Autor Tópico: Adaptador de negativos feito em casa  (Lida 5945 vezes)

leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Online: 17 de Junho de 2010, 23:15:07
Pessoal, terminei ontem meu adaptador para negativos de 35mm, uma vez que meu scanner veio sem, e ficou blz. Segue uma foto:


Com os vidros anti-reflexo por cima dos negativos, a pelícla ficou bem plana, inclusive com um PB que tenho aqui, que apesar de estar "morando" em um livro a mais de mês, teima em ficar curvo.

Fica a dica para o pessoal que quer comprar um scanner mais barato no Ebay (tem a partir de US$ 40,00) mas que vem sem o adaptador de negativos. Não é difícil de confeccionar nem caro.

No próximo fim de semana vou fazer o adaptador para médio formato. Depois posto fotos aqui.

Leandro


ELIAS

  • Trade Count: (3)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 949
Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2010, 11:33:36
Olá Leandro!

Parabéns pelo trabalho, e por compartilhar aqui!


Algumas dúvidas:

Que material é esse preto?

O vidro anti reflexo você mandou cortar do tamanho da altura do negativo 35 mm pela largura de 6 fotogramas? Então você tem duas tiras de vidro na imagem que postou??

Abraço
Elias Vieira dos Santos
Jaú - SP

www.eliaseelizeufotoevideo.com


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2010, 13:14:38
Elias, o material na realidade é branco...heheh É pass partout branco e pintado com tinta para tecido. Eu tentei escanear com ele branco, mas gera reflexos, como não achei em Porto Alegre o preto, pintei mesmo.
O vidro anti-reflexo, sim, são duas tiras de 3,5 x 24 cm, com o fio removido ao custo total de R$ 2,00.
O pass partout custou 7 um pedaço de 80 x 90 aprox. (retalho).
O adaptador é feito com duas camadas do pass sendo que a de baixo, o corte tem a dimensão apenas dos fotogramas, aprox 28 mm de largura. E a parte de cima tem o corte na largura total do negativo e do vidro, 35 mm.

Leandro.

Detalhe que esqueci, aqueles 8 furos brancos, foi uma tentativa mal-sucedida de fazer um ajuste de altura...
« Última modificação: 18 de Junho de 2010, 13:15:53 por leandrooliveira »


jackvidal

  • Trade Count: (5)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 175
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2010, 17:59:50
Muito legal a dica Leandro.

Jack
"É preciso ter vontade E ir!"
http://www.flickr.com/photos/jackvidal


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2010, 22:32:12

... a pelícla ficou bem plana, inclusive com um PB que tenho aqui, que apesar de estar "morando" em um livro a mais de mês, teima em ficar curvo.


Parabéns, muito bacana o adaptador.

Para deixar os negativos flat, segue uma dica: coloque-os em água LIMPA por uns 20 minutos. Depois, retire o excesso de água com CUIDADO e deixe-os secando sobre uma toalha limpa que NÃO SOLTE FIOS, com o lado da emulsão para baixo.

Normalmente eles se curvam por estarem "desidratados". O mesmo acontece com ampliações.

Cuidados básicos:
- a emulsão, quando molhada, fica MUITO sensível, sendo fácil riscá-la.
- Se você usar água suja, a sujeira pode grudar na emulsão. Não tente retirar. Deixe de molho novamente, em água limpa de preferência, e de vez em quando agite o negativo.
- Use uma bacia com água suficiente para os negativos ficarem submersos mesmo quando enrolados.
- Você pode colocar vários de uma vez, mas evite que se toquem pois um pode riscar o outro.
- Se a secagem não ocorrer de forma uniforme, podem surgir manchas de água. Repira o processo.
- Deixe o filme secar com a emulsão para baixo (evitando que poeira grude nela), NUMA TOALHA LIMPA QUE NÃO SOLTE FIAPOS.
- Não seque ao Sol.

Quem já revelou filme sabe que isso é meio básico. Se você tem negativos antigos e que estão sujos ou grudados em papel, pode usar esse processo também. Às vezes ajuda, outras não tem jeito mesmo.

O mais importante: TENHA PACIÊNCIA. Não vá fazer isso antes de sair com a mulher para o almoço na casa da sogra. Você vai perder os negativos, o que é péssimo...  :D

Abraço,

José Azevedo
« Última modificação: 18 de Junho de 2010, 22:33:08 por joseazevedo »


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2010, 23:01:02
Obrigado José, mas muitíssimo obrigado mesmo é pelas ótimas dicas. Eu ainda não comecei a revelar, mas estou me preparando, portanto qualquer dica é extremamente valiosa, ainda mais quando é do tipo que não está nos livros. :worship:

Obrigado pelo comentário Jack. Como nada sei, passo adiante o pouco que descubro... :ok:


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2010, 01:39:00
Parabéns, muito bacana o adaptador.

Para deixar os negativos flat, segue uma dica: coloque-os em água LIMPA por uns 20 minutos. Depois, retire o excesso de água com CUIDADO e deixe-os secando sobre uma toalha limpa que NÃO SOLTE FIOS, com o lado da emulsão para baixo.

Normalmente eles se curvam por estarem "desidratados". O mesmo acontece com ampliações.

Cuidados básicos:
- a emulsão, quando molhada, fica MUITO sensível, sendo fácil riscá-la.
- Se você usar água suja, a sujeira pode grudar na emulsão. Não tente retirar. Deixe de molho novamente, em água limpa de preferência, e de vez em quando agite o negativo.
- Use uma bacia com água suficiente para os negativos ficarem submersos mesmo quando enrolados.
- Você pode colocar vários de uma vez, mas evite que se toquem pois um pode riscar o outro.
- Se a secagem não ocorrer de forma uniforme, podem surgir manchas de água. Repira o processo.
- Deixe o filme secar com a emulsão para baixo (evitando que poeira grude nela), NUMA TOALHA LIMPA QUE NÃO SOLTE FIAPOS.
- Não seque ao Sol.

Quem já revelou filme sabe que isso é meio básico. Se você tem negativos antigos e que estão sujos ou grudados em papel, pode usar esse processo também. Às vezes ajuda, outras não tem jeito mesmo.

O mais importante: TENHA PACIÊNCIA. Não vá fazer isso antes de sair com a mulher para o almoço na casa da sogra. Você vai perder os negativos, o que é péssimo...  :D

Abraço,

José Azevedo
O difícil é encontrar essa toalha com risco zero de soltar fiapos..., eu tenho medo de encostar a emulsão molhada em algum tecido!!
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 01:40:48 por Marco Jundiai »


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2010, 23:04:00
como voce fez para desligar a luz do scanner? ele ja tem essa função?

queria fazer isso em um scanner que eu tenho, mas não tenho como desligar a luz.
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2010, 23:51:14
Denis, este é um scanner de mesa que já é próprio para digitalizar transparências. Ele tem uma luz por cima e a normal embaixo. O software é que faz o controle das lâmpadas, conforme o que se deseja digitalizar.


rgerent

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 59
Resposta #9 Online: 18 de Julho de 2010, 22:27:04
Gostaria de adquirir um scaner de baixo custo, qual voces me indicam?
Obrigado

Rafael


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #10 Online: 18 de Julho de 2010, 23:39:47
Aproveitando o tópico, é preciso alguma coisa especial para escanear negativos? Eu tenho uma multifuncional da HP mas quando tentei escanear os negativos eles ficaram muito estranhos, com um tom meio azulado e com baixo contraste, então acabei tendo que escanear as próprias fotos... Alguém sabe de algum tutorial que ensine a escanear negativos em scanners normais?


leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 19 de Julho de 2010, 08:11:05
Rafael, dá uma olhada no Ebay, os Epson 3170 de 3200 DPI e os 4180 de 4800 DPI (é o que eu tenho) são bem baratos.

Busaum, sem chance de digitalizar em multi-funcional ou scanner comum. No scanner de negativos, a luz é por cima, e não refletida.


fjstudiodigital

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #12 Online: 20 de Abril de 2012, 02:37:32
Leandro,
Vc disse que sem chance de usar um scaner multifuncional, mas da pra usar de fizer uma caixa de luz com lampada fluorescente, porque os scanners de negativos são muito caros. Sou fotografo, só que fotografo de cidade do interior ganha pouco, to procurando um scaner, mas ja to apelando pro multifuncional. Vc fai fazer sacaner so pra vc ou vai prestar o serviço?