Autor Tópico: Dúvida no posicionamento de ponto AF  (Lida 7541 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 04 de Julho de 2010, 13:56:24
Pessoal... estou com certa dificuldade de foco em algumas fotos e queria umas dicas para solucionar isso.

Problema: Estou tendo dificuldade de nitidez quando num determinado enquadramento que procuro, o ponto de foco que quero no objeto não coincide com nenhum ponto AF da máquina....

Nesses casos, tenho tentado 2 opções...

01 - focalizo o ponto AF onde desejo no objeto, e aí recomponho a imagem... mas isso tem um problema, pois em algumas vezes esse movimento de reenquadrar me faz perder nitidez....

02 - outro teste que andei fazendo é fazer a foto com o o ponto AF focado, e depois faço o recorte da imagem no enquadramento que pretendia anteriormente... funciona legal, mas tenho o trabalho constante de ficar pensando na hora de compor a imagem onde será o corte no computador... e nem sempre tenho acertado 100% o que imaginei na hora da foto...

Qual a melhor forma para proceder nesse caso? alguma outra sugestão?????


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2010, 14:29:07
Luciano, a falta de nitidez na recomposição depende de alguns fatores. Destaco dois, que sempre levo em conta:
1) A distância em que você está do assunto focado (quanto mais próximo mais preciso tem que ser o foco).
2) A abertura da lente (quanto mais aberta mais pontual é o foco). Além disso a maioria das lentes têm sua melhor nitidez dois ou três pontos acima (mais fechado) que a maior abertura, principalmente nas bordas. Levo muito isso com conta.

Sabemos que em alguns casos o DOF curto é essencial, portanto não dá pra fechar muito a lente; já em outras ocasiões a distância não dá pra ser modificada. Quando possível (raras vezes, confesso) e em casos extremos, vou de foco manual mesmo.

Abraço!
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2010, 16:27:47
Luch, no caso "1" citado por voce, não existe motivo para perda de nitidez, visto que mesmo reenquadrando a cena após focar, voce praticamente não muda sua distancia do ponto a ser focado, pois nesse caso para refazer a cena depois de focar, voce precisa apenas de fazer um leve movimento de rotação com a camera. Esse movimento de rotação faz a distancia entre voce e o ponto focado alterar muito pouco em relação a cena anterior(antes do enquadramento), mas essa alteração é mínima, coisa de poucos centimetros, que não interfere na precisão do foco, a não ser que voce esteja com um DOF curtissimo (ex: lente 50mm com f/1.4) ou se voce estiver fazendo uma foto macro, onde o foco é crítico.
Acredito que a maioria dos colegas usem essa tecnica de deixar ativo apenas o ponto central de foco e refazem a cena após focar, eu já viciei nesse método e tem dado certo.
« Última modificação: 04 de Julho de 2010, 16:29:24 por leoduzzi »
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2010, 16:30:29
use sempre o ponto central (ele é o mais preciso), e recomponha a foto após focar. Isso só pode falhar em foto onde o assunto estiver muito próximo da camera, ou quando estiver usando lentes grande-angulares com o foco mais próximo que a hiperfocal.

Claro que você deve evitar movimentar a camera para frente e para trás ao reenquadrar, pois isso vai mover o plano de foco.


leoduzzi

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 454
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/89441206@N00/
Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2010, 16:38:52
Detalhe importante que o alaghi citou, o ponto central do AF é o mais preciso de todos, mais um motivo para enquagrar com ele e depois refazer a cena. Com prática voce faz esse processo rapidinho, e depois nem pensa mais pra fazer.
Leo Duzzi
D50 + D7000 + Tamron 17-50 2.8 VC + Nikkor 18-135mm + Nikkor 50mm  1.8 + Nikkor 28-80mm + SB-600
http://www.flickr.com/photos/leoduzzi


sedassari

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 807
  • Sexo: Masculino
  • sedassari, ricardo
    • Gráfica São Gabriel
Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2010, 19:54:37
Concordo quanto à precisão do foco central ser a melhor porém poucos centímetros fazem muita diferença, não somente em macros mas também quando estamos próximos do assunto em aberturas menores que 4.
sedassari, ricardo | fotografia | adobe photoshop certified expert
ribeirão preto | são paulo | brasil


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2010, 22:52:24
O ponto de foco central é o mais preciso, mas a técnica de focar e recompor quando se usam lentes claras pode ser desastrosa. Poucos centimetros é a distância entre os olhos e a ponta do nariz, e uma foto com o foco nos olhos é muito diferente de uma foto com o foco na ponta do nariz, mesmo que os olhos ainda estejam razoavelmente focados...

Não sei qual camera que vc usa, mas se ela tiver vários pontos de foco, use sempre o ponto de foco mais próximo para que vc tenha que recompor mexendo a camera o mínimo possível. Eu já acostumei e faço a mudança de ponto de foco sem tirar o olho do viewfinder, depois de acostumar é muito rápido, melhor e mais eficiente que recompor todo o quadro. Afinal se a camera tem 7, 9, 11 ou 19 pontos de foco, eles estão ali por um motivo.



« Última modificação: 04 de Julho de 2010, 22:55:22 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Elmo

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.458
Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2010, 06:14:42
Luciano,

Existe a possibilidade de um problema no sistema de foco de sua câmera. Eu já tive isso e verifiquei com um "focus test chart".

Mas gostariam de sanar uma dúvida com vocês. Essa informação que alguns deram aqui que o ponto central ofereceria maior precisão, confere?


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #8 Online: 05 de Julho de 2010, 10:17:03
Não sei qual camera que vc usa, mas se ela tiver vários pontos de foco, use sempre o ponto de foco mais próximo para que vc tenha que recompor mexendo a camera o mínimo possível.

Uso uma Canon XSI.....

em várias fotos faço esse método de focar com o ponto central e recompor a imagem depois... mas em alguns casos percebo essa perda de nitidez.... talvez até possa ser causada por um blur no caso de exposição alta em vez da recomposição da imagem em si....

os pontos AF laterais uso às vezes também... mas percebo que nao são tão precisos quanto o central.

a maioria das lentes têm sua melhor nitidez dois ou três pontos acima (mais fechado) que a maior abertura, principalmente nas bordas. Levo muito isso com conta.

vou verificar essa dica sua Ricardo, de usar pontos acima da abertura máxima da lente....
Percebi essas perdas com aberturas de f/4 a f 5.6 ... seria a abertura maior da lente em cada ocasião...


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #9 Online: 05 de Julho de 2010, 13:54:46
O ponto de foco central de algumas cameras, como a XSi é do tipo cross type, ou seja ele faz o foco por detecção de fase tanto horizontal quanto vertical (os pontos de foco normal só fazem a detecção de fase em um sentido). No entanto, esta feature é ativada quando se usam lentes f/2.8 ou mais rápidas. Então dizer que o ponto de foco central é mais preciso é relativo, na realidade isso é verdade dependendo de alguns fatores

- A camera só tem o ponto central do tipo cross type. Na Canon 7D por exemplo, todos os pontos de foco são cross type;
- Vc está usando lentes mais rápidas que f/2.8 e em condições de extrema falta de luminosidade, onde a detecção de fase em dois sentidos faz diferença;

Caso contrário, a precisão do ponto central é, teoricamente, a mesma dos outros pontos.
« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 13:55:39 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


alaghi

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 129
  • Sexo: Masculino
    • Quinta Essentia Quarteto
Resposta #10 Online: 05 de Julho de 2010, 20:22:07
sempre usei o ponto central para focar, e com a rebel XT eu nunca ficava satisfeito com o foco.

Depois que usei a 5D2, vi que o problema é da camera e não da técnica. O foco das rebels não é preciso o suficiente, ou o sensor tem um filtro anti-alias muito agressivo que deixa a foto com ligeiro desfoque.