Autor Tópico: CANON ANALÓGICA, QUAL A "TOP"????  (Lida 22345 vezes)

rogeriom

  • Trade Count: (10)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 427
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 14 de Julho de 2010, 19:51:47
Acabei de comprar e testar uma EOS 10. Diversos recursos e ótimo manuseio. Mas vale sempre lembrar que a qualidade da lente é absolutamente fundamental para a qualidade "técnica" da foto. Uso uma FTb com lentes Canon FD de qualidade e o resultado é o esperado: cores e contraste ótimos. Com a EOS 10 fiz o primeiro teste usando uma Sigma e o resultado foi pior exclusivamente por conta da qualidade da lente. Assim sempre deve-se levar em consideração quais lentes serão usadas.

nsantos, este é o ponto. Eu só investiria num corpo EOS de filme se já tivesse lentes TOP pro sistema.
Do contrário, se consegue lentes FD sensacionais por verdadeiras barganhas.
Para quem procura uma experiência diferente do digital e não faz questão de auto-foco, acho que é melhor escolha.
Criticam muito a AE-1 e A1 por serem eletrônicas, mas acho mais fácil uma EOS fabricada nos anos 90 'morrer' do que uma eletrônica dos anos 70/80.
Em tempo: com raras excessões, é praticamente impossível adaptar as lentes FD em qualquer outro sistema (sem mais um elemento de correção).
[ SONY NEX-F3 SEL1855OSS SEL1650OSS SEL55210OSS NIKKOR 50/F1.8D ]
[ GALAXY S20 FE: 26mm f/1.8 1/1.76" SENSOR; 13mm f/2.2 1.3" SENSOR; 76MM f/2.4 1/4.4" SENSOR ]


marcellosokal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 446
Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2010, 20:18:36
Uma coisa é certa:é mais fácil dar problema em câmera eletrônica do que em mecânica (principalmente em equipamentos fabricados a mais de 15 anos - e achar peça é uma odisséia).O processo de registro em película é mais prazeroso para mim quando uso equipamentos completamente manuais ou com pouca automação.Gera um maior envolvimento.Mas isso é uma coisa de gosto pessoal. Mas uma EOS já "facilita" muito as coisas (tem AF,AE,AEL e outras coisitas mais) e começa a ficar meio sem sentido na minha visão. As lentes FD são de alta qualidade e podem compradas por preços incrivelmente baixos,como o rogeriom citou. Elas dão banho nas objetivas kit,por exemplo - em contraste,nitidez e qualidade na construção.

Eu ainda sugiro a compra de uma F1 em bom estado, que a satisfação e desempenho é garantido.

Foi citada a EOS 5 eu teria MUITO cuidado com essa compra,pois essas cameras "ralaram" muito na mão de profissionais de todo o país (já que é uma excelente câmera), esse fator (correr risco de comprar câmera com muito disparo e que pode dar problema de obturador logo) mais o fator idade recomenda uma compra muito criteriosa - de preferência de algum amigo ou conhecido, de "confiança".


Zarley Starling

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 14 de Julho de 2010, 20:45:34
Concordo com o marcellosolkal . Já tive as mecanicas e eletronicas como a EOS 30 . Nesta ultima, sempre fotografei em ajuste MANUAL inclusive me esquecendo da fotometria, fazia tudo manual mesmo. Calculo de Iso ajustado na camera ; luz ambiente; calculo de velocidade e abertura. Realmente a foto com filme e principalmente no sistema manual (mecanico ou não) testam-nos sobre o conhecimento das teorias fotográficas.  Hoje é um tal de só apertar o disparador, esquecem-se das composições, enquadramentos, avaliação da luz etc.   
Canon 7D, lente Canon EF-s 24-105mm L, lente Canon EF-S USM 70-300mm, lente Canon EF-S 55-250mm, lente Aus Jena Tessar 50mm f:2.8 com adaptador,Radio Flash Cactus 4, Lente Canon EF-S 18-55mm, ente Canon EF-S 10-18mm,


NSantos

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 128
Resposta #18 Online: 14 de Julho de 2010, 21:09:03
Exatamente como os amigos abordaram acima, um corpo manual tem diversas vantagens e irá funcionar por vários anos se receber os mínimos cuidados e manutenção bastante esporádica(a cada década). Bateria por exemplo, a FTb e outros modelos, só usam para o fotômetro e dura no mínimo um ano. O preço da lentes manuais Canon FD são excelentes principalmente se adquiridos no Ebay, www.keh.com e outros vendedores. Mesmo aqui no Brasil se consegue bons preços. E o  exercício de fotometragem, exposição, foco etc, isso faz com que tenhamos realmente o prazer de fotografar. Na minha opinião, é claro !
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, 21:09:53 por NSantos »


FilipeMarquez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #19 Online: 16 de Julho de 2010, 13:03:48
Estou pensando em adquirir uma Pentax K1000, vale a pena, é uma boa câmera?

Abraços


Zarley Starling

  • Trade Count: (11)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 95
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 16 de Julho de 2010, 13:17:05
Se encontrar em boas condições, uma camera excelente em todos os aspectos e com sistema ótico magnífico: Olympus OM-1 ou OM-1n com objetivas Zuiko.  Tudo de bom!
Canon 7D, lente Canon EF-s 24-105mm L, lente Canon EF-S USM 70-300mm, lente Canon EF-S 55-250mm, lente Aus Jena Tessar 50mm f:2.8 com adaptador,Radio Flash Cactus 4, Lente Canon EF-S 18-55mm, ente Canon EF-S 10-18mm,


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 16 de Julho de 2010, 14:04:26
Estou pensando em adquirir uma Pentax K1000, vale a pena, é uma boa câmera?

Abraços

Acho que vão me xingar aos montes. Que xinguem, talvez tenham razão. Talvez!

Compre sim um corpo de Pentax K1000 que esteja em bom estado. Depois dê um jeito de adquirir um adaptador que permite usar as lentes da Pentax 67 (esta é médio formato) no corpo da K1000.

Desse modo você continua fazendo uso da fotometria do corpo da câmera, usando uma ótica indiscutivelmente de excelente qualidade.

Duvido que você se arrependa desse baixo investimento.

Agora, podem atirar as pedras. :assobi:
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 14:05:07 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


marcellosokal

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 446
Resposta #22 Online: 16 de Julho de 2010, 15:30:27
A K1000 tem tudo que um fotógrafo sério pode querer,custando pouco e tendo excelentes óticas a preço baixo. Só tem de conseguir uma produzida no Japão (as de série mais antiga,mas melhores construídas,com material de melhor qualidade),as mais novas foram produzidas na China e são mais "delicadas". 

Usei uma Pentax Spotmatic por anos, com excelentes resultados, as lentes Pentax SMC Takumar são espetaculares.

Braga:Nem sabia que tinha esse adaptador,o único senão que vejo nesta sugestão é em relação ao tamanho e peso das objetivas.Em relação à qualidade de imagem que elas proporcionam nem é necessário comentário.

Abraços!.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 16 de Julho de 2010, 18:02:59
Braga:Nem sabia que tinha esse adaptador,o único senão que vejo nesta sugestão é em relação ao tamanho e peso das objetivas.Em relação à qualidade de imagem que elas proporcionam nem é necessário comentário.

Putz... é verdade Marcello. Você tem razão. Nesse quesito esse conjunto perde um pouco a portabilidade e, consequentemente, a praticidade.

Mas tem outro senão importante aí. Tanto a fotometria quanto o clic em si precisam trabalhar em stop-down metering. Na lente da 67 tem aquele seletor de "manual" ou "automático" que precisa ser usado em MANUAL. Em condição desfavorável de luz, fazer o foco fica difícil estando a objetiva na abertura pretendida. Então, faz-se o foco com o diafragma todo aberto, depois fecha-se à abertura correta, faz-se a fotometria e... clic. Nada complicado.

Se puder, experimente. Um corpo K1000 com uma lente macro 135mm da P67. Retratos nesse conjunto ficam irrepreensíveis. Como se usa somente o miolo da lente (o círculo de cobertura da imagem é muito maior que os 24x36mm), então, o resultado vale a pena ver.

O adaptador original Pentax é meio caro e um pouco difícil de se encontrar. Mas tem os General Brand no eBay que atendem muito bem.
-22.352971,-48.775582


FilipeMarquez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #24 Online: 16 de Julho de 2010, 18:13:27
Muito obrigado pela atenção!

Agora que fiquei interessado mesmo. Difícil vai ser achar o adptador, mas pelo que vocês falaram, vale a pena o esforço.

Valeu, abraços.

Edit: Se eu não me engano, até vi alguém vendendo uma 135mm da P67, vou dar uma procurada novamente!
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 18:15:24 por FilipeMarquez »


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 16 de Julho de 2010, 18:16:33
Muito obrigado pela atenção!

Agora que fiquei interessado mesmo. Difícil vai ser achar o adptador, mas pelo que vocês falaram, vale a pena o esforço.

Valeu, abraços.

Edit: Se eu não me engano, até vi alguém vendendo uma 135mm da P67, vou dar uma procurada novamente!

Calma! Procure pelas lentes Super Takumar, ou mesmo as Takumar, como bem disse o Marcello, e você estará muito bem servido. O adaptador você vai garimpando sem pressa depois.
« Última modificação: 16 de Julho de 2010, 18:17:37 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


FilipeMarquez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #26 Online: 16 de Julho de 2010, 18:21:03
Na verdade, primeiro vou pensar no corpo.
Tenho um amigo em SP, que viu a Pentax com uma lente 50mm. Vou pedir umas fotos e que ele dê uma analisada nela.

E vou à procura das lentes, obrigado pelas dicas.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #27 Online: 16 de Julho de 2010, 18:25:41
O adaptador que falo é esse aqui:


O meu eu comprei na B&H. CLIQUE AQUI
-22.352971,-48.775582


FilipeMarquez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
Resposta #28 Online: 16 de Julho de 2010, 18:28:34
Tá faltando, quanto foi?

O problema só é o frete, tirando isso, a BH é uma beleza!


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 16 de Julho de 2010, 18:36:15
O original Pentax quando se acha pra comprar, novo ou nunca usado, custa em torno de $140 dolares + frete. O genérico no eBay tá por volta dos $50 ou $60 dolares + frete.

A diferença entre um e outro fica por conta dos materiais usados e a construção. O original Pentax é muito mais robusto e é garantia total de que não vai causar danos à baioneta do corpo.

Conheço gente que comprou o genérico no eBay e não tem do que reclamar. Da última vez que peguei algumas bobagenszinhas na B&H, aproveitei e comprei o original. O frete ficou rateado e não me arrependi. Até nas Pentax digitais ele serve sem problema nenhum.

No eBay, por exemplo:

http://cgi.ebay.com/Pentax-6x7-67-lens-pentax-K-PK-K20D-K200D-Adapter-/320519336423?cmd=ViewItem&pt=Lens_Accessories&hash=item4aa070f1e7
-22.352971,-48.775582