/ a maioria dos usuários que se contentam com as compáctas atuais.

Os poucos que comprariam não gerariam o volume necessário p/ pagar o projeto.
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2010, 22:32:03
Valeu pelas explicações, Bucephalus. Agora já dá para entender o motivo. É uma pena  :(
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Rony Slm

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 407
  • www.flickr.com/photos/rnslm
    • www.flickr.com/photos/rnslm/
Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2010, 12:31:03
Por falar nisso a canon náo vai lançar uma 4/3?
5D MK iii, Canon 7DII chegando,  Canon 70-200 2.8 IS;  Canon 50  1,4; Canon 24-105 4;Canon EF 17-40 4; Canon 8-15  4; Sigma 150-500 5/6,3; Canon 28-135:Canon 100 2.8 macro, Canon eos M + 18-55 STM