Autor Tópico: Minolta SRT101  (Lida 4298 vezes)

Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Online: 22 de Junho de 2010, 20:38:31
Peguei emprestada a SRT101 do meu avô e estou querendo iniciar na fotografia analógica.
Até aonde eu percebi a câmera está em perfeito estado, apenas com alguns fungos na lente, mas tenho algumas perguntas

1. Não consegui ajustar o ASA, como eu faço?
2. Eu verifiquei a bateria e ela parece estar acabando... no manual diz que se o nivel estiver baixo a fotometria pode ser influenciada, alguém sabe aonde eu compro essa bateria nova?
3. A lente está com alguns fungos mas não sei se eles afetarão a qualidade da imagem será que compensa mandar limpar? se sim alguem conhece algum lugar confiavel que limpe em Curitiba ou Sp?
4. Vale a pena mandar fazer uma revisão? Quanto custa em média?
5. O que vocês acham dessa câmera, ela é boa?
« Última modificação: 22 de Junho de 2010, 20:39:16 por Busaum »


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2010, 21:04:29
Citar
1. Não consegui ajustar o ASA, como eu faço?
Qual o problema, o dial está emperrado?
O link do manual.
http://www.urmonas.net/manuals/srt101/srt101.html

Citar
2. Eu verifiquei a bateria e ela parece estar acabando... no manual diz que se o nivel estiver baixo a fotometria pode ser influenciada, alguém sabe aonde eu compro essa bateria nova?
A bateria original é de mercúrio e não é mais fabricada. Existem algumas alternativas.
http://www.kyphoto.com/classics/mercurybattery.html
Eu acho que a mais prática e dispensar o fotômetro e usar uma tabelinha de exposição como a que tem no site The Ultimate Exposure Computer.
Citar
3. A lente está com alguns fungos mas não sei se eles afetarão a qualidade da imagem será que compensa mandar limpar? se sim alguem conhece algum lugar confiavel que limpe em Curitiba ou Sp?
Para saber se atrapalha só tiranda algumas fotos. E do jeito que as lente MD/MC estão baratas provavelmente é mais barato comprar um do que mandar limpar.

Citar
4. Vale a pena mandar fazer uma revisão? Quanto custa em média?
Ela está funcionando bem, as velocidades parecem reguladas, a cortina está abrindo e fechando e sem furos, tem algum vazamento de luz?
É difícil estimar sem saber estas coisa. Compre um filme baratinho e experimente.

Citar
5. O que vocês acham dessa câmera, ela é boa?
Ótima, uma clássica e com as lentes MD/MC com baixo preço dá fazer um set bacana com pouca grana.



When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2010, 21:43:54
Paulo eu acho que o dial não está emperrado... é que eu não entendo muito de câmeras analogicas. Eu tenho o manual original aqui mas eu li e não entendi como que faz para mudar o ASA. O dial do obturador só roda até o B ou 1000 certo?
Você sabe aonde eu encontro essa bateria ou o adaptador para vender aqui no Brasil? Acho que ainda está muito cedo para eu abandonar o fotômetro hehe

mais uma pergunta que eu esqueci:
6. Alguém sabe algum lugar bom para revelar filmes em Curitiba? Eu ouvi falar da Ticcolor ela é boa? é que eu já li que alguns laboratórios revelam todos os filmes do mesmo jeito e não queria que isso ocorresse.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2010, 22:58:09
Na parte de cima tem aquele botão com números B,1,2,4,8,15,etc. Girando esse botão ajusta-se a velocidade. Em volta desse botão tem um anelzinho prata. Levante esse anel (tem uma molinha nele) e gire somente ele para selecionar a ASA.

Veja mais alguns detalhes de operação:
http://www.youtube.com/watch?v=jBsuYCiB7Ng
« Última modificação: 22 de Junho de 2010, 23:01:08 por Braga.SP »
-22.352971,-48.775582


Paulo Machado

  • Trade Count: (6)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.016
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2010, 08:50:13
Busaum, com relação a bateria dá uma olhada neste tópico.
http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=39096.msg367982#msg367982

Alguém aqui do fórum já usou uma de aparelho de surdez, que é menor mas com uma adaptação simples encaixa no local, é uma boa opção.

Laboratório hoje em dia é um problema, como se usa cada vez menos filme, menos atenção eles dão para revelação.
Experimente vários e escolha o melhorzinho. Para filme PB só em casa mesmo. Cromo também está cada vez mais raro ter onde revelar, além do preço proibitivo.
When words become unclear, I shall focus with photographs. When images become inadequate, I shall be content with silent.  - Ansel Adams


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #5 Online: 23 de Junho de 2010, 20:00:07
Obrigado consegui mudar o ASA, já comprei um filme e estou testando...
Acho que vou comprar a bateria na Diafilme pois fica em Curitiba mesmo obrigado pela dica.
Enquanto ao filme PB por que é melhor revelar em casa? Eu peguei a câmera especialmente para fotografar em PB =/ quanto custa montar um mini lab para filme pb em casa? Eu provavelmente montaria o meu no banheiro, mas o que vocês usam para bloquear a luz da janela e da fresta da porta?
Obrigado mais uma vez pela ajuda


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2010, 21:06:09
PB é tranquilo de revelar, não vai ter problemas.


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2010, 21:50:06
Mas se é tranquilo por que não da para confiar nos labs?


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2010, 00:03:54
Mas se é tranquilo por que não da para confiar nos labs?
Porque os labs revelam na máquina automática filmes coloridos, não fazem PB. E PB em casa a gente faz no ampliador, revela as cópias em banheiras com todo cuidado, isso não é viável comercialmente, porisso eles deixaram de trabalhar com PB. Exceto filmes cromogênicos que são PB que podem ser revelados em minilab colorido comercial (automaticamente)


lee oliveira

  • Trade Count: (33)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 586
  • Sexo: Masculino
  • Insta @cameraantigarj ou @luizoliveirafotografias
Resposta #9 Online: 01 de Julho de 2010, 22:54:29
Primeira SLR que eu tive..eu gostava muito dela..
segue o manual para baixar :
http://www.butkus.org/chinon/minolta/minolta_srt-101/minolta_srt_101.htm

se precisar de lentes eu tenho algumas boas..ok?


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #10 Online: 02 de Julho de 2010, 19:27:05
Primeira SLR que eu tive..eu gostava muito dela..
segue o manual para baixar :
http://www.butkus.org/chinon/minolta/minolta_srt-101/minolta_srt_101.htm

se precisar de lentes eu tenho algumas boas..ok?

Lee, quais lentes você tem para vender? se já estiver anunciado aqui no fórum me passe o link por favor.


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2010, 11:55:39
Surgiu uma outra pergunta aqui... pra que serve o Meter-range indicator que tem no viewfinder?
aqui na terceira pagina mostra o viewfinder e eu não sei o que são os numeros 1 e 5


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #12 Online: 05 de Julho de 2010, 23:55:14
Surgiu uma outra pergunta aqui... pra que serve o Meter-range indicator que tem no viewfinder?
aqui na terceira pagina mostra o viewfinder e eu não sei o que são os numeros 1 e 5

Limite superior e inferior da escala...


Busaum

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
Resposta #13 Online: 06 de Julho de 2010, 21:00:16
Limite superior e inferior da escala...
desculpe mas eu não entendi, que escala? e qual o uso pratico disso?


Denis MA

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 79
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 06 de Julho de 2010, 23:00:06
nessa camera o ponteiro mostra a luz (mais luz, mais alto) e a bola mostra a exposição. os pontos 1 e 5 são o maximo e o minimo de luz que ela vai medir.

uma exposição correta seria o ponteiro dentro da bola
Elan 7N - Analogica
EOS20D - Digital

http://fotologue.jp/denisazevedo