Autor Tópico: Foco Ruim ou Foto Tremida?  (Lida 6079 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 30 de Maio de 2010, 21:44:46
Pessoal.
Estou tendo algumas dificuldades com foco... na realidade não sei dizer exatamente se o problema está no foco ou numa tremida por causa da exposição relativamente alta.

Normalmente isso tem acontecido nessas situações de pouca luz somente... durante o dia, com exposições de 1/100 pra baixo tenho conseguido melhorar isso.

Pela foto é possível identificar qual o problema? alguma sugestão pra corrigir?

Pra ilustrar o problema, segue a foto, tirada com Canon XSI, Iso 320, F/1.8, Exposição 1/50, 50mm em AF.... Outra coisa, que mesmo com ISO relativamente baixo achei a foto com muito ruído. Vários cliques estão saindo assim.


« Última modificação: 30 de Maio de 2010, 21:46:26 por luchqueiroz »


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2010, 00:07:53
Oi,
realmente 1/100 não é uma velocidade que eu considere baixa - de 1/30, 1/15 pra baixo, sim. Mas eu só uso câmeras manuais, sem autofoco, e de filme. Elas são mais pesadas, o que ajuda MUITO na estabilidade. Além disso, sempre tensiono a correia nos braços e pulso, auxiliando na estabilidade.
Há uns dois anos comprei um monopé Manfrotto. Achei muito bom, fácil de se adaptar, carregar. A nitidez das fotos melhorou.
Talvez possa ser uma solução.
Outra coisa é levar a câmera para uma revisão. às vezes o espelho ppode estar desalinhado e isso coloca o foco numa posição diferente da que imaginávamos. Em foco manual você foca no olho mas, por causa do desalinhamento, na verdade as orelhas é que estão focadas, por exemplo.

Essa foto você fez a 1/50, em abertura máxima(1.8) e em close.

O que acontece nessas condições:

1 - velocidade: é mais pra baixa, o que possibilita o registro de leves tremidas mesmo pra quem tenha mão firme Nesse caso um monopé ajuda.

2 - abertura máxima: nenhuma lente é 100% em abertura máxima, nem mesmo a minha Nikon 85/1.4D AFIF, que é excelente a 1.4 (confira umas imagens aqui: http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/sets/72157622573915806/ ). A 2.8 ou 4.0 ela é melhor, como qualquer lente. No caso dessa Nikon, ela foi desenhada para ser muito boa aberta, e é. A melhor lente a 1.4 que eu já usei na vida, excelente. Entre a 4.0 e 8.0 ela produz imagens que parecem feitas com médio formato, de tão nítidas.
No caso do exemplo que você postou, o assunto está fora do centro, que é sempre a parte mais nítida de uma lente. Isso, mais a abertura máxima, já ajuda a reduzir a nitidez. Você tem que achar um ponto ideal entre ISO x ruído. Um monopé não tem influência na qualidade da lente, mas possibilita que você possa usar aberturas menores na sua lente e, assim, obter resultados mais nítidos.

3 - proximidade do objeto: quanto mais perto, menor a profundidade de campo. Qualquer um que já tenha usado lentes manuais já viu as marcações da profundidade de campo na lente. Isso, somado aos dois fatores anteriores, acaba produzindo imagens como a que você fez, onde parece não haver um ponto de foco bem definido.
O exemplo que você postou não me parece tremido.

4 - Regulagem do espelho: como disse, ela pode nos enganar e aos sensores do AF também. Sensores AF funcionam na base do contraste. Olhando o exemplo, que não está no melhor tamanho para uma análise 100%, eu diria que o foco está na divisão do vestido dela com o escuro do terno dele. Assim, o plano de foco fica entre os doisrostos. Como nenhum deles está 100% nítido, parece que a foto está sem foco.
Isso pode ser produzido pela posição do sensor na câmera ou mesmo por um desalinhamento no espelho.
Um monopé ajuda você a focar manualmente com estabilidade nesse tipo de situação. Como é still, dá um tempinho para focar com precisão e conferir os resultados.

Espero ter contribuído.

Abraço,

José Azevedo


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2010, 07:58:00
opa! valeu pela Aula e pelas dicas José.

Sobre o espelho, a câmera é nova, então nõ acredito de primeira que possa ser esse o problema. Vou esperar mais um pouco e prestar atenção nos outos detalhes antes de mandar pra uma revisão.

No caso dessa foto o ponto AF selecionado está perto do pescoço dos bonecos... mas como vê não existe um foco bem definido. Mesmo em fotos com tripé andei percebendo pequenos problemas no foco.

Sobre a abertura, na festa fiz várias fotos com lente mais fechada como sugeriu... usando de f/2.8 a f/4.. mas aí a exposição também aumenta, e em algumas o foco saiu como nessa foto.

Vou tentar fazer mais uns testes com outra lente (todas as fotos foram com uma 50mm fixa) pra ver se o problema continua....



fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2010, 09:07:10
A foto não me parece tremida. A falta de nitidez provavelmente é devido a você ter utilizado a abertura máxima da lente, f/1.8. Geralmente obtém-se a nitidez máxima de uma lente fechando-se o diafragma em 1 ou 2 pontos (f-stops).
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2010, 19:52:32
A 50/1.8 é uma lente excelente pelo preço, mas ela tem nitidez ruim em F1.8. Fecha para F2.8 e verá o que essa lente pode fazer. Na situação mencionada, terá que usar flash ou aumentar o ISO, eu usava ISO 800 sem medo na rebel XT, quase nenhum ruído perceptível em uma ampliação em papel ou em fotos para web.


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2010, 21:48:26
vc está focando corretamente? já vi muita gente que não espera o foco travar, antes de tirar a foto.. quando o foco travar no ponto desejado, ele dá um bip. nesse caso, foque no olho dos noivinhos..fecha mais o diafragma pra 2.0 ou 2.8 , e edita a foto no lightroom, vejo também que ocorreu um problema clássico de leitura errada da câmera, que enxergou todo esse branco como se tivesse muita luz, deixando o tom de branco meio acinzentado, acredito que esse é o motivo da sua preocupação.. quando tiver qualquer elemento branco na foto (camiseta branca, vestido de noiva, papel branco, fundo de parede branca, etc), procure aumentar a exposição em meio ponto ou mais...por mais estranho que pareça, faça isso também para peles negras...

abrs
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 21:55:22 por Lelo »


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2010, 00:11:32
Pode ter certeza que e a pouca profundidade de campo utilizada. Com a 50mm  a uma abertura de 1.8 a area de foco e muito pequena. Aumente para uns 4.0.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2010, 11:10:12
Já disseram quase tudo nas ótimas respostas acima. Apenas lembro alguns detalhes:

1) Seja qual lente for, quanto maior a abertura mais pontual e mais difícil é o foco. A imagem ficará muito nítida no alvo exato do foco e perderá nitidez nas áreas próximas.

2) Outro medo que assusta é o ruído apresentado nos monitores de vídeo. Qualquer monitor (trabalhei em uma agência com um Eizo maravilhoso) revela 'coisas' ruidosas que não são perceptíveis no papel. Eu também me prendia muito nisso, achava feio e ruim. Porém, ao transferir para o papel ele quase sempre não aparecia.

3) O Fábio tem razão ao dizer dos f/stops acima da maior abertura. Inclusive, em testes que fiz, o desfoque fica até mais bonito com mais nitidez.

4) Um truque que aprendi (crédito a Sebastião Salgado), quando temos tempo pra isso, é levar sempre um pedacinho de papel auto-adesivo branco (sem brilho) com uma marca preta no centro (pode ser uma fita adesiva). Como o AF de câmeras e lentes opera melhor nos altos contrastes, colamos provisoriamente este material no local exato do foco, cravamos o foco, retiramos a marca e pronto.

Boa sorte!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2010, 16:21:20
A foto está com blur mesmo.

Com o fator de crop de 1.6x a 50mm se comporta como uma 80mm e 1/50s é uma velocidade já considerada baixa para ela. É um ligeiro blur.

Como você mesmo constatou, o problema aparece em velocidades abaixo de 1/100s. A velocidade-limite é em torno de 1/80s, 1/100 na prática para uso sem apoio.

Faça um teste com a lente em f=4 e os mesmos 1/80 mesmo que a exposicão esteja errada, só para verificar se é blur ou problema de causa ótica, como erro de foco ou eventual falta de nitidez da lente.

Eu aposto em blur.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2010, 21:36:46
A foto está com blur mesmo.

Com o fator de crop de 1.6x a 50mm se comporta como uma 80mm e 1/50s é uma velocidade já considerada baixa para ela. É um ligeiro blur.

Como você mesmo constatou, o problema aparece em velocidades abaixo de 1/100s. A velocidade-limite é em torno de 1/80s, 1/100 na prática para uso sem apoio.

Faça um teste com a lente em f=4 e os mesmos 1/80 mesmo que a exposicão esteja errada, só para verificar se é blur ou problema de causa ótica, como erro de foco ou eventual falta de nitidez da lente.

Eu aposto em blur.

agradeço a todas as respostas acima!!!!

mas depois de alguns "testes" acho que isso seja blur mesmo.... fiz mais algumas fotos testando os comentários acima, de diminuir abertura.... realmente melhora.... mas fiz outras, que sem o tripé, simulando exposições altas e com o foco dando sinal de travado aparecia esse problema..... diminuindo a exposição, mesmo perdendo iuminação a foco começava a ficar mais nítida.....

imagino duas situações pra melhorar isso... diminuição da abertura como mencionado (mas aí aumento a profundidade junto, o que nem sempre é tão viável) ou ilumino o motivo pra poder dimunir exposição... aí resolve....

devagar vou aprendendo! valeu mesmo por todos os comentários...


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2010, 08:04:33
4) Um truque que aprendi (crédito a Sebastião Salgado), quando temos tempo pra isso, é levar sempre um pedacinho de papel auto-adesivo branco (sem brilho) com uma marca preta no centro (pode ser uma fita adesiva). Como o AF de câmeras e lentes opera melhor nos altos contrastes, colamos provisoriamente este material no local exato do foco, cravamos o foco, retiramos a marca e pronto.

Conheço um truque mais simples: use uma caneta laser, aponte para o ponto de foco e foque no ponto iluminado. Funciona até no escuro total ;)


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2010, 21:22:18
Conheço um truque mais simples: use uma caneta laser, aponte para o ponto de foco e foque no ponto iluminado. Funciona até no escuro total ;)

Verdade, funciona mesmo!
Embora utilize às vezes, é complicado utilizar esse recurso em alguns casos.
Os dois truques na manga então rsrs
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil