Autor Tópico: Pergunta Retórica D5000 ou t1i.  (Lida 2923 vezes)

rafael.aguiar90

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Online: 27 de Junho de 2010, 10:05:10
Olá pessoal. Eu sou novo no forum e quero começar a fotografar.

Já olhei milhares de tópicos como este mas ainda falta uma coisa que não sai da cabeça.

1) O numéros de pixels da tela da T1i (920px) e da d5000(270px) faz muita diferença?
2) A grande desvantagem da D5000 e a T1i é o motor não ter um motor de autofoco interno. Por isso as lentes da nikon com auto foco são mais caras?
3) Quais lentes devo ter?(para um iniciante)
4)Quais são as lentes da Nikon e as suas equivalentes da Canon?
5)A diferença de preço é muito grande? O dobro do preço?
6)As lentes da nikon AF são melhores que as da Canon.

Essas são perguntas retóricas mas que me deixam com dúvida.

Agradeço pela ajuda
« Última modificação: 27 de Junho de 2010, 10:05:57 por rafael.aguiar90 »


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2010, 08:13:32
Respostas em negrito.

Olá pessoal. Eu sou novo no forum e quero começar a fotografar.

Já olhei milhares de tópicos como este mas ainda falta uma coisa que não sai da cabeça.

1) O numéros de pixels da tela da T1i (920px) e da d5000(270px) faz muita diferença? Faz
2) A grande desvantagem da D5000 e a T1i é o motor não ter um motor de autofoco interno. Por isso as lentes da nikon com auto foco são mais caras?Não. Na Canon todas modernas têm.
3) Quais lentes devo ter?(para um iniciante)18-105 para Nikon
4)Quais são as lentes da Nikon e as suas equivalentes da Canon?Quase todas lentes têm suas equivalentes. São dezenas. Não dá para dizer sem dizer com o que comaprar.
5)A diferença de preço é muito grande? O dobro do preço?Quase igual.
6)As lentes da nikon AF são melhores que as da Canon.Em casos sim. Em casos não.


Além disso, a Nikon é mais robusta, e tem um pouco menos ruído que a Canon. Mas a Canon, com seus mpx pode reduzir essa diferença simplesmente redimensionando.


Essas são perguntas retóricas mas que me deixam com dúvida.

Agradeço pela ajuda



sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2010, 09:29:40
Completando as informações corretas do Daniel, tenha em mente que a escolher uma boa lente, na maioria dos casos, é melhor que investir câmeras mais caras. O ideal seria câmera top + lente top, mas nem sempre a grana.
Quanto ao LCD sempre tenha em mente que não deve confiar muito nele. Quase todos mentem bastante ao exibir a imagem hehe
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


rafael.aguiar90

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
Resposta #3 Online: 28 de Junho de 2010, 13:36:50
Completando as informações corretas do Daniel, tenha em mente que a escolher uma boa lente, na maioria dos casos, é melhor que investir câmeras mais caras. O ideal seria câmera top + lente top, mas nem sempre a grana.
Quanto ao LCD sempre tenha em mente que não deve confiar muito nele. Quase todos mentem bastante ao exibir a imagem hehe

Eu consegui as duas cameras pelo mesmo preço. Ai fica uma dúvida compro a Nikon D5000 ou a Canon T1i?


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #4 Online: 28 de Junho de 2010, 14:03:55
Nunca tive nas mãos uma T1i e sou pouco conhecedor das Canon. Mesmo sendo um 'nikonzeiro' apaixonado vejo lindas fotos feitas por maravilhosas câmeras Canon.
A D5000 não só conheço como tenho uma. É uma excelente câmera, com entrega de ótimas imagens. Como serei tendencioso na opinião, sugiro que leia este tópico, que compara as duas e a D90.

http://www.digitalreview.ca/content/Nikon-D5000-D90-Compared-to-Canon-Rebel-T1i-500D.shtml

Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2010, 14:21:51
Ambas são muito boas. Compre qualquer uma e seja feliz.

Entretanto a Canon me pareceu ligeiramente melhor em QI e o preço dos acessórios (que via de regra são mais em conta, mas as regras têm excessões), mas é relativamente inferior quanto à QI em ISO mais alto, e quanto à robustez.



AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2010, 15:00:37
Não costumo mais falar desse assunto Canon x Nikon, tem material mais do que suficiente na net e aqui no fórum, e normalmente a paixão fala mais alto que a razão, mas vou dar um pitaco.

Primeiro, em qualidade de imagem tanto uma quanto outra são plenamente satisfatórias para qualquer um que esteja iniciando na fotografia com DSLR. Ambas são excelentes cameras, que vem com boas equipadas com boas lentes para uso amador e até nem tão amador assim.

A D5000 tem um ISO alto um pouco melhor, mas a T1i tem mais Mp. Em uma impressão de 20x30 por exemplo, será impossível distinguir o nível de ruído de uma ou de outra, principalmente se as fotos forem feitas em RAW e convertidas adequadamente.

A D5000, como a maioria das cameras Nikon, tem uma pegada melhor e, indiscutivelmente, é mais bonita :)

Essa questão de robustez eu acho meio folclore. Ambas tem corpo de plástico industrial, nenhuma das duas é vedada, e ambas tem obturador para 100.000 clicks em média. Não vejo onde uma possa ser mais robusta que outra além da aparência e talvez, da lente do kit da Nikon que realmente parece ser mais robusta. Aparência e tamanho não são sinônimo de robustez. Se quer robustez, compre uma 50D ou D300s. E se precisar de robustez mesmo, para fotografar até embaixo da neve, compre uma D3s, uma 7D ou uma 1D.

Meu principal porém em relação à D5000 é a falta de motor de foco no corpo. Uma das primeiras lentes que a maioria dos amadores compra após comprar a camera é uma 50mm clara para poder aproveitar a linguagem fotográfica típica das DSLR, que é o DOF curto. Se comprar a Ti1, vai desembolsar aproximadamente 100 dolares para comprar uma lente assim, a EF 50mm f/1.8. Se comprar a D5000, vai descobrir que a lente Nikon equivalente não faz autofoco no corpo da D5000 e vai ter que desembolsar muito mais para comprar a versão f/1.4 que tem motor de foco. O mesmo ocorre se quiser uma 85mm clara para retratos.

Certo que a Nikon tem uma excelente 35mm f/1.8, mas o DOF de uma 35mm f/1.8 não é equiparável ao DOF de uma 50mm f/1.8.

Alguns outros acessórios também são fáceis de encontrar para a T1i, como o grip por exemplo. Um grip genérico, que melhora enormemente a pegada da camera, além de ser muito prático para fotos verticais, principalmente retratos, custa menos de 50 dólares no ebay e é perfeitamente funcional, com duplicação dos principais botões de comando. Já a D5000 tem apenas um grip genérico que duplica o shutter button e mesmo assim parece que apenas via IR, cabo ou algo assim. Realmente posso estar enganado, se estiver por favor alguém me corrija.

Outro porém é que a Nikon não fornece cópia do seu software de conversão RAW, apenas um trial. Assim, se quiser realmente tirar proveito de tudo o que qualquer uma das cameras tem para oferecer, vai ter que desembolsar para comprar o software da Nikon ou então um software de terceiros. Já a Canon fornece um bom software de conversão gratuitamente.

Tirando estes poréns, como disse antes qualquer uma das cameras irá ser mais do que suficiente. Vá até uma loja, pegue as duas e veja a que mais te agrada. Se o uso será apenas amador, compre qualquer uma sem medo.

Abçs
« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 15:01:55 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2010, 15:10:43
Sem discordar de você, você já pegou uma D5000 na mão junto da T1i? A impressão de robustez é latente.

O plástico da Canon, com muito respeito (aliás, estou registrando casamentos com uma 5DMKII, mas aí é coisa que já está noutros tópicos...) parece muito inferior ao da D5000.

Não é uma questão de marca, até pq tenho uma Nikon e trabalho com ela e com uma Canon 5DMKII, que aliás também não dá para comparar com a D90, tanto que custa mais de 3x o valor da Nikon.

Essa questão de robustez eu acho meio folclore. Ambas tem corpo de plástico industrial, nenhuma das duas é vedada, e ambas tem obturador para 100.000 clicks em média. Não vejo onde uma possa ser mais robusta que outra além da aparência e talvez, da lente do kit da Nikon que realmente parece ser mais robusta. Aparência e tamanho não são sinônimo de robustez. Se quer robustez, compre uma 50D ou D300s. E se precisar de robustez mesmo, para fotografar até embaixo da neve, compre uma D3s, uma 7D ou uma 1D.


Hamilton Sousa

  • Trade Count: (10)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo Social
Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2010, 15:34:04
T1i sem dúvidas.
7d   /   sl1 /   18-50 2.8 sigma    / 7mm fisheye  vivitar  /  85mm f1.8 / 430ex ll


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 28 de Junho de 2010, 16:11:08
Daniel, é justamente o que eu falei.. A impressão de robustez parece realmente maior, mas na prática, ambas são de plástico industrial, ponto. E diga-se de passagem, estes plásticos costumam ser bem resistentes.

Enfim, aparência é uma coisa, prática é outra. Não existe como afirmar, seja pela impressão que se tem ao olhar ou pela sensação táctil, que o plástico da D5000 ou D90 é mais resistente que o da Canon. Tecnicamente, pode ser até o contrário.
Se vc falar que o acabamento parece superior, que a textura é mais agradável, isso são coisas que podemos verificar facilmente e concordo com vc. Mas quanto à robustez, é apenas suposição sem nenhum embasamento técnico.

Robustas são as cameras de corpo de magnésio como a D300s ou a 50D, falando no patamar de baixo das DSLR.

Abçs

« Última modificação: 28 de Junho de 2010, 16:11:38 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #10 Online: 28 de Junho de 2010, 23:27:28
Pessoal, aproveitando o tópico:
Eu tenho uma Canon PowerShot S3 IS e sou iniciante. Estou muito satisfeito com a camerâ e seus recursos por ser iniciante, mas quero levar meu hobby pra frente e tenho pensado em investimentos.
o que vcs me aconselhariam: comprar uma DSLR nova (como uma das duas citadas acima) ou continuo com a minha S3 e invisto em adaptadores e lentes (encontrei três[tele, grande angular e close-up] no mercado para ela)?
Sei que vão perguntar mas ainda não tenho algum caminho definido, acho que gosto mais de paisagens...


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #11 Online: 29 de Junho de 2010, 07:01:51
DSLR


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #12 Online: 29 de Junho de 2010, 08:27:20
DSLR

E qual das duas você aconselharia? D5000 ou T1i?


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #13 Online: 29 de Junho de 2010, 10:17:40
Rafael, duas coisas. Estas lentes a que vc se refere na realidade são apenas filtros que se colocam na frente da lente da camera, e via de regra não tem qualidade muito boa.

Se vc gosta de paisagens, provavelmente distâncias focais grandes (ou em linguagem de compacta, zoom no talo rsrsrs) não irá te interessar muito, então a príncipio qualquer DSLR com lente do kit poderá te satisfazer. Provavelmente no futuro vc irá querer tirar proveito das características da DSLR como o DOF curto em retratos e irá buscar outras lentes.

Quanto a uma ou outra, leia as considerações acima.

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #14 Online: 29 de Junho de 2010, 10:41:26
Pessoal, aproveitando o tópico:
Eu tenho uma Canon PowerShot S3 IS e sou iniciante. Estou muito satisfeito com a camerâ e seus recursos por ser iniciante, mas quero levar meu hobby pra frente e tenho pensado em investimentos.
o que vcs me aconselhariam: comprar uma DSLR nova (como uma das duas citadas acima) ou continuo com a minha S3 e invisto em adaptadores e lentes (encontrei três[tele, grande angular e close-up] no mercado para ela)?
Sei que vão perguntar mas ainda não tenho algum caminho definido, acho que gosto mais de paisagens...

Na minha modesta opinião, para seu propósito e considerando custo/benefício (em torno de US$ 1.000) você terá nessa configuração um excelente equipamento de entrada:
Nikon D5000 - corpo (US$ 629) + Objetiva Sigma 17-70mm F2.8-4 DC Macro OS HSM (US$ 460).*

* Lembro que cito Nikon por conhecer os produtos. Há configurações Canon tão boas quanto e por preços similares.
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil