Autor Tópico: Regular a abertura com lente invertida?  (Lida 2372 vezes)

Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 18 de Junho de 2010, 10:15:17
Comprei um anel inversor para fazer macro com a lente invertida... o aumento fica muito bom, mas como todos sabem o foco é complicado, pela pequena DOF. Aí vai minha dúvida: uma lente automática, com abertura controlada pela câmera, mantém a última abertura setada pela câmera quando desconectada... ou volta a um valor pré-estabelecido (a maior abertura, talvez)? alguém sabe dizer? Especificamente a lente do kit 18-55mm das Canon. :shock:


respider

  • Trade Count: (6)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 297
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2010, 10:30:20
Quando voce desconecta da camera o diafragma fica totalmente aberto, porem tem uma gambiarra para isso..
Com a camera ligada, voce configura qual abertura vc quer (f/11 por exemplo), aperta o botão de preview de DOF (aquele embaixo da lente). Com ele ainda pressionado, tire a lente da câmera. Com isso a abertura é mantida em f/11.
Canon T2i
Tamron 17-50 f/2.8 / Sigma 10-20mm f4-5.6 EX DC / Canon 50mm f/2.5 Compact Macro / Helios 58mm f/2.0 / Canon 55-250 IS
Flickr


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2010, 10:32:59
Com cameras Canon e lentes EOS voce deve colocar em prioridade de abertura e setar qual voce quer, apertar o DOF preview e tirar a lente do corpo.
Focar com o viewfinder escuro por causa da lente fechada é coisa para McGyver.
« Última modificação: 18 de Junho de 2010, 10:34:12 por Paulo Machado »
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Wooky

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 322
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2010, 11:26:00
opa! era a dica que eu precisava...  :ok: a idéia é só aumentar um pouco a profundidade de campo, se ficar muito escuro vou tentar usar o live-view.

Alguém já testou essa gambiarra pra ter certeza que não danifica lente nem câmera? :ponder:


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2010, 12:04:54
Bom , como já foi dito, setar a abertura apertar o botão de previsão de DOF e tirar a lente com a câmera ligada...
Eu testei uma vez para ver se funcionava mesmo, e funcionou...mas não fiquei fazendo para saber se danificava ou não..acho que se vc estiver com medo de danificar, compra uma lente mecânica para poder ter controle pelo anel..melhor do que correr o risco né.
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron