Autor Tópico: Astrofotografia - Lindas imagens!  (Lida 13599 vezes)

sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 05 de Julho de 2010, 08:32:08
Caramba, fiquei pensando mesma coisa do filtro..hehe..
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


tiaoadao

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2010, 22:52:45
Otimas fotos.


gfranco

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 93
Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2010, 23:28:05
Eu fico imaginando o tamanho dos telescópios usados pra fazer essas fotos!


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #18 Online: 11 de Julho de 2010, 00:59:03
Não é por nada não mas tenho a ligeira impressão que essas fotos estão com a palette do hubble, que aliás é inconfundível. A segunda foto está em pelo menos 5 canais: S-2,H-1,H-2,O-II e O-III e ainda parece que tem o IR.

Acho extremamente dificil ter feito a foto do Abell-39 com esse nível

http://br.olhares.com/abell_39_foto2702703.html

Só pra ter uma idéia do absurdo que esta imagem é, a

http://www.wolaver.org/Space/abell39nebula.htm

foi feita pelo telescópio WiYN de 132 polegadas !!!




Ebone

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 11 de Julho de 2010, 13:33:18
afshalders
Exatamente! Está corretíssimo! Essas fotos foram feitas com câmeras específicas para astronomia. Câmeras de CCD monocromático que por não ter os filtros Bayer nos pixels podem cobrir uma vasta banda de expectros luminosos, com o auxílio de filtros específicos.

A segunda imagem foi feita vom filtros de banda estreita (narrowband), registrando um comprimento de onda de cada vez em um sensor mono. Posteriormente juntados via software, cada sinal mono é nomeado com uma cor para formar uma imagem que se chama "false color" pois na verdade estaríamos vendo vermelhos profundos como o H-alfa, H-beta ou até mesmo infravermelhos de alguma ordem.

Até mesmo muitas das maravilhosas imagens "true color" de nebulosas que vemos por aí é feita a partir de um CCD monocromático captando o RGB separadamente com filtros.

Não é um processo fácil e envolve muito dinheiro em equipamentos.

DSLR podem ser usadas com uma modificação substituindo o filtro IR original, com resultados mediaos abaixo dos sensores mono, mas de qualquer forma é um trabalho bastante técnico e exige uma montagem de acompanhamento equatorial de muito boa qualidade.

Pra entrar nessa com resultados realmente bons tem que gostar e investir pesado. E já "brinquei" um pouco com isso, mas com resultados bem simplórios pela limitação do equipo.

No Brasil uma pessoa que conheço que leva astrofotografia realmente a sério (a nível astrônomo amador) é o Rogério Marcon. Vejam a página dele:
http://www.astroimagem.com/

abraços