Autor Tópico: Problemas com Luminosidade  (Lida 3434 vezes)

Rickardo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Online: 25 de Dezembro de 2004, 09:02:01
Olá Pessoal,

Um tempo atrás fiz umas fotos no Metrô de SP com um amigo para uma Matéria em um Site (www.epoint.com.br), aliás, sou eu quem faz as fotos deste site he he he, e nesta ocasião tive um grande problema: Sem flash as fotos não saiam boas nem ferrando pq havia muito movimentoe a luz era fraca, mas se eu tirasse com flash as fotos saiam muito escuras. Depois de um tempo fotografando e filmando pudemos perceber que as lâmpadas da estação é quem estava causando este problema. O que fazer numa situação dessas??? Eu perdi todas as fotos... Elas ficaram muito tremidas... as com flash se slavaram.. mas estão mega escuras. Tampar o flash poderia ter ajudado???  :blink:

Ricardo Gomes de Lima


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2004, 11:49:37
Para preservar o fundo não tem jeito, é necessário usar baixa velocidade, neste caso o uso de um tripé seria muito interessante, o uso de ISO alto tbm é uma boa opção, desde que o ruído não seja um problema em sua cam.
O conjunto flash + Baixa velocidade + ISO Alto pode ser bem interessante, mas sempre com o tripé.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Rickardo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #2 Online: 25 de Dezembro de 2004, 13:11:41
Leo,

Pelos testes que eu fiz em um ambiente improvisado, o resultado obtido, tanto com e sem o flash teriam me ajudado realmente.  Nesse caso haveria uma espécie de congelamento e a foto sairia sem aquele vultos horriveis. Só pra eu ter certeza, era realmente este o resultado que eu deveria obter com a configuração que vc me passou???


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #3 Online: 25 de Dezembro de 2004, 18:55:32
Rickardo,
Se vc não quer os vultos apareçam, será somente com flash e ISO mais alto
Mas acho esse efeito de vulto muito interessante, despolui um pouco a composição além de ser mais artístico.
O automatismo da máquina faz com que: com flash (que é um ponto fraco da Sony)a velocidade aumenta porém a pouca potência do mesmo faz com que o fundo fique escuro.

Sem flash: a velocidade baixa e abertura fica mais aberta para compensar. Necessário uso de tripé ou apoio.

A foto abaixo tirei com uma Sony V1 - vel. 1/10, F-2.8 sem tripé.




Abraços,
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #4 Online: 26 de Dezembro de 2004, 01:49:52
Sim, o ISO alto, média velocidade e o tripé lhe ajudariam bastante e como o Edu disse o flash ajuda mais ainda a congelar, isso deve melhorar bem seus resultados.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


fotosim

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 11
Resposta #5 Online: 26 de Dezembro de 2004, 12:40:14
Citar
Rickardo,
Se vc não quer os vultos apareçam, será somente com flash e ISO mais alto
Mas acho esse efeito de vulto muito interessante, despolui um pouco a composição além de ser mais artístico.
O automatismo da máquina faz com que: com flash (que é um ponto fraco da Sony)a velocidade aumenta porém a pouca potência do mesmo faz com que o fundo fique escuro.

Sem flash: a velocidade baixa e abertura fica mais aberta para compensar. Necessário uso de tripé ou apoio.

A foto abaixo tirei com uma Sony V1 - vel. 1/10, F-2.8 sem tripé.




Abraços,
Nossa, belíssima foto e efeito: as linhas diagonais o movimento do faxineiro e metrô combinando.
Perfeita.
Parabéns
 


Rickardo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 26 de Dezembro de 2004, 23:42:21
Quando me referi aos vultos horríveis é pq eles ficaram horríveis... Aliás.. Eu devo ter feito eles ficarem horríves... mas agora eu entedi... Creio que o Tripé aí teria me ajudado muito...  Tenho certeza de que tentei me mexer o mínimo possível. A maioria saiu assim...
Acho que só a experiência de tirar fotos em vários ambientes diferentes é que vai me dar a percepção do que fazer em cada momento. Eu tentei fazer uma foto neste dia que nela o metrô estaria nítido e o fundo corrido. Para isso acompanhei o trem com a câmera e bati a foto. Infelizmente antes que eu conseguisse que alguma delas saisse descente meu tempo esgotou e tive que ir embora. Alguém poderia me dizer se essa era a melhor maneira para conseguir esse tipo de efeito???



Rickardo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2004, 23:45:28
Eu já ia esquecendo, parabéns Ikeda, sua foto ficou maravilhosa... Espero um dia tirar fotos assim!!!   :lol:  


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #8 Online: 27 de Dezembro de 2004, 10:08:28
Citar
Quando me referi aos vultos horríveis é pq eles ficaram horríveis... Aliás.. Eu devo ter feito eles ficarem horríves... mas agora eu entedi... Creio que o Tripé aí teria me ajudado muito...  Tenho certeza de que tentei me mexer o mínimo possível. A maioria saiu assim...
Acho que só a experiência de tirar fotos em vários ambientes diferentes é que vai me dar a percepção do que fazer em cada momento. Eu tentei fazer uma foto neste dia que nela o metrô estaria nítido e o fundo corrido. Para isso acompanhei o trem com a câmera e bati a foto. Infelizmente antes que eu conseguisse que alguma delas saisse descente meu tempo esgotou e tive que ir embora. Alguém poderia me dizer se essa era a melhor maneira para conseguir esse tipo de efeito???

Rickardo,
Se vc for reparar bem a foto inteira tá tremida, observe as luminárias e o piso que são fixos.
Desta distância focal pouco adiantaria o flash da sua máquina (caso for a Sony).
O automatismo da mesma também atrapalha.
Qdo vc tiver mais recursos $$, parta para uma máquina com ajustes manuais e lentes melhores, tipo Sony V1, Canon G5. Assim vc consegue tirar fotos boas nestas condições de luz até sem tripé que foi meu caso.
Obs: obrigado pelo comentário, com certeza vc irá tirar fotos até melhores do que essa.

Abraços,


 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Rickardo

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #9 Online: 27 de Dezembro de 2004, 10:23:40
Opa.. valew Ikeda.. Bem.. estou namorando uma Canon A75 e a A95 na B&H. Vai depender das condições $$$. O que vc me diz desses modelos??? Pelo que vi elas são bem recomendadas. Espero um dia chegar a ser um bom fotógrafo... Pelo visto se depender da boa vontade de todos do fórum, todos nós seremos.. Agradeço a atenção e se em algum momento eu também puder contribuir com certeza o farei!!! Valew!!!


jeanpaulo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 186
Resposta #10 Online: 27 de Dezembro de 2004, 10:45:42
qual p problema dos flash da sony?


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #11 Online: 27 de Dezembro de 2004, 11:01:20
Dessas mais simples é que é muito fraco e não possui opção para flash externo. :/
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


Eduikeda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.116
Resposta #12 Online: 27 de Dezembro de 2004, 11:52:26
Citar
Opa.. valew Ikeda.. Bem.. estou namorando uma Canon A75 e a A95 na B&H. Vai depender das condições $$$. O que vc me diz desses modelos??? Pelo que vi elas são bem recomendadas. Espero um dia chegar a ser um bom fotógrafo... Pelo visto se depender da boa vontade de todos do fórum, todos nós seremos.. Agradeço a atenção e se em algum momento eu também puder contribuir com certeza o farei!!! Valew!!!
São boas opções especialmente a A95.  Dá uma olhadinha abaixo:
http://www.dpreview.com/reviews/canona95/page9.asp

Com certeza vc será um bom fotógrafo. Também sou novato e com a ajuda dos amigos daqui todos iremos evoluir.
Leia livros de fotografia, vá em exposições, se der faça um bom curso....
E claro, participe do fórum.

Abraços,

 
Edu Ikeda

Nicão D 80

visite minhas fotos e comente:
www.flickr.com/photos/eduikeda


Fábio Ribas

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 295
    • http://
Resposta #13 Online: 27 de Dezembro de 2004, 15:35:31
Leo,

É devido ao fato de o flash ser muito fraco que as fotos tiradas com Sony ficam horríveis em ambientes de luz artificial? Um amigo meu comprou uma PXX (não lembro exatamente o modelo) e as fotos que ele tira usando flash saem tremidas, e isso considerando distâncias pequenas do assunto (tipo 2,5m)... Eu achava que era a mão dele, mas é a câmera mesmo...
Fábio Ribas - São Paulo / SP
Canon Rebel XT + 28-135mm f/3.5-5.6 IS + 50mm f/1.8 + "lente do kit"


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #14 Online: 27 de Dezembro de 2004, 15:40:24
ele provavelmente deve estar usando o modo noturno tbm.
Esse modo noturno é a pior coisa que já vi.
:/

Isso que estamos discutindo da Sony vale só para s PXX viu?
As demais são ótimas em fotos noturnas.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.