Autor Tópico: 70-200 f/2.8 ou 100mm f/2.8 Macro USM  (Lida 4686 vezes)

35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Online: 13 de Junho de 2010, 16:03:46
Olá a todos, boa tarde!

Já tinha uma 100mm f/2.8 Macro USM (não é a L) e agora comprei uma 70-200 f/2.8 L USM. Quase nunca faço fotografia macro e estou pensando em me desfazer da 100mm. Minha dúvida é: a 70-200 a substitui bem? Apesar da 100mm ser fixa, a 70-200 é L. Qual das duas é mais nítida? Qual entrega a melhor imagem?

Agradeço antecipadamente pelas opiniões.

abraços,
Edson
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Junho de 2010, 16:21:15
As duas são extremamente nítidas, qualquer uma vai te servir muito bem. Não fique completamente obcecado quanto à nitidez, isso é coisa de quem gosta de passar a maior parte do tempo olhando testes de lentes do que fotografando com elas  :D


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #2 Online: 13 de Junho de 2010, 16:24:34
É que eu fotografo arquitetura e decoração, muitas vezes tendo que entregar imagens que serão impressas em página dupla de revista, por isso fico preocupado com nitidez, mas obrigado pela sua opinião de qualquer forma.
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #3 Online: 13 de Junho de 2010, 20:45:47
As duas lentes são muito nítidas, neste aspecto não vejo diferença nessas lentes.

A 100 macro tem foco mais lento que a 70-200, e é fixa; porém é muito menor e mais leve que a 70-200, facilitando se for viajar com ela ou fotografar pessoas, pois nestas ocasiões um equipamento menor é de grande valia.

Já a 70-200 é mais versátil e com AF mais rápido, mas maior e mais pesada, além de ser branca que chama muito atenção.

Acho que estes aspectos são muito mais decisivos do que a nitidez. Cabe a voce decidir o que é mais importante.


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2010, 23:06:45
Então... a decisão vai na questão da nitidez mesmo, pois como falei, frequentemente preciso entregar imagens para serem impressas em página dupla de revista. O fato dela ser maior e mais pesada não interfere, pois fotografo a bastante tempo e consigo fotografar com até 1/15 com ela sem tremer. Minha dúvida era mesmo com relação a qualidade de imagem, mas vejo que as duas são equivalentes neste quesito, então, a 100mm vai rodar hehehehe.

abs
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2010, 09:12:34
Amigo, a decisão entre essas duas lentes deve ser feita baseado no que você vai fotografar, pois cada uma serva para um tipo diferente de fotografia. Para decoração e arquitetura eu não usaria NEHUMA DAS DUAS, mas se a dúvida é somente entre elas, você mesmo já respondeu, você NÂO fotografa macro, logo a 70-200 oferece muito mais utilidade (ao meu ver) do que a 100 macro.

Dica de amigo, venda as duas, compre uma 85mm 1.8 (que é ABSURDA no quesito nitidez) que custa apenas 300 e poucos dólares lá fora, e com o restante do dinheiro da venda da 100 macro e da 70-200, compre uma lente realmente destinada a fotografar arquitetura e decoração, como uma 14mm L  (não é olho de peixe) ou as lentes tilt-and_-shift, muito utilizadas lá fora para esse tipo de fotografia.
« Última modificação: 14 de Junho de 2010, 09:13:40 por Alexis Marinho »
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2010, 09:48:54
Amigo, a decisão entre essas duas lentes deve ser feita baseado no que você vai fotografar, pois cada uma serva para um tipo diferente de fotografia. Para decoração e arquitetura eu não usaria NEHUMA DAS DUAS, mas se a dúvida é somente entre elas, você mesmo já respondeu, você NÂO fotografa macro, logo a 70-200 oferece muito mais utilidade (ao meu ver) do que a 100 macro.

Dica de amigo, venda as duas, compre uma 85mm 1.8 (que é ABSURDA no quesito nitidez) que custa apenas 300 e poucos dólares lá fora, e com o restante do dinheiro da venda da 100 macro e da 70-200, compre uma lente realmente destinada a fotografar arquitetura e decoração, como uma 14mm L  (não é olho de peixe) ou as lentes tilt-and_-shift, muito utilizadas lá fora para esse tipo de fotografia.

Alexis, veja a minha assinatura. Eu tenho as lentes necessárias para arquitetura e decoração. Uso muito pouco a distância de 100mm para isso, é verdade, mas em todo trabalho eu sempre tiro umas 3 ou 4 fotos de detalhes com ela. Minha dúvida era somente com relação a nitidez e já vi que a 70-200 é igual ou melhor que a 100 fixa.

Mas agradeço a sua opinião.

abraços,
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2010, 10:40:47
Como você tem as duas lentes, por que da dúvida sobre a nitidez delas? É só você fazer um teste rápido. Fotografe a mesma cena com as duas e veja qual você gosta mais.

A dica da 85mm foi por que ela é mais barata e foca mais rápido do que 100 macro, e você poderia reverter a diferença em algo útil para você.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2010, 11:38:23
O complicado é achar quem venda uma lente 85mm f/1.8. Somente nova mesmo e aguardando 45 dias pra chegar... e essa lente é mais indicada para retratos e still, não? Já pensei em comprar uma, mas no momento não seria muito utilizada.

abs,
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2010, 12:00:16
Eu tenho uma 85mm 1.8 e a adoro. Para retratos ela é espetacular.

Não vejo mal algum em esperar ela chegar, ainda mais no seu caso que tem duas lentes 100 e 70-200 para usar enquanto ela não chega.

Quanto a você utilizar ela ou não, é o mesmo que acontece com as suas 100 e 70-200, sendo que você estaria empatando muito menos dinheiro com a 85mm do que com essas suas outras duas lentes.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


antonio amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Bahia Sportfishing
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2010, 20:14:38
para arquitetura eu compraria uma EF-S 10-22  ;)


Eu tenho a 70-200 F 1:2.8 L IS e a 100 f1:2.8 macro, não me desfaço de nenhuma delas, são duas lentes fantásticas e nitidas


 


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2010, 22:40:06
para arquitetura eu compraria uma EF-S 10-22  ;)


Eu tenho a 70-200 F 1:2.8 L IS e a 100 f1:2.8 macro, não me desfaço de nenhuma delas, são duas lentes fantásticas e nitidas


 

Então... a 10-22 não rola, pois vou mudar para Full Frame, daí a 17-40L que está chegando cumprirá esse papel. Até hoje tenho fotografado com uma 17-50 f/2.8 que equivale a uma 28-80 e atende numa boa. Imagino que a 17-40 numa Full Frame vai superar minhas expectativas.
Edson Ferreira
www.35mm.com.br


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 15 de Junho de 2010, 23:18:52
Cara, já que vc vai fotografar arquiteturas, vai mudar para FF...não seria melhor vc comprar uma Tilt-shift para correção de perspectiva?são bem nítidas também...e vai ter um ângulo de visão bem grande...
O bom de se ter uma macro é que vc vai poder pegar uns detalhes legais..
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


35mm

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 136
  • Sexo: Masculino
    • 35mm Fotografia
Resposta #13 Online: 16 de Junho de 2010, 08:05:41
Cara, já que vc vai fotografar arquiteturas, vai mudar para FF...não seria melhor vc comprar uma Tilt-shift para correção de perspectiva?são bem nítidas também...e vai ter um ângulo de visão bem grande...
O bom de se ter uma macro é que vc vai poder pegar uns detalhes legais..

Acredito que deva facilitar, mas vejo a relação custo x benefício dessas lentes como um fator ruim. Custam muito caro e pra mim, que sempre uso tripé e longas exposições, aliado a um enquadramento minucioso, não considero que valem o investimento. Eu sempre conserto a perspectiva direto no viewfinder, antes de fotografar. As vezes sai alguma reta na diagonal, mas é raro e nesses casos, o Photoshop conserta com 1 clique.

abs,
Edson Ferreira
www.35mm.com.br