Autor Tópico: Vestido verde saiu azul na Canon 40D  (Lida 9958 vezes)

Luciano.Queiroz

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Resposta #15 Online: 06 de Junho de 2010, 17:37:42


thiagolara123

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Resposta #16 Online: 06 de Junho de 2010, 23:26:29
Não, o histograma fica correto quando usa o UniWB http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=29059.0

Aliás finalmente eu consegui achar os filtros magenta, e de fato rola uma diferença nas sombras dos isos de 400 pra cima, ficam mais limpas, sólidas, por equilibrar os canais com menos multiplicação. Minha câmera é uma D90. Talvez em câmeras mais bacanas, com isos altos melhores tipo essas FF novas, não faça tanta diferença o filtro, por não ter tanta perda em multiplicar os canais, não sei. Tô falando isso pois em iso 200 não deu pra sentir diferença, sinceramente.

Eu tb comprei pra G11 mas eu tô esperando chegar do ebay o adaptador pra usar filtro nela. Acho que nessas câmeras que sofrem mais em iso alto talvez seja ainda mais evidente o efeito nas sombras.

O filtro que eu estou usando é o CC30M, rouba 2/3 de stop.

Quando no thetering, ou se quiser ter um julgamento de cor só na telinha mesmo, pode bater direto o branco com o filtro na lente. Com relação a controlar exposição por histograma da câmera eu acho furada, mesmo com o uniwb não dá pra confiar, pelo menos na D90 mesmo no jpg mais flat o raw "zerado" ainda tem mais um pontinho pra cima, e além disso o jpg mesmo o mais flat possível tem uma curva, dá uma espalhada no histograma e uma levantada dos tons médios pra altos que no raw zerado não tem, é mais linear. O UniWB é interessante pela melhora da qualidade da captura, no caso do uso do filtro magenta. Mas usar o jpg da câmera não vai mostrar precisamente os limite da captura, só com o raw no editor com os valores zerados e as curvas ainda retas é que dá pra avaliar isso legal. Então o melhor é fazer os testes antes e conhecer a própria câmera.

Aqui tem um teste descrito no ABC do RAW:

http://123rawfotos.wordpress.com/1-headroom/estabelecendo-limites-para-a-captura-em-raw/

E posteriormente ir controlando a exposição no fotômetro:assobi: (eu sei, eu sei, o pessoal odeia fotômetro :D)

Que aí depois dá pra acertar no WB gerando o mínimo de ruído.

Inclusive o meu método mais frequente de fotometria em digital é S ou Av com o fotômetro em spot compensado pro limite da câmera que eu estou usando. Aí é só "pegar" o highlight da cena com o exposure lock e pronto.

A não ser que seja uma situação de luz muito contrastada que não caiba na latitude da câmera, aí tem que escolher se quer perder pra cima ou pra baixo. Mas isso é muito raro, muito mesmo. E de qualquer maneira tb vai ser bom saber quais são os limites nessa situação.

Quem estiver com preguiça de fazer os testes pode olhar nas tabelas dos reviews do dpreview que tem na parte de "Dinamic Range" um gráfico dando uma idéia. Pra D90 por exemplo:



O eixo vertical é o valor de "lightness" no arquivo, o horizontal o valor no fotômetro. A curva branca é o jpeg, azul é o raw com os sets da câmera (quase igual ao jpg, lógico) e a azul pontilhada é o ganho do editor.

Aliás, interessante notar nesse gráfico que no sensor da D90 o contraste vai subindo linearmente conforme vai subindo a exposição, sem um "ombro" pra curva, o ombro é software. Geralmente câmeras digitais são assim, e isso é algo importante de se ter em mente quando for expor em digital.

Mas o melhor é ir testando e vendo o que agrada a cada um. Por mais que esse gráfico aí diga que estoura em +5EV na minha câmera, eu costumo fazer em +4. E na maioria das vezes até um pouco menos, visto que as cenas frequentemente cabem em uns 4 EVS no máximo, daí não tem necessidade de expor tanto e de repente perder velocidade (e acutância), aí dá pra optar por um pouco mais de velocidade mantendo os highlits um pouquinho mais baixos, mas ainda assim expondo bastante à direita e com o ganho de qualidade caractrístico da puxada um pouquinho pra esquerda na conversão.




EDIT: No caso esse teste aí do dpreview é com o ACR, e sabe-se lá qual versão. Em editores diferentes tudo pode acontecer. Por isso o melhor é fazer os próprios testes.
« Última modificação: 06 de Junho de 2010, 23:56:39 por thiagolara123 »
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Jardim

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Resposta #17 Online: 07 de Junho de 2010, 17:01:04
Gosto de me preocupar com a foto em si e não gosto de ficar horas na frente do computador.
Então eu uso um EXPODISC. É simples e fácil de usar. Basta colocar na frente da lente, apontar para a fonte principal de luz, fazer uma foto, entrar no menu da WB da camera e fixar a foto feita com o EXPODISC como referência de branco. Pronto.
Outro acerto somente se houver uma mudança grande de luz.

My 2 cents.
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 17:03:53 por Jardim »
Já sei onde fica o ON/OFF da câmera... preciso achar o botão de shutter....


Pictus

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Resposta #18 Online: 07 de Junho de 2010, 18:30:15
Aliás finalmente eu consegui achar os filtros magenta

Se o filtro CC30M não for multi-coated, acho que os malefícios podem ser maiores do que os
benefícios, por não ser  multi-coated é muito arriscado acabar ficando com flare, veiling e tal...
http://toothwalker.org/optics/flare.html
http://www.imatest.com/docs/veilingglare.html

Acho que não tem CC30M  multi-coated, mas tem Hoya FL-D HMC
http://www.bhphotovideo.com/c/product/94116-REG/Hoya_A55FLD_55_mm_FL_D_Fluorescent.html#features

Testes da July http://www.club-nikon.ru/forum/index.php?showtopic=35313&st=680
Para traduzir http://babelfish.yahoo.com/ ou http://translate.google.com


thiagolara123

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Resposta #19 Online: 09 de Junho de 2010, 12:34:14
Se o filtro CC30M não for multi-coated, acho ...

O problema é esse: achar. Eu e a manipuladora testamos aqui, a história do filtro.

Flare e ghosting são "problemas" que tem muito mais a ver com a direção da luz, não com filtro. Se estiver na posição que vai acontecer, vai acontecer com filtro ou sem filtro. A lente tem muito mais vidro (logo, superfícies reflexivas) que o filtro. E nas melhores aberturas, no caso de não haver luz direta entrando na lente, o problema é ainda menor.

Se vc souber fotografar vai saber evitar (ou até se utilizar de) flare e ghosting, independente de filtro. Se vc quer, o filtro ajuda. Se não quer, é técnica fotográfica que se usa pra evitar. A máquina não é um scanner. Vc pode mexer ela, mexer com a luz... ser fotógrafo não é essa passividade de botar no tripé e apertar o botão, são mil variáveis.

Por isso que eu falo que é sempre bom fazer os testes por vc mesmo e tirar as suas próprias conclusões. E de qualquer maneira tb é bom arrumar algo real pra fotografar, que eu não costumo fotografar placas coloridas, então eu não consigo entender pra que servem esses resultados além de avaliar diferenças entre fotos de placas coloridas.

Porque veja, o objetivo real da coisa é ter a melhor foto possível de algo que realmente exista. Não a melhor foto do mundo de uma placa. A gente aprende técnica pra fazer o melhor na hora do "vamos ver", e na hora do "vamos ver" entram em campo fatores que a gente não é nem mesmo capaz de perceber, quanto mais simular numa foto de placa.

E num estúdio, com uma máquina, um fotógrafo, uma modelo, luzes, e a manipuladora, com as câmeras e lentes que eu tenho, nas situações que eu costumo fotografar, melhora.

Na tabela com ursinho do fórum da Rússia aí realmente eu já não sei. É como escrever um comparativo de bisturi cortando uma caixa de papelão. Não tem a menor relevância pra quem vai usar aquilo pra cortar gente.

Dito isso, de fato tudo da Tiffen é sempre uma porcaria e a ocorrência de fogging por flare foi algo que quando eu olhei o filtro eu pensei que poderia acontecer e foi procurado nos meus testes, exatamente pela má qualidade usual da Tiffen. Eu até pensei nesse FLD hoya, mas olhando um do lado do outro ele é bem "menos rosa" que o cc30m.

Ainda sobre flare e ghosting, não se esqueça que a maioria das pessoas que realmente usa as suas câmeras e lentes, o faz com um filtro UV pra proteção contra sujeira, respingos e riscos. Nesse caso é trocar seis por meia dúzia na questão ótica pra ganhar equilíbrio dos canais na captura.

Abraço!  :ok:


« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 12:54:24 por thiagolara123 »
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Pictus

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Resposta #20 Online: 09 de Junho de 2010, 22:30:33
Em studio você não precisa de filtro na lente, você tem muito mais liberdade e opção
para equilibrar os canais simplesmente colocando gel nas luzes.
« Última modificação: 09 de Junho de 2010, 22:31:20 por Pictus »