Autor Tópico: PLUSTEK 7400 x HP G4050: FIGHT!  (Lida 10582 vezes)

oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #15 Online: 06 de Julho de 2010, 17:31:37
http://www.dotstore.com.br/macrosolution/secao/31026/Filmes#hash

ai uma loja que vende aqui no brasil... eles sao os importadores oficiais no brasil
« Última modificação: 06 de Julho de 2010, 17:32:12 por oliver.vs »


ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #16 Online: 14 de Julho de 2010, 14:05:26
lendo os testes consegui juntas as resoluçoes...

nikon coolscan 9000 ED = 3900 dpi
nikon coolscan 5000 ED = 3900 dpi
reflecta 7200 pro( pacic image pro3) = 3800 dpi
epson v600 = 1560 dpi
epson v700 = 2300 dpi
epson v750 = 2300 dpi
plustek 7400 = 3800 dpi
plustek 7600i = 3250 dpi
reflecta digitdia 5000 (pacific inage ps 3650 ou braun slide scan 4000) = 3100 dpi

so sei que esse Plustek se encontra no brasil por uns 900,00 ou menos! entao pra mim esse plustek é o mais indicado pra 35mm :D agora se for medio formato é outra conversa...

Oliver, obrigado pelo trabalhão. Terá grande utilidade pra quem procura um scan.

Já que abri o tópico para pesquisar e avaliar junto aos foristas uma boa alternativa de scanner dedicado à filme, acho de boa consideração a todos informar qual foi o resultado da busca.

Minha empolgação com os Plustek, principalmente o 7400, se desfez ao ler os reviews aqui indicados. Parece complicada a montagem dos filmes nos filmholders, e ele não possui ICE. Acabei me empolgando pelos Reflecta, principalmente o Reflecta7200 RPS Professional, com escaneamento de rolos inteiros em batchmode (no automático) e ICE . Ambos entregam uma resolução de 3.800dpi (a despeito dos 7.200 nominais). Entretanto, não se encaixaram no meu orçamento.

No final das contas, o quesito orçamento falou mais alto, e acabei comprando um scanner em que é necessário ajustar manualmente pose por pose na área de leitura, mas que entrega uma resolução considerável pelo preço (3.300 dpi). É um Pacific Image PrimeFilm PF3650U, comprado no ebay por U$30,00 + U$45,00 de frete, em modo leilão. Em modo "Compre Agora", vi o mais barato por U$125,00.

Ele é mencionado neste review (http://www.filmscanner.info/en/ReflectaCrystalScan7200.html) como entregando uma resolução de 3.300 dpi. Nas especificações do fabricante (http://www.scanace.com/en/product/PF3650u.php), é informado que possui o ICE (dust and scratch removal). Ele saiu de linha, mas drivers atualizados podem ser baixados na página (http://www.scanace.com/en/download.php) ou (http://www.scanace.com/download/Cyb_X_SF.htm). Na página do Vuescan, o seu ICE é muito bem recomendado (http://www.hamrick.com/vuescan/pacific_image_electronics_primefilm_3650u.html)

Só pra deixar clara uma idéia importante: "Reflecta" e "Pacific Image" são "rebrands" dos scanners da Kodak para Europa e Estados Unidos, respectivamente (corrijam-me se eu estiver errado). Alguns modelos são iguais aos que foram alguns scanners da Kodak, e entre eles há correspondência total de modelos, mudando apenas os nomes.

 Quando ele chegar vou postar alguns testes, e avaliar melhor a relação custo-benefício para quem procura por novas alternativas.

Grato pela ajuda de todos!
« Última modificação: 14 de Julho de 2010, 14:12:35 por ebpavan »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #17 Online: 15 de Julho de 2010, 12:28:58
cara, fica feliz e vc ter comprado um scanner desses, sao bons mesmo...
outra coisa é que a reflecta e image pacific sao a mesma coisa, agora se sao fabricados pela kodak eu nao acho, talvez o contrario...mas vai saber...li e gostei dele pelo preço mesmo e pela resolução deve entregar fotos em media de 15 pmx né? muito bom pra um filme, nao acha?

grande abraço e parabens!


Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 23 de Julho de 2010, 11:25:14
Caros,

Vou aproveitar o gancho desse tópico para não abrir mais um do mesmo assunto.

Estou procurando um scanner para fazer um upgrade sobre o meu atual (CanoScan FS2710, 2700dpi reais).

Então se alguém souber onde eu possa encontrar no Brasil os Coolscan V ED ou o 5000 ED usados à venda (ou novos se ainda existir), ou algum Minolda 5400 ou Dual IV, por favor dê um toque para que eu possa conferir.

É isso aí, abraço!

Ebone


ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2010, 11:40:49
cara, fica feliz e vc ter comprado um scanner desses, sao bons mesmo...
outra coisa é que a reflecta e image pacific sao a mesma coisa, agora se sao fabricados pela kodak eu nao acho, talvez o contrario...mas vai saber...li e gostei dele pelo preço mesmo e pela resolução deve entregar fotos em media de 15 pmx né? muito bom pra um filme, nao acha?

grande abraço e parabens!

Obrigado Oliver!

Depois de tanto tempo, cabe um feedback sobre o scanner, pra ficar como review de mais uma opção, a quem possa interessar.
Relembrando, o scanner é o Pacific Image Primefilm PF3650U. Entrega uma resolução de 3600dpi, e possui ICE (removedor de riscos e manchas). Escaneia filmes 35mm negativos e positivos, cortados, em rolo ou montados em frames (slides). Dispensa adaptadores p/ encaixe do filme, o que é uma vantagem, pois essas peças podem quebrar e exigir uma reposição. De qualquer modo, requer cuidados ao manusear o filme, já que não possui escaneamento automático de rolo. Cada pose tem que ser posicionada individualmente antes de escanear. Ou seja, se sua prioridade é economia (uma unidade desta pode ser encontrada por U$125,00 no eBAY), perde no quesito tempo. Os drivers estão disponíveis no site da Pacific Image, assim como o software padrão (que viria no CD original) para controlar o hardware.(http://www.scanace.com/).
Ná prática
Minha unidade chegou já tem mais de mês, mas somente esta semana pude escanear um rolo inteiro pra testá-la. Isto porque minha unidade veio com a ótica funcionando perfeitamente, mas com uma peça plástica quebrada que tirava o cabeçote de escaneamento de seu alinhamento, e deixava a imagem com uma "dançada" no meio do caminho. Certamente por isto me custou tão barato (U$30,00, excluído frete), e o vendedor foi bem sacana, alegando que quebrou durante envio, sem oferecer ressarcimento ou peça de reposição. Entretanto, e muito mais importante considerando que é um modelo fora de linha, é que o Suporte da Pacific Image me atendeu prontamente por email, e me ofereceu um cabeçote de escaneamento completo para reposição à U$35,00 (excluído o frete). Só não comprei ainda porque dei um jeito com super cola e ficou perfeito! (solução brazuca é f&%$#)...
Os drivers oferecidos no site instalaram sem problemas no Windows 7 e Windows XP (mas no segundo caso, tive que praticamente reinstalar o sistema para que funcionasse, devido a alguma incompatibilidade com drivers óticos pré-instalados).
O ICE que veio com ele, na prática, se mostrou apenas uma lenda. Mesmo um rolo de filme recém revelado, apresentava às vezes diversos pontos de sujeira e poeira não removidos. A princípio achei que fosse poeira no scanner. Limpei o mesmo com um aspirador de pó bem forte. Dei-me por conta que era sujeira grudada no filme mesmo. O resultado otimizou bastante quando passava no filme um pincel de blush bem macio (mas bem macio mesmo, comprado no Boticário). Mesmo assim não estarei livre de umas photoshopadas básicas.
Entrega uma arquivo (JPEG ou TIFF) de aproximadamente 5000x3600 pixels, e devo dizer que a qualidade me agradou. Resultados ficaram bem melhores com o Vuescan. Logo vou postar algumas poses.
Ainda não tive tempo para aprender a mexer no equipamento e software, de modo a explorar sua potencialidade ao máximo, mas estou bem satisfeito com o resultado, considerando que não vou mexer com isto profissionalmente.

*Edit: Correção de texto.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2010, 11:43:14 por ebpavan »


w4llet

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Resposta #20 Online: 06 de Setembro de 2010, 23:38:37
ebpavan,

Também estou nessa de procurar scanners para negativo.

Posso agregar algum conhecimento que adquiri nessas 4hrs de pesquisa que gastei em duas noites.

O principal problema de scannear negativos, como você já constatou, é que mesmo o filme não aparentando ter nenhum risco ou poira, com certeza eles estão lá. Quando fizer o scaneamento e ver a imagem ampliada pode ter certeza que vao aparecer pontos escuros, linhas, pequenos riscos, inclusive algumas formas que parecem "virus" em lâmina de microscópio ampliada.... hehehehehe. É um desespero.

Independetemente do aparelho que se for comprar, ou mesmo se o fabricante anuncia o ICE, ou similares para remocao de risco e poeira, o que realmente interessa nesse tipo de scanner, repito, o que realmente interessa, independente do preço e da resolução nominal do scaneamento, é se ele faz a varredura na imagem com infra vermelho. Ou seja, o scanner tem que scannear por infra vermelho também.

Na minha opinião, não adianta nada comprar o plustek 7400, ou esse aí que te custou 45 dolares, ou 125 no buy now, na promessa que vem o ICE (iSRD da plustek) e, sem dúvida alguma, não vai funcionar. A limitação é do hardware. O infravermelho é a parte responsavel que vai apontar, por hardware, onde estão as porcarias do filme. E assim sendo - a limitação por hardware - não interessa o programa que coloques nele.

Acredito que nao tem sentido ficar scanneando negativos e depois gastar horas com o martelinho do PS para remover todas as porcarias que apareceu na fotografia. Ao menos eu não disponho desse tempo.

É triste saber que algo tão prazeiroso se transforme em uma lamúria, principalmente para quem tem rolos de 35mm para digitalizar, como eu.

É triste também saber que o infravermelho somente está disponivel em alguns modelos de scanner e que, em virtude disso, o preço aumenta bastante.

É mais triste ainda ver que aqui no país dos tupiniquins esse material só existe importado e, as duas ou três lojas no país que vendem o equipamento cobram 3x mais do que vale no mercado estrangeiro.

Então meus amigos, se vocês tiverem a paciência, o tempo (que não tenho) e o pouco dinheiro (assim como eu) gastem com um scanner barato mesmo e fiquem se lamuriando o resto da vida. Ou então faça que nem eu, nada!

Abraço.


ebpavan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 31
  • Sexo: Masculino
Resposta #21 Online: 08 de Setembro de 2010, 09:39:51
Pois então, meu amigo;

Você me trouxe uma informação nova: nem todo scanner com ICE varre a mídia com infravermelho. É correto isso? Eu pressupunha que, sendo ICE, ter infravermelho seria algo inerente ao modelo. Se eu tivesse sido mais eficiente que você nas minhas pesquisas, e ciente disso antes de comprar, talvez nem tivesse feito este teste, que apesar dos pesares, acho que valeu a pena. E mesmo que me tivesse saído completamente infrutífera (o que não ocorreu), ainda assim teria me saído barata, pois justamente por ter sido uma experiência, tomei este cuidado.

Mas minha idéia foi apenas postar o resultado da experiência e assim prestar um serviço, em gratidão às respostas praquilo que muitas vezes chegamos aqui só pedindo. Assim, serviria de base outras pessoas ponderarem sobre sua escolha. Nada mais. Mas se pareceu uma indicação ao sofrimento, retifico aqui, e digo até o contrário: que recomendo o modelo, para pessoas com mesmo perfil e necessidades que as minhas.

Como sou amador, fotografia de filme pra mim, é hobbie. Não tenho montanhas de rolo pra escanear, e prazos apertados. Também não vou sofrer no photoshop não: aquilo que valer a pena colocar num photolivro, ou mandar para uma uma pessoa, por exemplo, aí sim vou tirar um risco ou outro no PS (lembrando que se limpar o negativo com um pincel bem macio, fica um risquinho ou outro). Ou então, pago R$0,60 pra escanear num Noritsu dos minilabs que existem por aí, cujo resultado é muito bom. O resto das poses vão ficar esperando.

Agora, se me fosse compensador financeiramente, ou eu fosse profissional, aí sim compraria um scanner de 1500 reais, sem pensar. Mas penso inclusive (achismo), que dificilmente alguém vá trabalhar profissionalmente com filme. SE não o fizer com as digitais, o faria com médio formato, o que já pediria um scanner flatbed.

Mas ficar dependendo de mini-lab, o que me sairia caro demais, ou sem bater foto com filme, isso eu não faria.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2010, 09:47:44 por ebpavan »


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #22 Online: 25 de Outubro de 2010, 20:24:21
Quais os scanner que tem varredura infravermelho?
pode colocar os modelos?

obrigado!


hackmann

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • Carlos Hackmann Photography
Resposta #23 Online: 25 de Outubro de 2010, 21:32:58
Esse fabricante de software disponibiliza uma lista de scanners que funciona com a tecnologia deles chamada iSRD, que seria aquela que utiliza o infravermelho para remover arranhoes e poeira dos negativos:

http://www.silverfast.com/highlights/isrd-list/en.html

Eu particularmente recomendo os da nikon, mas sao muito caros mesmo!!!!

Abraço.
« Última modificação: 25 de Outubro de 2010, 21:33:50 por hackmann »
Conheça minhas fotografias.
https://www.carloshackmannphotography.com


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #24 Online: 26 de Outubro de 2010, 00:17:11
so compraria um Nikon quando começar a usar MF, fora isso acho que nao vale...
agora vi um Epson beeem caro tbm é o Expression 10000XL Photo Scanner, será que esse ai presta?

ainda nao li nada sobre, estou a procura!


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #25 Online: 26 de Outubro de 2010, 09:24:48
Pois é. Ainda é um problema que não encontrei solução. Eu não compraria nunca um sacanner que não trabalhasse com médio e grande formato. Mas também não quero gastar horrores. Tenho reduzido muito o trabalho no HP fazendo uma prévia de limpeza do vidro antes de escanear. Contudo ainda brigo com a definição do HP, mas ainda não encontrei um melhor custo-benefício que ele. Sendo assim... O HP continua...


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #26 Online: 26 de Outubro de 2010, 11:35:09
Elmo,
li sobre este e pelo que entendi, é um dos melhores que tem no mercado e tem infravermelho,
será que vale a pena???
abs


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #27 Online: 26 de Outubro de 2010, 11:51:30
Bom, Oliver, é o que eu posso ter ($$$) e tem me atendido.


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #28 Online: 26 de Outubro de 2010, 12:20:53
entendo vc, eu mesmo ainda to no 35mm :P
e penso no futuro ir pra MF, e tenho mania de pesquizar tudo antes...por isso minha pergunta
atualmente pego a digital do meu pai pra praticar e talz, tudo no manual, mas nao gosto das imagens, ai pego minha velinha e saio pra passear e é outra coisa...rsrsrsrs
esse assunto de scanner é algo pra quem usa filme é vital pra muitos, ja que nao é tao facil achar labs de quaklidade pra fazerem o trabalho...
mas continuo pesquisando, qualquer coisa posto aqui :D
abs


oliver.vs

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 513
Resposta #29 Online: 30 de Outubro de 2010, 15:58:59
Pois é. Ainda é um problema que não encontrei solução. Eu não compraria nunca um sacanner que não trabalhasse com médio e grande formato. Mas também não quero gastar horrores. Tenho reduzido muito o trabalho no HP fazendo uma prévia de limpeza do vidro antes de escanear. Contudo ainda brigo com a definição do HP, mas ainda não encontrei um melhor custo-benefício que ele. Sendo assim... O HP continua...

Elmo, lendo um pouco para variar, vi que algumas pessoas querem scannear sem compressão, coisa que dá mais qualidade ao filme scaneado...correto?
isso pode garantir uma ampliação maior?

pocha, eu gosto de fotos grandes, tipo 30x40 e 50x60... será que sem compressão rende???

grande abraço