Olá Fravin,
Eu trabalho em uma multinacional alemã que é líder mundial no segmento dela. Além disso, já visitei inúmeras empresas para fazer benchmark e auditorias.
Posso afirmar: Existem sim produtos de segunda linha! Na empresa que eu trabalho e em todos os segmentos, seja eletrônico, automobilístico, químico, etc...
Não que todos os produtos de segunda linha sejam ruins, porém tem algum defeito às vezes irrelevante, ou às vezes fatal a longo prazo, ou o controle de qualidade não foi tão rigoroso. Ou simplesmente em um lote de 50 peças foi detectada uma peça ruim, o lote é direcionado para o Paraguai, por exemplo, claro que com uma garantia menor, porém as outras 49 são boas!
E esse lote não será vendido no site deles! Pois lá vc só encontra produtos de primeira linha que foram passados por um rigoroso controle de qualidade e por isso te dão 3 anos de garantia!
Também existe um critério para avaliar se esse lote separado realmente pode ir para o mercado, se o defeito for muito grande, o produto é scrapeado, e se for pequeno, passa...
Sem dúvida existem produtos no Paraguai bons (loteria), porém sem dúvida existem também os de segunda linha. Agora, os produtos vendidos pelo site da Sony ou representantes credenciados, você nunca encontrará produtos de segunda linha.
E às vezes não compensa uma empresa voltar um produto defeituoso para a linha de produção, por exemplo, no controle de qualidade final, um visor foi detectado com um pixel queimado. Vc acha que vão parar a produção em massa para concertar só esse produto?? Não, jogam no mercado de reposição!
E outra coisa, porque os ching-ling da vida não te dão uma garantia maior de 3 ou que seja de 6 meses? Porque sabem que o produto não é tão confiável, oras!
É só ver o índice de reclamação da promocenter/standcenter...muita gente está satisfeita e nunca teve problemas (eu!), porém tem muita gente também que devolveu o produto uma ou duas vezes, e o pior ainda teve que arcar com o prejuízo!
É a realidade!
Um abraço,
marcelo