Autor Tópico: Leica Digilux 2  (Lida 14569 vezes)

Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #30 Online: 01 de Dezembro de 2005, 00:30:21
è davi, pq acha q estou interessado numa compacta em vez de juntar uma grana e partir pra um equipamento robusto de uma vez?

pelo simples fato de naõ ter conhecimento suficiente para usufruir bem uma compacta e muito menos uma reflex.

Eu vejo q será melhor pra mim evoluir aos poucos, vendo oq me interessa, oq realmente faz minha fotografia diferente das demais, e aí sim melhorar o equipamento para melhorar ainda mais oq busco ...

Cada caso é um caso, cada camera é camera, tudo vai do uso e da exigencia de cada um mesmo.

BOm seria "encomendar" uma camera do jeitinho q agente queira, assim sim acaba o problema ..


Marcos Henrique

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 430
  • Sexo: Masculino
Resposta #31 Online: 01 de Dezembro de 2005, 00:50:47
Bom, após todo esse discurso ainda não percebi a razão do elevadíssimo valor dessa Leica, que continua sendo prá mim uma maquininha. Por quê? Bem, porque paga-se o preço de uma DSLR com lente top num equipamento que só vai oferecer boa qualidade de imagem (nada excepicional) e praticidade. É aí que entra a incoerência! Até onde vai essa praticidade??? Talvez só até os rings de foco e zoom, porque do resto... pobreza de recursos! A não ser que o dpreview esteja muito errado, mas veja bem: embora tenha uma boa relação mp´sXccd, o ruído em ISO 400 é o de sempre. Mesmo sendo uma lente f2.0-f2.4, o range também não deixa de ser comum: 28-90mm! Foco macro então, sem muitos comentários. Mas 30cm :wallbash: . Que raios de macro é esse? E o lag do pré-foco, mais de 1s!!! Coitado dos fotojornalistas... vão ter uma câmera discreta (?) mas extremamente lenta. Distorção da lente normal também. Mas o anormal é a vinheta causada pelo flash. Dêem uma olhada no review e vão estranhar. Aberração cromática também o de sempre, e por aí vai. O que mais me surpreendeu mesmo foi o preço e o super LCD de 2,5".  <_<  


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #32 Online: 01 de Dezembro de 2005, 01:01:03
Citar
Bom, após todo esse discurso ainda não percebi a razão do elevadíssimo valor dessa Leica, que continua sendo prá mim uma maquininha.

Difícil, uhn?

Comparar uma Leica D2, com uma DSLR, são tipos completamente diferentes de câmera, para usos diferentes, ela não é câmera para fotojornalismo, descabido esse tipo de comparação. É câmera p quem tem grana e quer uma câmera de qualidade p usar em outros momentos, sem perder qualidade.

Maquininha, quem conhece um pouco de fotografia já demonstrou que não concorda, é uma boa câmera e inovadora, para não falar que é linda, e estética e prazer andam juntos.

Para fechar, evidentemente que ela não vale o que custa, disse isso na primeira resposta, a justificativa? Não precisa pensar muito, uma Donna Karan vale o que custa? Um Oakley custa R$1000? Claro que não, são produtos-conceito, vc tá levando o estilo que representam e aí cabe o cara decidir se quer (ou se pode) pagar.

Agora curioso é que se vc já tinha essa concepção de "maquininha" - ainda que a maioria dos outros não concordem - pq o debate? Evidentemente que ela como câmera não vale o que custa, porém assim como um cavalinho tem um poder mágico de elevar o preço de duas marcas de carros, aquele logo redondo vermelho faz o mesmo aqui.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 01:12:57 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 01 de Dezembro de 2005, 01:08:02
Sem tomar partidos, minha opinião:
- Oq devemos avaliar?
r: Custo-Benefício!!!!!!

1- Pretende investir (mesmo com a grana curta), na arte fotográfica?
Sem dúvidas vá p uma dslr. Invista em lentes, tripés, filtros, use sua criatividade e melhore consideravelmente suas fotose seja feliz!

2- Quer um equipamento legal, que vai te dar uma liberdade maior q a sua compacta, podendo até fotografar em raw, com uma ótica muito boa e, principalmente se vc não tem tempo ou não quer, ou ainda não pode gastar muito com lentes, tripés e filtros?
Sem dúvidas vá p uma prossumer, invista em cursos, WS, e-books e troca de informações, use sua critatividade e melhore consideralvelmente suas fotos e seja feliz.

Acho q, se levarmos em consideração o q queremos eo q podemos da Arte Fotográfica, somando-se oao nosso nível de exigência q é diferente p cada um (=custo benefício), o resultado será o mesmo.

Meu sonho de consumo é a D50 com pelo menos três lentes boas, mais um flash circular. Infelizmente não posso pagar. O q posso fazer? Tentar vender minha máquina e fazer um esforço danado p quem sabe no final de 2006 comprar a R1. É o máximo de benefício q vou ter p o custo q posso pagar. Vou investir em cursos, WS, e-books e troca de informações, usando minha critatividade e melhorando consideralvelmente minhas fotos e serei feliz. Mas isso é o meu caso.
Qual será o de vcs?

Abração,
                Márcio Vasconcellos.
 
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #34 Online: 01 de Dezembro de 2005, 01:14:40
Se fosse pra eu investir em Leica, compraria a Epson R-D1, que permite trocar as lentes. Mesmo assim, é muito cara. Quem compra uma dessas é rico e quer "vestir" a câmera. É como ter um Rolex ou roupas caríssimas de grife. Se o cara tem grana para comprar lentes Leica, sempre existem os adaptadores. Provavelmente deve ter algum que permita usar lentes leica numa Canon EOS, por exemplo.

O Gustavo tocou no ponto certo... estão faltando umas compactas com a qualidade de uma rangefinder e preços equivalentes aos que eram praticados com as rangefinders.

Imaginem uma câmera do tamanho de uma A520, com 3 ou 4MP, só que custando R$1500,00, com uma ótica impecável, zoom mais ou menos 28-50mm ou mesmo fixa em torno dos 40mm, F1.8, nada de aberração cromática, autofoco (ou não), com RAW, sapata para flash, ISO 400 plenamente "usável".

Seria um nicho que não foi explorado. Amadores que desejam elevada nitidez, não fazem questão de ultrazoom ou milhares de megapixels.

Para quem chiar com os 3MP, tenho mandado escanear as fotos que tiro com filme. Eles me entregam cada pose em 3MP. A nitidez é impressionante, ainda que tenha um pouco do ruído de filme, mas as fotos ficam muito melhores que qualquer câmera compacta de 7MP, por exemplo. É isso que eu quero... ótica e um sensor com a menor densidade possível.
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #35 Online: 01 de Dezembro de 2005, 01:37:41
Gente pera lá, vamos concentrar para não desvirtuar as coisas OK?
Com relação ao ISO que é a desculpa de todo consumido de SLR, ele é uma vantagem? se as lentes forem a do KIT NÃO seu coração até pode dizer que é, mas técnicamente o ISO 400 de uma prossumer tem o MESMO resultado do ISO 1600 de uma SLR e se a lente tem diferença de 2 pontos compensando a perda de 2 pontos do ISO teremos uma compensação TOTAL, qualquer um que saiba o mínimo de exposição não estaria sequer discutindo isso, então não adianta choramingar, nesse quesito uma SLR com lente do Kit é igual a uma prossumer.
No conceito nitidez também não tem o que ser discutido, uma prossumer tem mais nitidez que uma SLR com lente do Kit e pronto, isso é teste laboratorial não é sensibilidade humana é fato, ou seja, nos dois quesitos que tenho discutido desde o começo uma prossumer é sem a menor dúvida melhor que uma SLR.
Se você pretende investir em lentes ótimo, é o que eu tenho dito desde o início também, uma SLR exige investimento em lentes para se tornar melhor que uma prossumer, se você compra uma SLR pensando em comprar uma nova lente ou investir em lentes eu realmente não vejo o menor problema, mesmo porque o princípio da SLR é exatamente você poder comprar as coisas separadamente, porém não me venham com papo que a lente do Kit é suficiente porque ai eu não tenho a menor dúvida que uma prossumer é mais negócio em termos óticos.
Quanto às vantagens de uma SLR, sem dúvida ela é mais rápida em termos de AF (porém nem sempre mais consistente, dependendo da lente usada elas são menos consistentes que algumas prossumers), com relação à qualidade do AF noturno tá ai um engano, a F-828 é melhor que qualquer SLR que já usei para fotos noturnas. Ela é realmente muito eficiente nesse tipo de trabalho, é quase uma câmera especialista nisso.
Outra vantagem da SLR é a maleabilidade de escolha de lentes e sem dúvida a qualidade ótica e final de imagem quando operamos com lentes de intermediárias para cima, porém isso se reflete em uma desvantagem referente à versatilidade, normalmente uma SLR requer cerca de 3 ou 4 lentes para fazer o mesmo trabalho que uma prossumer faria com qualidade ÓTICA similar.
Ambos os sistemas possuem enormes vantagens e enormes desvantagens, tudo depende do que se pretende fazer com eles, honestamente se Bresson tivesse pensado como vocês para escolher sua câmera ele não teria sido nem 10% do que foi. A escolha da câmera vai bem além dos resultados na qualidade da imagem, está intimamente ligada a aplicação do aparelho, atualmente existem alguns fotógrafos da National Geographic que estão fotografando com a FX-9 da Panasonic, isso mesmo uma humilde super compacta que faz a capa de uma das mais consagradas revistas do planeta, muitos aqui se iludem, pensam que a SLR é a solução para sua boas fotos, mas na verdade a maioria se esuqece que também está evoluíndo e que a câmera só vai te ajudar se tiver as características certas para as fotos que você pretende fazer.
O Alex por exemplo estava montado em uma SLR porém sua pequena S5100 estava lhe redendo fotos muito melhores que sua SLR, exatamente porque estava lhe atendendo bem melhor.
É importante ter claro várias questões antes de comprar uma câmera, a primeira é se você stará fotografando querendo se preocupar com o equipamento durante as fotos ou não, isso já define uma classe de equipamento que você irá comprar, outra é a disponibilidade que você terá para carregar o equipamento e por fim até que ponto o que você chama de qualidade está realmente afetando positivamente a sua foto.
Eu costumo dizer que fotografia é a arte de fazer sacrifícios, eu nunca vi um ambiente onde você não tivesse que escolher um sacrifício a ser feito, em muitos casos você poderia sacrificar a qualidade por acesso (que é o que Bresson fazia ao optar pelos compactos sistemas da Leica enquanto os outros optavam por cameras de médio formato e é o que alguns fotógrafos da Natgeo tem feito ao optar por uma FX-9).
Existem uma infinidade de condições onde eu sequer penso em levar minha SLR, ela não faria a menor diferença e pode parecer incrível, mas meu passeio no parque é uma dessas condições, mesmo porque com 14 EV ninguém precisa de ISO ;)
Por fim no workshop de Porto Alegre, que foi feito em ambiente fechado e escuro eu vi os resultados das Prossumers serem melhores que os das SLR, com pessoas com conhecimentos nivelados, as fotos estão lá para todos verem e analisarem o que cada câmera conseguiu fazer, mesmo porque os participantes todos operaram com ISO alto.
Infelizmente eu não engulo mais MKT (as vezes fico pensando como seria bom não saber, eu era muito mais feliz quando ainda engulia MKT) e não me preocupo nem um pouco com status, se que a câmera ajuda, mas sei que não é a solução, muitos compraram suas SLR e sequer conseguiram entender como a abertura compensa o ISO nos exemplos que dei, o que é simplesmente um princípio básico da fotografia, julgo que a busca principal não deve ser pela câmera como muitos se concentram, achando que comprar a câmera mais "FODA" vai resolver a vida, muitos sequer sabem o que é melhro para o que fazem e para o quanto estão dispostos a investir, acho que a primeira busca deve ser pela consciência fotográfica, um dos fotógrafos que mais respeito no meu círculo de amigos usa uma Olympus E-20 como câmera, para quem não conhece é uma SLR de lente fixa e sensor pequeno, mas com um bom ISO 400 e uma velocidade de AF que se assemelha a uma Prossumer e por incrível que possa parecer, os resultados dele são absurdamente bons, inclusive em fotos que muitos aqui não conseguem fazer com SLR, como desfiles e fotos de ação, a algum tempo tinhamos um usuário frequente que fazia panning de bicicletas com uma S7000, eram fotos de ação, ultra rápidas feitas com uma prossumer e muitos aqui acham que só com SLR é possível fazer essas fotos e as fotos do cara eram perfeitas.
Na boa, acho que antes de discutir equipamentos e limitações deviamos tentar procurar entender de fotografia e tipos de equipamentos para atender cada tipo de fotografia.

Com relação à Leica em questão é simples entender o que ela é, uma câmera do tamanho de uma A610 com a qualidade de imagem de uma Prossumer, acho que só isso já é o suficiente para entender seu preço e todas as aplicações para as quais ela seria superior até mesmo a uma SLR. ;)

Desculpem o desabafo, meu objetivo não é polemizar é apenas mostrar que a visão do equipamento está muito além do que a maioria imagina.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 01:41:43 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #36 Online: 01 de Dezembro de 2005, 02:21:58
Não penso que seja assim, Leo.

Se pegar a 300D, uma DSLR já saindo de linha com a lente do kit (que é a pior lente de kit existente) ela fica num empate técnico de resolução com uma Nikon 8700, detalhe que a 300D é 6mp contra os 8mp da 8700. Ainda que perdesse um pouco de resolução, o conjunto que ela oferece faz isso se tornar interessante, pq é uma perda mt pqna de resolução (e só existente enquanto utilizar a lente do kit) e muitos ganhos em outros fatores.

Quanto a compensação ISO/EV, vamos combinar o seguinte, ISO 400 numa FZ30 ou F828 é comédia, são impraticáveis, os da Nikon são os melhorzinhos na 8700, ainda assim n são maravilha. Concordo com o Renato, quando ele diz que a XT tem um ISO 1600 mt melhor que o 400 da F828, provavelmente o 1600 da XT é melhor que o 200 da F828. Então sem tendenciar p nenhuma câmera, a questão aqui é que o ISO 1600 de uma XT e de uma D50 são absolutamente aproveitáveis, enquanto o 400 de uma F828 não é (a menos que passemos a contar ela como uma câmera de 3mp, mas aí já estamos perdendo resolução). Então, ao menos eu, fotografo sempre que posso em ISO máximo 100, 200 e 400 são só para o desespero, então é em ISO 100 que deveriamos comparar. A D50 já começa com ISO 200 em função do ponto ótimo, em 400 que ela fornece uma imagem perfeitamente limpa ainda, e ela já se equiparou com a luminosidade da prosumer, e já está dando uma surra em todos outros quesitos como velocidade de foco e precisão (não concordo que as prosumers tenham mais consistência de foco), ao menos não contra uma Nikon. Enfim, teremos além do ISO 400, mais 2EV p jogar com a lente porca do kit, e um ISO usável (1600) em sua resolução máxima, contra elevar os mesmos 2EV no ISO da prosumer tornando a imagem impraticável (ao menos na resolução máxima, p manter a validade da comparação). Única exceção talvez às Panasonic e Minolta, pq o estabilizador cria uma vantagem, ainda assim estabilização, como vc mesmo diz, não é ISO elevado, p fotos rápidas n ajudaria.

Concordo totalmente sobre não ser o equipamento que faz o fotógrafo, mas ao menos no meu caso sempre tentei tirar o máximo do equipamento, então tenho que imaginar que com uma DSLR tbm seria assim, não consigo imaginar que vou retroceder. Contudo, concordando novamente, eu não acho que uma DSLR seja câmera para quem só pode ter uma, eu estou com um Sony Ericsson K750i com cam 2mp, um brinquedo, mas vai fazer as vezes até eu poder adquirir uma câmera de bolso, estou com a FZ5, comprando uma rangefinder de filme, e só agora cogitei pegar a D50 (já com a 18-70 encaminhada numa negociação paralela), então p aquelas situações em que não quero abrir mão da máxima qualidade, talvez ela seja a escolha certa. Para quem só pode ter uma cam, não recomendo. E talvez eu ainda adie mais minha compra, mas o que digo é que se se quer evoluir, DSLR é o caminho final em função da proximidade do preço com as prosumers.

E nem falamos no EVF. Fiz fotos com a FZ5 domingo no chute, um sol absurdo, não enxergava quase nada, não sei como sairam boas.

Tbm não há q generalizar, tem pessoas que vão na onda do consumo e marketing como vc diz, eu mesmo adio há um ano a compra da minha DSLR pensando até onde vai minha necessidade, no momento que comprar será conciente. Por outro lado vejo pessoas com boas lentes e câmeras aqui que sequer fotografam, só que isso não é só em fotografia, minha primeira roupa de neoprene qd comecei a surfar foi uma mormaii usada dos anos 70 que cabiam dois de mim, paguei uma mixaria, enchia de agua, comédia. Depois passei frio num outro inverno por só ter grana p uma roupa q nao cobria o corpo todo, só mt tempo depois comprei uma roupa O'Neil, que era o que tinha de melhor na época, todo caso sempre tinham umas figuras que já no início saiam com pranchas e roupas mais caras, do mesmo modo não vamos nos pautar por quem gasta dinheiro e não estuda ou fotografa. Acho que são a exceção, prefiro pensar assim ao menos.

Gostaria de encontrar uma opção para ter fotos num range de 28 a 450mm (talvez 600), sem que fosse uma DSLR, com RAW, um foco decente.

Outro problema, cada vez mais gosto de brincar com a profundidade de campo, como fazer isso numa câmera que não seja uma DSLR? E nem toda prosumer tem zoom manual no anel da lente, algo que já começa a me incomodar nas Panasonic by wire.

Sinceramente, não vejo outra opção que não seja DSLR, na hora q lançarem desisto delas com prazer. Agora misturando tudo, conversava com uma amiga outro dia e ela falou algo mt real, defendia que eu ficasse com a FZ5 pq por ser pqna, se eu a usasse mais, já valeria a compra, afinal mais vale mais fotos com uma cam de bolso do que uma DSLR no armário, então um grande teste será esse celular que ganhei com cam 2mp, se começar a usar toda hora, mt mais que uso a FZ5, talvez desista da DSLR e compre a primeira compacta de bolso com RAW que encontrar.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 02:26:58 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


Marcelo.S.

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.279
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/msafioti/sets/72157618134645270/detail/
Resposta #37 Online: 01 de Dezembro de 2005, 05:26:51
Muito interessante esse papo…vai longe…

Outro fator decisivo na hora de comprar uma DSLR é a portabilidade. Sou fotógrafo "hobbysta" e gosto muito de fotografar, acredito que como muitos por aqui.
Sou casado, tenho uma filha de 3 anos e diria que 80% das vezes que saio para fotografar a família está junto.
Há um ano comprei uma KM A200. Meu, sair de uma sony série P e ter uma máquina dessas foi um sonho! Pensei: nunca mais vou trocar de câmera.

O tempo passou, me interessei cada vez mais por fotografia, comprei livros, pratiquei bastante, procurei entender o conceito, a técnica, fui "abduzido" pelo Mundo Fotográfico (vício, vício, vício!!!), enfim estou curtindo esse negócio.

Pois bem, agora estou em cima do muro. A A200 me atende perfeitamente, mas agora no finalzinho do ano comecei a sentir que quero mais…velocidade, tele, talvez um macro melhor, etc…acho que é uma evolucao natural, a partir do momento que vc gosta da coisa e já conhece bem o seu equipamento, o desejo de progredir se torna automático.
Hoje no mercado nao vejo uma máquina prossumer melhor do que a A200, a FZ30 nem a S9000 me convenceram. Se for trocar tem que fazer valer a pena.

Aí pensei nas DSLR´s. Já estou decidido: KM 5D. Já estou acostumado com a Minolta e sem muita dúvida ficaria com essa câmera. A pouco tempo vendi minha moto e vendendo a A200 até teria grana para comprar a câmera e mais umas 2 ou 3 lentes muito boas. Mas até agora nao comprei!!!!! Por quê?

Portabilidade!

Fico me imaginando nos passeios de domingo, ou férias, eu e minha esposa com todas as malas, criancas, carrinho e mais uma mochila cheia de coisas caras que deve ser manuseada com muito cuidado?? Isso é o que está me bloqueando.
Tenho uma case compacta onde carrego a A200 e um mini-tripé que é show de bola! Fácil e prático e levo para todo lugar.

Já com DSLR nao seria tao fácil assim. Porém fico amarrado com as prossumers e como o Gustavo fala, sou "obrigado" a trocá-la a cada ano e meio…o que deve sair mais caro do que comprar uma 5D por exemplo e depois só investir nas lentes.

Outra opcao seria comprar a 5D e uma compacta, a Canon A610 por ex. Mas e aí? Teria ainda mais trambolho para levar…nesse caso também fico com medo de acabar nao utilizando muito a 5D…

Resumindo: hoje, na minha situacao, nao há outra categoria que me atenda: prossumer.
Estou ansiosamente aguardando o que será a Pro2, Nikon 8900, KM A300, etc…
Deutschland

Flickr


marlonguerios

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 81
  • Sexo: Masculino
    • http://www.marlonguerios.com
Resposta #38 Online: 01 de Dezembro de 2005, 07:58:50
Concordo com o Marcelo, gostaria de uma DSLR, mas definitivamente não é o momento, pois teria que gastar além do que podia e além disso ia querer ficar comprando outros tipos de lentes e sei que não posso me dar a esse luxo.
Sou iniciante na fotografia e optei pela FZ30 porque gosto de UZ e dos recursos que oferece. Além disso não estou decepcionado com a qualidade da imagem. Tenho revelado algumas fotos, inclusive em ISO 400 e a qualidade é até melhor do que algumas fotos que já vi por aí em álbuns de aniversário feitas por fotógrafos "profissionais" com câmeras SLR (é verdade).
Ou seja, estou satisfeito com a minha câmera pois pelo preço que paguei (600 dólares) estou gostando do retorno e da versatilidade.
Agora, o que vale é o que cada um quer... burrice vai ser alguém comprar alguma coisa porque outra pessoa disse que ele devia fazer isso...
Por exemplo, outro dia comprei um celular para minha esposa (na época namorada) e me chamaram de louco, pois estava prestes a casar, como podia ficar gastando dinheiro assim (custou 200 reais) e que o celular que ela tinha já estava ótimo e coisa e tal. A minha esposa ficou se sentindo mal com isso e eu falei pra ela não ligar, afinal eu é que sei quanto tem na minha conta e ninguém tem nada a ver com isso. Detalhe: Duas semanas depois essa mesma pessoa comprou um celular igualzinho para ela e para o marido   :doh:
Se eu simplesmente deixar de fazer o que eu quero com medo do que os outros vão pensar... serei um frustrado. Óbviamente deve sempre haver o bom senso, mas não vou para pra pensar se o meu vizinho compraria determinada máquina ou não.

Uma amiga minha me perguntou que câmera poderia comprar, ela tinha visto uma Sony P41 bem baratinho e estava pensando em comprar. Eu falei pra ela que essa câmera não era muito boa e que teria outras opções muito melhores com preços próximos, passei pra ela alguns links e cotações, fotos comparativas e coisa e tal e no fim das contas... ela comprou a Sony P41. Depois eu perguntei como estava indo e ela disse que estava super feliz e que achou a câmera muito boa. Realmente, isso é o que importa.

Faça o que tem vontade, desde que não prejudique ninguém, e seja feliz  :thmbup:

Agora quero investir em aprender mais, estou aguardando ansiosamente o WS que será aqui em Floripa...  
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 08:00:03 por marlonguerios »
Marlon Candido Guérios
Ottawa - ON - Canadá
Canon EOS60D
EF-S 18-200 IS
EF 50mm 1.8
>> www.marlonguerios.com <<


Marcelo Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.325
Resposta #39 Online: 01 de Dezembro de 2005, 09:39:54
Eu acho que pra quem tem grana sobrando  e quer ter uma câmera compacta de qualidade (e marca) compre a Digilux 2.

Um Tag vai informar as horas assim como um Citizen, mas custa 10 vezes mais, mas pra quem curte relógio (e tem grana sobrando) vale, imagine se fôssemos iniciar uma discussão sobre se vale a pena comprar um Tag, teríamos ínumeros argumentos de que o Tag não vale o que custa.

Eu particularmente preferi comprar uma DSLR, ainda não peguei e não posso dizer o que achei da troca, mas acredito que não vá me arrepender.


GRM

  • Trade Count: (8)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.732
Resposta #40 Online: 01 de Dezembro de 2005, 11:27:08
Duas coisas que estão na lista de compras, Marcelo. Um Tag e uma Leica, quem conhece sabe o pq do preço, e ainda que possam parecer só um símbolo de consumo eu acho produtos excepcionais, justificam completamente o preço. Depois conta p gente o que achou de migrar p D50, confesso que ainda estou indeciso.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 11:28:11 por Gustavo RM »
Nikon/Panasonic Gear


m.oreste

  • Trade Count: (13)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 759
  • Sexo: Masculino
    • Flickr.com
Resposta #41 Online: 01 de Dezembro de 2005, 11:38:22
só uma coisa.... como tem Marcelo neste "Mundo Fotográfico"  :laughing:

Falando sério agora, fotografia para mim é algo muito prazeiroso e se possível andaria com minha câmera de um lado para outro, como é algo recente na minha vida tenho muito anseio de aprender mais e mais, sinceramente não andaria com uma DSLR de um lado para outro, já tenho receio de sair com minha C8080, teria muito mais receio com uma mochila cheia de lentes e toda a tranqueira.

Teho sim muita vontade ter uma DSLR, mas além de precisar do dinheiro para compra-la quero ter condicão de poder usar todo o potencial a + deste tipo de câmera para valer o investimento. Um quesito que eu sempre observo antes de comprar qualquer coisa é a durabilidade e resistencia, eu sei que não é o fator principal mas levo muito em conta, tenho vista cameras mais parecidas com brinquedos frágeis que devem ser tratadas como um brinquedo de cristal isso vale para as DSLR tb.

Uma atitude que gostei da LEICA foi  o compromisso com seus usuários criando o back digital para alguns modelos.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 11:43:05 por m.oreste »
Marcelo - POA/RS



Francisco

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.556
Resposta #42 Online: 01 de Dezembro de 2005, 11:57:38
Pensando bem, essas digitais da Leica estão de graça. Olhem na B&H o precinho das analógicas Leica. Tem uma de 8500,00 dólares. No entanto, é um "kit", acompanha lente de 35mm/F2 :P

 
Francisco Amorim
Porto Alegre - RS


talesp

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.659
  • Sexo: Masculino
    • http://www.talesp.inf.br
Resposta #43 Online: 01 de Dezembro de 2005, 12:05:14
Ah se o kit da D50 viesse com uma lente Leica 35mm F/2....eu nem ia comprar mais nenhuma lente, eheehhe

Pra que tele se tem uma legitima lente Leica...
Tales Pinheiro de Andrade
São Bernardo do Campo/SP/Brasil
I think computer viruses should count as life. I think it says something about human nature that the only form of life we have created so far is purely destructive. We've created life in our own image.
Stephen Hawking


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #44 Online: 01 de Dezembro de 2005, 12:11:01
Gustavo a 8700 e a F-828 tem o mesmo sensor, nos testes de ruído que mensuram o ruido real elas tem o mesmo nível de ruído em ISO 400 que a Rebel XT em 1600 e mesmo em JPG os testes que tenho visto colocam a 8700 com ruido pior que a F-828, os melhores estão com a Minolta e Olympus, mas para mim ruído tratado por software não vale absolutamente nada, prefiro que não tratem ao fazer o que a Canon faz e a Minolta tem feito de debulhar o ruído e levar junto todas as texturas.

Temos acima uma prossumer de 8MP em ISO 400 e uma DSLR de 6MP em ISO 1600, mesmo com uma delas subexposta os resultados foram praticamente os mesmos. ;)
Resolução em MTF 50 com teste feito via software, as prossumers de 8MP ganham inclusive da 20D, a 8800 tem 1547 linhas x 1572linhas enquanto uma Maxxum 7D com lente do Kit tem 1339linhas x 1315linhas e uma 20D com uma 100mm Macro (que já é uma lente boa) tem 1513linhas x 1707linhas e uma D50 com uma 105mm Micro tem 1553linhas x 1300linhas, lembrando que o MFT é eficiente exatamente porque considera com bastante precisão a retenção de texturas, o que não ocorre no ISO chart.
Por fim eu realmente concordo que a falta do Zoom mecânico pode atrapalhar certos tipos de foto, mas da mesma forma as dimenções também podem atrapalhar certos tipos de fotos, é tudo uma questão relativa à aplicação da câmera.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2005, 12:11:48 por Leo Terra »
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.