Autor Tópico: LENTE SIGMA PARA PENTAX KX  (Lida 17234 vezes)

BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #45 Online: 20 de Julho de 2010, 20:42:11
A exposição foi 1/125 em ambas as fotos.


Sobre a abertura ela vai de 32-5.6 para as fotos da lua que seguem o melhor ficou entre 32 e 22, no 16 já explodia um pouco o branco. Mas preciso fotografar algo à luz do dia para falar com propriedade.

Sobre o SR entendo que deve ser relacionado ao modo/lente manual Mas será que poderiam me explica o que significa a sigla??? :doh: :aua: :eek: :shock:

Mineiro,

Algumas dicas para tentar te ajudar:

- uma regra basica de exposicao eh usar a velocidade 1/DF. Tem gente que ainda prefere 1/2DF para guarantir nitidez. Ou seja, para essa lente monstruosa, vc precisaria de usar no minimo 1/600 seg. A velocidade que vc escolheu esta muito baixa para a lente, principalmente com a lente apoiada no braco.

- f/22 & f/32: vc possivelmente esta na parte pior da lente. Nao sei exatamente qual as caracteristicas dessa lente, mas dificilmente o ponto ideal dela esta aonde vc usou, devido difracao e o limite do sensor.

- Vc tem que ajustar a exposicao (ISO x f/ x Shutter) para evitar que estoure alguma area. Por exemplo, vc disse anteriormente que fotografou em ISO800 e ao mesmo tempo f/32. Nao eh ideal, vc esta usando deixando de usar um ISO mais baixo para entrar na abertura ruim da lente. Nao sei se vc esta me acompanhando, mas com um pouco mais de pratica vc vai pegar isso tudo.


Uma dica para vc, eh entender como o BOTAO VERDE da camera funciona. Ele reseta a exposicao para vc. INFELIZMENTE na Kx o botao verde pode ter varias funcoes, entao vc vai ter que entrar no MENU e ler o manual e escolher a funcao certa.

Outra dica para vc experimentar: coloca a lente no tripeh, DESLIGE o SR (Shake Reduction - nao deve ser usado com tripe), coloque o ISO no nativo da camera (ISO 200) e comece a trabalhar com f/5.6: regule o shutter ate que a exposicao esteja zerada. Depois pule para f/8 e ajuste o shutter para zerar a exposicao novamente. Depois tente f/11 e ajuste a shutter novamente e por ai vai...

Com um exercicio simples desse, vc vai descobrir exatamente qual a melhor abertura dessa lente tua.


Boa sorte,

BB


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #46 Online: 20 de Julho de 2010, 20:44:13
Quase me esqueci, quando for fazer o teste acima, nao se esqueca de entrar no DRIVE mode, e escolher 3-Segundos, por que ai a camera levanta o espelho automaticamente e reduz ainda mais qualquer chance de tremer.


MIneiro do cerrado

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 28
Resposta #47 Online: 25 de Julho de 2010, 14:54:44
BBera,

Vamos por partes....

Mineiro,

Algumas dicas para tentar te ajudar:

- uma regra basica de exposicao eh usar a velocidade 1/DF. Tem gente que ainda prefere 1/2DF para guarantir nitidez. Ou seja, para essa lente monstruosa, vc precisaria de usar no minimo 1/600 seg. A velocidade que vc escolheu esta muito baixa para a lente, principalmente com a lente apoiada no braco.
O que é 1/DF e 2/DF? ;) :( :no:
Segui o que disse e usei velocidades maiores 1/400 1/1000. As fotos com 1/400 e abertura de 5.6 ficaram boas. Com temas em movimento talvez falte um pouco de nitidez, mas realmente a velocidade estava baixa para a lente. :ok: :clap:

- f/22 & f/32: vc possivelmente esta na parte pior da lente. Nao sei exatamente qual as caracteristicas dessa lente, mas dificilmente o ponto ideal dela esta aonde vc usou, devido difracao e o limite do sensor.
Mais uma vez correto! :ok:

- Vc tem que ajustar a exposicao (ISO x f/ x Shutter) para evitar que estoure alguma area. Por exemplo, vc disse anteriormente que fotografou em ISO800 e ao mesmo tempo f/32. Nao eh ideal, vc esta usando deixando de usar um ISO mais baixo para entrar na abertura ruim da lente. Nao sei se vc esta me acompanhando, mas com um pouco mais de pratica vc vai pegar isso tudo.
Sim... consegui começar a entender! Realmente não é porque a máquina oferece um ISO alto que tenho que usá-lo indiscriminadamente. Passei a usar o ISO mais baixo, 400 ou 200 como costumava usar na velha Yashica. Mas ainda vou apanhar um pouco desta máquina

Uma dica para vc, eh entender como o BOTAO VERDE da camera funciona. Ele reseta a exposicao para vc. INFELIZMENTE na Kx o botao verde pode ter varias funcoes, entao vc vai ter que entrar no MENU e ler o manual e escolher a funcao certa.
Sim... tenho que aprender a usar o tal botão verde! Isso ainda esta faltando! :o

Outra dica para vc experimentar: coloca a lente no tripeh, DESLIGE o SR (Shake Reduction - nao deve ser usado com tripe), coloque o ISO no nativo da camera (ISO 200) e comece a trabalhar com f/5.6: regule o shutter ate que a exposicao esteja zerada. Depois pule para f/8 e ajuste o shutter para zerar a exposicao novamente. Depois tente f/11 e ajuste a shutter novamente e por ai vai...
Quando coloco a lente de 600 a máquina desliga automaticamente o SR... Imagino que o dispositivo fique na lente? (ou estou falando burrada?)
Irei fazer o que você explicou hoje a tarde e lhe informo dos resultados!


Com um exercicio simples desse, vc vai descobrir exatamente qual a melhor abertura dessa lente tua.

Estou explorando um pouco mais as funções manuais da máquina e realmente o resultado é diferenciado.
Boa sorte,
BB

Abaixo seguem os novos testes com temas estáticos ou em movimento.
Como estou completamente sem tempo nestes últimos dias só me restou um final de tarde em uma praça perto de casa.

Em todas a abertura ficou entre 5.6 e 8
Variando o Iso e a velocidade de exposição. Achei os resultados um pouco escuros.
Nas fotos dos veículos estava sem tripé. Nas do papagaio no fio elétrico e do pássaro em cima do poste usei o tripé.


ISO 800  1/800  abertura 5.6



ISO 800 1/400 abertura 5.6 - Achei que usando 1/400 a foto ficou mais clara.



Nas próximas duas a diferença esta no ISO, velocidade 1/400 e abertura 5.6. Na primeira com ISO 800 e na segunda com ISO 400



As fotos da pipa foram feitas com o tripé.
Queria ver como obter nitidez de um objeto distante que se movia (estava ventando um pouco de modo que a pipa se movia)
ISO 400 - 1/400 abertura 5.6

ISO 400 - 1/1000 abertura 5.6

ISO 800 - 1/1600 abertura 5.6



Abraços e obrigado pela ajuda :D :D :D


BBear

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 555
  • Sexo: Masculino
Resposta #48 Online: 25 de Julho de 2010, 15:17:44
Ola Mineiro,

Eu acho que eh por ai mesmo, eh soh continuar brincando com o equipo.

E respondendo alguma das tuas perguntas:

- DF - distancia focal. Ou seja, se vc estiver usando uma lente 35mm, a velocidade deverias ser 1/35. Eh uma regra basica, nao eh lei absoluta. Algumas pessoas preferem usar 1/2DF (no exmeplo a velocidade seria 1/70, ou melhor, 1/60) enquanto outras conseguem ter a mao firme e podem usar velocaides mais baixas. No teu caso, a lente eh 600mm, entao para segurar na mao, no minimo 1/600.

- Sobre a exposicao "escura", vc esta se esquecendo de re-ajustar a composicao. Por exmeplo, na foto da pipa:

Foto exposta corretamente: ISO 400 - 1/400 abertura 5.6

Para vc experimentar shutter 1/1000, vc obrigatoriamente tem que mudar a abertura ou ISO. Do jeito que vc fez o teste, vc esta mudando de exposicao e o resultado vai ficar mais escuro ou mais claro.


- Lente para movimento: eu acho que facilitaria a tua vida (e muito) se vc focasse primeiramente em entender como a lente e a camera estao trabalhando e testar tudo em objeto estatico, nada de movimento. Dessa forma vc vai poder comparar resultados e conseguir medir nitidez e ver qual o ponto melhor do conjunto. Quando vc tenta fotorafar algo em movimento, a dinamica muda um pouco, e entra mais uma variavel na equacao, e complica ainda mais para digerir o que esta acontecendo.


Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #49 Online: 25 de Julho de 2010, 21:17:41
Que bom que esse tópico está sendo util para alguns. :ok:
Tirei algumas fotos noturnas com o Kit original da Pentax K-X.
Realmente ela é fantastica pelo que custa....Cada dia que passa fico mais feliz com a compra.

Algumas fotos que tirei da varanda da minha casa essa semana.
A segunda foto foi no final do dia e foi um momento mágico no céu.
Todas em JPEG e sem tratamento apenas tive que redimencionar as imagens.




Uploaded with ImageShack.us





Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us

Agradeço a todos pela aula e dicas que são muito importantes nesse mundo maravilhoso de fotografia.
« Última modificação: 25 de Julho de 2010, 21:29:58 por Schueler »
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95


LANGERILA

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 6
Resposta #50 Online: 05 de Agosto de 2010, 19:20:28
Fala Grande, se você vai para Europa, não compre lente aqui no Brasil, compre na Europa, e uma lente 300, como ja foi falado depende muita da clareza dela e velocidade.
Mas eu te aconselharia em comprar uma lente no máximo uma 28\135 que vc fara fotos legais e pondera fazer fotos de perto e de fotos de media distancia.

Abraço e boa viagem.
obs-Se vc for para Alemanha, eu não lembro o nome da Loja mas esta é a maior loja na Alemanha, um amigo meu foi para alemanha e fico pasmo.. tenda descobri e boas compras..
Lúcio Rila-Floripa-SC


Schueler

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 166
  • Sexo: Masculino
Resposta #51 Online: 06 de Agosto de 2010, 09:16:09
Obrigado pela força amigo.

Dia 27/08 estou viajando para Inglaterra e Holanda, vou tentar a sorte por lá. :ok:
Quem sabe eu consigo alguma lente por um preço legal.

Abração
Nikon D7000 18-105mm Lente Nikon 35mm 1.8G  Flash SB 400
Canon S95