Autor Tópico: Fotos em Instrumentos Musicais - Ajuda!  (Lida 11037 vezes)

fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #15 Online: 24 de Maio de 2010, 12:28:03
Usou f/22  :eek: Por que? Eu usaria uma abertura maior e abaixaria o ISO.
É sabido que aberturas pequenas demais causam difração da luz, deteriorando a qualidade da imagem.
Além disso, quanto menor o ISO, menos ruído.  :ok:
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #16 Online: 24 de Maio de 2010, 19:20:50
O pessoal já deu a dica... Você precisa de luz difusa, preferencialmente lateral. Se tiver 2 fontes de luz, melhor.

Fiz algumas fotos de flautas, do grupo que faço parte:

http://www.adoramapix.com/alaghi/gallery/flautas

Usei 2 flashes, um na camera rebatido e outro fora da camera também, rebatido. Não precisei de difusores, usei uma parede branca e um lençol branco como difusor.

Você também pode usar uma janela com cortina de seda como luz principal, mas como seus instrumentos são grandes, isso pode ser mais difícil.
A foto da capa do CD eu fiz dessa forma (luz de janela) e um espelho:
http://www.quintaessentia.com.br/lamarca/index.html



Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #17 Online: 24 de Maio de 2010, 20:28:59
valeu pelos comentários pessoal! vou estudar aqui como melhorar as condições em geral
Usou f/22  :eek: Por que? Eu usaria uma abertura maior e abaixaria o ISO.
É sabido que aberturas pequenas demais causam difração da luz, deteriorando a qualidade da imagem.
Além disso, quanto menor o ISO, menos ruído.  :ok:
Fábio, imaginei que usando abertura pequena e longa exposição conseguiria captar alguma luz que em exposição menor não fosse possível... vou testar dessa forma que sugeriu também.
A foto da capa do CD eu fiz dessa forma (luz de janela) e um espelho:
http://www.quintaessentia.com.br/lamarca/index.html
Muito boa a capta Alaghi...  estive visitando o site do grupo... muito bom!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2010, 19:51:10
Bom, já deu pra melhorar bastante com as dicas do pessoal aqui, mas tenho mais uma dúvida...
hoje estive fazendo novos testes aqui....
afastei o fundo como sugeriram e consegui o preto total de fundo...
porém, no chão onde o instrumento está apoiado (fundo infinito com carpete) o tecido aparece bastante...

existe algum tecido que colocado como base com o produto em cima absorva toda a luz e não apareça, ou teria que arrumar um jeito de suspender o instrumento pra ele não ficar em contato com o chão?

outra coisa... estou sentindo necessidade de um ajuste no balanço de brancos.... tenho uma Canon XSI que tem alguns ajustes programados, mas nenhum deles está ficando 100% como quero... sempre puxa uma tonalidade diferente.... alguma dica sobre isso?
« Última modificação: 27 de Maio de 2010, 19:53:31 por luchqueiroz »


fabio_yamauti

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.575
  • Sexo: Masculino
  • Santo André - SP
Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2010, 21:09:26
Bom, já deu pra melhorar bastante com as dicas do pessoal aqui, mas tenho mais uma dúvida...
hoje estive fazendo novos testes aqui....
afastei o fundo como sugeriram e consegui o preto total de fundo...
porém, no chão onde o instrumento está apoiado (fundo infinito com carpete) o tecido aparece bastante...

existe algum tecido que colocado como base com o produto em cima absorva toda a luz e não apareça, ou teria que arrumar um jeito de suspender o instrumento pra ele não ficar em contato com o chão?

outra coisa... estou sentindo necessidade de um ajuste no balanço de brancos.... tenho uma Canon XSI que tem alguns ajustes programados, mas nenhum deles está ficando 100% como quero... sempre puxa uma tonalidade diferente.... alguma dica sobre isso?

Você pode tentar utilizar o WB Personalizado (Custom WB) ou fotografar em RAW e ajustar posteriormente.
Fotografia Karatê Ecoturismo Geocaching


GutoVilaça

  • Trade Count: (6)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.321
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 29 de Maio de 2010, 12:42:12
existe algum tecido que colocado como base com o produto em cima absorva toda a luz e não apareça, ou teria que arrumar um jeito de suspender o instrumento pra ele não ficar em contato com o chão?
Tente colocar o instrumento num cavalete/suporte/pedestal revestido de preto fosco já que o fundo você quer preto. Se possível num nível mais alto do chão. Ou então poderia arrumar uma maneira de fixar o instrumento (através de um pedestal) na parede com o fundo preto de modo que ele ficasse afastado.
Algo assim, por exemplo:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-143385557-suporte-ibox-parede-violo-guitarra-baixo-pedestal-loja-_JM
Teria que ser algo bem sutil para não sobrepor o braço do instrumento. Depois com programas de edição você faria os retoques para consertar algumas imperfeições e deixar o fundo homogêneo.
« Última modificação: 29 de Maio de 2010, 12:45:57 por GutoVilaça »
VAMOS ESTUDAR MAIS FOTOGRAFIA ANTES DE CRITICAR UMA FOTO ALHEIA. VAMOS CRITICAR SE O AUTOR PEDIR. SE VAMOS CRITICAR E COMENTAR, VAMOS FAZER COM SABEDORIA, COM EMBASAMENTO E DE MODO QUE SEJA ALGO CONSTRUTIVO. NÃO APELE SE O AUTOR DAS FOTOS REBATER ÀS CRÍTICAS AFINAL ISSO É DIREITO DELE. VAMOS DÁ BONS EXEMPLOS COM NOSSAS FOTOS POIS SÓ FICAR CRITICANDO FOTOS DOS OUTROS NÃO FAZ DA GENTE UM BOM FOTÓGRAFO.  VAMOS FOTOGRAFAR MAIS E CORNETAR MENOS!!!


Lelo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 90
Resposta #21 Online: 02 de Junho de 2010, 21:26:56
UAU, esses violões são top de linha ein?? Parabéns pelo trampo

cara, uma boa dica pra vc é: use fundos lisos.. de preferencia com cores sólidas.. preto, branco, bege, amarelo, rosa, etc.. se vc nao tiver fundo liso, o que vai dar a diferença é o desfoque no fundo...deixe o instrumento meio longe do plano de fundo.

se vc nao tem flashs de estudio, joga um flash rebatido pra cima (se tiver teto branco), e usa um iso de no máximo 400 (pra manter os detalhes). o ideal é iluminar o ambiente por completo, SEM NADA DE LUZ DIRETA, pois qualquer luzinha já cria um reflexo indesejado... se vc tiver luz de relfetores e lampadas halogenas, joga tudo pra cima, pra iluminar geral

muita atenção ao foco.. use uma abertura de pelo menos 5.6, pra manter os detalhes de todo o instrumento visíveis

PS: não esquece de fotografar em raw! pra poder editar a foto decentemente.

abraços
« Última modificação: 02 de Junho de 2010, 21:35:24 por Lelo »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #22 Online: 21 de Junho de 2010, 21:40:19
devagar vou melhorando....
acho que pelas fotos que fazia já deu pra melhorar, e muito... mas ainda não totalmente....
minha maior dificuldade no momento está sendo não estourar a luz perto da boca do instrumento.... pela própria anatomia do instrumento ali é onde ele recebe mais luz..... aí fica aquela coisa de estourar ali ou deixar meio subexposto em outra parte....
gostaria de comentários sobre as fotos abaixo.... (A do instrumento de costas está levemente desfocada... isso eu já vi... :doh: :doh: :doh:







outra coisa.... acham que convém fazer um post pra mostrar meu difusor tabajara tamanho família ou não é interessante pra maioria??? tem mais ou menos 1,40m de altura por uns 70 de largura... fiz comprido assim pra pegar ao máximo todo o comprimento de uma viola ou violão.... pode até existir, mas não encontrei nada desse tamanho pra comprar, nem por esse preço (uns R$80,00)