Autor Tópico: Vermelho fica laranja  (Lida 5550 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Online: 14 de Junho de 2010, 12:26:57
Sábado estava conversando com um colega do fórum e ele comentou que faz fotos de produtos para catálogos e que geralmente a cor vermelha fica alaranjada, com a Canon 40D.
Eu também tenho uma 40D e realmente há a tendência de puxar os vermelhos para o laranja, principalmente em tecidos como veludo e cetim. Isso eu creio que não é problema somente da 40D mas das outras DSLR Canon também.
Mesmo ajustando White Balance, é difícil conseguir o vermelho mais próximo do original. No caso deste colega do fórum, é quase impossível pois ele fotografa milhares de produtos mas, a pessoa que trata as fotos, não viu os produtos pessoalmente para saber qual a cor correta dos mesmos.
Vocês que possuem DSLR Canon já observaram essa tendência de puxar o vermelho para o laranja? O que fazem para corrigir isso?
Se não me engano, um problema parecido ocorre quando a cor é azul/esverdeada. A foto fica com tonalidade diferente do objeto original.
Problemas parecidos ocorrem em câmeras de outros fabricantes (Nikon, Sony, Pentax, Olympus, etc.)?

Abraços
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2010, 12:38:21
Nao é exclusividade Canon.
Em geral ocorre com a Nikon quando a exposição fica um ponto ou mais acima do ideal.
Outra alternativa é expor um ponto a menos que o ideal e corrigir no PS LR (ou outro).

Uma vez registrei uma ferrari "laranja"... Foi antes de pegar o jeito.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2010, 12:45:05
Nao é exclusividade Canon.
Em geral ocorre com a Nikon quando a exposição fica um ponto ou mais acima do ideal.
Outra alternativa é expor um ponto a menos que o ideal e corrigir no PS LR (ou outro).

Uma vez registrei uma ferrari "laranja"... Foi antes de pegar o jeito.

Obrigado pela resposta. Vou fazer um teste.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2010, 12:58:04
Comigo a canon em studio não registra roxo/lilás, estas cores sempre ficam azul e nunca chego no ajuste real no PS.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2010, 12:58:54
Comigo a canon em studio não registra roxo/lilás, estas cores sempre ficam azul e nunca chego no ajuste real no PS.

Que coisa hein  :no: E os vermelhos, ficam bons?
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Pictus

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.092
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/10986424@N02/sets/
Resposta #5 Online: 14 de Junho de 2010, 13:08:20
Nego troca qualidade por performance em altos ISOs...


http://www.fredmiranda.com/forum/topic/847088/2#7908771
Douglas: The "s" has a slightly different CFA, unfortunately I can't publish the response curves I've measured since they're the intellectual property of my current employer. Now don't mistake all "wide" filters for being "worse". In fact, metamerism areas can be smaller with a wider filter, if the filter is made with carefully considered ramifications. Canon's biggest drawback is the swingback in the red channel, a kind of dual-peak response which makes the metamerism area quite large/wide just smack in the middle of skintones. This also affects the transition from blue to purple by inserting an uncertainty factor that's quite large. Very small amounts of noise can throw the colour interpolation way of mark - hence the strange colour noise behaviour of most recent Canons. Noise reduction on top of this gives luma contrast a very good look at very high ISOs, but also totally kills any colour information in the image - they go "flat".


http://www.fredmiranda.com/forum/topic/809801/100#7626164


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #6 Online: 14 de Junho de 2010, 16:29:05
Pelo visto na Canon o problema deve ser mais grave que na Nikon...


Alexis Marinho

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 834
    • Fotografia de Casamentos e Aniversários
Resposta #7 Online: 14 de Junho de 2010, 17:39:04
O que eu posso dizer é que o adobe camera raw 5.6 deixa as cores muito mais próximas do que o software original da Canon interpreta nos arquivos RAW. Quanto a fidelidade das cores, existem MUITAS variáveis envolvidas, qual configuração de calibração da câmera irá usar (fiel, retrato, padrão, paisagem, etc), balanço do branco, ou seja, muitas variáveis.
Fotografia de Casamentos e aniversários
http://alexismarinho.com


antonio amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Bahia Sportfishing
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2010, 18:26:14
Fabio, eu sempre usei cameras Canon e o que eu notei foi que os vermelhos melhoraram a partir do Digic III que foi usado pela 40D. a anteriores que eu tive o vermelho era sempre muito diferente.


abraço


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 14 de Junho de 2010, 19:46:30
Nunca reparei nada na minha XTi. Se existe um desvio de cor ele não foi grande o suficiente pra aparecer no meu radar. Isso é o vermelho dela, que pra mim é bem satisfatório.



antonio amaral

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
    • Bahia Sportfishing
Resposta #10 Online: 14 de Junho de 2010, 19:55:37
Então, a XTi também usa o Digic III


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #11 Online: 14 de Junho de 2010, 19:59:36
Para quem trabalha em estúdio, é só usar o color checker e gerar um perfil corrigido para as cores no LR. Aliás, isso deveria ser feito sempre, independente da camera.

http://www.clicio.com.br/imgs/Podcast/010-Camera_calibration.mov

Eu notei algumas diferenças entre a conversão do RAW no LR e no DPP. No DPP as cores parecem bem mais fiéis (convertendo pelo Standard). No LR parece que tem alguns desvios, não significativos mas tem. O antigo ACR 4.4, se não me engano, deixava tudo com tom amarelado.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #12 Online: 14 de Junho de 2010, 20:15:53
se estiver convertendo pelo ACR, va na última aba, onde vc seleciona o perfil (adobe standard, portrait, landscape, faithful, etc) e deixe em camera standard. Vai ver uma grande melhora na fidelidade das cores.


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #13 Online: 15 de Junho de 2010, 11:03:20
Dei uma pesquisada na Internet e várias pessoas sugerem dar uma olhada no Profile do ACR. Vou tentar tratar algumas fotos onde o vermelho ficou alaranjado, mexendo em "hue" e "saturation" do canal vermelho.
Também pode ser a versão do ACR que eu estava usando (a do PS CS3). Talvez no CS5 isso tenha melhorado.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


Takami

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 260
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 15 de Junho de 2010, 12:42:59
Que coisa hein  :no: E os vermelhos, ficam bons?

Então Fabio,

O Ricardo San me procurou por este problema também, o vemelho nunca tive em estudio, mas acabei fazendo um teste com a Nikon D90 e o roxo/lilás apresentou bem mais real em vez do azul...
Nunca reparei nada na minha XTi. Se existe um desvio de cor ele não foi grande o suficiente pra aparecer no meu radar. Isso é o vermelho dela, que pra mim é bem satisfatório.



Esta imagem foi de estudio (com luz de flash) ou luz ambiente? pois o problema vem devido a luz de flash em studio.
tiagotakami | fotografia still

Body: Nikon F2a | Nikon D90
Lens: Sigma 16mm f/2.8 Fisheye | Nikkor AF-S 35mm f/1.8 DX | Tamron 28-75mm f/2.8 |
Light & Acessories: SB-400 | SB-800 | 1x Transmissor Cactus V4 | 2x Receptor Cacuts V4

A iluminação ajuda-nos a ter uma boa visibilidade e a criar uma atmosfera agradável.