Autor Tópico: Marca d'água - Usar ou não usar?  (Lida 6397 vezes)

Oberdan Gomes

  • Trade Count: (4)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 764
Online: 03 de Julho de 2010, 14:24:48
Sempre houve, e a meu ver sempre haverá discussão / críticas ao uso de marcas d'água em fotos, utimamente vejo um crescente no nº de críticas às fotos marcadas, algumas marcas são realmente exageradas, outras mais discretas, aí voltamos à questão principal: Usar ou Não Usar? E principalmente COMO usar.

Navegando pela net em alguns blogs de Fotografia, encontrei um artigo da Mariana Simon no blog Fotografia DG, que fala justamente do assunto.

Link para o Artigo
http://www.fotografia-dg.com/marca-de-agua/

---
Eu uso, e prentendo continuar usando, mesmo sabendo que uma pessoa com conhecimento mínimo em PS consegue remover a marca com muita facilidade.

As marcas não me incomodam, pois aprendi a "olhar além da marca" (que eu chamo de Observar a foto, ao invés de apenas Ver) por mais chamativa que ela seja, que desvie atenção do assunto, e blá blá blá que não sei mais oque.

Um exemplo claro da importância do uso das marcações, no meu entendimento, está bem aqui neste tópico, onde de 3 fotos postadas, das que estavam "carimbadas" foi possível localizar os autores com uma pesquisa rápida, já a que ficou sem identificação do autor não possui nenhuma marca, e pesquisando leva à uma centena de sites onde NINGUEM cita o autor.

E ai, qual a opinião de voces sobre o assunto?
« Última modificação: 03 de Julho de 2010, 14:27:26 por Oberdan Gomes »


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2010, 14:53:05
Tenho muito cuidado ao fazer minhas fotos (a maioria com filme) e nunca penso em deixar um espaço pra "marca". Dessa forma, na minha opinião e ao meu uso, uma marca d'água seria uma mutilação. E repito, isso é minha opinião relacionada às minhas fotos.

Mas de qualquer forma, tem gente que exagera.


David Filipe

  • Trade Count: (5)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 700
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2010, 15:01:04
Sou à favor de usar.


VENUTO

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 54
  • Sexo: Masculino
  • Que nossos esforços desafiem as impossibilidades.
Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2010, 21:51:59
Estamos em um mundo onde propaganda é a alma do negócio.
É natural que para isso se use da marca d'água ao se disponibilizar imagens na internet, pois sabemos o poder de multiplicação de uma boa imagem.
Uso e não pretendo deixar de usar.Não na net.
Marcelo Venuto


Davi Sato

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.033
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2010, 23:07:46
Nas fotos para uso da net uso sempre, geralmente um simples "2010 © davi.sato", além de uma moldura padrão que eu faço com o Faststone.

Para fotos impressas, nunca. (em 99% das vezes são simples 10x15 para distribuir para os parentes...).

Tenho uma opinião bastante parecida com a do Oberdan. Não ligo para fotos com marca d'agua na net.
Canon 6D / Canon 24-104 f/4 / Pentax K10d / Sigma 28-70 f/2.8 / Pentax 18-55 / Pentax 50-200.
São Gotardo – MG


joseazevedo

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 601
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/jerazevedo/
Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2010, 23:51:32
Nas fotos para uso da net uso sempre, geralmente um simples "2010 © davi.sato", além de uma moldura padrão que eu faço com o Faststone.

Para fotos impressas, nunca. (em 99% das vezes são simples 10x15 para distribuir para os parentes...).

Tenho uma opinião bastante parecida com a do Oberdan. Não ligo para fotos com marca d'agua na net.

Concordo com este formato pois tem função:

- primeiro, lembrar que a imagem tem dono

- depois, lembrar quem é o dono da imagem. Já usei uma foto de um fotógrafo de NY justamente por poder encontrá-lo. E a sua marca d'água não foi um empecilho a colocá-la no layout. Tem umas marcas d'água/assinaturas por aí que são tão generosas que até deixam a gente ver a foto.

Abraço,

José Azevedo


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2010, 09:41:02
Vai de cada um né, mas acredito ser bom usar, não só pelo fato de direitos ou pessoas copiarem, mas como já foi dito, pela propaganda, onde as pessoas podem conhecer o trabalho de outras e ir atrás de outros trabalhos.
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


Diogo A.

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2010, 11:43:15
Para imagem impressa eu sou contra, fica muito cafona e atrapalha na apreciação da foto.
Imagina uma foto artística em P&B com um "João da Silva Photography & Design" de todo tamanho. Agora, para imagens na internet não tem problema, pois são apenas previews para divulgação, mas mesmo assim fica um pouco feio.
shoot and delete, shoot and delete, shoot and get bored..

Film is the Real Deal!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2010, 12:43:02
como a maioria já disse, na foto impressa também acho que não tem nada a ver....
mas pra internet, que é pra mim ultimamente um meio "sem regras, sem lei e sem dono" , acho que toda forma possível de deixar sua "marca registrada" é válido....
e não acho nem vantagem colocar uma marquinha muito dscreta, no cantinho da foto não.... já cansei de ver foto dos outros com essa marca recortada...
acho que quem coloca fotos na internet sem marca corre o sério risco de ter sua foto divulgada com nome de outro autor, ao até mesmo de ser usada em alguma publicação e não receber nada por ela.


marceloluis

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 155
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2010, 11:38:18
Encontrei uma forma discreta e bonita (ao meu ver) de colocar sua "marca registrada" nas fotos, estou usando esse modelo aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=45105.0

Dá um pouquinho mais de trabalho, mais fica legal e não interfere no conceito da foto!!!!

Gde abraço a todos da comunidade e ótima semana tbem!!!!