Autor Tópico: ARMAZENAMENTO A LONGO PRAZO  (Lida 7813 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #15 Online: 21 de Junho de 2010, 12:37:32
Ah, sim... Além das duas cópias em HD, mantenho 2 DVD de cada grupo de fotos.


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #16 Online: 21 de Junho de 2010, 16:50:15
Usei DAT por anos, mais por falta de opção do que por outra coisa, nas Sun Sparc e RS6000 da IBM. Nem em sonho as DAT duram 30 anos sem problema. Em 5 anos os tape drives já não funcionam mais, Todas os rolos pressores vão para o espaço, independente da marca, seja IBM, Fujitsu, não importa. As fitas até duram mais, mas de que adianta ter as fitas se não tem algo que as leia. Daqui a 30 anos você não vai provavelmente conseguir ler nem CD ! Foi assim com as fitas de rolo de 1" , com as QIC, com os discos magneto-óticos e por aí vai.

O que você tem que fazer, se for mesmo manter o backup, é usar uma mídia "de padrão atual" tipo "grau de arquivamento", fazer varias cópias e ir trocando de mídia antes dela ficar obsoleta e não ter mais equipamento de leitura, infelizmente.

Eu já vi isto acontecer muitas vezes, e não há sinal que o problema vá terminar.

É realmente isso é um problema que não havia pensado...  Adeus fitas K7 e adeus interface ISA/VESA... hehehe
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #17 Online: 21 de Junho de 2010, 17:24:35
É realmente isso é um problema que não havia pensado...  Adeus fitas K7 e adeus interface ISA/VESA... hehehe

É por aí mesmo Randal. Eu tenho aqui duas fitas DAT com dados, mas que na prática não servem mais para nada. São backups de um NT server, no formato proprietário dele, e não existem  mais tape drives novos compatíveis para a compra. As vezes aparece alguma coisa no ebay, mas é coisa velha ou "old new stock" a peso de ouro. Estão de enfeite hehe, na verdade não importa mais o que há nelas.

Outras midias que eram consideradas milagrosas na época de lançamento foram os SyQuest, e em menor escala os iOmega Jazz, ZiP e CliCK!. Nenhuma dessas mídias era confiável, principalmente os da iOmega.

Um dia desses, um amigo precisou recuperar um programa em FORTRAN de uma fita de 2400 bpi , de meia polegada, e simplesmente não conseguiu a unidade de leitura que funcionasse, embora a fita em si estivesse aparentemente boa. Por sorte alguém tinha tido o bom senso de converter para arquivos binários e salvar em disquete !

Pior é que backup nunca vai ter uma solucao definitiva, pela própria obsolescencia tecnologica da midia, do software e do harware envolvidos.

No tempo do filme, pelo menos a coisa era bem mais fácil. Negativos P&B bem cuidados duram cem anos facilmente hehe. Quero ver é alguém abrir um RAW da Nikon ou Canon que estiver em um DVD daqui a 50 anos...
 


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 21 de Junho de 2010, 18:46:29
Por não confiar em mídias (CD/DVD) mantenho meu backup em HD Externo e fechei uma conta Pró no Flickr e subo tudo lá, assim se em algum momento eu precisar de alguma imagem e não tiver em posse do HD preciso só de uma internet e tenho acesso a tudo.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


zecanh2010

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 21 de Junho de 2010, 21:00:07
Amigos existe no mercado empresa com aluguel de datacenter hoje esta muito barato mega. voce contrata um espaço e o sistema de backup e por conta deles existe contratos risco e a disponibilidade 24x7 ( para quem não esta familharizado 24 horas 7 dias da semana).

Discos ( 5 anos em media ) se os disco trabalharem 24x7 ) e tambem condições de ambientes. e temperaturas.
Na area de Informatica tenho um pouco de conhecimento estou  na area a 26 anos.

Cuidado mesmo os dvds , cds, marcas exelentes tem problemas com fungos,  e a vida util dessas midias são 5 anos também. e a mesma coisa depende de local de armazenamento unidade do ar temperatura e manuseio.

espero ter ajudado.
de uma olhada em um custo existe mais barato ainda.
http://www.datacorpore.com.br/hosting_datacenter_brasil/colocation.php



 


« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 21:03:39 por zecanh2010 »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #20 Online: 21 de Junho de 2010, 22:19:35
Datacenters são legais mas no meu caso eu tenho uns 3 terabytes de material... Enviar isso pela rede é insanidade hehehe !


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #21 Online: 21 de Junho de 2010, 22:33:51
O sistema de replicação que a Amazon usa para grandes volumes é FedEx.

Ela simplesmente envia um HD pelos "Correios" para outro Datacenter.

Uma simples replicação de 1TB poderia durar 2 a 4 dias com uma boa largura de banda exclusivamente dedicada a esse serviço, entretanto é necessário apenas trafegar os dados alterados após a cópia, e antes da montagem do HD no destino, cerca de 20 a 30 horas. Um sistema simples e eficaz.

Imaginemos então trafegar seus 3TB... (ou meu 1,5TB com minha incrível banda de 1MB)


zecanh2010

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.026
  • Sexo: Masculino
Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2010, 22:44:43
para
O sistema de replicação que a Amazon usa para grandes volumes é FedEx.

Ela simplesmente envia um HD pelos "Correios" para outro Datacenter.

Uma simples replicação de 1TB poderia durar 2 a 4 dias com uma boa largura de banda exclusivamente dedicada a esse serviço, entretanto é necessário apenas trafegar os dados alterados após a cópia, e antes da montagem do HD no destino, cerca de 20 a 30 horas. Um sistema simples e eficaz.

Imaginemos então trafegar seus 3TB... (ou meu 1,5TB com minha incrível banda de 1MB)


isso e muito simples. voce não tem necessidade de mandar tudo em 1 horas ou 10 dias vai mandando por partes; e so um bkp da sua base e uma banda de 1mb estavel deixa fazendo a noite. eu tambem tive esse problema. duas unidade e escritorio central alimentando uma base unica 24x7 ( usina de açucar e alcool ) levei mais de 40 dias para ter backup atualizado de 2 em duas 2 horas. hoje eu durmo tranquilo. e tenho 2mb de upload e 2mb de download.  mas não vem a caso. foi um dica.  para qrandes base. existe  uma dificuldade para transportar mas e só isso do resto e tranquilidade.
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, 22:47:15 por zecanh2010 »


PeDrO_gAbRiEl

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.627
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2010, 18:39:10
 :ponder:
 a sandisk tem um cartao sd com expectativa d vida de 100 anos....

http://dpreview.com/news/1006/10062301sandiskwormsd.asp
http://www.sandisk.com/business-solutions/sd-worm

o problema eh q so tem 1Gb....
Equipamento: câmera+lente =)
Evite Acidentes, Faça de Propósito


Randal.Junior

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 890
  • Sexo: Masculino
  • Think out of the blackbox.
    • Flickr
Resposta #24 Online: 23 de Junho de 2010, 21:53:37
Conta rápida, se vc tem uma speedy de 4mb o upload é de 512kbps. Isso dá 64kb/s.
3Tb = 3.221.225.472kb dividido por 64kb/s = 50.331.648s = 19meses e 15 dias.

É acho que não dá.... ;)
Randal Junior
Now shooting on D80 D90 D7000 D7200 + 10.5 fisheye + 35/1.8 + 16-85VR + 85 macro + 70-300VR + SB600

Flickr: Photostream
.


Arcadas

  • Trade Count: (23)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 187
    • Site Pessoal
Resposta #25 Online: 28 de Junho de 2010, 19:38:45
Eu tenho Copias em 2 HDs...e quando viajo guardo eles em outro local da minha casa, pois se roubarem meu PC pelo menos as fotos e musicas não levam

Nikon D800 +  12-24 / 24-70 / 70-200 / SB800 
Fuji XT1 + 18-55 / 35

http://www.reginaldoleme.com
https://www.facebook.com/reginaldolemefotografo


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #26 Online: 29 de Junho de 2010, 00:20:08
bom...
eu trabalho com informatica e se vc quer algo que dure vc pode ter 2 opçoes, uma que é usar midias de DVDs de qualidade, que seria a opção barata, como as que o pessoal falou (verbatin) ou usar um servidor de backup, este só seria usado para este fim é claro. este servidor vc deveria usar um par de Hds com espelhamento, ou seja se um falhar o outro entra de imediato em funcionamento. Já usei este metodo em uma empresa de engenharia, um Hds funfou e o outro tomou o lugar de boa, depois so foi colocar outro Hd e espelhar de novo.
neste metodo do servidor vc pode usar uma maquina antiga, já que so vai rodar os backup de fotos, nao precisa de nada de outro mundo, nem muita memoria. outra coisa é usar um nobreak para proteger a parte eletrica, já que esta causa a maior parte dos problemas em hd e perifericos na parte de info.
uma vantegem deste metodo é que vc pode colocar mais o menos 2 teras (2000 gigas) é muuuuuuuuuuita foto!! :clap:

grande abraço galera!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 29 de Junho de 2010, 00:50:12
Bem, lembremos que o problema não é o BACKUP em si, e sim o ARMAZENAMENTO A LONGO PRAZO ... Algo superior a 10 anos.



dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #28 Online: 29 de Junho de 2010, 07:13:47
Pois é, Oliver... Em 2003 perdi um HD por problemas na parte elétrica. Não tinha nada de tão importante que valesse a pena pagar R$10.000 para recuperá-lo, mas certamente alguns comprovantes de IR e outras coisas devem ter ido para o lixo.

Espero que o SMS de 700W aguente o tranco (meu PC consome cerca de 350 a 400w com carga full: games, pois com PS, LR e afins não chega a 250w).

Então, além do que citei (2 em HD vivos, 1 em HD portátil USB e 2 em DVD: 5 cópias) ainda preocupo com a rede elétrica. Depois de 2003 fiquei meio preocupado com cópias de BKP, tanto que nunca mais perdi uma foto sequer.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #29 Online: 29 de Junho de 2010, 08:41:36
é Dkfuji, aqui no Brasil tem que ter este cuidado com a parte eletrica, é sempre recomendado usar nobreak e aterramento.

nas partes de backup, acho que o certo seria isso mesmo de 2 hds em espelho. prefiro isto a ter copias em DVD, pelo menos pra mim :D

agora com respeito do nobreak, esse que vc esta falando é de 700Va ta de bom tamanho, mais que isso, só se vc tiver mais coisa conectada a ele, fora isso ta otimo!

acho que se nos brasileiros tivessemos mais preocupados com qualidade e nao preço, nao teriamos estes problemas, não acha?

grande abraço!