Autor Tópico: Teste, para criar polêmica  (Lida 5451 vezes)

dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #15 Online: 30 de Junho de 2010, 22:06:07
Então, ou a Sigma teve um certo front focus (deixando a lateral menos nítida), ou a nitidez lateral dela que não é tão boa. Mas o centro ficou melhor que da Canon.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #16 Online: 30 de Junho de 2010, 22:29:18
Front focus que nada, isso é simplesmente perda de nitidez nas bordas. O MTF dela com certeza é bem pior nas bordas do que a Canon.

O centro está melhor porque o foco da Canon está errado. É só ver, está fora mesmo. Não se faz teste de nitidez em AF, senão o que você testa é o AF hehehe.


dkfuji

  • Trade Count: (7)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.705
  • Sexo: Masculino
    • DIY BR - especial Fotos
Resposta #17 Online: 30 de Junho de 2010, 22:31:57
 :ok:


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 30 de Junho de 2010, 22:55:12
Citar
Front focus que nada, isso é simplesmente perda de nitidez nas bordas. O MTF dela com certeza é bem pior nas bordas do que a Canon.

O centro está melhor porque o foco da Canon está errado. É só ver, está fora mesmo. Não se faz teste de nitidez em AF, senão o que você testa é o AF hehehe.

Hehe...para uma marca que todo mundo fala do AF está meio ruim então..
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #19 Online: 30 de Junho de 2010, 23:03:38
Não é bem isso...


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2010, 23:09:15
afshalders

Foi brincadeira... :ok:

« Última modificação: 30 de Junho de 2010, 23:10:10 por sentient6 »
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2010, 23:22:23
Eu sei :P


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2010, 11:04:00
Eu acho legal baixar e mandar imprimir o ISO 12233 para fazer estas comparações. Embora não seja colorido, tem um padrão melhor para ser verificar nitidez, mesmo que seja num teste "caseiro"

Uma vez fiz isso só que imprimi o chart em casa, em papel fotográfico, e testei todas as minhas lentes, manuais e eletrônicas. Minha metodologia foi

- Tripé
- Foco manual, com a camera ligada no notebook para verificação do ponto de foco (em um monitor de 21" rsrs)
- IS desligado nas lentes que tinha
- Bloqueio de espelho
- Disparo por controle remoto

Os resultados foram muito interessantes

O char é esse aqui



Alguns resultados, em crops de mais de 100%

Centro da EF 50mm f/1.8 em f/8.0


Centro da EF-S 18-55mm em 55mm e f/8.0


Abçs


« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 11:05:50 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 01 de Julho de 2010, 11:14:44
Hmm...interessante este chart, tem em tamanho grande? pena que eu não tenho papel para imprimir no momento...vou ver se compro um. Qual vc aconselha?

"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #24 Online: 01 de Julho de 2010, 13:36:17

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #25 Online: 01 de Julho de 2010, 14:28:00
Cara, acho que o teste do sentient tá bem satisfatório. Não precisa ser um teste super rigoroso e padronizado do Inmetro. Utilizar foco manual, por exemplo, pode ser uma forma de eliminar uma variável, mas se você utiliza AF na vida real então utilize ele no teste também.

E continuo batendo na mesma tecla do pragmatismo. Nesse teste que o Alexandre postou, por exemplo, ficou evidente que a 50/1.8 é mais nítida que a lente do kit. Mas esse é um crop de 100%, e imagino também que não foi editado. Depois de reduzido e dado um sharp essa diferença vai diminuir ainda mais, isso se não desaparecer por completo. Mesma coisa sobre a 70-200L e a Sigma 70-200, pra ver que uma objetiva é melhor que outra em condições reais você tem que ser ou um obsessivo compulsivo ou um fotógrafo que só faz fotos em 100% sem nenhuma pós.

Só digo isso porque alguns vão imprimir esse chart de teste e começar a checar a qualidade ótica das objetivas, e muitos usuários podem entrar em parafuso que a lente é ruim, sem antes nunca ter percebido nada em condições reais. Aí vendem a 18-200 pra comprar uma 17-40L e 70-200L. Aí testam as duas e decidem que elas são ruins e compram várias Zeiss de foco manual. Aí testam elas e decidem que são ruins também e começam a adaptar lentes de cinema pra funcionar numa XTi. Sério, isso é um vortex da maldade, fiquem longe dessas tabelinhas de teste... façam testes da vida real fotografando o que vocês realmente fotografam, e na resolução que vocês usam de verdade  :)


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #26 Online: 01 de Julho de 2010, 14:42:55
Bucephalus, dei risada lendo o "vortex da maldade".

Mas em grande parte, senão na totalidade, concordo com vc. Na realidade fiz estes testes porque tava meio grilado com a 28-135 comparada com a 18-55, cheguei a trocar de cópia achando que era defeito. Depois desencanei, aprendi onde são os pontos fracos da 28-135 e estou feliz com ela :)

E também queria comparar minhas lentes fixas manuais antigas com as zoom eletrônicas modernas, mais por questão mais de curiosidade que qualquer outra coisa.

Mas acho a discussão válida por outros motivos. Aqui mesmo no fórum, alguns tópicos abaixo deste, tem um usuário que comprou sua primeira DSLR, uma XSi, e não está satisfeito. Sem desmerecer, o usuário comprou a camera, colocou um cartão, carregou a bateria e saiu sentando o dedo. Olhando as fotos, fica claro (e eu falei isso no tópico dele) que tem erros de fotometria, erros de foco, a camera está no default inclusive fazendo JPG default que é bem ruinzinho nas Rebel, o usuário não está acostumado com a linguagem de DOF curto das DSLR, e por aí vai.

Provavelmente daqui a pouco vai aparecer alguém dizendo prá trocar a lente do kit por uma Tamron 17-50 porque ele precisa de uma lente clara. Ou uma 17-40L porque se quiser foto boa tem que ser com lente TOP. Nem que seja para fotografar a avó final de semana. Já vi isso várias vezes aqui no fórum e acho uma puta sacanagem.

Editando antes que o usuário que eu citei me xingue :) O cara tem disposição para aprender e quer saber como começar. Uma ajuda a ele neste sentido é muito mais importante do que qualquer papo de lente.
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 14:51:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.281
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #27 Online: 01 de Julho de 2010, 14:43:04
ué, se a turma quer se divertir fazendo isso, nada contra... Aó acho que se querem fazer testes, que façam direito, porque se fizer alguma coisa errada e um certo equipamento for cruxificado um monte de gente vai seguir o fluxo sem nem saber porque. Qualquer teste tem que ter consistência. E lembrem-se que testar UMA lente de um certo modelo não tem significado quanto a média da produção. Pode ter testado  uma lente ruim, ou acima da média.

Eu não gosto de testes de laboratório. Eu uso uma lente, independente de fabricante e tipo. Se eu gosto, ok, se não gosto ok também. O único teste que interessa é ver se você está satisfeito com o que está usando e ponto final.

O máximo que podemos dizer é se gostamos ou não da lente. Daí a falar que uma é melhor do que a outra com convicção é beeeeem mais complicado.


Bucephalus, você está certíssimo, é uma puta sacanagem mesmo. É o lance da grama do vizinho ser mais verde, ou do meu ser maior que o seu (desculpe mas não achei analogia melhor). Tipo a minha X é mega-fucking-professional e é melhor que a sua.

Conselho: Usem. Se gostarem, ótimo.

Lembrem-se sempre que a maioria das lentes é melhor que a maioria dos fotógrafos.
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 14:46:12 por afshalders »


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #28 Online: 01 de Julho de 2010, 14:48:34
Mas em grande parte, senão na totalidade, concordo com vc. Na realidade fiz estes testes porque tava meio grilado com a 28-135 comparada com a 18-55, cheguei a trocar de cópia achando que era defeito. Depois desencanei, aprendi onde são os pontos fracos da 28-135 e estou feliz com ela :)

Tranquilo, até mesmo porque esses testes não são completamente inúteis. Já fiz eles com o mesmo motivo que o seu, porque achei que uma lente minha não estava focando corretamente.

Citar
Provavelmente daqui a pouco vai aparecer alguém dizendo prá trocar a lente do kit por uma Tamron 17-50 porque ele precisa de uma lente clara. Ou uma 17-40L porque se quiser foto boa tem que ser com lente TOP. Nem que seja para fotografar a avó final de semana. Já vi isso várias vezes aqui no fórum e acho uma puta sacanagem.

Você falou tudo aí e resumiu exatamente meu sentimento quando essas questões, assino em baixo  :ok:


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #29 Online: 02 de Julho de 2010, 10:38:32
Vejam esta comparação...
http://www.dpreview.com/lensreviews/widget/Fullscreen.ashx?reviews=22,24&fullscreen=true&av=1,1&fl=50,50&vis=VisualiserSharpnessMTF,VisualiserSharpnessMTF&stack=horizontal&lock=&config=/lensreviews/widget/LensReviewConfiguration.xml%3F4

Ae me dizem que lente da sigma é uma merda?que não presta? Apenas isto que me revolta...hehe..é como quando chegou um cara onde eu trabalhava me perguntando sobre qual melhor câmera para comprar, expliquei para ele sobre lentes, sensores, e a facilidade de encontrar lentes para certas marcas, e que a canon tem um ótimo custo/benefício, ae ele me disse que a nikon era a melhor marca pq todos profissionais que ele conhecia só usava nikon...perguntei para ele pq ele tinha vindo perguntar para mim as coisas se ele já tinha se decidido qual era melhor. Mas não vamos mudar o rumo do assunto..rs

Bucephalus
Concordo em grande parte com vc. Vejo que vc é bem coerente nas coisas que diz, principalmente pelo fato de saber o que filrar quando lê, ou fala algo.
Mas fiz mais o teste, para mostrar que, existem sim diferenças entre as lente, a canon é muuuuito boa, mas diferente do que muita gente diz, a sigma não é uma porcaria, dá pra se utilizar em trabalhos sim, e a diferença de imagem não é tão perceptível quanto o que muita gente diz só com grandes crops. Algumas lentes são ruins sim, mas ae todas marcas tem isto, e nada que 2,3 min. de edição não resolva, e todos fazem edição, independente da lente.

afshalders

Citar
Lembrem-se sempre que a maioria das lentes é melhor que a maioria dos fotógrafos.

Muito boa esta colocação, ou como já me falaram, o instrumento não faz o músico...

AlexandreS
Eu vi este tópico, e criei este aqui pensando bastante nestas pessoas que estão começando e não sabem muitas coisas, ae vem no fórum perguntar sobre lentes e sempre caem nas terceiras, e sempre tem gente falando que é uma merda que não presta, que as únicas boas são as "L"...não discordo da qualidade das L´s eu tenho uma, já usei várias, de colegas, em lojas, e sei da qualidade das mesmas, da mesma forma tenho lentes sigma´s e tamron´s que são excelentes e não devem para as "originais".

Ta aí mais um desabafo..hehe
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron