Autor Tópico: Dizem que a Nikon P100 é fraca pra fotos no escuro  (Lida 4112 vezes)

jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Online: 07 de Junho de 2010, 17:43:55
Não entendi onde quer chegar este comentário.
Ela fica como essas DSC da Sony, melhor, pior?

Porque define-se como ruim? Ela fica granulada? não aparece?

Valeu!


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2010, 18:44:55
É fraca pq tem sensor pequeno. Pegue uma DSLR e brinque à vontade.


jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Resposta #2 Online: 08 de Junho de 2010, 10:14:44
Como disse no outro tópico, não manjo muito disso.
Já notei que você é muito bom com fotografias.
Tem como me explicar isso do sensor e sobre aqueles números que ficam em volta da lente?
Como saber se a lente é boa?


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #3 Online: 08 de Junho de 2010, 13:04:03
Quanto maior o sensor, mais luz ele é capaz de absorver, e melhor qualidade das cores.
Um sensor FF é 2,25 vezes (125% maior) que um sensor APS da Nikon, Pentax, Sony, etc.
Um sensor de uma compacta é cerca de 10% a 15% do tamanho de um sensor APS (exceto as compactas com sensor "grande", que são cerca de 20 a 25% do tamanho).

Imagine um sensor como uma antena. Quanto maior a antena, mais ondas capta. Quanto maior o sensor, mais luz capta.

Mas se a luz que chega é fraca, você pode deixar mais luz entrar de duas formas: "abrindo mais a janela" ou "abrindo a janela por mais tempo", ou seja, aumentando a exposição ou aumentando a abertura.

Uma lente 18-55 F/3.5-5.6 tem abertura com diâmetro 1/3.5 em 18mm, e 1/5.6 em 55mm. Uma lente 50mm F/1.8 é quatro vezes mais clara que a lente do kit em 18mm (é área que importa, logo o dobro do diâmetro é quatro vezes mais luz).

"A lente é boa"?

Veja avaliações/reviews disponíveis na Internet.


Como disse no outro tópico, não manjo muito disso.
Já notei que você é muito bom com fotografias.
Tem como me explicar isso do sensor e sobre aqueles números que ficam em volta da lente?
Como saber se a lente é boa?


jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Resposta #4 Online: 08 de Junho de 2010, 13:32:32
Aí Daniel,
Cara muito obrigado, aproveitei para ver seu trabalho no flickr e picasa, nice shots.

E obrigado mesmo pelas dias e informações.
Abraços!

Quanto maior o sensor, mais luz ele é capaz de absorver, e melhor qualidade das cores.
Um sensor FF é 2,25 vezes (125% maior) que um sensor APS da Nikon, Pentax, Sony, etc.
Um sensor de uma compacta é cerca de 10% a 15% do tamanho de um sensor APS (exceto as compactas com sensor "grande", que são cerca de 20 a 25% do tamanho).

Imagine um sensor como uma antena. Quanto maior a antena, mais ondas capta. Quanto maior o sensor, mais luz capta.

Mas se a luz que chega é fraca, você pode deixar mais luz entrar de duas formas: "abrindo mais a janela" ou "abrindo a janela por mais tempo", ou seja, aumentando a exposição ou aumentando a abertura.

Uma lente 18-55 F/3.5-5.6 tem abertura com diâmetro 1/3.5 em 18mm, e 1/5.6 em 55mm. Uma lente 50mm F/1.8 é quatro vezes mais clara que a lente do kit em 18mm (é área que importa, logo o dobro do diâmetro é quatro vezes mais luz).

"A lente é boa"?

Veja avaliações/reviews disponíveis na Internet.




pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 09 de Junho de 2010, 00:43:59

Imagine um sensor como uma antena. Quanto maior a antena, mais ondas capta. Quanto maior o sensor, mais luz capta.

Talvez você tenha se expressado de maneira não muito clara nessa afirmação. Independente do tamanho do sensor, se ambos estiverem em ISO 1600, por exemplo, vão captar a luz na mesma quantidade. O sensor maior receberá mais luz por possuir uma superfície maior, mas a sensibilidade é a mesma, então não faz diferença...
As câmeras com sensores maiores respondem melhor em ISOs altos pois têm o sensor bem menos denso. Não sei muitos detalhes técnicos, mas a física deve explicar rs;;; Sei que enfiar 12 milhões de pixels em um sensor 24x36mm é bem diferente de colocar a mesma quantidade em um sensor 6.16x4.62mm (1/2.3")...
Aqui no Dpreview fala o básico, mas ilustra o que você disse dos tamanhos dos sensores: http://www.dpreview.com/learn/?/key=pixel%20density


jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Resposta #6 Online: 09 de Junho de 2010, 10:31:50
Este site me deixou meio confuso.
Então 1/4.5 "abre" menos o sensor que 1/2.1, por exemplo?

A ISO, sempre foi algo que achei meio contraditório, quanto maior melhor ou pior?

Esse tipo de informações, ISO e SENSOR são referentes aos tamanhos nas imagens ou eu posso controlá-los mesmo com a resolução que eu quiser?

Tenho muitas dúvidas quanto à configurações e tal, se possível adicionem-me no msn ou no skype.

msn the_310[arroba]hotmail.com
skype jonesalves1

Mesmo assim, grato pelas informações, cada vez que entro aqui aprendo muito.
Valeu Pedro e Daniel, Obs! Belas fotos de ambos.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 09 de Junho de 2010, 14:02:25
F/4.5 é menos aberta que F/2.1

Uma lente F/1.2 (50mm, por exemplo), é MUITO MUITO mais cara que a lente F/1.8 (US$120 a US$150).

A lente F/1.2 capta MUITO mais luz que a F/1.8. A lente com maior abertura pode ter sua abertura fechada, tornando-a interessante para usar com excesso de luz também.

ISO: quanto maior COM QUALIDADE melhor. Entretanto quanto maior menos qualidade se tem. Portanto uma D3s que pode entregar ISO 6400 limpo é melhor que a D5000/D90 ou Canon 50D/7D entre inúmeras outras.
No caso das Nikons que citei, elas têm qualidade semelhante em ISO 1000 a 1250 à alcançada pela D3s em ISO 6400.
LOGO a D3s é melhor.

Uma 1D MK IV tem Auto Foco mais rápido que a D3s (e tem qualidade semelhante até ISO 1600), então para esportes ela é melhor.

O tamanho do sensor não tem nada a ver com o tamanho da imagem. Um sensor FF (D3s) entrega imagem de 12MPx enquanto um sensor FF da D3x entrega 25MPx, e um sensor minúsculo da Canon G10 entrega 15MPx (não estou entrando no mérido da qualidade) tanto quanto um sensor APS-C da Canon 50D (15MPx).

Isso é físico. Foi criado pela engenharia das gigantes japonesas.

Este site me deixou meio confuso.
Então 1/4.5 "abre" menos o sensor que 1/2.1, por exemplo?

A ISO, sempre foi algo que achei meio contraditório, quanto maior melhor ou pior?

Esse tipo de informações, ISO e SENSOR são referentes aos tamanhos nas imagens ou eu posso controlá-los mesmo com a resolução que eu quiser?

Tenho muitas dúvidas quanto à configurações e tal, se possível adicionem-me no msn ou no skype.

msn the_310[arroba]hotmail.com
skype jonesalves1

Mesmo assim, grato pelas informações, cada vez que entro aqui aprendo muito.
Valeu Pedro e Daniel, Obs! Belas fotos de ambos.


jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Resposta #8 Online: 09 de Junho de 2010, 14:17:54
F/4.5 é menos aberta que F/2.1

Uma lente F/1.2 (50mm, por exemplo), é MUITO MUITO mais cara que a lente F/1.8 (US$120 a US$150).

A lente F/1.2 capta MUITO mais luz que a F/1.8. A lente com maior abertura pode ter sua abertura fechada, tornando-a interessante para usar com excesso de luz também.

ISO: quanto maior COM QUALIDADE melhor. Entretanto quanto maior menos qualidade se tem. Portanto uma D3s que pode entregar ISO 6400 limpo é melhor que a D5000/D90 ou Canon 50D/7D entre inúmeras outras.
No caso das Nikons que citei, elas têm qualidade semelhante em ISO 1000 a 1250 à alcançada pela D3s em ISO 6400.
LOGO a D3s é melhor.

Uma 1D MK IV tem Auto Foco mais rápido que a D3s (e tem qualidade semelhante até ISO 1600), então para esportes ela é melhor.

O tamanho do sensor não tem nada a ver com o tamanho da imagem. Um sensor FF (D3s) entrega imagem de 12MPx enquanto um sensor FF da D3x entrega 25MPx, e um sensor minúsculo da Canon G10 entrega 15MPx (não estou entrando no mérido da qualidade) tanto quanto um sensor APS-C da Canon 50D (15MPx).

Isso é físico. Foi criado pela engenharia das gigantes japonesas.


Orra, valeu pelas dicas.
Agora estou começando a entender o que avaliar pra comprar uma maquina.

Qual a melhor relação Abertura x Sensor?
Tipo para que se possa avaliar a qualidade de uma ISO.


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 13 de Junho de 2010, 03:35:05
Não há relação abertura e sensor. O primeiro é relacionado a lente da câmera, o sensor é a "superfície" que capta a imagem.
Abertura do diafragma é a quantidade de luz que a lente deixa passar e velocidade do obturador é o tempo em que esta luz passa. Isso é denominado exposição  :ok:
Aí você pergunta "e o ISO?".
O ISO é a sensibilidade do sensor (independente do tamanho que ele seja). Quanto maior for, mais sensível a luz. Entretanto a qualidade da imagem também é deteriorada...
Se a qualidade cai com ISOs maiores, então por que usá-los?
A fotografia é uma arte de sacrifícios, então as vezes precisamos sacrificar um pouco a qualidade para ter uma foto nítida as vezes.
Em um show, por exemplo, mesmo utilizando grandes aberturas (como f2.8), precisa captar mais luz pois a velocidade do obturador tem que ser alta (para congelar as pessoas, senão saem apenas borrões). Então aumenta-se o ISO  :ok:

Recomendo que leia estes tópicos:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=42797.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2762.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=35747.0


jonesalves

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 114
  • Sexo: Masculino
  • Fotografia, é enxergar a vida após a lente!
    • Perfil Google - Todos os meus links
Resposta #10 Online: 13 de Junho de 2010, 23:38:47
Não há relação abertura e sensor. O primeiro é relacionado a lente da câmera, o sensor é a "superfície" que capta a imagem.
Abertura do diafragma é a quantidade de luz que a lente deixa passar e velocidade do obturador é o tempo em que esta luz passa. Isso é denominado exposição  :ok:
Aí você pergunta "e o ISO?".
O ISO é a sensibilidade do sensor (independente do tamanho que ele seja). Quanto maior for, mais sensível a luz. Entretanto a qualidade da imagem também é deteriorada...
Se a qualidade cai com ISOs maiores, então por que usá-los?
A fotografia é uma arte de sacrifícios, então as vezes precisamos sacrificar um pouco a qualidade para ter uma foto nítida as vezes.
Em um show, por exemplo, mesmo utilizando grandes aberturas (como f2.8), precisa captar mais luz pois a velocidade do obturador tem que ser alta (para congelar as pessoas, senão saem apenas borrões). Então aumenta-se o ISO  :ok:

Recomendo que leia estes tópicos:
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=42797.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=2762.0
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=35747.0


Valeu meu amigo... essa explicou bem.
Obrigado a todos, cada um me ensinou um pouco.