Autor Tópico: 1a revelação com Fomapan 100, dúvidas...  (Lida 3421 vezes)

leandrooliveira

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 107
  • Sexo: Masculino
Online: 27 de Junho de 2010, 14:04:53
Pessoal, comprei os químicos - Kodak D76 e fixador Kodak, e vou fazer hoje minha 1a. revelação. As dúvidas ainda são muitas, apesar da tonelada de informações que se lê por aí.

O revelador e o fixador podem ser fracionados ainda em pó? Quanto tempo duram, sem diluir, depois de aberta a embalagem?

Quanto tempo deve se deixar descansar os químicos, assim que diluídos, antes de poder utilizar?

Leandro



Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2010, 11:40:44
Oi Leandro, não sei se vc já sanou esta dúvida mas não se recomenda fracionar os químicos em pó pré misturados por causa da diferença de peso dos componentes, as proporções dificilmente ficam iguais na mistura. Outro aspecto é a oxidação que ocorre ao se abrir a embalagem. É melhor preparar tudo e guardar em vários frascos protegidos da luz e variações de temperatura!


rrpuertas

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
Resposta #2 Online: 28 de Junho de 2010, 22:01:05
Não pode fracionar, duram 30 dias. Cuidado pra não guardar num recipiente que "respire", principalmente plástico não específico pra esse uso. Uma garrafa de vidro e rolha é uma boa... espere de um dia pro outro e ai então pode usar.
VENDO KIT FOTOGRAFIA SUBAQUÁTICA



Francisco Cardoso

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 25
Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2010, 00:05:45
Outra dica. Mesmo não fracionando o pó e guardando a solução em frasco escuro e que não entre oxigênio (existem inclusive alguns frascos para revelador sanfonados para se eliminar todo o ar antes de fechá-los), sempre se lembre de testar o revelador antes de utilizá-lo. Corte no escuro uma tirinha de papel fotográfico, exponha-a por alguns poucos segundos à luz acesa do laboratório ou da luz do dia e coloque uma ponta dela no revelador. Tem que ir escurecendo até ficar com uma cor negra bem forte. Senão, meu caro, seu revelador está perdido.


Marco Jundiai

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2010, 00:58:38
Outra dica. Mesmo não fracionando o pó e guardando a solução em frasco escuro e que não entre oxigênio (existem inclusive alguns frascos para revelador sanfonados para se eliminar todo o ar antes de fechá-los), sempre se lembre de testar o revelador antes de utilizá-lo. Corte no escuro uma tirinha de papel fotográfico, exponha-a por alguns poucos segundos à luz acesa do laboratório ou da luz do dia e coloque uma ponta dela no revelador. Tem que ir escurecendo até ficar com uma cor negra bem forte. Senão, meu caro, seu revelador está perdido.
Não gostei muito desse frasco sanfonado, só dá para tirar o ar enquanto há uma boa quantia de revelador, ficam bolhas por dentro nas ranhuras, é ruim lavar, enfim, acho melhor a dica de colocar bolinhas de gude dentro de garrafas lisas para tirar o ar (mas tbém tem limites)