Autor Tópico: Pentax K10 D Imagens Escuras  (Lida 5549 vezes)

Rogério Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Online: 10 de Junho de 2010, 18:03:52
Boa noite a todos

Tenho uma camera Pentax modelo K10D e por algum motivo as imagens estão saindo escuras no modo automático. Já atualizei o firmware para 1.3 e mudei todas as configurações possíveis e imagináveis desta camera sem sucesso. Eu sei que o David Sato que frequenta esta comunidade também tem uma K10 D. Será que vc poderia me ajudar?  >:(

Qualquer ajuda será bem vinda :D


albertgr

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.038
    • http://www.flickr.com/photos/alberto_gr
Resposta #1 Online: 10 de Junho de 2010, 18:16:42
Vc provavelmente já tentou isso, mas dá uma olhada se a compensação de exposição não está em -1 ou algo parecido... :ok:
"Film is not dead, it just smells funny."



Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Junho de 2010, 18:51:19
Pode ser também o tipo de metragem utilizada, veja se não está no spot.


Rogério Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #3 Online: 12 de Junho de 2010, 20:21:49
Pode ser também o tipo de metragem utilizada, veja se não está no spot.
Boa noite a todos
Bucephalus e Alberto já tentei de tudo e até mesmo já atualizei o firmware 1.3 por duas vezes e nada melhorou. Mesmo apresentando este problema tentei fotografar o evento agendado com ela e em comparação com uma Nikon D40 fiquei desolado, as fotos realmente ficaram muito a desejar. Quando atualizei o firmware percebi que na programação para se conseguir 1 ponto a mais e 1 ponto a menos (MODO DE VARIAÇÃO DE EXPOSIÇÃO COMO EXPLICA O MANUAL)com relação a foto registrada eu teria 3 fotografias, o que acontecia antes de atualizar o firmware para 1.3 e já não estou mais conseguindo mais as tres fotos mas apenas uma.
Se alguem já teve este problema e puder me ajudar agradeço muitissimo, mas acho que a solução será mesmo a assistência técnica.  :(


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2010, 00:37:53
Rogério,

Isso acontece apenas no modo automático da cam?

Se vc tirar uma foto no modo "auto" e depois olhar o exif da foto, mudar para o modo "M" e deixar exatamente na mesma configuração que a foto anterior e fotografar novamente, a imagem vai ficar mais clara, mais escura o igual?

Vc está fotografando em RAW?
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Rogério Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #5 Online: 13 de Junho de 2010, 16:52:22
Rogério,

Isso acontece apenas no modo automático da cam?

Se vc tirar uma foto no modo "auto" e depois olhar o exif da foto, mudar para o modo "M" e deixar exatamente na mesma configuração que a foto anterior e fotografar novamente, a imagem vai ficar mais clara, mais escura o igual?

Vc está fotografando em RAW?
Oi Satio Sam, muito obrigado pelo seu interesse.
Isso acontece em qualquer modo, tanto no manual como no automático.

Quando fotografo em automatico a imagem, pelo menos hoje está até que aceitável, mas quando mudo para o modo manual , nas mesmas configurações do automático, em manual a imagem sai sensívelmente mais escura e eu estou fotografando em jpeg. Não sei como resolver este problema, será que vc pode me ajudar?


Rogério Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #6 Online: 13 de Junho de 2010, 16:56:33
Oi Satio Sam, muito obrigado pelo seu interesse.
Isso acontece em qualquer modo, tanto no manual como no automático.

Quando fotografo em automatico a imagem, pelo menos hoje está até que aceitável, mas quando mudo para o modo manual , nas mesmas configurações do automático, em manual a imagem sai sensívelmente mais escura e eu estou fotografando em jpeg. Não sei como resolver este problema, será que vc pode me ajudar?

O que acho estranho também que no modo de variação de exposição (pag 162 do msnual) quando programo para fotografar uma sequência de 3 ou 5 fotos com exposições diferentes ela somente tira apenas 1 foto. Também não o que está acontece com esta programação.
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 00:21:26 por Davi Sato »


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Junho de 2010, 17:16:06
As fotos são com flash ou sem flash? Em ambientes com muita ou pouca luz? Posta dois exemplos de foto boa no automático e ruim no manual com a mesma cena e configuração...


mz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #8 Online: 14 de Junho de 2010, 21:58:58
Olá!
Tentou ressetar sua K-10D?
Tive este problema.
Ressetei e resolveu!


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #9 Online: 15 de Junho de 2010, 00:19:42
Olá!
Tentou ressetar sua K-10D?
Tive este problema.
Ressetei e resolveu!

Resetar? Tem essa opção no menu? (desculpe a ignorancia se for isso mesmo, mas é que depois que eu comecei a usar o raw, praticamente só entro no menu da cam pra formatar o cartão...

Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


Rogério Chaves

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2010, 08:46:55
Resetar? Tem essa opção no menu? (desculpe a ignorancia se for isso mesmo, mas é que depois que eu comecei a usar o raw, praticamente só entro no menu da cam pra formatar o cartão...


Oi Pedro, bom dia, desculpe não responder antes pois estava a trabalho.
O que seria resetar a camera e como devo realizar este procedimento? Assim que tiver com as fotos estarei postando-as para eu conseguir uma opinião de vocês.

Desde já agradeço pela ajuda e atenção


mz

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 7
Resposta #11 Online: 24 de Junho de 2010, 09:38:00
Olá, ALL
Desculpe usar o têrmo "RESSETAR"
Vá no menu em DEFINIÇÕES PERSONALIZADAS
A ultima opção deste menu é pra REINICIAR
Serão restauradas as definições para as definições iniciais da máquina.